Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Educação Artística Voltar

quinta-feira, 21/07/2022    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizaram-se no dia 21 de julho de 2022 (quinta-feira), pelas 14h00, na Sala de Atos (sala 1104) do Instituto de Educação, Campus de Gualtar, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Educação Artística, requeridas pela Mestre Carla Sofia Ribeiro e Cunha.
Título da Dissertação: "Teatro para e com bebés na creche: diálogos artístico-pedagógicos na cocriação e na receção da performance teatral participativa “Eu brinco”.
URL para assistir às provas por videoconferência (não é permitida a gravação): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81747226242
ID da reunião: 817 4722 6242
Presidente: Doutora Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira, Professora Catedrática do Departamento de Teoria da Educação, Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Vogais: Doutora Lucília Maria de Oliveira da Costa Valente, Professora Associada da Escola de Artes da Universidade de Évora;

Doutora Carla Maria Faria Alves Pires Antunes, Professora Auxiliar do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientadora);

Doutora Catarina Almeida Tomás, Investigadora integrada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;

Doutor Miguel Falcão, Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa;

Doutor Paulo Sergio Fochi, Professor Auxiliar II da Escola de Humanidades da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Porto Alegre, Brasil.

Resumo O teatro para e com bebés, que se caracteriza pelo desenvolvimento de experiências teatrais para bebés e crianças até aos três anos, inspira-se, muitas vezes, no jogo natural e espontâneo da criança, no brincar e num trabalho de carácter experimental, com estéticas pós-dramáticas e performativas. Atravessa conceitos de arte participativa os quais colocam o foco num espetador ativo e emancipado e centra-se, ainda, na ideia de bebé e criança competente e capaz, pleno de direitos, nomeadamente, o direito ao teatro. O espetáculo de teatro para e com bebés “Eu brinco” desenvolvido nesta investigação-ação resultou de um processo participativo e interdisciplinar que envolveu a investigadora, a encenadora e os atores de uma companhia de teatro, educadoras de infâncias e bebés e crianças até aos três anos. Neste processo participativo de criação foram planeados e experimentados métodos e técnicas para o desenvolvimento de um trabalho teatral que permitisse e respeitasse a participação dos bebés e das crianças. A sua receção, observada em diferentes creches, permitiu analisar e compreender as diferentes formas de envolvimento dos bebés e das crianças, que iam desde um nível contemplativo, assistindo ao desenrolar da ação dramática, até um nível proativo, no qual jogavam e brincavam livremente. A receção da performance por parte dos bebés e das crianças foi influenciada por diversos fatores, nomeadamente: os recursos cénicos e o trabalho do ator; a participação das suas acompanhantes e a informação que lhes era transmitida; o contexto familiar e educativo; as suas características individuais; e o espaço e o número de crianças por sessão. O processo de criação e receção da performance “Eu brinco” deu-se através do diálogo entre investigação, teatro e educação de infância, realizado num constante vaivém entre a teoria e a prática que, por um lado, trouxe desafios e dificuldades aos atores e, por outro, tal como pretendido, provocou mudanças no seu trabalho e no da encenadora. Tais mudanças resultaram numa nova imagem de bebé, capaz e competente, espetador ativo e emancipado, cocriador da experiência teatral. Essa nova imagem traduziu-se na valorização da voz dos bebés, para a qual foram essenciais alguns dos elementos-chave do trabalho para e com bebés, nomeadamente, a comunicação não verbal e a capacidade de escuta e de presença ativa.

Palavras-chave: creche; participação; performance; teatro para e com bebés; teatro pós-dramático.

Doutoramento em Estudos da Criança
sec-dout-ec@ie.uminho.pt