Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular Voltar

quinta-feira, 04/04/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 04 de abril de 2024 (quinta-feira), pelas 14h30, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pela Mestre Fabíola Corrêa Viel.

Título da tese: "IMPACTO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS NA CONCEÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO ESTADO DE SANTA CATARINA".
Composição do júri:

Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutor José Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor José Carlos Bernardino de Carvalho Morgado, Professor Associado do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador);

Doutora Ana Maria Carneiro da Costa e Silva, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor Carlos Alberto Alves Soares Ferreira, Professor Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

Doutora Ana Maria Mouraz Lopes, Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Ensino à Distância da Universidade Aberta – Lisboa.

Resumo
Esta tese tem por objetivo geral analisar em que medida e de que modo as instituições de ensino superior interpretaram e dimensionaram as diretrizes curriculares na organização dos currículos e projetos pedagógicos, de modo a compreender a condução desses cursos na formação de profissionais com perfil para o ensino médio. Em específico, procura-se compreender as estruturas curriculares que existiam antes da publicação das DCN-FP, as principais alterações que daí resultaram, as diferenças entre os currículos dos novos cursos e dos cursos anteriores, a proposta de identidade profissional do licenciado em química, a importância que se dá à formação técnica nos projetos pedagógicos dos cursos à luz das novas DCNs e se todo o processo se baseou numa efetiva inovação curricular. A Teoria Prática, foi utilizada como suporte para as interpretações necessárias à resposta da pergunta geral de pesquisa. A metodologia adotada é a indutiva, do tipo exploratório e de abordagem qualitativa. Adotou-se a Análise de Conteúdo como técnica de análise dos dados, os quais foram coletados por meio de entrevista, questionário e leitura de documentos. A amostra compôs-se de cinco Instituições de Ensino Superior, localizadas no Estado de Santa Catarina/Brasil. Os resultados indicam um fraco entendimento sobre a prática como componente curricular, que causou uma polissemia de sentidos atribuídos a mesma e uma pluralidade de formatos de implementação. O estágio curricular também foi compreendido de formas diferentes, tendo em comum o fato de ocorrerem ao longo do curso em várias etapas e de forma gradual, iniciando com a observação de uma escola, seguida pela observação de aulas, planejamento e intervenção pedagógica. A consolidação da área de ensino de Química, ocorreu após a implantação das DCNs, e ampliou discussões acerca da educação, do papel do professor e estratégias de ensino. No entanto, a área técnica de química é sobremodo valorizada, não apenas para formar professores, mas para diplomar profissionais que atuem na indústria, em laboratórios de análise, ou na carreira acadêmica.

Palavras-chave: Diretrizes curriculares; Formação docente; Licenciatura em química.

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287