Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora
Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e
Supervisão do Instituto de Educação da
Universidade do Minho.
Vogais:
Doutor José Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutor José Carlos Bernardino de Carvalho Morgado, Professor Associado do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador);
Doutora Ana Maria Carneiro da Costa e Silva, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutor Carlos Alberto Alves Soares Ferreira, Professor Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
Doutora Ana Maria Mouraz Lopes, Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Ensino à Distância da Universidade Aberta – Lisboa.
Resumo
Esta tese tem por objetivo geral analisar em que medida
e de que modo as instituições de ensino superior interpretaram e dimensionaram
as diretrizes curriculares na organização dos currículos e projetos
pedagógicos, de modo a compreender a condução desses cursos na formação de
profissionais com perfil para o ensino médio. Em específico, procura-se
compreender as estruturas curriculares que existiam antes da publicação das
DCN-FP, as principais alterações que daí resultaram, as diferenças entre os
currículos dos novos cursos e dos cursos anteriores, a proposta de identidade
profissional do licenciado em química, a importância que se dá à formação
técnica nos projetos pedagógicos dos cursos à luz das novas DCNs e se todo o
processo se baseou numa efetiva inovação curricular. A Teoria Prática, foi utilizada como suporte
para as interpretações necessárias à resposta da pergunta geral de pesquisa. A
metodologia adotada é a indutiva, do tipo exploratório e de abordagem
qualitativa. Adotou-se a Análise de Conteúdo como técnica de análise dos dados,
os quais foram coletados por meio de entrevista, questionário e leitura de
documentos. A amostra compôs-se de cinco Instituições de Ensino Superior, localizadas no Estado de
Santa Catarina/Brasil. Os resultados indicam um fraco entendimento sobre a
prática como componente curricular, que causou uma polissemia de sentidos atribuídos
a mesma e uma pluralidade de formatos de implementação. O estágio curricular
também foi compreendido de formas diferentes, tendo em comum o fato de
ocorrerem ao longo do curso em várias
etapas e de forma gradual, iniciando com a observação de uma escola, seguida
pela observação de aulas, planejamento e intervenção pedagógica. A consolidação
da área de ensino de Química, ocorreu após a implantação das DCNs, e ampliou
discussões acerca da educação, do papel do professor e estratégias de ensino.
No entanto, a área técnica de química é sobremodo valorizada, não apenas para
formar professores, mas para diplomar profissionais que atuem na indústria, em
laboratórios de análise, ou na carreira acadêmica.
Palavras-chave: Diretrizes curriculares; Formação docente; Licenciatura em química.