quarta-feira, 03/04/2024
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 03 de abril de 2024 (quarta-feira),
pelas 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da
Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, requeridas pela Mestre Alline
Bettin de Oliveira.
Título da tese: "Produção de jogos digitais como estratégia de
aprendizagem na formação inicial de professores de biologia".
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais:
Doutor
António José Meneses Osório, Professor Associado com Agregação do Departamento
de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da
Universidade do Minho (Orientador);
Doutor
José Alberto Lencastre Freitas Borges de Araújo, Professor Associado do
Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de
Educação da Universidade do Minho;
Doutora
Lia Raquel Moreira de Oliveira, Professora Auxiliar com Agregação do
Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de
Educação da Universidade do Minho;
Doutora
Ana Isabel Ricardo Gonçalves Pedro, Professora Auxiliar do Instituto de
Educação da Universidade de Lisboa;
Doutor
Manuel Florindo Alves Meirinhos, Professor Coordenador do Departamento de
Tecnologia Educativa e Gestão de Informação do Instituto Politécnico de
Bragança;
Doutor João José de Carvalho
Correia de Freitas, Professor
Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Resumo
A popularização e a implementação das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC), como os Jogos Digitais, podem beneficiar o
desenvolvimento do ensino de biologia no contexto escolar, por serem atrativos
para o seu público, mas nem sempre utilizados para superar o ensino
instrucional. Esta investigação foca-se
na estratégia de ensino denominada “Design de Jogos Digitais” (DJD), que se
desenvolve por meio de projetos, onde os alunos, mediados pelo professor,
elaboram constructos digitais que representam o seu processo aprendizagem. A
investigação, de natureza qualitativa, teve como base o Design Based Research, situando o fenómeno investigado num contexto educacional real. Assim, procurou-se identificar um espaço viável na
formação de professores de biologia, tanto no âmbito inicial como contínuo,
para o desenvolvimento de vivências que empoderem os educadores a considerar o
DJD como estratégia de ensino a desenvolver no seu contexto docente. Para este
intento, foi realizada uma procura de evidências sobre este espaço curricular
na formação inicial de professores dos contextos pesquisados, a saber: Mestrado
em Ensino de biologia e Geologia em Portugal e Licenciatura em Ciências
Biológicas no Rio Grande do Sul, Brasil. Não tendo sido encontradas evidências,
partiu-se para o desenvolvimento de quatro ações de formação: duas para
professores em formação contínua e duas para formação inicial, em cada
contexto. Para perceber a viabilidade das formações, bem como o grau e
confiança dos professores no desenvolvimento da estratégia de ensino, foram
recolhidos dados, mediante diferentes instrumentos: um inquérito por
questionário a respeito do Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo
dos Professores (TPACK), bem como a redação de textos reflexivos pelos professores.
Os resultados indicaram a viabilidade de vivências que
promovam estratégias de DJD para o ensino, desde que observadas algumas
condições, superando ameaças do contexto escolar, currículo e problemas
estruturais e tecnológicos. A formação desenvolvida permitiu uma apropriação do
conhecimento TPACK para a utilização do DJD de forma adequada ao ensino de
biologia, demonstrado por evidências que indicam um aumento da confiança dos
professores no desenvolvimento da estratégia. A predisposição dos professores
para a formação continuada, a motivação para a docência e a flexibilidade para
o trabalho colaborativo constituem-se como forças que auxiliam a superar as
ameaças indicadas.
Palavras- chave: Design de Jogos Digitais, Ensino de biologia, Formação de Professores,
PACK.
Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
Doutoramento em Ciências da Educação
Tel: +351 253 60 12 87
e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt