Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa Voltar

quarta-feira, 03/04/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 03 de abril de 2024 (quarta-feira), pelas 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, requeridas pela Mestre Alline Bettin de Oliveira.

Título da tese:
"Produção de jogos digitais como estratégia de aprendizagem na formação inicial de professores de biologia".
Composição do júri:

Presidente:
Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutor António José Meneses Osório, Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador);

Doutor José Alberto Lencastre Freitas Borges de Araújo, Professor Associado do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Lia Raquel Moreira de Oliveira, Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Ana Isabel Ricardo Gonçalves Pedro, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa;

Doutor Manuel Florindo Alves Meirinhos, Professor Coordenador do Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão de Informação do Instituto Politécnico de Bragança;

Doutor João José de Carvalho Correia de Freitas,
Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Resumo
A popularização e a implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como os Jogos Digitais, podem beneficiar o desenvolvimento do ensino de biologia no contexto escolar, por serem atrativos para o seu público, mas nem sempre utilizados para superar o ensino instrucional. Esta investigação foca-se na estratégia de ensino denominada “Design de Jogos Digitais” (DJD), que se desenvolve por meio de projetos, onde os alunos, mediados pelo professor, elaboram constructos digitais que representam o seu processo aprendizagem. A investigação, de natureza qualitativa, teve como base o Design Based Research, situando o fenómeno investigado num contexto educacional real. Assim, procurou-se identificar um espaço viável na formação de professores de biologia, tanto no âmbito inicial como contínuo, para o desenvolvimento de vivências que empoderem os educadores a considerar o DJD como estratégia de ensino a desenvolver no seu contexto docente. Para este intento, foi realizada uma procura de evidências sobre este espaço curricular na formação inicial de professores dos contextos pesquisados, a saber: Mestrado em Ensino de biologia e Geologia em Portugal e Licenciatura em Ciências Biológicas no Rio Grande do Sul, Brasil. Não tendo sido encontradas evidências, partiu-se para o desenvolvimento de quatro ações de formação: duas para professores em formação contínua e duas para formação inicial, em cada contexto. Para perceber a viabilidade das formações, bem como o grau e confiança dos professores no desenvolvimento da estratégia de ensino, foram recolhidos dados, mediante diferentes instrumentos: um inquérito por questionário a respeito do Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo dos Professores (TPACK), bem como a redação de textos reflexivos pelos professores. Os resultados indicaram a viabilidade de vivências que promovam estratégias de DJD para o ensino, desde que observadas algumas condições, superando ameaças do contexto escolar, currículo e problemas estruturais e tecnológicos. A formação desenvolvida permitiu uma apropriação do conhecimento TPACK para a utilização do DJD de forma adequada ao ensino de biologia, demonstrado por evidências que indicam um aumento da confiança dos professores no desenvolvimento da estratégia. A predisposição dos professores para a formação continuada, a motivação para a docência e a flexibilidade para o trabalho colaborativo constituem-se como forças que auxiliam a superar as ameaças indicadas.

Palavras- chave:
Design de Jogos Digitais, Ensino de biologia, Formação de Professores, PACK.

Doutoramento em Ciências da Educação
Tel: +351 253 60 12 87