Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português Voltar

sexta-feira, 22/03/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 22 de março de 2024 (sexta-feira), pelas 14h30, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português, requeridas pelo Mestre Isaura Laurinda Manuel Joaquim.

Título da tese: "Conceções e práticas de ensino da escrita dos professores de Língua Portuguesa no Ensino Secundário em Moçâmedes - Namibe, Angola".
Composição do Júri

Presidente:
Doutor José António Brandão Soares de Carvalho, Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador);

Doutor Rui Manuel Nascimento Lima Ramos, Professor Associado do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Íris Susana Pires Pereira, Professora Associada do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Maria Madalena Teles de Vasconcelos Leite Dias Ferreira e Teixeira, Professora Auxiliar com agregação da do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro;

Doutora Luciana Manuela de Almeida Graça, Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Resumo
Os estudos sobre as práticas profissionais dos professores têm vindo a ganhar algum protagonismo no âmbito da investigação em Literacias e Ensino do Português, considerando o seu impacto na qualidade de ensino e, consequentemente, nas aprendizagens dos alunos. Neste campo, e tendo em conta as debilidades que a maior parte dos alunos angolanos apresenta no domínio da escrita em língua portuguesa, consideramos oportuno, neste estudo, a formulação das seguintes questões de investigação: Quais são as conceções e práticas de escrita e do ensino da escrita dos professores de LP do ES em Moçâmedes? Que conceções e práticas de escrita e do ensino da escrita tem o professor de MELP? Será que as práticas profissionais dos professores de LP no ES, no município de Moçâmedes potencializam as aprendizagens significativas previstas no currículo? Para dar resposta às questões de investigações procuramos caracterizar as conceções e as práticas de escrita e do seu ensino dos professores de LP e de MELP no ES, no município de Moçâmedes – Namibe, bem como ouvir as opiniões e/ou sugestões dos mesmos sobre as diferentes perspetivas sobre o ensino-aprendizagem dos tipos/géneros textuais. A metodologia adotada configurou uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) de natureza interpretativa e descritiva, envolvendo 12 instituições escolares do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Secundário, em diferentes Zonas de Intervenção Pedagógica da referida região. A partir da amostra de 58 professores, num universo de 175, foram identificados diferentes aspetos que os professores consideram relevantes para as suas práticas profissionais. Deste modo, os resultados obtidos permitiram-nos concluir que: (i) os professores procuram promover as aprendizagens previstas no currículo, mas têm dificuldades na sua concretização; (ii) a falta de recursos didáticos e a falta de formação especializada da maior parte dos professores compromete práticas profissionais de melhor qualidade; (iii) os professores valorizam mais tarefas de ensino da escrita a partir de exercícios focados em conteúdos gramaticais, na correção do erro ortográfico e em estruturas pré-definidas (por exemplo, introdução, desenvolvimento e conclusão) e menos no envolvimento dos sujeitos numa lógica processual e numa abordagem contextualizada da escrita, predominando, assim, uma orientação tradicional; (iv) também concluímos que as práticas dos professores incidem mais no domínio do saber, de natureza predominantemente declarativa e menos no saber-fazer.

Palavras-chave:
Conceções; Ensino da escrita; Ensino Secundário; Práticas profissionais; Professores de Língua Portuguesa.

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287