sexta-feira, 22/03/2024
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 22 de março de 2024 (sexta-feira), pelas 14h30, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português, requeridas pelo Mestre Isaura Laurinda Manuel Joaquim.
Título da tese: "Conceções
e práticas de ensino da escrita dos professores de Língua Portuguesa no Ensino
Secundário em Moçâmedes - Namibe, Angola".
Composição do Júri
Presidente:
Doutor
José António Brandão Soares de Carvalho, Professor Associado com Agregação do Departamento
de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação
da Universidade do Minho (Orientador);
Doutor
Rui Manuel Nascimento Lima Ramos, Professor Associado do Departamento de Estudos
Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade
do Minho;
Doutora
Íris Susana Pires Pereira, Professora Associada do Departamento de Estudos Integrados
de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do
Minho;
Doutora
Maria Madalena Teles de Vasconcelos Leite Dias Ferreira e Teixeira, Professora Auxiliar
com agregação da do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro;
Doutora
Luciana Manuela de Almeida Graça, Professora Adjunta da Escola Superior de Educação
do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Resumo
Os estudos sobre as práticas profissionais dos
professores têm vindo a ganhar algum protagonismo no âmbito da investigação em
Literacias e Ensino do Português, considerando o seu impacto na qualidade de
ensino e, consequentemente, nas aprendizagens dos alunos. Neste campo, e tendo
em conta as debilidades que a maior parte dos alunos angolanos apresenta no
domínio da escrita em língua portuguesa,
consideramos oportuno, neste estudo, a formulação das seguintes questões de
investigação: Quais são
as conceções e práticas de escrita e do ensino da escrita dos professores de LP do ES em Moçâmedes? Que conceções e práticas de escrita e do ensino da escrita tem o professor de MELP? Será que
as práticas profissionais dos professores de LP no ES, no município de Moçâmedes potencializam as aprendizagens significativas previstas no currículo?
Para dar resposta às questões de investigações
procuramos caracterizar as conceções e as práticas de escrita e do seu ensino
dos professores de LP e de MELP no ES, no município de Moçâmedes – Namibe, bem
como ouvir as opiniões e/ou sugestões dos mesmos sobre as diferentes
perspetivas sobre o ensino-aprendizagem dos tipos/géneros textuais.
A metodologia adotada configurou uma
abordagem mista (quantitativa e qualitativa) de
natureza interpretativa e descritiva, envolvendo 12 instituições
escolares do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Secundário, em diferentes Zonas de
Intervenção Pedagógica da referida região. A partir da amostra de 58
professores, num universo de 175, foram identificados diferentes aspetos que os
professores consideram relevantes para as suas práticas profissionais.
Deste modo, os resultados obtidos
permitiram-nos concluir que: (i) os professores procuram promover as
aprendizagens previstas no currículo, mas têm dificuldades na sua
concretização; (ii) a falta de recursos didáticos e a falta de formação
especializada da maior parte dos professores compromete práticas profissionais
de melhor qualidade; (iii) os professores valorizam mais tarefas de ensino da
escrita a partir de exercícios focados em conteúdos gramaticais, na correção do
erro ortográfico e em estruturas pré-definidas (por exemplo, introdução,
desenvolvimento e conclusão) e menos no envolvimento dos sujeitos numa lógica
processual e numa abordagem contextualizada da escrita, predominando, assim,
uma orientação tradicional; (iv) também concluímos que as práticas dos
professores incidem mais no domínio do saber, de natureza
predominantemente declarativa e menos no saber-fazer.
Palavras-chave: Conceções; Ensino da
escrita; Ensino Secundário; Práticas profissionais; Professores de Língua
Portuguesa.
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