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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras Voltar

segunda-feira, 13/05/2024    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 13 de maio de 2024 (segunda-feira), pelas 10h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, requeridas pela Mestre Bruna Isabel Joaquim Plácido.

Título da tese: "O papel do professor-investigador na promoção de uma pedagogia para a autonomia em contexto universitário – um estudo de caso no ensino de francês como língua estrangeira".
Composição do júri:

Presidente:
Doutor José Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais:
Doutora Ana Isabel de Oliveira Andrade, Professora Catedrática do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro;

Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutora Maria Alfredo Ferreira Freitas Lopes Moreira, Professora Associada do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor José Manuel Reis Jorge, Professor Coordenador Principal do Instituto Superior de Educação e Ciências ISEC/Lisboa;

Doutor Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz, Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Resumo:
Mudar as práticas pedagógicas no ensino superior exige uma postura reflexiva e investigativa face ao ensino e à aprendizagem, o que requer mudanças nos modos de trabalho pedagógico através da articulação entre ensino, investigação e desenvolvimento profissional docente. Trata-se de promover a indagação da pedagogia como forma de transformar e avaliar as práticas, e de produzir e disseminar conhecimento que contribua para o avanço da profissão, o que concorre para uma valorização do estatuto do ensino através da reconfiguração da profissionalidade docente, com implicações no papel dos estudantes enquanto agentes da aprendizagem. Esta abordagem, pouco usual no contexto português, esteve subjacente ao presente estudo de caso, no qual se fez incidir a investigação sobre a prática pedagógica para compreender o papel do professor-investigador na promoção de uma pedagogia para a autonomia na educação em línguas. Os objetivos do estudo foram os seguintes: (1) Conhecer as perceções dos estudantes acerca das suas experiências anteriores e expetativas de aprendizagem da língua; (2) Analisar o papel dos processos de autorregulação na aprendizagem da língua; (3) Compreender os efeitos das atividades realizadas no desenvolvimento de competências linguístico-comunicativas, na motivação e na autonomia dos estudantes;
(4) Caracterizar o trajeto de indagação pedagógica realizado. Recorrendo-se a uma metodologia de investigação-ação, foi desenvolvida uma experiência pedagógica em duas UC de Língua e Cultura Francesas de um curso não conferente de grau em contexto universitário, lecionadas pela professora-investigadora ao longo de dois semestres letivos. Essas experiências visaram promover competências de autorregulação associadas ao desenvolvimento de competências de comunicação, através de atividades autênticas e do envolvimento dos estudantes em processos de reflexão, iniciativa e tomada de decisão. A recolha de dados foi efetuada através do inquérito por questionário e entrevista, da observação e notas de campo, de instrumentos de autorregulação da aprendizagem e da análise de prestações orais e escritas dos estudantes. Os resultados do estudo indicam que a abordagem seguida teve efeitos positivos na gestão dos processos de aprendizagem e no desenvolvimento de competências linguístico-comunicativas, assim como na motivação e envolvimento dos estudantes. Embora referente a um contexto particular, o estudo contribui para a compreensão do papel do professor universitário como agente da indagação e transformação da pedagogia.

Palavras-Chave: educação em línguas, indagação da pedagogia, pedagogia para a autonomia, pedagogia universitária.
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