terça-feira, 30/04/2024
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 30 de abril de 2024 (terça-feira), pelas 10h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia
da Educação, requeridas pelo Mestre Sérgio Filipe de Azevedo Vieira
Brandão.
Título da tese: "Estudo do
impacto da pandemia COVID-19 no bem-estar dos professores: os efeitos protetores
do mindfulness e da compaixão".
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais:
Doutor Leandro da Silva Almeida, Professor Catedrático do Departamento de
Psicologia Básica da Escola de Psicologia da Universidade do Minho
(orientador);
Doutora Margarida Maria Baptista Mendes Pedroso de Lima, Professora
Associada com Agregação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da
Universidade de Coimbra;
Doutora Maria de Fátima Morais Silva, Professora Auxiliar do Departamento
de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da
Universidade do Minho;
Doutora Susana Margarida Caires Fernandes, Professora Auxiliar do
Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de
Educação da Universidade do Minho;
Doutora Sonia Alfonso Gil, Professora Contratada Doutora, Departamento de
Psicoloxía Evolutiva e Comunicación, Universidade de Vigo – Espanha.
Resumo:
Em dezembro de 2019, o aparecimento do novo Coronavírus
desencadeou uma crise global sem precedentes. A rápida propagação do vírus
levou a Organização Mundial de Saúde a declarar a COVID-19 como pandemia em
março de 2020. As suas repercussões afetaram profundamente as dimensões
psicossociais da população a nível mundial. Foi evidente o aumento nos sintomas
de ansiedade, depressão e stress, como resposta direta ou indireta ao medo de
contrair o vírus, tendo este impacto psicológico sido considerado uma das
consequências mais frequentes na população em geral. A educação não foi
exceção. Com o encerramento das escolas e universidades, a necessidade de
adaptar rapidamente os formatos de ensino-aprendizagem tornou-se imperativa. O
online apresentou-se como a solução viável, mas não isenta de dificuldades. As
adaptações requeridas, nalguns casos exacerbaram, ainda mais, os indicadores de
saúde mental e bem-estar dos professores, que já enfrentavam níveis elevados de
stress e exaustão emocional em circunstâncias pré-pandémicas. Neste contexto
desafiador, enquanto a educação lidava com estas mudanças, a comunidade
científica explorava abordagens como o mindfulness e a compaixão, reconhecendo
os seus benefícios na promoção da saúde mental e bem-estar das comunidades escolares. Este estudo, de
caráter quantitativo, teve como objetivo primordial enriquecer o conhecimento
sobre as repercussões da pandemia COVID-19 na saúde mental e bem-estar dos
professores portugueses dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino
secundário. Para alcançar este propósito foram considerados fatores
sociodemográficos, socioprofissionais, indicadores psicossociais e a vivência
pessoal ou experiência subjetiva da doença. Os resultados do estudo destacam
uma relação significativa entre os níveis de ansiedade, stress e depressão dos
professores relativamente às suas vivências no contexto da pandemia COVID-19,
refletindo-se em baixos indicadores subjetivos de saúde e bem-estar e de
satisfação com a vida. Embora as vivências associadas à COVID-19 tenham afetado
a saúde mental e o bem-estar da população em geral, docentes do género feminino
parecem ter sido mais afetadas por essas circunstâncias. Os professores
demonstraram uma tendência para expressar níveis mais baixos de satisfação com
a vida durante o ensino à distância. No entanto, fatores como stress, ansiedade
e depressão não mostraram diferenciação clara em função de caraterísticas
sociodemográficas e socioprofissionais dos professores. A compaixão recebida
dos outros e o mindfulness destacaram-se pela função relevante na relação entre
os efeitos adversos da pandemia e o bem-estar subjetivo dos inquiridos,
atenuando o impacto psicológico negativo causado pela COVID-19.
Palavras-Chave: Bem-estar; Compaixão; COVID-19; Mindfulness; Professores.
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