Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa Voltar

segunda-feira, 08/07/2024    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 08 de julho de 2024 (segunda-feira), pelas 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, requeridas pela Mestre Érica Viviane Nogueira Miranda.

Título da tese:
"Tecnologia na educação: Um estudo da percepção docente sobre a educação a distância em um ambiente virtual de aprendizagem".
Composição do júri:

Presidente:

Doutor José Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutor Bento Duarte da Silva, Professor Catedrático Aposentado do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador);

Doutora Maria Altina da Silva Ramos, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor José Alberto Lencastre Freitas Borges de Araújo, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Ana Maria de Matos Ferreira Bastos, Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

Doutora Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Professora Adjunta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Brasil.

Resumo:
A forma de aprendizagem está mudando e a tecnologia é a grande responsável por transformar a educação. Diante deste cenário propiciado pelas recursos tecnológicos, destaca-se a Educação a Distância (EAD) que revoluciona os processos de aprendizagem. Recentemente, na EaD os ambientes virtuais de aprendizagem tornaram-se uma ferramenta essencial no auxílio do processo cognitivo, do ensino e da aprendizagem. Dessa maneira, este novo ambiente da EaD desafia o professor no desenvolvimento de novas habilidades, pois a tecnologia que lhe ineerente é algo ainda a ser desmistificado para a maioria dos professores O presente trabalho objetiva relatar as percepções docentes sobre os recursos tecnológicos utilizados em um ambiente de aprendizagem virtual, a partir do programa Rede e-Tec Brasil oferecido pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá. Assim, no referencial teórico buscou-se entender como o ensino online pode ser um instrumento de grande relevância para o ensino. Já no campo empírico utilizou-se a pesquisa mista, quanti-qualitativa, em que foi empregado a ferramenta SPSS para realizar o tratamento dos dados. Temos ainda que ressaltar o trabalho realizado com a pesquisa bibliográfica, a fim de aprofundar a compreensão dos desafios docentes neste novo formato da EaD, também designado de ensino online. A pesquisa empírica foi realizada com 21 docentes que atuaram no programa para entender suas percepções sobre o ensino online. Compreendemos que o estudo pode promover reflexões sobre a prática docente, auxiliando no caminho para o aperfeiçoamento de metodologias inovadoras inerentes a melhor apropriação de ferramentas na modalidade mais recente da educação digital da EaD (EaD online). Ademais, ao permitir efetuar um diagnóstico do perfil docente, possibilitou compreender que a grande maioria têm uma atuação bastante longa no ensino presencial e consideram o ensino digital relevante no processo de ensino. Dessa forma, desenvolver projetos que promovam a formação continuada na carreira, no que tange ao ensino em plataformas virtuais contriburá de maneira exponencial para o processo de formação integral do saber humano.

Palavras-Chave:
Ambientes virtuais de aprendizagem; recursos tecnológicos e metodologias.
Contactos:
Doutoramento em Ciências da Educação