Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Infância, Cultura e Sociedade Voltar

terça-feira, 21/05/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 21 de maio de 2024, na Sala de Atos do IE, pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Infância, Cultura e Sociedade, requeridas pela Mestre Maria Helena Rodrigues Magalhães.
Título da tese: "Ressonâncias do Acervo Literário Tradicional na Escrita para a Infância de António Torrado”.
Composição do Júri:
Presidente: Doutor Nelson Manuel Viana da Silva Lima, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais: Doutor José António Brandão Soares Carvalho, Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor Fernando José Fraga Azevedo, Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça, Professora Associada com Agregação do Departamento de Pedagogia e Educação da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora;

Doutora Sara Raquel Duarte Reis da Silva, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutora Dulce Helena Morgado Raimundo Melão, Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Linguagem da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu;

Doutora María del Carmen Ferreira Boo, Profesora Ayudante Doctora do Departamento de Didácticas Específicas y Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación da Universidade da Coruña, Espanha.

Resumo: Este estudo resulta de um conjunto de reflexões decorrentes da nossa atividade docente e investigativa e inscreve-se no âmbito do Doutoramento em Estudos da Criança, na área de especialidade Infância, Cultura e Sociedade. Trata-se de uma investigação de caráter monográfico que procede à recolha de dados documentais para posterior leitura crítica e análise interpretativa, semiótica, estilística e intertextual, com o intuito de evidenciar as ressonâncias do acervo literário tradicional na escrita para a infância, de António Torrado (Lisboa, 1939- 2021), e averiguar as potencialidades das suas reescritas de contos e romances tradicionais no desenvolvimento de uma competência literária.
A partir da análise crítica da bibliografia passiva, criteriosamente selecionada, concebemos uma moldura teórica que serviu de suporte à análise da bibliografia ativa – um corpus textual que integra os três volumes da coleção Histórias Tradicionais Portuguesas Contadas de Novo (Torrado, 2002b, 2003, 2004). Esta coleção, recomendada pelo Júri dos Prémios Calouste Gulbenkian de Literatura para a
Infância 1984-85, contém vinte e sete contos e dois romances/rimances tradicionais. A sua leitura e análise constitui uma oportunidade de mergulhar no universo narrativo da literatura tradicional e na singularidade do processo utilizado pelo autor na reescrita de textos tradicionais.
Um olhar focado na análise dos textos não pode deixar de salientar a dimensão lúdica e fruitiva da palavra, que recupera, de forma aliciante e sedutora, uma parte do nosso património literário tradicional, valorizando o imaginário coletivo e aproximando-o do leitor infantil. Pautando-se pelo princípio da ficcionalidade e assumindo a condição de modelos de configuração ética de valores socioculturais, as reescritas de contos tradicionais de António Torrado promovem o desenvolvimento da imaginação, estimulam a capacidade simbólica da criança, contribuem para a formação do leitor crítico e para o desenvolvimento de uma competência literária.
Consideramos esta pesquisa relevante para o campo epistemológico da Literatura para a Infância, um contributo para conceder maior visibilidade a um escritor de reconhecida qualidade literária, no âmbito da atual literatura portuguesa de potencial receção infantil, e um contributo para a expansão de uma educação literária e de competências de mediação leitora.

Palavras-chave: António Torrado; Educação Literária; Literatura para a Infância; Mediação Leitora; Reescrita de Contos Tradicionais.
Doutoramento em Estudos da Criança
e-mail: sec-dout-ec@ie.uminho.pt