' /> ' />

Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Infância, Cultura e Sociedade Voltar

segunda-feira, 03/06/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 03 de junho de 2024, na Sala de Atos do IE, pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Infância, Cultura e Sociedade, requeridas pela Mestre Maria Teresa Martins Cortez Marques Graça.
Título da tese: "Modos (Ím)pares de 'Viver a Paz': Significados construídos com crianças em contexto de jardim de infância”.
Presidente: Doutor Nelson Manuel Viana da Silva Lima, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais: Doutor Fernando Humberto Santos Serra, Professor Associado com Agregação do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa;

Doutora Natália Fernandes, Professora Associada com Agregação do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutora Maria Teresa Jacinto Sarmento Pereira, Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Daniela Andrade Vilaverde Silva, Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento, Professora Associada do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil.

Resumo: Esta investigação tem por base uma análise sociológica da participação e agência pacifista das crianças, num quadro de relacionamento interdependente e de reconhecimento mútuo intra e intergeracional. Paralelamente, convoca uma abordagem reflexiva e crítica do conceito de poder a partir das atuais discussões dos campos da Sociologia da Infância e dos Estudos para a Paz e constitui-se como contributo para a reconstrução do pensamento sociológico sobre a infância, necessariamente transdisciplinar, de raiz não dicotómica e sociologicamente atento à reconstrução teórica e paradigmática da sociologia.
O enfoque deste estudo centra-se no propósito de mudar o rumo do nosso mundo contando com o inestimável poder transformador das crianças, enquanto sujeitos de direitos e cidadãs ativas, no compromisso partilhado e coerentemente vivenciado de construção de uma cultura de paz.
São confrontadas abordagens sobre a infância e a(s) criança(s) num mundo violento, globalizado e em constante mudança sendo a Paz convocada como categoria analítica para o campo dos Estudos Sociais da Infância surgindo intimamente associada ao Poder. Assume-se a opção contra-hegemónica de fomentar uma cultura de paz como alternativa à violência estrutural e conjuntural que carateriza a
complexidade contemporânea. Redescobre-se a ação educativa como uma possibilidade de resposta à noite coletiva e cultural de hoje.
Trata-se de um estudo que se inscreve numa temática indelevelmente relacionada com a infância do presente, que aposta na transformação e, por tal, se alinha com a corrente crítica e o paradigma participativo como base epistemológica para conceber uma Investigação Participativa para a Paz com Crianças. Foram desenvolvidas metodologias de orientação qualitativa e dinâmicas de investigação que consideraram a transformação e a partilha de poder num micro contexto de dinâmica social – uma sala de jardim de infância.
Esta tese convoca ainda a dimensão “Paz”, sobretudo a partir do enfoque de “Paz Imperfeita”, como referente global para a definição de 5 categorias de análise: Paz Global; Paz Compromisso; Paz Poder- Reticular; Paz (Inov)ação Educativa; Paz(es). A partir dos dados de pesquisa torna-se possível considerar que este estudo se enforma como uma experiência transformadora, autêntica, espontânea, que traz um “algo mais” a outros, uma realidade que valida um propósito comum e a torna num desafio sustentável.

Palavras-chave: Agência Pacifista; Infância; Paz; Poder; Reconhecimento.
Doutoramento em Estudos da Criança
e-mail: sec-dout-ec@ie.uminho.pt