Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Educação Artística Voltar

quinta-feira, 11/07/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 11 de julho de 2024, na Sala de Atos do IE, pelas 10h30, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Educação Artística, requeridas pelo Mestre João Guimarães Ribeiro.
Título da tese: "O ensino oficial e não oficial de música em Guimarães. Estudo de caso múltiplo”.
Presidente: Doutora Maria da Graça Ferreira Simões de Carvalho, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais: Doutora Maria de Fátima Teixeira Pombo, Professora Associada com Agregação do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro;

Doutor Luís Filipe Barbosa Loureiro Pipa, Professor Auxiliar do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho;

Doutor António José Pacheco Ribeiro, Professor Auxiliar do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação Universidade do Minho (orientador);

Doutora Janete da Conceição Soares da Costa Ruiz, Professora Convidada Equiparada a Professora Auxiliar do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho;

Doutor Mário Aníbal Gonçalves Rego Cardoso, Professor Adjunto do Departamento de Artes da Escola Superior de Educação de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança.

Resumo: A investigação desenvolvida explora a importância e evolução do ensino da música em Guimarães, Portugal. A análise prossegue com uma investigação sobre os diferentes contextos do ensino musical, incluindo o ensino formal, ensino não formal e informal, tanto no âmbito oficial quanto no âmbito não oficial. O contexto de investigação deste estudo aborda a relação multifacetada entre a música, o ensino e as estruturas de ensino no concelho de Guimarães. Esta conexão é explorada através da experiência pessoal do investigador como aluno em diferentes escolas de música e métodos de ensino, bem como sua paixão pela música e a importância da formação musical em diferentes contextos socioculturais. A análise também considera a evolução histórica do ensino da música em Portugal, incluindo mudanças políticas e educacionais que moldaram a maneira como a música é ensinada e aprendida em ambientes formais, não formais e informais. Além disso, o estudo busca compreender como as instituições musicais em Guimarães influenciam a realização profissional e vocacional dos alunos e desempenham um papel na formação musical das crianças e jovens da região. Ao abordar estas questões, o autor pretende destacar a diversidade de abordagens educacionais em relação à música e a importância de adaptá-las às especificidades culturais e sociais de cada contexto. Neste estudo de caso múltiplo, a abordagem descritiva é utilizada para analisar a contribuição das instituições de ensino na formação musical de jovens músicos no concelho de Guimarães. Através de uma extensa revisão bibliográfica e pesquisa empírica em instituições selecionadas de acordo com o tipo de ensino utilizado, a investigação descritiva procurou compreender os factos através da comparação, classificação, análise e interpretação de eventos e as suas influências. Para garantir a qualidade académica, são utilizadas múltiplas fontes e técnicas de recolha de dados, incluindo questionários aos alunos e professores e entrevistas aos diretores administrativos e diretores pedagógicos das escolas. A investigação qualitativa tem como foco a credibilidade, mas também inclui a recolha de dados quantitativos, como o número de alunos matriculados nas escolas onde se ensina música. A análise dos dados permite, assim, identificar as perspetivas, expectativas e motivações dos jovens músicos, bem como semelhanças e diferenças nas práticas pedagógicas das instituições estudadas. Neste contexto, os resultados obtidos mostram que as instituições musicais de Guimarães apresentam uma diversidade pedagógica notável e um empenho, dedicado a oferecer uma educação musical de qualidade, o que ressalta a cultura e a identidade local. Essas instituições procuram constantemente aprimorar as suas condições e infraestruturas para proporcionar um ambiente de aprendizagem adequado e estimulante para os alunos. A colaboração interinstitucional desempenha um papel fundamental na fortificação do ensino musical na região, facilitando o desenvolvimento de projetos conjuntos e a promoção da educação musical de qualidade. Importante salientar que a pesquisa não estabeleceu uma superioridade entre o ensino oficial ou não oficial, já que cada um apresenta características e benefícios únicos, ambos voltados para o fornecimento de uma educação musical de alta qualidade, adaptada às necessidades e interesses dos alunos. As escolas musicais, independentemente do seu contexto oficial ou não oficial, desempenham, assim, um papel vital no desenvolvimento pessoal e musical dos alunos e da região. Em última análise, este estudo enfatiza a importância de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes, a promoção de um ambiente de aprendizagem colaborativo centrado no aluno e a busca contínua por parcerias para o avanço do ensino musical. Além disso, os resultados desta pesquisa podem ser úteis para informar e inspirar políticas e práticas de ensino musical noutras regiões de Portugal e noutros países, evidenciando a relevância da adaptação de abordagens educacionais a contextos socioculturais específicos e da promoção da educação musical.

Palavras-chave: Educação Musical; Ensino Oficial da Música; Ensino não Oficial da Música; Crianças e Jovens.
Doutoramento em Estudos da Criança
e-mail: sec-dout-ec@ie.uminho.pt