Composição do Júri:
Presidente: Doutora Maria da Graça Ferreira Simões de Carvalho, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais: Doutora Maria de Fátima Teixeira Pombo, Professora Associada com Agregação do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro;
Doutor Luís Filipe Barbosa Loureiro Pipa, Professor Auxiliar do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho;
Doutor António José Pacheco Ribeiro, Professor Auxiliar do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação Universidade do Minho (orientador);
Doutora Janete da Conceição Soares da Costa Ruiz, Professora Convidada Equiparada a Professora Auxiliar do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho;
Doutor Mário Aníbal Gonçalves Rego Cardoso, Professor Adjunto do Departamento de Artes da Escola Superior de Educação de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança.
Resumo: A investigação desenvolvida explora a importância e evolução do ensino da música em Guimarães, Portugal. A análise prossegue com uma investigação sobre os diferentes contextos do ensino musical, incluindo o ensino formal, ensino não formal e informal, tanto no âmbito oficial quanto no âmbito não oficial. O contexto de investigação deste estudo aborda a relação multifacetada entre a música, o ensino e as estruturas de ensino no concelho de Guimarães. Esta conexão é explorada através da experiência pessoal do investigador como aluno em diferentes escolas de música e métodos de ensino, bem como sua paixão pela música e a importância da formação musical em diferentes contextos socioculturais. A análise também considera a evolução histórica do ensino da música em Portugal, incluindo mudanças políticas e educacionais que moldaram a maneira como a música é ensinada e aprendida em ambientes formais, não formais e informais. Além disso, o estudo busca compreender como as instituições musicais em Guimarães influenciam a realização profissional e vocacional dos alunos e desempenham um papel na formação musical das crianças e jovens da região. Ao abordar estas questões, o autor pretende destacar a diversidade de abordagens educacionais em relação à música e a importância de adaptá-las às especificidades culturais e sociais de cada contexto. Neste estudo de caso múltiplo, a abordagem descritiva é utilizada para analisar a contribuição das instituições de ensino na formação musical de jovens músicos no concelho de Guimarães. Através de uma extensa revisão bibliográfica e pesquisa empírica em instituições selecionadas de acordo com o tipo de ensino utilizado, a investigação descritiva procurou compreender os factos através da comparação, classificação, análise e interpretação de eventos e as suas influências. Para garantir a qualidade académica, são utilizadas múltiplas fontes e técnicas de recolha de dados, incluindo questionários aos alunos e professores e entrevistas aos diretores administrativos e diretores pedagógicos das escolas. A investigação qualitativa tem como foco a credibilidade, mas também inclui a recolha de dados quantitativos, como o número de alunos matriculados nas escolas onde se ensina música. A análise dos dados permite, assim, identificar as perspetivas, expectativas e motivações dos jovens músicos, bem como semelhanças e diferenças nas práticas pedagógicas das instituições estudadas. Neste contexto, os resultados obtidos mostram que as instituições musicais de Guimarães apresentam uma diversidade pedagógica notável e um empenho, dedicado a oferecer uma educação musical de qualidade, o que ressalta a cultura e a identidade local. Essas instituições procuram constantemente aprimorar as suas condições e infraestruturas para proporcionar um ambiente de aprendizagem adequado e estimulante para os alunos. A colaboração interinstitucional desempenha um papel fundamental na fortificação do ensino musical na região, facilitando o desenvolvimento de projetos conjuntos e a promoção da educação musical de qualidade. Importante salientar que a pesquisa não estabeleceu uma superioridade entre o ensino oficial ou não oficial, já que cada um apresenta características e benefícios únicos, ambos voltados para o fornecimento de uma educação musical de alta qualidade, adaptada às necessidades e interesses dos alunos. As escolas musicais, independentemente do seu contexto oficial ou não oficial, desempenham, assim, um papel vital no desenvolvimento pessoal e musical dos alunos e da região. Em última análise, este estudo enfatiza a importância de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes, a promoção de um ambiente de aprendizagem colaborativo centrado no aluno e a busca contínua por parcerias para o avanço do ensino musical. Além disso, os resultados desta pesquisa podem ser úteis para informar e inspirar políticas e práticas de ensino musical noutras regiões de Portugal e noutros países, evidenciando a relevância da adaptação de abordagens educacionais a contextos socioculturais específicos e da promoção da educação musical.
Palavras-chave: Educação Musical; Ensino Oficial da Música; Ensino não Oficial da Música; Crianças e Jovens.