Provas de Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico Voltar

quinta-feira, 30/09/2021    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 30 de setembro 2021 (quinta-feira), às 11h00, as Provas de Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, requeridas por Filipa Lemos Enes de Abreu.
Título do Relatório de Estágio. "O jogo na sala de aula: um recurso motivador para a aprendizagem do Inglês no 1º CEB".
URL para assistir às provas por videoconferência (sem gravação): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82669284654
Presidente: Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutora Joanne Madin Vieira Paisana, Professora Auxiliar do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho

Doutora Maria Alfredo Ferreira Freitas Lopes Moreira, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientadora).

Resumo do Relatório de Estágio: O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado incide no projeto de investigação e intervenção pedagógica desenvolvido com um grupo de crianças do 3.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
O principal objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do jogo, como principal estratégia didática no processo de ensino e aprendizagem, enquanto promotor da motivação na aprendizagem do Inglês.
Este projeto foi desenvolvido numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e os seus objetivos foram os seguintes: 1. identificar preferências e atitudes das crianças face aos jogos; 2. fomentar a motivação das crianças para a aprendizagem do Inglês através dos jogos; 3. Desenvolver atividades didáticas com recurso aos jogos; 4. desenvolver competências de autorregulação da aprendizagem da língua e 5. avaliar o impacto do projeto na aprendizagem das crianças. Neste sentido, a abordagem metodológica adotada foi de investigação-ação de natureza qualitativa.
Para a recolha de dados recorreu-se às observações de aulas e registos reflexivos, questionários de opinião e de autorregulação às crianças, diferentes atividades didáticas com recurso aos jogos (9 jogos no total) e conversas informais com as crianças.
Da análise dos resultados, foi possível constatar que os alunos viram nos jogos uma maneira mais motivadora e divertida de aprender Inglês, potenciadora de uma aprendizagem de sucesso neste nível de ensino.

Palavras-Chave:
Inglês 1.º CEB; jogo; motivação.
Mestrados em Ensino
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt