Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Provas de Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Voltar

quinta-feira, 29/09/2022    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 29 de setembro 2022 (quinta-feira), às 10h00, as provas de Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, requeridas por Sara Isabel Machado Oliveira.
Título do Relatório de Estágio: "“Heróis” e “Vilões” da II Guerra Mundial – ideias de estudantes de 12.º ano de escolaridade no âmbito da significância histórica".
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Maria Glória Parra Santos Solé, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutor Francisco Manuel Ferreira Azevedo Mendes, Professor Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho

Doutora Marília José do Gago Alves Quintal, Professora Convidada Equiparada a Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientadora).

Resumo do Relatório de Estágio:
O presente relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Estágio Profissional do 2.º ano do Mestrado em Ensino de História no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade do Minho. Enquadra-se na componente de prática letiva, numa escola secundária do concelho de Guimarães, com estudantes de duas turmas do 12.º ano de escolaridade.
O principal objetivo do presente estudo é compreender como é que os estudantes pensam a significância dentro do quadro das consequências da II Guerra Mundial. Este estudo é de carácter qualitativo, descritivo e assenta nas ideias que surgiram empiricamente na sala de aula. A recolha de dados foi efetuada por questões de resposta aberta, que foram analisadas de forma indutiva inspirada nas propostas de categorização e análise da Grounded Theory, em linha com os estudos da investigação em Educação Histórica. O modelo seguido para a lecionação das aulas foi o modelo da aula oficina, pelo que, numa fase inicial recolhemos as ideias prévias dos estudantes, de seguida preparamos tarefas que desafiassem essas ideias e fizemos a sua implementação em sala de aula, por fim realizamos um questionário metacognitivo, em que recolhemos as ideias finais dos estudantes. Este estudo de investigação mostrou que a maioria dos estudantes de 12.º ano de escolaridade que nele participaram fazem vários tipos de atribuição de significância histórica a acontecimentos e agentes históricos, destacando-se uma forte incidência na atribuição de Significância Causal. Os estudantes apresentaram ideias mais sofisticadas quando trabalharam no quadro da História de Portugal, diminuindo a sofisticação de ideias no quadro da História Mundial. Foi também notada uma maior sofisticação das ideias dos estudantes em respostas a questões abertas de atribuição de significância, diminuindo a sofisticação de ideias na resposta a questões de resposta semi-fechada em que tinham de justificar a exclusão de significância. Nas questões de resposta aberta de atribuição de significância os estudantes apresentaram ideias num primeiro momento, que fizeram surgir a categoria designada por Nível 2: Significância intrínseca, e num segundo momento, nas ideias finais a maioria de ideias encontrava-se no Nível 3: Significância contextual emergente com tipos de atribuição Simbólica e/ou Causal.

Palavras-chave
: Educação Histórica; significância histórica; acontecimentos históricos; agentes históricos; II Guerra Mundial.



Mestrados em Ensino
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
​Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
Logo