Provas de Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Voltar

quinta-feira, 29/09/2022    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 29 de setembro 2022 (quinta-feira), às 10h00, as provas de Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, requeridas por Sara Isabel Machado Oliveira.
Título do Relatório de Estágio: "“Heróis” e “Vilões” da II Guerra Mundial – ideias de estudantes de 12.º ano de escolaridade no âmbito da significância histórica".
Presidente: Doutora Maria Glória Parra Santos Solé, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutor Francisco Manuel Ferreira Azevedo Mendes, Professor Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho

Doutora Marília José do Gago Alves Quintal, Professora Convidada Equiparada a Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientadora).

Resumo do Relatório de Estágio:
O presente relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Estágio Profissional do 2.º ano do Mestrado em Ensino de História no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade do Minho. Enquadra-se na componente de prática letiva, numa escola secundária do concelho de Guimarães, com estudantes de duas turmas do 12.º ano de escolaridade.
O principal objetivo do presente estudo é compreender como é que os estudantes pensam a significância dentro do quadro das consequências da II Guerra Mundial. Este estudo é de carácter qualitativo, descritivo e assenta nas ideias que surgiram empiricamente na sala de aula. A recolha de dados foi efetuada por questões de resposta aberta, que foram analisadas de forma indutiva inspirada nas propostas de categorização e análise da Grounded Theory, em linha com os estudos da investigação em Educação Histórica. O modelo seguido para a lecionação das aulas foi o modelo da aula oficina, pelo que, numa fase inicial recolhemos as ideias prévias dos estudantes, de seguida preparamos tarefas que desafiassem essas ideias e fizemos a sua implementação em sala de aula, por fim realizamos um questionário metacognitivo, em que recolhemos as ideias finais dos estudantes. Este estudo de investigação mostrou que a maioria dos estudantes de 12.º ano de escolaridade que nele participaram fazem vários tipos de atribuição de significância histórica a acontecimentos e agentes históricos, destacando-se uma forte incidência na atribuição de Significância Causal. Os estudantes apresentaram ideias mais sofisticadas quando trabalharam no quadro da História de Portugal, diminuindo a sofisticação de ideias no quadro da História Mundial. Foi também notada uma maior sofisticação das ideias dos estudantes em respostas a questões abertas de atribuição de significância, diminuindo a sofisticação de ideias na resposta a questões de resposta semi-fechada em que tinham de justificar a exclusão de significância. Nas questões de resposta aberta de atribuição de significância os estudantes apresentaram ideias num primeiro momento, que fizeram surgir a categoria designada por Nível 2: Significância intrínseca, e num segundo momento, nas ideias finais a maioria de ideias encontrava-se no Nível 3: Significância contextual emergente com tipos de atribuição Simbólica e/ou Causal.

Palavras-chave
: Educação Histórica; significância histórica; acontecimentos históricos; agentes históricos; II Guerra Mundial.

Mestrados em Ensino
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt