Provas de Mestrado em Educação Especial, Área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor Voltar

terça-feira, 07/02/2023    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 7 de fevereiro de 2023 (terça-feira), pelas 14h30, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, as Provas de Mestrado em Educação Especial, Área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor, requeridas pela Licenciada Clarice Rejane Lima Ferreira Tomaz.
Título da dissertação de mestrado: "Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa usados por crianças com Necessidades Educativas Especiais no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil”.
Presidente: Doutora Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho,

Vogais: Doutora Anabela Cruz Santos, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutor Eduardo José Manzini, Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, Campus de Marília, Brasil.

Resumo:
O presente trabalho teve como finalidade identificar os Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa
(SCAA) usados por professores que apoiam alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no âmbito da pandemia da Covid-19 no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. A metodologia adotada foi de cariz qualitativo com aplicação de uma entrevista semiestruturada realizada com 6 professores dos gêneros masculino e feminino que apoiaram crianças com NEE entre os 6 e 10 anos de idade dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos do estudo foram os seguintes: a) analisar o conhecimento e a formação dos professores dos Anos Iniciais do Rio Grande do Norte a respeito dos SCAA no apoio e atendimento às crianças com NEE; b) identificar os SCAA usados e recursos tecnológicos implementados por professores com crianças com NEE dos Anos Iniciais do Rio Grande do Norte durante a pandemia da Covid-19; e c) conhecer as percepções dos professores acerca da implementação dos SCAA durante o período da pandemia no estado do Rio Grande do Norte. Os principais resultados do estudo permitiram concluir que o início das aulas após o anúncio da pandemia da Covid-19 ocorreu de diferentes modos nos contextos pesquisados. De modo geral, os participantes compreendem os SCAA como um facilitador para a comunicação e auxilia no apoio da aprendizagem. Foi verificado um desconhecimento total e/ou parcial sobre os SCAA pelos entrevistados. No que respeita à formação em SCAA, constatamos que alguns dos participantes fizeram formações continuadas de modo introdutório em SCAA, no entanto, não ocorreram durante os anos 2020 e 2021. Com base nas afirmações dos entrevistados, concluímos que o uso dos SCAA ocorreu com mais frequência durante as aulas presenciais, e que o dispositivo mais acessível para a aprendizagem durante a pandemia foi o telemóvel. Os participantes consideraram que a utilização dos SCAA durante a pandemia da Covid-19, foi importante nos atos comunicativos com as crianças, entretanto, poderia ser mais eficaz se houvessem recursos tecnológicos e materiais disponíveis durante o período de isolamento. Assim, as recomendações centram-se em formações práticas e periódicas específicas em SCAA para os professores, disponibilização de recursos tecnológicos para a inclusão do aluno com NEE em aulas presenciais e não presenciais.

Palavras-chave:
Comunicação Aumentativa e Alternativa, Educação Especial, Ensino Fundamental,
Necessidades Educativas Especiais, Professores.

Mestrado em Educação Especial
e-mail: sec-mce-mee@ie.uminho.pt