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Formação de Professores do Ensino Pré-Escolar em Dili - Timor Leste

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28 e 29 de outubro​​ ​ de 2019​​​​​
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Decorreu em Dili, Timor Leste, no dia 28 e 29 de outubro de 2019, o I Seminário Internacional do Curso de Formação de Professores do Ensino Pré-Escolar, uma  parceria com Universidade Nacional de Timor Lorosa'e.​

A Universidade Nacional de Timor Lorosa'e - UNTL é uma Instituição Pública jovem e ambiciosa, localizada num país jovem e promissor. A UNTL materializa a vontade do povo de Timor-Leste na construção prioritária de uma Instituição onde os seus cidadãos vejam garantido o seu direito à igualdade de oportunidades para aceder aos mais altos níveis de educação.

Em 2018, no âmbito do Protocolo de Cooperação Cultural, Científica e Pedagógica entre a Universidade do Minho (UMinho) e a UNTL foi dado um passo crucial ao ser criado o primeiro Curso de Formação de Professores do Ensino Pré-Escolar - CFPEP, no seio da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades – FEAH, contemplando duas saídas profissionais: Professores do Ensino Pré-Escolar e Formadores de Professores do Ensino Pré-Escolar. A criação deste novo curso na área da Educação em Timor-Leste, dirigido ao ensino das crianças antes dos 6 anos de idade, objetiva preencher uma lacuna do sistema educativo Timorense o qual não previa a formação superior para docentes ou formadores dirigidos ao ensino Pré-Escolar.

O cumprimento deste desígnio está em consonância com a Convenção Internacional dos Direitos da Criança e com as Leis Nacionais Timorenses: Lei da Educação Básica (Lei n.º 14/2008, de 29 de outubro) e a Lei Nacional de Base da Educação Pré-Escolar (Decreto-Lei n.º 3/2015, de 14 de janeiro, com a redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 3/2018 de 14 de março). A criação do curso de Licenciatura em Formação de Professores da Educação Pré-Escolar na Faculdade de Educação, Artes e Humanidades da UNTL manifesta, assim, a vontade do Governo de Timor-Leste em preparar recursos humanos qualificados para trabalharem no ensino Pré-Escolar. Desta forma estará a proporcionar-se o adequado acompanhamento ao desenvolvimento das crianças timorenses entre os 3 e 6 anos de idade e também a sua preparação para os futuros ciclos de ensino, dotando-as de ferramentas e conhecimentos que lhes permitam alcançar o sucesso escolar.

Esta sábia escolha mostra que a UNTL e a política nacional estão globalmente sintonizadas com os desafios contemporâneos, levando a sério as evidências dos estudos internacionais sobre o desenvolvimento das crianças durante a designada "Primeira Infância" (0-6 anos). De acordo com estes estudos em diversas áreas do conhecimento (educação, psicologia, neurociências, economia, entre outras), a primeira infância revela-se como a fase mais crítica da vida dos seres humanos, ou seja, uma oportunidade única para investir em programas de educação de qualidade que efetivamente reduzam os efeitos da pobreza, desigualdade e trauma.

Com a realização deste Seminário Internacional, a UNTL está também a promover a reflexão pública sobre a importância do Ensino Pré-Escolar na sociedade Timorense na contemporaneidade, considerada um dos focos prioritários do início do século XXI. Isso mesmo se encontra mencionado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 2030, na meta 4.2: até 2030, os países devem garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento, educação e educação pré-primária de qualidade para que estejam prontos para o ensino primário. Aqui se entende também que o fortalecimento das políticas e o apoio ao desenvolvimento da criança nos primeiros anos é fundamental para atingir pelo menos sete dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: pobreza-ODS 1; fome - OSD 2; saúde – ODS 3; educação – ODS 4; igualdade de género – ODS 5; água potável e saneamento – ODS 6; e redução das desigualdades – ODS 10. Paralelemente, a oferta de serviços de qualidade no ensino pré-escolar também ajudará a alcançar a meta 4.10 dos ODS 2030 ao contribuir para aumentar a proporção de professores no Ensino Pré-Escolar que receberam formação especializada (académica e formação profissional).​

 

Objetivos Específicos do Seminário:

. Reunir e proporcionar a reflexão entre atores nacionais e internacionais, governantes, responsáveis políticos, representantes das academias envolvidas no Projeto de Cooperação UNTL-UMinho 2019-2022, representantes dos diversos departamentos da FEAH-UNTL; docentes e alunos de todos os departamentos da UNTL; centros de investigação e de conhecimento; ONG e Agências Internacionais de cooperação; sociedade civil; assim como os demais interessados sobre a Infância e a formação de professores do Ensino Pré-Escolar;

. Apresentar o Curso de Formação de Professores do Ensino Pré-Escolar da FEAH-UNTL:  Plano Curricular, Plano anual de Atividades, Plano Estratégico e Plano de Pesquisa;

. Promover sinergias, estabelecimento de vínculos e a criação de redes entre atores e iniciativas que visam à observação dos Direitos da Criança em Timor-Leste;

. Promover sinergias, estabelecimento de vínculos e a criação de redes entre atores e iniciativas que visam ao incremento da qualidade do Ensino Pré-Escolar.


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​Estrutura do I Seminário Internacional do CFPEP:

O Seminário teve a duração de 2 dias e contou com a presença de 4 oradores internacionais e vários oradores nacionais. O tema do I Seminário Internacional do Curso de FPEP, denominado "Quem é a Criança – Sé mak labarik?", versou sobre Os Direitos da Criança. Esteve presente uma especialista no estudo e investigação sobre os Direitos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho, a Professora Doutora Natália Fernandes, a qual é fundadora e membro da diretoria do Committee of the European Network of Masters in Children's Rights (ENMCR), agora designado CREAN.

Para além das comunicações plenárias foram realizados painéis temáticos que visam dar conta da história do Ensino Pré-Escolar em Timor-Leste, assim como da realidade e dos desafios na prestação de serviços educativos às crianças em idade Pré-Escolar.

660_420_Timor_1.jpg No espaço de realização do Seminário esteve patente a exposição de trabalhos dos Estudantes da Turma A e B do Curso de FPEP, os quais espelham a sua identidade, assim como nos falam sobre a arte e a cultura timorense de cada um dos municípios do qual são provenientes. 

660_420_Timor_2.jpgFizeram igualmente​ parte da programação vários momentos culturais, musicais e lúdicos dinamizados por estes estudantes.


De acordo com despacho do Magnífico Reitor da UNTL de 17 setembro 2019, a composição da equipe de suporte à organização do I Seminário Internacional do CFPEP é a seguint​e:

Comissão Científica:

. Professor Doutor Francisco Miguel Martins, M. Hum - Reitor;

. Professor Miguel Maia dos Santos, M. Ed. - Pró-Reitor dos Assuntos Académicos;

. Professor Marcos António Amaral, M. Ed. Mgmt - Pró-Reitor dos Assuntos de Garantia de Qualidade Interna;

. Professor Doutor Eduardo Aniceto Serrão, Ph.D. - Pró-Reitor dos Assuntos de Cooperação;

. Professora Teresa A. Madeira Soares, BDS, MPH - Pró-Reitora dos Assuntos de Provedoria e Aconselhamento;

. Professor Benjamim de Araújo e Corte-Real, Ph.D. -  Diretor do Instituto Nacional de Linguística;

. Professora Ana Cristina, de Jesus Silveira Martins, MSc.  -  Decana da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades;

. Professor Abílio Belo, Ph.D.  - Docente permanente do DFPEP;

. Professor Luís Amaral, Ph.D.  – Representante do Reitor da Universidade do Minho;

. Professora Marlene Barra, Ph.D.  – Coordenadora CFPEP-UNTL pela UMinho;

. Professor José Pacheco, Ph.D.  – Responsável Protocolo Cooperação UMinho/UNTL;

. Professora Natália Fernandes, Ph.D. - Docente do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

. Professor Rui Ramos, Ph.D.  - Docente do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Comissão Organizadora:

Presidente: Professora Me. Francisca M.S. dos Reis – Diretora do DFPEP

Vice-presidente: Professor Doutor Abílio Belo - Docente permanente do DFPEP.

Coordenação Técnica:

Sr. Jacinto Belo, M. EGA. Eng.;

Sra. Jesuína Maria Mendonça;

Professor Marcos da Cruz.

Coordenação científica:

. Professora Me. Francisca M.S. dos Reis – Diretora do DFPEP

. Professor Doutor Abílio Belo - Docente permanente do DFPEP.

Inscrições e secretariado:

. Coordenadora CFPEP pela UMinho - Doutora Marlene Barra.

Secção administrativa e contabilística:

. Professor Marcos da Cruz - Docente do DFEP;

. Professora Nércia Gusmão - Estagiária do DFPEP;

. Sra. Aliança Soares de Deus – Administrativa do DFPEP.

Secção Cultural e Recreativa:

. Sr. Vitorino Cardoso dos Santos – Diretor do Centro de Conservação e Desenvolvimento das Artes e Cultura;

. Sra. Cristina Viegas – Representante da Associação de Estudantes;

. Sra. Joana Belo – Estudante do Departamento de FPEB-FEAH.

Comunicação, Divulgação e Monitorização:

. Sra. Adelaide F. Cunha – Chefe do Departamento de Media e Comunicação;

. Sr. Mateus Gonçalves – Assessor de Media e Comunicação do Gabinete do Reitor;

. Professor Doutor Abílio Belo - Docente permanente do DFPEP.

Logística e Apoio:

. Sra. Fátima Odete C. Monteiro – Diretora Nacional de Logística e Manutenção;

. Professora Geovania Antónia de Deus – Estagiária do DFPEP.

Liturgia, Decoração e Protocolo:

. Sra. Amónia Maria Alves Lobato – Chefe do Departamento de Protocolo;

. Irmã Arminda de Almeida Soares

. Irmã Filipina Soares

. Professor Rolando Filipe Mesquita.

 

POEMA

Infância

 as crianças brincam na praia dos seus pensamentos

e banham-se no mar dos seus longos sonhos

 a praia e o mar das crianças não têm fronteiras

 e por isso todas as praias são iluminadas

e todos os mares têm manchas verdes

 mas muitas vezes as crianças crescem

sem voltar à praia e sem voltar ao mar​

_____________________ Fernando Sylvan (In A Voz Fagueira de Oan Timor)



http://www.untl.edu.tl/pt/

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