Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Votos de pesar pelo falecimento do Prof. Doutor António de Sousa Fernandes

​  ​
26 de agosto​​ ​ de 2019​​​​​
​​​SF2.jpg

Doutor António Sousa Fernandes (1936-2019) nasceu na Póvoa de Lanhoso. Fez a licenciatura na Faculdade de Direito de Lisboa e o Doutoramento em Educação na Universidade do Minho. Fez também Estudos Avançados em Educação na Universidade de Caen-Basse Normandie, em França, com o Prof. Louis Marmoz. 


Foi um dos primeiros docentes da Unidade Científico-Pedagó​gica de Ciências da Educação (1975), precursora do atual Instituto de Educação, tendo sido Presidente e Vice-Presidente do Instituto de Estudos da Criança.

A sua investigação incidiu com particular ênfase na relação entre educação, descentralização administrativa e municípios. Dedicou a esse tema a sua tese de doutoramento, que desenvolveu numa perspetiva socio-histórica, sendo autor de livros e artigos sobre o tema. É também coautor (com Eurico Lemos Pires e João Formosinho) de um livro de referência na área “A Construção Social da Educação” (Ed. ASA).
Fortemente comprometido com a causa pública. Integrou o grupo que preparou a proposta de reforma de administração das escolas, no âmbito da Comissão de Reforma do Sistema Educativo. 

Foi Presidente da Assembleia Municipal de Braga, durante vários anos e, num curto espaço de tempo, Presidente da Câmara de Braga, em regime de substituição. Teve uma atividade cívica e política permanente, nomeadamente no âmbito da Comissão Justiça e Paz. 

SF1.jpg
Era sacerdote católico. Dirigiu durante anos a comunidade de Guadalupe (Braga) sendo também o principal responsável pela preservação da capela (joia barroca bracarense) e revitalização do espaço. Recentemente, foi-lhe prestada uma homenagem pela comunidade local e Junta de S. Vitor. 
Era melómano, tocava violino e dirigiu vários grupos corais, com reportório muito diversificado, sendo o mais conhecido o Coral Porta Nova.

Na sequência do seu falecimento no passado dia 26 de agosto, o Departamento de Ciências Sociais da Educação, a que pertenceu, e o Conselho Científico do Instituto de Educação expressaram publicamente o reconhecimento agradecido pelos seus contributos a afirmação da Educação na Universidade do Minho. 


 ​
​​

​​
​​