Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Graça Simões de Carvalho recebe doutoramento honoris causa pela Universidade Lyon 1 Voltar

segunda-feira, 20/11/2017    Lyon, França
Professora Graça Carvalho
Atribuição de título de doutor honoris causa a Graça Simões de Carvalho, diretora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e professora catedrática do Instituto de Educação da UMinho
A Universidade Claude Bernard Lyon 1 (UCBL), em França, atribuiu a 20 de novembro o doutoramento honoris causa a Graça Simões de Carvalho, professora catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A cerimónia decorreu no auditório do Théâtre Astrée, em Villeurbanne, com a presença de responsáveis de universidades de vários países.

A UCBL considerou que a homenageada tem vindo a “contribuir intensamente para o desenvolvimento da investigação no âmbito do ensino das ciências e da educação em saúde”. Segundo o ranking Times Higher Education 2017, a UCBL está entre as 400 melhores do mundo e foi a quinta instituição de ensino superior a ser criada em França, tendo atualmente cerca de 45 mil estudantes.


Nascida em Coimbra há 62 anos, Graça Simões de Carvalho fez a licenciatura em Biologia pela Universidade de Coimbra, os mestrados em Imunologia pela Universidade de Cambridge e em Educação e Promoção da Saúde pelo King’s College London (ambos localizados no Reino Unido) e o doutoramento em Biologia pela Universidade de Aveiro. Começou a dar aulas na UMinho em 1994, onde é professora catedrática e diretora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Venceu o galardão “Social Literacy LED Certificate 2014”,
de entre 527 projetos internacionais, pelo projeto “Educação em Biologia, Saúde e Ambiente para uma melhor Cidadania”, que envolveu 19 países.

Graça Simões de Carvalho já liderou a nível nacional dez projetos europeus e brasileiros e foi nomeada expert para avaliação de projetos e centros de I&D na Alemanha, França, Israel e Roménia. É autora de mais de 400 artigos, capítulos e livros científicos e membro da rede Schools for Health in Europe (SHE), European Research in Didactics of Biology (ERIDOB), da International Organisation of Science and Technology Education (IOSTE), da European Science Education Research Association (ESERA) e da International Union for Health Promotion and Education (IUHPE), entre outras entidades.

+info: www.ciec-uminho.org, ciecum.wordpress.com,
www.univ-lyon1.fr, www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8137043167120616
​​​​​​​​   Programa
​​​​​​​​   Discurso
Professora Graça Carvalho
Foto: Universidade Lyon 1
Foto: Universidade Lyon 1
Foto: Universidade Lyon 1
Foto: Universidade Lyon 1