Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Psicologia do Desenvolvimento e Educação Voltar

quinta-feira, 24/01/2019    Sala de Atos (sala 1104) do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizaram-se no dia 24 de Janeiro de 2019 (quinta-feira), pelas 14h00, na Sala de Atos (sala 1104) do Instituto de Educação, Campus de Gualtar, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Psicologia do Desenvolvimento e Educação, requeridas pela Mestre Alice Leite Lopes.
Título da Dissertação: Perceções de cuidadores sobre afetos e vivências em Lares de Infância e Juventude de Braga".
No final, o júri deliberou, por unanimidade, aprovar a candidata atribuindo-lho, a menção de “Bom”.
Composição do Júri:
Presidente: Reitor da Universidade do Minho
Vogais: Doutora Cristina Maria Coimbra Vieira, Professora Associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra;
Doutora Ana Maria Tomás de Almeida, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutora Maria José de Sousa Magalhães, Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto;
Doutora Paula Cristina Marques Martins, Professora Auxiliar da Escola de Psicologia da Universidade do Minho;
Doutora Judite Maria Zamith Cruz, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. (Orientadora).

Resumo
Esta investigação teve como principal objetivo conhecer as perceções dos profissionais, que trabalham em Lares de Acolhimento de Infância e Juventude (LIJ’s), sobre os laços de afeto, sobre o modo como é iniciado, desenvolvido e finalizado um processo de acolhimento e sobre o modo como é realizado um “Projeto de Vida”, com vista a uma maior autonomia de jovens residentes.
Com esse propósito, realizámos 20 entrevistas a profissionais e a voluntários, em três LIJ’s de Braga – Portugal. Utilizámos uma metodologia qualitativa, um estudo de caso, com a técnica de análise de conteúdo, em que obtivemos uma categorização das entrevistas, por recurso ao software MAXQDA 12, com 3 códigos e 9 subcódigos. Como resultados, podemos afirmar que, através da criação de vínculos afetivos entre um educador privilegiado e a criança/jovem, além de um sentimento de pertença ao LIJ, se enquadra um processo relacional, em que seja privilegiado o bem-estar subjetivo.
São outros fatores de análise os condicionantes de vida em grupo e escolar, o incentivo à individualidade nos espaços físicos, justificando-se intervir e preparar o retorno à família, em certas situações.
Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt

Doutoramento em Estudos da Criança
Tel: +351 253 60 41 68
e-mail: sec-dout-ec@ie.uminho.pt
logo
Candidata
Juri