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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação em Ciências Voltar

segunda-feira, 29/04/2024    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 29 de abril de 2024 (segunda-feira), pelas 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação em Ciências, requeridas pela Mestre Sofia Fernandes Morgado.

Título da tese:
"Ensino Orientado para a Aprendizagem Contextualizada de 'Som e Luz': Perspetivas de especialistas, professores e estudantes".
Composição do júri:

Presidente:

Doutor José Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais:

Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutor João Carlos de Matos Paiva, Professor Associado com Agregação do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto;

Doutora Mónica Luísa Mendes Baptista, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa;

Doutora Ana Sofia Cavadas Afonso, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Verônica Tavares Santos Batinga, Professora Associada II do Departamento de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Brasil;

Doutor Jorge Pozuelo Muñoz, Profesor Ayudante Doctor do Departamento de Didácticas Específicas da Facultad de Educación da Universidad de Zaragoza - Espanha.

Resumo:
O ensino orientado para a aprendizagem contextualizada (EOAC) das ciências consiste em abordar temas a partir de contextos do quotidiano dos alunos e que sejam relevantes para eles, a fim de promover a aprendizagem e o interesse pelas ciências. Para que isso aconteça é preciso que os professores conheçam possíveis formas de implementar o EOAC das ciências, estejam convencidos das suas vantagens e sejam capazes de as por em prática, da forma mais eficaz possível. O conhecimento das reações dos alunos ao EOAC, especialmente se estas forem positivas, pode motivar os professores de ciências para a implementação desse tipo de abordagens. Acresce que se os investigadores conhecerem as reações de professores e alunos ao EOAC poderão apoiá-los mais eficazmente na implementação fundamentada desse tipo abordagens e, simultaneamente, produzir conhecimento sobre as mesmas. Esta investigação, visa averiguar que relações existem entre as perspetivas de especialistas, professores e estudantes acerca do EOAC de ‘Som e Luz’. Para esse efeito, foram realizados três estudos, com três grupos de participantes diferentes: 49 especialistas em Ensino Contextualizado das Ciências; 75 professores de Físico-Química do 3.º ciclo do ensino básico; e 197 alunos do 9.º ano de escolaridade. Para recolher dados, foram elaborados e aplicados três questionários de opinião, diretamente relacionados entre si, cada um deles destinado a um dos grupos de participantes. Foram realizadas, também, entrevistas a seis alunos. Os resultados obtidos sugerem que, de um modo geral, especialistas, professores e alunos parecem considerar que é pertinente contextualizar assuntos de ciências, em geral, e de 'Som e Luz', em particular. Sugerem, ainda, que, apesar de os três grupos considerarem (embora menos no caso dos alunos) que as ciências e a sua aprendizagem são importantes, consideram, também, que a aprendizagem contextualizada pode aumentar o interesse pelas ciências e pela sua aprendizagem. Contudo, parece haver algum desfasamento entre o que os professores dizem que fazem e o que os especialistas pensam que eles fazem, bem como entre o que os professores dizem que fazem e o que os alunos dizem que é feito nas aulas sobre ‘Som e Luz’. Este desfasamento pode dever-se a algum desconhecimento da realidade escolar por parte dos especialistas, a respostas desejáveis por parte dos professores, a alguma falta de consciência metodológica por parte dos alunos e/ou a diferentes conceções de contextualização dos participantes na investigação, que importa esclarecer.


Palavras-Chave:
aprendizagem contextualizada das Ciências; aprendizagem contextualizada de ‘Som e Luz’; especialistas em ensino contextualizado das Ciências; perspetivas sobre ensino e aprendizagem contextualizada das Ciências; professores e alunos de Físico-Química.
Contactos:

Doutoramento em Ciências da Educação
Tel: +351 253 60 12 87
e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt

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