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16/07/2025 - 18/07/2025    Instituto de Educação da Universidade do Minho
A xviii edição do Curso de Verão 2025, decorre nos dias 16, 17 e 18 de julho, sob o tema "Participar é coisa de criança? – Práticas profissionais em contextos educativos, sociais e jurídicos".
O Departamento de Ciências Sociais da Educação promove o XVIII Curso de Verão, intitulado Participar é coisa de criança? – Práticas profissionais em contextos educativos, sociais e jurídicos. A equipa docente é constituída por Natália Fernandes [coordenação científica], Manuel Sarmento, Teresa Sarmento, Catarina Tomás, Gabriela Trevisan, Marta Martinez, Luciana Souza, Danielle Berbel, Roccio Gomez. Judite Pregueiro e Wilma Silvestre,.

A participação das crianças tem vindo a ser apresentada, de uma forma sistemática, após a promulgação da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), como um pressuposto de ação fundamental em todos os contextos de vida das crianças. Continua, no entanto, com desafios significativos, a concretização de práticas que assegurem este pressuposto. Como tal, consideramos que, desde logo, uma compreensão clara do conceito de participação infantil e da sua relevância em diversos contextos é fundamental, para que os profissionais possam reconhecer o valor da voz e das perspetivas das crianças, em processos educativos e de proteção. Esta base conceptual sólida é essencial para a implementação de práticas que defendam e implementem a participação infantil como um direito e como um motor de mudança social.
Este Curso de Verão pretende assegurar essa reflexão, bem como ainda, partilhar e desenvolver com os participantes ferramentas que lhes permitam assumirem-se como agentes de mudança capazes de criar ambientes mais democráticos e participativos, práticas profissionais onde as vozes das crianças são ouvidas e valorizadas, com um impacto real e significativo no modo como fazem o seu percurso de cidadãos ativos impactando positivamente as suas vidas e as das comunidades em que estão inseridas.

Objetivos do Curso · Compreender o conceito de participação infantil e a sua importância em diferentes contextos.
· Analisar o papel da participação infantil nos âmbitos educativo, social e jurídico. · Conhecer os marcos legais e as políticas públicas que asseguram o direito à participação infantil.
· Refletir sobre as práticas profissionais que promovem ou dificultam a participação infantil.
· Capacitar os participantes para desenvolverem ações e projetos que garantam a participação infantil nos respetivos contextos de atuação.

Programa CursoVerao2025
Instituto de Educação
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Portugal

sec-ie@ie.uminho.pt
 
16/07/2025 - 18/07/2025
XVIII Curso de Verão 2025
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Instituto de Educação da Universidade do Minho
A xviii edição do Curso de Verão 2025, decorre nos dias 16, 17 e 18 de julho, sob o tema "Participar é coisa de criança? – Práticas profissionais em contextos educativos, sociais e jurídicos".

 
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sexta-feira, 04/07/2025    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 04 de julho de 2025 (sexta-feira), pelas 10h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica, requeridas pelo Mestre Edson Gonçalves da Silva.
Título da tese: “Potencialidades da formação contínua para o desenvolvimento profissional de professores de Ciências”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais:
Doutora Maria Helena Ribeiro dos Santos Silva, Professora Associada do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

Doutora Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Associada do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutora Maria Isabel Seixas da Cunha Chagas, Professora Auxiliar Jubilada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação;

Doutor Luís Gonzaga Pereira Dourado, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor José Luís de Jesus Coelho Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo: No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, 1996), enfatiza a necessidade da formação contínua como fulcral para o desenvolvimento profissional docente. A formação contínua de professores em Mato Grosso, no sistema público, onde esta investigação foi realizada, é efetivada por Centros de Formação de Profissionais da Educação Básica. Neste contexto, a presente investigação visa analisar como é que as políticas e práticas formativas de um Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso contribuem para o desenvolvimento profissional de professores de Ciências. Esta investigação foi delineada como um estudo de caso interpretativo/descritivo. Os dados foram recolhidos por meio de análise documental dos documentos nacionais e do Centro de Formação, de uma entrevista a profissionais do Centro de Formação (quatro formadores de professores de Ciências, Coordenador da Formação Contínua e Diretor do Centro de Formação), inquérito por questionário aos formandos de ciências (n=23) e observação de quatro sessões de um Curso de formação que frequentaram. Os resultados obtidos mostram que as políticas e práticas formativas desenvolvidas pelo Centro de Formação desempenharam ações essenciais no desenvolvimento profissional de professores de Ciências, embora tenham sido desenvolvidas de forma pontual. Alguns aspetos importantes das ações de formação não estiveram evidentes durante o processo formativo, como por exemplo a avaliação, que na formação contínua de professores contribuí para a promoção de uma cultura de reflexão e autoavaliação, incentiva os professores a analisarem o seu próprio desempenho e a buscarem continuamente aprimoramento. No que respeita às representações sobre a supervisão pedagógica nas políticas e prática formativa, os resultados evidenciam práticas diferentes nas ações de formação havendo mesmo ausência destas. A maior parte dos inquiridos referiu um conhecimento limitado sobre os processos supervisivos e as atribuições e responsabilidades do formador/coordenador/diretor na supervisão pedagógica das ações de formação. Apesar das limitações do estudo, os resultados obtidos poderão ser utilizados pelo Centro de Formação e pelo poder público para a planificação de ações de formação mais eficazes.

Palavras-chave:
Centro de Formação; Desenvolvimento profissional; Educação em Ciências; Formação contínua; Supervisão Pedagógica.
Contactos:
Doutoramento em Ciências da Educação
Tel: +351 253 60 12 87
e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
 
sexta-feira, 04/07/2025
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica
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Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 04 de julho de 2025 (sexta-feira), pelas 10h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica, requeridas pelo Mestre Edson Gonçalves da Silva.
Título da tese: “Potencialidades da formação contínua para o desenvolvimento profissional de professores de Ciências”.

 
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segunda-feira, 30/06/2025    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 30 de junho de 2025 (segunda-feira), pelas 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pela Mestre Angélica Nachiungue Marta Vidal Celestino.
Título da tese: “Processo e Práticas de Avaliação do Desempenho Docente: Um Estudo de Caso no Contexto do Ensino Superior em Angola”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais:

Doutor José Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático Aposentado do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientador);

Doutor Rui Eduardo Trindade Fernandes, Professor Associado do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto;

Doutora Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis, Professora Associada da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira;

Doutor Carlos Manuel Ribeiro da Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Joana Raquel Faria Sousa, Investigadora Doutorada de Nível Inicial do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo:
O Ensino Superior em Angola teve início em 1962, com a aprovação do Diploma Legislativo n.º 3235, pela Assembleia Legislativa que instituiu o Centro de Estudos Universitários. Apesar da sua longa existência nunca se beneficiou de um documento teórico legal específico que regulamentasse a ADD em termos mais operacionais, até em 2020, com a aprovação do Decreto Presidencial nº 121/20, de 27 de abril, que introduz mudanças relevantes. O presente estudo subscreve-se ao Processo e práticas de avaliação do desempenho docente: um estudo de caso no contexto do ensino superior em Angola . Como problema de investigação pretende-se caracterizar os referenciais de avaliação do desempenho docente do ensino superior a nível internacional e conceções de decisor, gestor, avaliadores e avaliados do ISCED de Benguela sobre os processos e práticas de ADD. Para responder ao problema definiu-se como objetivos específicos, problematizar a ADD do ensino superior a nível internacional, a partir da literatura, das políticas de avaliação institucional e dos referenciais de avaliação; caracterizar, os normativos e as orientações que definem a ADD no sistema de ensino superior em Angola; analisar as conceções de decisor político, gestores institucionais, avaliadores (CAD) e docentes avaliados, sobre a prática de ADD no ensino superior em Angola e em particular no ISCED de Benguela. Metodologicamente, assumiu-se uma investigação exclusivamente qualitativa, com predominância das técnicas de recolha de dados através de entrevistas semi estruturada a decisor político, gestor institucional, avaliadores e avaliados e análise documental, com a exploração também de referências normativas entre decretos, grelhas de avaliação que compõem o corpus documental. Os dados foram tratados com recurso à análise de conteúdo. Compulsada a literatura, documentos e analisados os dados obtidos da entrevista concluiu-se que, ao processo de ADD, é atribuída grande relevância, há evidências de existência de práticas deste, na IES em estudo á algumas décadas, denotado com insuficiências. A aprovação do RADD é considerada pertinente, porém. a sua implementação é bastante contestada e comprometida por diversos fatores desde a pressão do órgão de tutela, o despreparo dos intervenientes, a falta de condições institucionais, a descontextualização de dimensão gestão e alguns indicadores, entre outros, apelando-se, portanto, á revisão profunda do mesmo.

Palavras-chave: avaliação do desempenho docente, dimensões, ensino superior, indicadores, regulamento de avaliação do desempenho docente.
Contactos:
Doutoramento em Ciências da Educação
Tel: +351 253 60 12 87
e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
 
segunda-feira, 30/06/2025
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular
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Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 30 de junho de 2025 (segunda-feira), pelas 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pela Mestre Angélica Nachiungue Marta Vidal Celestino.
Título da tese: “Processo e Práticas de Avaliação do Desempenho Docente: Um Estudo de Caso no Contexto do Ensino Superior em Angola”.

 
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sexta-feira, 27/06/2025    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 27 de junho de 2025, na Sala de Atos do IE, pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na Especialidade de Educação Artística, requeridas pela Mestre Ana Paula Ribeiro Cardoso Malotti.
Título da tese: "O professor especialista de música na educação pré-escolar portuguesa e na educação infantil brasileira. Estudo de caso múltiplo”.
Composição do Júri:
Presidente:
Doutor Nelson Manuel Viana da Silva Lima, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutora Maria Helena Gonçalves Leal Vieira, Professora Associada do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutor António José Pacheco Ribeiro, Professor Auxiliar do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Janete da Conceição Soares da Costa Ruiz, Professora Convidada Equiparada a Professora Auxiliar do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho;

Doutor Carlos Alberto dos Santos Almeida, Professor Equiparado a Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo;

Doutora Cláudia Ribeiro Bellochio, Professora Titular do Centro de Educação do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Resumo: As instituições de educação infantil (IEI) que atendem crianças entre os 0 e os 5 anos de idade estão a tornar-se, cada vez mais, um campo de ação para os professores especialistas de música (PEM). Esta realidade não tem visibilidade na literatura. Assim, este estudo buscou investigar como se dá a presença de PEM nas IEI nos casos de Portugal e do Brasil, e quais as contribuições destes
profissionais para a experiência musical e formação das crianças. Os objetivos do estudo foram: mapear a presença de PEM nas IEI nos dois casos estudados; descrever o perfil das IEI e dos PEM atuantes; compreender a concepção dos participantes sobre os PEM e a sobre a sua formação profissional; descrever e avaliar as atividades e as contribuições dos PEM para a experiência musical e formação das crianças. Foi desenvolvido um Estudo de Caso Múltiplo de abordagem mista, envolvendo PEM e representantes das IEI em Portugal e no Brasil. Os resultados indicam que: a presença de PEM é uma realidade significativa no território dos dois países, quer em IEI públicas, quer privadas, podendo chegar a ser três vezes maior nestas últimas; os PEM têm sobretudo formação superior em música, com maior prevalência no Brasil; o vínculo laboral predominante é o de trabalhador independente em Portugal e o de contrato efetivo/tempo indeterminado no Brasil; os PEM brasileiros estão mais integrados nas atribuições das IEI (reuniões, planejamento, avaliações) e os PEM portugueses trabalham mais colaborativamente com as educadoras; as atividades com PEM são semanais, de 30 a 60 minutos, e oferecidas ora de forma integrada, ora opcional em ambos os países; o acesso às atividades com PEM, contudo, não é garantido com equidade em nenhum dos países; os PEM são conceptualizados sobretudo pelas suas características pessoais e pela sua formação musical específica; os participantes reforçam a importância da música na educação de crianças dos 0 aos 5 anos e da atuação mais profunda, especializada e integral dos PEM, proporcionando o acesso a uma variedade de instrumentos musicais, a atividades com intencionalidade e objetivos musicais, e a uma experiência musical mais sólida, diversificada e qualificada; finalmente os participantes defendem a necessidade de os PEM virem a ter uma formação profissional, musical e pedagógica, especificamente adequada a esta faixa etária.

Palavras-chave: creche e jardim de infância; educação infantil; educação musical; professor especialista de música.
Doutoramento em Estudos da Criança
Tel: +351 253 60 13 92
e-mail: sec-dout-ec@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
 
sexta-feira, 27/06/2025
Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na Especialidade de Educação Artística
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Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 27 de junho de 2025, na Sala de Atos do IE, pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na Especialidade de Educação Artística, requeridas pela Mestre Ana Paula Ribeiro Cardoso Malotti.
Título da tese: "O professor especialista de música na educação pré-escolar portuguesa e na educação infantil brasileira. Estudo de caso múltiplo”.

 
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quinta-feira, 26/06/2025    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 26 de junho de 2025 (quinta-feira), pelas 14h30, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português, requeridas pela Mestre Martins Nvuenda Baveca.
Título da tese: “Conhecimento sintático na escrita de narrativas: estudo de caso com alunos da 9.ª classe do Chitato”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais:
Doutora Maria Aldina de Bessa Ferreira Rodrigues Marques, Professora Associada com Agregação do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos da Escola de Línguas, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho;

Doutora Maria Isabel Pires Pereira, Professora Associada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;

Doutor Rui Manuel do Nascimento Lima Ramos, Professor Associado do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientador);

Doutor António Carvalho Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Isabel Maria Loureiro de Roboredo Seara, Professora Auxiliar do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta.

Resumo: O desenvolvimento da presente investigação, intitulada Conhecimento sintáctico na escrita de narrativas: estudo de caso com alunos da 9.ª classe do Chitato, reflecte a realidade sociolinguística de Angola marcada por um contexto multilingue, exigindo políticas linguísticas ajustadas para permitir um convívio de línguas de forma democrática. A sintaxe foi tomada como a dimensão gramatical de análise nos textos de alunos. Determinámos como questão de investigação: quais as características sintácticas que marcam a variação do português na escrita de narrativas dos alunos da 9.ª classe do município do Chitato? A partir do acima exposto, levantámos como hipótese de que o contacto entre o português e as demais línguas africanas caracteriza a variação da língua portuguesa nas produções escritas dos sujeitos em observação, reflectida no domínio sintáctico dos alunos do I Ciclo do Ensino Secundário do município do Chitato. Daí que tenhamos analisado o conhecimento sintáctico a partir da escrita de alunos da 9.ª classe. Entre os principais suportes teóricos que serviram de base para a presente investigação destacam-se a política linguística e a sociolinguistica variacionista. Para o alcance do objectivo, foi preciso definir um paradigma de investigação de natureza mista (quantitativo e qualitativo). Os principais resultados destacam mudanças linguísticas não estruturadas, mas que criam variações mistas (ora erram e ora acertam) nas estruturas sintácticas dos textos narrativos dos alunos, isto é, os desvios não são constantes e universais, de tal forma que nos levem a considerar que a variante em uso já está estável. Concluímos que estas mudanças se devem em larga medida à influência de variedades de línguas nacionais que emergem no contexto em estudo.

Palavras-chave:
Conhecimento sintáctico; Língua portuguesa; Línguas nacionais; Política linguística;
Variação linguística.
Contactos:
Doutoramento em Ciências da Educação
Tel: +351 253 60 12 87
e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
 
quinta-feira, 26/06/2025
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português
Logo IE
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 26 de junho de 2025 (quinta-feira), pelas 14h30, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português, requeridas pela Mestre Martins Nvuenda Baveca.
Título da tese: “Conhecimento sintático na escrita de narrativas: estudo de caso com alunos da 9.ª classe do Chitato”.

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