16/07/2025 - 18/07/2025
Instituto de Educação da Universidade do Minho
A xviii edição do Curso de Verão 2025, decorre nos dias 16, 17 e 18 de julho, sob o tema "Participar é coisa de criança? – Práticas profissionais em contextos educativos, sociais e jurídicos".
O Departamento de Ciências Sociais da Educação
promove o XVIII Curso de Verão, intitulado Participar é coisa de criança? –
Práticas profissionais em contextos educativos, sociais e jurídicos.
A
equipa docente é constituída por Natália Fernandes [coordenação científica],
Manuel Sarmento, Teresa Sarmento, Catarina Tomás, Gabriela Trevisan, Marta
Martinez, Luciana Souza, Danielle Berbel, Roccio Gomez. Judite Pregueiro e
Wilma Silvestre,. A
participação das crianças tem vindo a ser apresentada, de uma forma
sistemática, após a promulgação da Convenção sobre os Direitos da Criança
(1989), como um pressuposto de ação fundamental em todos os contextos de vida
das crianças. Continua, no entanto, com desafios significativos, a concretização
de práticas que assegurem este pressuposto. Como tal, consideramos que, desde
logo, uma compreensão clara do conceito de participação infantil e da sua
relevância em diversos contextos é fundamental, para que os profissionais
possam reconhecer o valor da voz e das perspetivas das crianças, em processos
educativos e de proteção. Esta base conceptual sólida é essencial para a
implementação de práticas que defendam e implementem a participação infantil
como um direito e como um motor de mudança social.
Este
Curso de Verão pretende assegurar essa reflexão, bem como ainda, partilhar e
desenvolver com os participantes ferramentas que lhes permitam assumirem-se
como agentes de mudança capazes de criar ambientes mais democráticos e
participativos, práticas profissionais onde as vozes das crianças são ouvidas e
valorizadas, com um impacto real e significativo no modo como fazem o seu
percurso de cidadãos ativos impactando positivamente as suas vidas e as das
comunidades em que estão inseridas.
Objetivos do Curso
·
Compreender o conceito de participação infantil e a sua importância em
diferentes contextos.
·
Analisar o papel da participação infantil nos âmbitos educativo, social e
jurídico.
·
Conhecer os marcos legais e as políticas públicas que asseguram o direito à
participação infantil. ·
Refletir sobre as práticas profissionais que promovem ou dificultam a
participação infantil.
·
Capacitar os participantes para desenvolverem ações e projetos que garantam a
participação infantil nos respetivos contextos de atuação.
Programa CursoVerao2025
Instituto de Educação Universidade do Minho Campus de Gualtar 4710-057 Braga Portugal
sec-ie@ie.uminho.pt
16/07/2025 - 18/07/2025
XVIII Curso de Verão 2025
Instituto de Educação da Universidade do Minho
A xviii edição do Curso de Verão 2025, decorre nos dias 16, 17 e 18 de julho, sob o tema "Participar é coisa de criança? – Práticas profissionais em contextos educativos, sociais e jurídicos".
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sexta-feira, 04/07/2025
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 04 de julho de 2025 (sexta-feira), pelas 10h, as Provas
de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica, requeridas pelo Mestre Edson Gonçalves da Silva.
Título da tese: “Potencialidades da formação
contínua para o desenvolvimento profissional de professores de Ciências”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Laurinda
Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Vogais:
Doutora
Maria Helena Ribeiro dos Santos Silva, Professora Associada do Departamento de
Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
Doutora
Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Associada do Departamento de Estudos
Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da
Universidade do Minho (orientadora);
Doutora
Maria Isabel Seixas da Cunha Chagas, Professora Auxiliar Jubilada do Instituto
de Educação da Universidade de Lisboa; Unidade de Investigação e
Desenvolvimento em Educação e Formação;
Doutor Luís
Gonzaga Pereira Dourado, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos
Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da
Universidade do Minho;
Doutor José
Luís de Jesus Coelho Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos
Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da
Universidade do Minho.
Resumo: No Brasil, a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, 1996), enfatiza a
necessidade da formação contínua como fulcral para o desenvolvimento
profissional docente. A formação contínua de professores em Mato Grosso, no
sistema público, onde esta investigação foi realizada, é efetivada por Centros
de Formação de Profissionais da Educação Básica. Neste contexto, a presente
investigação visa analisar como é que as políticas e práticas formativas de um
Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso
contribuem para o desenvolvimento profissional de professores de Ciências. Esta
investigação foi delineada como um estudo de caso interpretativo/descritivo. Os
dados foram recolhidos por meio de análise documental dos documentos nacionais
e do Centro de Formação, de uma entrevista a profissionais do Centro de
Formação (quatro formadores de professores de Ciências, Coordenador da Formação
Contínua e Diretor do Centro de Formação), inquérito por questionário aos
formandos de ciências (n=23) e observação de quatro sessões de um Curso de
formação que frequentaram. Os resultados obtidos mostram que as políticas e
práticas formativas desenvolvidas pelo Centro de Formação desempenharam ações
essenciais no desenvolvimento profissional de professores de Ciências, embora
tenham sido desenvolvidas de forma pontual. Alguns aspetos importantes das
ações de formação não estiveram evidentes durante o processo formativo, como
por exemplo a avaliação, que na formação contínua de professores contribuí para
a promoção de uma cultura de reflexão e autoavaliação, incentiva os professores
a analisarem o seu próprio desempenho e a buscarem continuamente aprimoramento.
No que respeita às representações sobre a supervisão pedagógica nas políticas e
prática formativa, os resultados evidenciam práticas diferentes nas ações de
formação havendo mesmo ausência destas. A maior parte dos inquiridos referiu um
conhecimento limitado sobre os processos supervisivos e as atribuições e
responsabilidades do formador/coordenador/diretor na supervisão pedagógica das
ações de formação. Apesar das limitações do estudo, os resultados obtidos
poderão ser utilizados pelo Centro de Formação e pelo poder público para a
planificação de ações de formação mais eficazes.
Palavras-chave: Centro de Formação; Desenvolvimento profissional; Educação em Ciências; Formação
contínua; Supervisão Pedagógica.
Contactos: Doutoramento em Ciências da Educação Tel: +351 253 60 12 87 e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt
Conselho Pedagógico Tel: +351 253 601287 e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
sexta-feira, 04/07/2025
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 04 de julho de 2025 (sexta-feira), pelas 10h, as Provas
de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica, requeridas pelo Mestre Edson Gonçalves da Silva.
Título da tese: “Potencialidades da formação
contínua para o desenvolvimento profissional de professores de Ciências”.
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segunda-feira, 30/06/2025
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 30 de junho de 2025 (segunda-feira), pelas 14h, as Provas
de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento
Curricular, requeridas pela Mestre Angélica Nachiungue Marta Vidal Celestino.
Título da tese: “Processo e Práticas de Avaliação
do Desempenho Docente: Um Estudo de Caso no Contexto do Ensino Superior em
Angola”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves
Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Vogais:
Doutor José
Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático Aposentado do Departamento de
Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da
Universidade do Minho (orientador);
Doutor Rui
Eduardo Trindade Fernandes, Professor Associado do Departamento de Ciências da
Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do
Porto;
Doutora
Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis, Professora Associada da Faculdade de
Ciências Sociais da Universidade da Madeira;
Doutor
Carlos Manuel Ribeiro da Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos
Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do
Minho;
Doutora
Joana Raquel Faria Sousa, Investigadora Doutorada de Nível Inicial do Centro de
Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Resumo: O Ensino Superior em
Angola teve início em 1962, com a aprovação do Diploma Legislativo n.º 3235,
pela Assembleia Legislativa que instituiu o Centro de Estudos Universitários.
Apesar da sua longa existência nunca se beneficiou de um documento teórico
legal específico que regulamentasse a ADD em termos mais operacionais, até em
2020, com a aprovação do Decreto Presidencial nº 121/20, de 27 de abril, que
introduz mudanças relevantes. O presente estudo subscreve-se ao Processo e
práticas de avaliação do desempenho docente: um estudo de caso no contexto do
ensino superior em Angola . Como problema de investigação pretende-se
caracterizar os referenciais de avaliação do desempenho docente do ensino
superior a nível internacional e conceções de decisor, gestor, avaliadores e
avaliados do ISCED de Benguela sobre os processos e práticas de ADD. Para
responder ao problema definiu-se como objetivos específicos, problematizar a
ADD do ensino superior a nível internacional, a partir da literatura, das
políticas de avaliação institucional e dos referenciais de avaliação;
caracterizar, os normativos e as orientações que definem a ADD no sistema de
ensino superior em Angola; analisar as conceções de decisor político, gestores
institucionais, avaliadores (CAD) e docentes avaliados, sobre a prática de ADD
no ensino superior em Angola e em particular no ISCED de Benguela.
Metodologicamente, assumiu-se uma investigação exclusivamente qualitativa, com
predominância das técnicas de recolha de dados através de entrevistas semi
estruturada a decisor político, gestor institucional, avaliadores e avaliados e
análise documental, com a exploração também de referências normativas entre
decretos, grelhas de avaliação que compõem o corpus documental. Os dados foram
tratados com recurso à análise de conteúdo. Compulsada a literatura, documentos
e analisados os dados obtidos da entrevista concluiu-se que, ao processo de
ADD, é atribuída grande relevância, há evidências de existência de práticas
deste, na IES em estudo á algumas décadas, denotado com insuficiências. A
aprovação do RADD é considerada pertinente, porém. a sua implementação é
bastante contestada e comprometida por diversos fatores desde a pressão do
órgão de tutela, o despreparo dos intervenientes, a falta de condições
institucionais, a descontextualização de dimensão gestão e alguns indicadores,
entre outros, apelando-se, portanto, á revisão profunda do mesmo.
Palavras-chave: avaliação do desempenho docente, dimensões, ensino superior, indicadores,
regulamento de
avaliação do desempenho docente.
Contactos: Doutoramento em Ciências da Educação Tel: +351 253 60 12 87 e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt
Conselho Pedagógico Tel: +351 253 601287 e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
segunda-feira, 30/06/2025
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 30 de junho de 2025 (segunda-feira), pelas 14h, as Provas
de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento
Curricular, requeridas pela Mestre Angélica Nachiungue Marta Vidal Celestino.
Título da tese: “Processo e Práticas de Avaliação
do Desempenho Docente: Um Estudo de Caso no Contexto do Ensino Superior em
Angola”.
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sexta-feira, 27/06/2025
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 27 de junho de 2025, na Sala de Atos do IE, pelas 14h00,
as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na Especialidade de
Educação Artística, requeridas pela Mestre Ana Paula Ribeiro Cardoso
Malotti.
Título
da tese:
"O professor especialista de música na educação pré-escolar portuguesa e
na educação infantil brasileira. Estudo de
caso
múltiplo”.
Composição do Júri: Presidente: Doutor Nelson Manuel Viana da Silva Lima, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais: Doutora Maria Helena Gonçalves Leal Vieira, Professora Associada do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);
Doutor António José Pacheco Ribeiro, Professor Auxiliar do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutora Janete da Conceição Soares da Costa Ruiz, Professora Convidada Equiparada a Professora Auxiliar do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho;
Doutor Carlos Alberto dos Santos Almeida, Professor Equiparado a Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo;
Doutora Cláudia Ribeiro Bellochio, Professora Titular do Centro de Educação do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.
Resumo: As instituições de educação infantil (IEI) que atendem crianças entre os 0 e os 5 anos de idade estão a tornar-se, cada vez mais, um campo de ação para os professores especialistas de música (PEM). Esta realidade não tem visibilidade na literatura. Assim, este estudo buscou investigar como se dá a presença de PEM nas IEI nos casos de Portugal e do Brasil, e quais as contribuições destes profissionais para a experiência musical e formação das crianças. Os objetivos do estudo foram: mapear a presença de PEM nas IEI nos dois casos estudados; descrever o perfil das IEI e dos PEM atuantes; compreender a concepção dos participantes sobre os PEM e a sobre a sua formação profissional; descrever e avaliar as atividades e as contribuições dos PEM para a experiência musical e formação das crianças. Foi desenvolvido um Estudo de Caso Múltiplo de abordagem mista, envolvendo PEM e representantes das IEI em Portugal e no Brasil. Os resultados indicam que: a presença de PEM é uma realidade significativa no território dos dois países, quer em IEI públicas, quer privadas, podendo chegar a ser três vezes maior nestas últimas; os PEM têm sobretudo formação superior em música, com maior prevalência no Brasil; o vínculo laboral predominante é o de trabalhador independente em Portugal e o de contrato efetivo/tempo indeterminado no Brasil; os PEM brasileiros estão mais integrados nas atribuições das IEI (reuniões, planejamento, avaliações) e os PEM portugueses trabalham mais colaborativamente com as educadoras; as atividades com PEM são semanais, de 30 a 60 minutos, e oferecidas ora de forma integrada, ora opcional em ambos os países; o acesso às atividades com PEM, contudo, não é garantido com equidade em nenhum dos países; os PEM são conceptualizados sobretudo pelas suas características pessoais e pela sua formação musical específica; os participantes reforçam a importância da música na educação de crianças dos 0 aos 5 anos e da atuação mais profunda, especializada e integral dos PEM, proporcionando o acesso a uma variedade de instrumentos musicais, a atividades com intencionalidade e objetivos musicais, e a uma experiência musical mais sólida, diversificada e qualificada; finalmente os participantes defendem a necessidade de os PEM virem a ter uma formação profissional, musical e pedagógica, especificamente adequada a esta faixa etária.
Palavras-chave: creche e jardim de infância; educação infantil; educação musical; professor especialista de música.
Doutoramento em Estudos da Criança Tel: +351 253 60 13 92 e-mail: sec-dout-ec@ie.uminho.pt
Conselho Pedagógico Tel: +351 253 601287 e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
sexta-feira, 27/06/2025
Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na Especialidade de Educação Artística
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 27 de junho de 2025, na Sala de Atos do IE, pelas 14h00,
as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na Especialidade de
Educação Artística, requeridas pela Mestre Ana Paula Ribeiro Cardoso
Malotti.
Título
da tese:
"O professor especialista de música na educação pré-escolar portuguesa e
na educação infantil brasileira. Estudo de
caso
múltiplo”.
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quinta-feira, 26/06/2025
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 26 de junho de 2025 (quinta-feira), pelas 14h30,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade
de Literacias e
Ensino do Português, requeridas pela Mestre Martins Nvuenda Baveca.
Título da tese: “Conhecimento sintático na escrita
de narrativas: estudo de caso com alunos da 9.ª classe do Chitato”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves
Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Vogais:
Doutora
Maria Aldina de Bessa Ferreira Rodrigues Marques, Professora Associada com
Agregação do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos da Escola de
Línguas, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho;
Doutora
Maria Isabel Pires Pereira, Professora Associada do Departamento de Línguas,
Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;
Doutor Rui
Manuel do Nascimento Lima Ramos, Professor Associado do Departamento de Estudos
Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da
Universidade do Minho (orientador);
Doutor
António Carvalho Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos
Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da
Universidade do Minho;
Doutora
Isabel Maria Loureiro de Roboredo Seara, Professora Auxiliar do Departamento de
Humanidades da Universidade Aberta.
Resumo: O desenvolvimento da
presente investigação, intitulada Conhecimento sintáctico na escrita de
narrativas: estudo de caso com alunos da 9.ª classe do Chitato, reflecte a
realidade sociolinguística de Angola marcada por um contexto multilingue,
exigindo políticas linguísticas ajustadas para permitir um convívio de línguas
de forma democrática. A sintaxe foi tomada como a dimensão gramatical de
análise nos textos de alunos. Determinámos como questão de investigação: quais
as características sintácticas que marcam a variação do português na escrita de
narrativas dos alunos da 9.ª classe do município do Chitato? A partir do acima
exposto, levantámos como hipótese de que o contacto entre o português e as
demais línguas africanas caracteriza a variação da língua portuguesa nas
produções escritas dos sujeitos em observação, reflectida no domínio sintáctico
dos alunos do I Ciclo do Ensino Secundário do município do Chitato. Daí que
tenhamos analisado o conhecimento sintáctico a partir da escrita de alunos da
9.ª classe. Entre os principais suportes teóricos que serviram de base para a
presente investigação destacam-se a política linguística e a sociolinguistica
variacionista. Para o alcance do objectivo, foi preciso definir um paradigma de
investigação de natureza mista (quantitativo e qualitativo). Os principais
resultados destacam mudanças linguísticas não estruturadas, mas que criam
variações mistas (ora erram e ora acertam) nas estruturas sintácticas dos
textos narrativos dos alunos, isto é, os desvios não são constantes e
universais, de tal forma que nos levem a considerar que a variante em uso já
está estável. Concluímos que estas mudanças se devem em larga medida à
influência de variedades de línguas nacionais que emergem no contexto em estudo.
Palavras-chave: Conhecimento sintáctico; Língua portuguesa; Línguas nacionais; Política
linguística;
Variação
linguística.
Contactos: Doutoramento em Ciências da Educação Tel: +351 253 60 12 87 e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt
Conselho Pedagógico Tel: +351 253 601287 e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
quinta-feira, 26/06/2025
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 26 de junho de 2025 (quinta-feira), pelas 14h30,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade
de Literacias e
Ensino do Português, requeridas pela Mestre Martins Nvuenda Baveca.
Título da tese: “Conhecimento sintático na escrita
de narrativas: estudo de caso com alunos da 9.ª classe do Chitato”.
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