04/09/2024 - 06/09/2024
Instituto de Educação da Universidade do Minho
A Universidade Estadual do Norte do
Paraná (UENP) e a Universidade do Minho (UMinho) realizarão a 3.ª edição
do Congresso Internacional de Ensino (CONIEN) entre os dias 4 e 6 de
setembro de 2024, na UMinho – Campus de Gualtar, Braga, Portugal.
O CONIEN é uma iniciativa do Programa de
Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, que oferta os cursos de
mestrado e doutorado profissionais na Área de Ensino. As edições
anteriores foram realizadas nos anos de 2017 e 2019, no Campus da UENP
de Cornélio Procópio (Paraná, Brasil), em parceria com o Instituto de
Educação da UMinho.
Em 2024 a UENP e a UMinho novamente
unirão forças para a realização de mais uma edição do evento, a primeira
fora do Brasil. Por isso, as referidas Instituições convidam
investigadores, professores e toda a comunidade académica para o III
CONIEN, um evento organizado para discutir, problematizar e divulgar
pesquisas sobre a docência.
O objetivo será promover interlocuções
entre a academia e o contexto profissional da docência, cujas
necessidades didático-pedagógicas enfrentam constantes transformações, a
fim de contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de
aprendizagem, nos diferentes níveis educacionais, mediante a partilha de
experiências de ensino, pesquisa e extensão.
O evento será destinado a professores,
estudantes de cursos de licenciatura, mestrado, doutorado e
pós-doutorado interessados em temáticas de pesquisa relacionadas à
formação e à prática docente.
O III CONIEN será realizado no formato
híbrido e organizado a partir de cinco eixos que fundamentam a temática
“Pesquisas na Área de Ensino – impactos, cooperações e visibilidade”,
tendo o intuito de evidenciar a riqueza e a diversidade de investigações
que promovem parcerias entre o universo académico e o cotidiano
escolar/universitário, gerando resultados positivos que necessitam ser
conhecidos, revistos e replicados.
PROGRAMA - https://eventos.uenp.edu.br/conien/iii-conien/programacao/
PRAZOS/INSCRIÇÕES
Submissões
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Prazo para a submissão de artigos: até 31 de março de 2024.
-
Os artigos aprovados e apresentados
no III CONIEN serão publicados em um número especial da Revista de
Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE) ISSN 2526-9542.
-
As normas, os procedimentos de
submissão e os critérios de avaliação dos manuscritos encontram-se
disponíveis em seção própria da revista
(https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe). Será necessário que os
autores se cadastrem no periódico e procedam com os passos de submissão.
Maiores informações serão divulgadas em circular específica.
Inscrições
-
Valor de inscrições antecipadas (até 30 de junho/2024): 40€
-
Valor após 1 de julho/2024: 70€
-
Obs.: no caso de artigos em coautoria, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento;
-
O recolhimento da taxa de inscrição será operacionalizado via sistema de pagamento da UMinho, disponível no link: http://store.uminho.pt/pt/conien
Clique aqui para se inscrever no III CONIEN – Braga (PT) 2024.
Universidade do Minho Instituto de Educação Campus de Gualtar - Braga Portugal +351253604240 e-mail: conien@uenp.edu.br
04/09/2024 - 06/09/2024
Congresso Internacional de Ensino - Pesquisas na área de Ensino. Impactos, Cooperações e Visibilidade
Instituto de Educação da Universidade do Minho
A Universidade Estadual do Norte do
Paraná (UENP) e a Universidade do Minho (UMinho) realizarão a 3.ª edição
do Congresso Internacional de Ensino (CONIEN) entre os dias 4 e 6 de
setembro de 2024, na UMinho – Campus de Gualtar, Braga, Portugal.
O CONIEN é uma iniciativa do Programa de
Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, que oferta os cursos de
mestrado e doutorado profissionais na Área de Ensino. As edições
anteriores foram realizadas nos anos de 2017 e 2019, no Campus da UENP
de Cornélio Procópio (Paraná, Brasil), em parceria com o Instituto de
Educação da UMinho.
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17/07/2024 - 19/07/2024
Instituto de Educação da Universidade do Minho
No presente ano de 2024 temos o 11º Congresso Internacional em Saúde a ser realizado no CIEC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, de 17 a 19 de julho de 2024. O tema de ancoragem do 11ºCIS é Capacitação, Consciencialização e Educação para Ganhos em Saúde desde a Infância, palavras-chave para devolver a cada indivíduo o poder de gerir, resgatar e promover a sua saúde e a dos outros. SUBMISSÃO DE RESUMOS: 30 de abril 2024
O Congresso Internacional em Saúde é um evento científico que reúne profissionais, estudantes e investigadores da área da Saúde, na sua globalidade. O congresso é organizado em parceria há muito firmada entre a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), na cidade de Ijuí, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil e o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho), em Braga, Portugal.
O evento teve início na UNIJUÍ em 2011 e realizou-se pela primeira vez na UMinho em 2018. Com regularidade anual, o evento ocorre de forma alternada entre estas duas instituições de ensino superior e investigação. Os temas subjacentes a cada edição têm procurado ser resposta às questões de saúde que emergem em cada momento da sua organização. Desde uma atividade de pós-graduação e intercâmbio de docentes, passando pelo enfrentamento da pandemia COVID-19 e seguindo para uma adaptação a novas formas de interagir e comunicar, o Congresso Internacional em Saúde tem vindo a fortalecer-se e a expandir a sua rede de participantes a cada ano e edição que passa. INSCRIÇÕES https://docs.google.com/forms/d/1jYmh_dls7XtoASvd9CK575gzyOJp8yqTgXbr2TUNOAM/viewform?edit_requested...organização Coordenação do 11.º CIS Zélia Caçador Anastácio (CIEC-UMinho) Coordenação Internacional
Graça Simões de Carvalho (CIEC-UMinho, Portugal)
Eliane Roseli Winkelmann UNIJUÍ, RS, Brasil)
CIEC Centro de Investigação em Estudos da Criança Instituto de Educação Universidade do Minho Campus de Gualtar, Braga, Portugal
GPS 41.559472, -8.399691 (+351) 253 60 12 12
Dúvidas: 11congresso.internacional.saude@gmail.com
17/07/2024 - 19/07/2024
11.º Congresso Internacional em Saúde
Instituto de Educação da Universidade do Minho
No presente ano de 2024 temos o 11º Congresso Internacional em Saúde a ser realizado no CIEC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, de 17 a 19 de julho de 2024. O tema de ancoragem do 11ºCIS é Capacitação, Consciencialização e Educação para Ganhos em Saúde desde a Infância, palavras-chave para devolver a cada indivíduo o poder de gerir, resgatar e promover a sua saúde e a dos outros. SUBMISSÃO DE RESUMOS: 30 de abril 2024
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segunda-feira, 08/07/2024
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 08 de julho de 2024 (segunda-feira), pelas 14h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia
Educativa, requeridas pela Mestre Érica Viviane Nogueira Miranda.
Título da tese: "Tecnologia na educação: Um estudo
da percepção docente sobre a educação a distância em um ambiente virtual de
aprendizagem".
Composição do júri:
Presidente:
Doutor José Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático do Departamento
de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da
Universidade do Minho.
Vogais:
Doutor
Bento Duarte da Silva, Professor Catedrático Aposentado do Departamento de Estudos
Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do
Minho (Orientador);
Doutora Maria Altina da Silva Ramos, Professora Auxiliar do Departamento de
Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da
Universidade do Minho;
Doutor José Alberto Lencastre Freitas Borges de Araújo, Professor Auxiliar
do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de
Educação da Universidade do Minho;
Doutora Ana Maria de Matos Ferreira Bastos, Professora Auxiliar do
Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais
da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
Doutora Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Professora Adjunta do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte,
Brasil.
Resumo: A forma de aprendizagem está mudando e a tecnologia é a
grande responsável por transformar a educação. Diante deste cenário propiciado
pelas recursos tecnológicos, destaca-se a Educação a Distância (EAD) que
revoluciona os processos de aprendizagem. Recentemente, na EaD os ambientes
virtuais de aprendizagem tornaram-se uma ferramenta essencial no auxílio do
processo cognitivo, do ensino e da aprendizagem. Dessa maneira, este novo
ambiente da EaD desafia o professor no desenvolvimento de novas habilidades,
pois a tecnologia que lhe ineerente é algo ainda a ser desmistificado para a
maioria dos professores O presente trabalho objetiva relatar as percepções
docentes sobre os recursos tecnológicos utilizados em um ambiente de
aprendizagem virtual, a partir do programa Rede e-Tec Brasil oferecido pelo
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá. Assim, no
referencial teórico buscou-se entender como o ensino online pode ser um
instrumento de grande relevância para o ensino. Já no campo empírico
utilizou-se a pesquisa mista, quanti-qualitativa, em que foi empregado a
ferramenta SPSS para realizar o tratamento dos dados. Temos ainda que ressaltar
o trabalho realizado com a pesquisa bibliográfica, a fim de aprofundar a
compreensão dos desafios docentes neste novo formato da EaD, também designado
de ensino online. A pesquisa empírica foi realizada com 21 docentes que atuaram
no programa para entender suas percepções sobre o ensino online. Compreendemos
que o estudo pode promover reflexões sobre a prática docente, auxiliando no
caminho para o aperfeiçoamento de metodologias inovadoras inerentes a melhor
apropriação de ferramentas na modalidade mais recente da educação digital da
EaD (EaD online). Ademais, ao permitir efetuar um diagnóstico do perfil
docente, possibilitou compreender que a grande maioria têm uma atuação bastante
longa no ensino presencial e consideram o ensino digital relevante no processo
de ensino. Dessa forma, desenvolver projetos que promovam a formação continuada
na carreira, no que tange ao ensino em plataformas virtuais contriburá de
maneira exponencial para o processo de formação integral do saber humano.
Palavras-Chave: Ambientes virtuais de aprendizagem; recursos tecnológicos e
metodologias.
Contactos: Doutoramento em Ciências da Educação Tel: +351 253 60 12 87 e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt
Conselho Pedagógico Tel: +351 253 601287 e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
segunda-feira, 08/07/2024
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 08 de julho de 2024 (segunda-feira), pelas 14h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia
Educativa, requeridas pela Mestre Érica Viviane Nogueira Miranda.
Título da tese: "Tecnologia na educação: Um estudo
da percepção docente sobre a educação a distância em um ambiente virtual de
aprendizagem".
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terça-feira, 21/05/2024
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 21 de maio de 2024, na Sala de Atos do IE, pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Infância, Cultura e Sociedade, requeridas pela Mestre Maria Helena Rodrigues Magalhães. Título da tese: "Ressonâncias do Acervo Literário Tradicional na Escrita para a Infância de António Torrado”.
Composição do Júri: Presidente: Doutor Nelson Manuel Viana da Silva Lima, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais: Doutor José António Brandão Soares Carvalho, Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutor Fernando José Fraga Azevedo, Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutora Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça, Professora Associada com Agregação do Departamento de Pedagogia e Educação da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora;
Doutora Sara Raquel Duarte Reis da Silva, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);
Doutora Dulce Helena Morgado Raimundo Melão, Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Linguagem da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu;
Doutora María del Carmen Ferreira Boo, Profesora Ayudante Doctora do Departamento de Didácticas Específicas y Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación da Universidade da Coruña, Espanha.
Resumo: Este estudo resulta de um conjunto de reflexões decorrentes da nossa atividade docente e investigativa e inscreve-se no âmbito do Doutoramento em Estudos da Criança, na área de especialidade Infância, Cultura e Sociedade. Trata-se de uma investigação de caráter monográfico que procede à recolha de dados documentais para posterior leitura crítica e análise interpretativa, semiótica, estilística e intertextual, com o intuito de evidenciar as ressonâncias do acervo literário tradicional na escrita para a infância, de António Torrado (Lisboa, 1939- 2021), e averiguar as potencialidades das suas reescritas de contos e romances tradicionais no desenvolvimento de uma competência literária. A partir da análise crítica da bibliografia passiva, criteriosamente selecionada, concebemos uma moldura teórica que serviu de suporte à análise da bibliografia ativa – um corpus textual que integra os três volumes da coleção Histórias Tradicionais Portuguesas Contadas de Novo (Torrado, 2002b, 2003, 2004). Esta coleção, recomendada pelo Júri dos Prémios Calouste Gulbenkian de Literatura para a Infância 1984-85, contém vinte e sete contos e dois romances/rimances tradicionais. A sua leitura e análise constitui uma oportunidade de mergulhar no universo narrativo da literatura tradicional e na singularidade do processo utilizado pelo autor na reescrita de textos tradicionais. Um olhar focado na análise dos textos não pode deixar de salientar a dimensão lúdica e fruitiva da palavra, que recupera, de forma aliciante e sedutora, uma parte do nosso património literário tradicional, valorizando o imaginário coletivo e aproximando-o do leitor infantil. Pautando-se pelo princípio da ficcionalidade e assumindo a condição de modelos de configuração ética de valores socioculturais, as reescritas de contos tradicionais de António Torrado promovem o desenvolvimento da imaginação, estimulam a capacidade simbólica da criança, contribuem para a formação do leitor crítico e para o desenvolvimento de uma competência literária. Consideramos esta pesquisa relevante para o campo epistemológico da Literatura para a Infância, um contributo para conceder maior visibilidade a um escritor de reconhecida qualidade literária, no âmbito da atual literatura portuguesa de potencial receção infantil, e um contributo para a expansão de uma educação literária e de competências de mediação leitora.
Palavras-chave: António Torrado; Educação Literária; Literatura para a Infância; Mediação Leitora; Reescrita de Contos Tradicionais.
Doutoramento em Estudos da Criança Tel: +351 253 60 13 92 e-mail: sec-dout-ec@ie.uminho.pt
Conselho Pedagógico Tel: +351 253 601287 e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
terça-feira, 21/05/2024
Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Infância, Cultura e Sociedade
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 21 de maio de 2024, na Sala de Atos do IE, pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Infância, Cultura e Sociedade, requeridas pela Mestre Maria Helena Rodrigues Magalhães. Título da tese: "Ressonâncias do Acervo Literário Tradicional na Escrita para a Infância de António Torrado”.
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segunda-feira, 13/05/2024
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 13 de maio de 2024 (segunda-feira), pelas 10h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação
em Línguas Estrangeiras, requeridas pela Mestre Bruna Isabel
Joaquim Plácido.
Título da tese: "O papel
do professor-investigador na promoção de uma pedagogia para a autonomia em
contexto universitário – um estudo de caso no ensino de francês como língua
estrangeira".
Composição do júri:
Presidente:
Doutor José Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático do Departamento
de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da
Universidade do Minho
Vogais:
Doutora Ana Isabel de Oliveira Andrade, Professora Catedrática do
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro;
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática
do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);
Doutora Maria Alfredo Ferreira Freitas Lopes Moreira, Professora Associada do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutor José Manuel Reis Jorge, Professor Coordenador Principal do Instituto
Superior de Educação e Ciências ISEC/Lisboa;
Doutor Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz, Professor Adjunto da Escola Superior
de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
Resumo: Mudar as práticas pedagógicas no
ensino superior exige uma postura reflexiva e investigativa face ao ensino e à
aprendizagem, o que requer mudanças nos modos de trabalho pedagógico através da
articulação entre ensino, investigação e desenvolvimento profissional docente. Trata-se de promover a indagação da pedagogia
como forma de transformar e avaliar as práticas, e de produzir e disseminar
conhecimento que contribua para o avanço da profissão, o que concorre para uma
valorização do estatuto do ensino através da reconfiguração da profissionalidade docente,
com implicações no papel dos estudantes enquanto
agentes da aprendizagem. Esta
abordagem, pouco usual no contexto português, esteve subjacente ao presente
estudo de caso, no qual se fez incidir a investigação sobre a prática
pedagógica para compreender o papel do professor-investigador na promoção de
uma pedagogia para a autonomia na educação em línguas. Os objetivos do estudo
foram os seguintes: (1) Conhecer as perceções dos estudantes acerca das suas
experiências anteriores e expetativas de aprendizagem da língua; (2) Analisar o
papel dos processos de autorregulação na aprendizagem da língua; (3)
Compreender os efeitos das atividades realizadas no desenvolvimento de
competências linguístico-comunicativas, na motivação e na autonomia dos estudantes;
(4) Caracterizar o trajeto de indagação pedagógica
realizado. Recorrendo-se a uma metodologia de investigação-ação, foi
desenvolvida uma experiência pedagógica em duas UC de Língua e Cultura
Francesas de um curso não conferente de grau em contexto universitário,
lecionadas pela professora-investigadora ao longo de dois semestres letivos.
Essas experiências visaram promover competências de autorregulação associadas
ao desenvolvimento de competências de comunicação, através de atividades
autênticas e do envolvimento dos estudantes em processos de reflexão,
iniciativa e tomada de decisão. A recolha de dados foi efetuada através do
inquérito por questionário e entrevista, da observação e notas de campo, de
instrumentos de autorregulação da aprendizagem e da análise
de prestações orais e escritas
dos estudantes. Os resultados do estudo indicam
que a abordagem seguida teve efeitos positivos na gestão dos processos de aprendizagem e no desenvolvimento de competências linguístico-comunicativas, assim
como na motivação e envolvimento dos estudantes. Embora referente a um contexto
particular, o estudo contribui para a compreensão do papel do professor
universitário como agente da indagação e transformação da pedagogia.
Palavras-Chave: educação em línguas, indagação da pedagogia, pedagogia para a
autonomia, pedagogia universitária.
Conselho Pedagógico Tel: +351 253 601287 e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
Doutoramento em Ciências da Educação Tel: +351 253 60 12 87 e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt
segunda-feira, 13/05/2024
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 13 de maio de 2024 (segunda-feira), pelas 10h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação
em Línguas Estrangeiras, requeridas pela Mestre Bruna Isabel
Joaquim Plácido.
Título da tese: "O papel
do professor-investigador na promoção de uma pedagogia para a autonomia em
contexto universitário – um estudo de caso no ensino de francês como língua
estrangeira".
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