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16/06/2025 - 20/06/2025    Instituto de Educação da Universidade do Minho
A Bienal de Educação, organizada pelo Instituto de Educação da UMinho, acontecerá de 16 a 20 de junho de 2025, em Braga, subordinada ao tema O Futuro é Educação. As Pessoas, a Vida e a Escola.
Poderão ser submetidos resumos para comunicações livres até ao próximo dia 15 de abril.
Num tempo de particular complexidade, como é hoje o nosso, a Educação e a sua relação com a Escola constituem matéria indispensável, nomeadamente ao nível da Academia à qual cumpre o estudo, a investigação e a reflexão essenciais como suporte de políticas públicas a promover com vista aos imensos desafios de futuro, sempre na consciência de que para problemas complexos, como são hoje os da Educação e da Escola, não existem soluções simples.

Junte-se a nós para pensar de forma mais ampla, integrada e participativa.

Este evento, organizado pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, pretende ser um evento académico que procura refletir sobre as questões essenciais colocadas pela Educação e pela Escola, hoje e no futuro. Com esta iniciativa pretende-se criar um espaço de partilha de experiências, contribuindo para uma discussão académica e produção do conhecimento, centrada na ideia de inovação, não recusando a análise crítica dos modelos e métodos em vigor, e seus efeitos quer pessoais, quer sociais.

Toda a informação poderá ser consultada
AQUI.
Reconhecendo a pertinência deste evento, esperamos poder contar com toda a comunidade - professores, investigadores, estudantes, membros da sociedade civil, profissionais na área da educação - nesta que será a primeira edição da Bienal de Educação 2025.

Mais informações podem ser encontradas
AQUI.

Instituto de Educação
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga, Portugal
(+351) 253604240 / 253601200
bienaleducacao@ie.uminho.pt
 
16/06/2025 - 20/06/2025
Bienal de Educação 2025
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Instituto de Educação da Universidade do Minho
A Bienal de Educação, organizada pelo Instituto de Educação da UMinho, acontecerá de 16 a 20 de junho de 2025, em Braga, subordinada ao tema O Futuro é Educação. As Pessoas, a Vida e a Escola.
Poderão ser submetidos resumos para comunicações livres até ao próximo dia 15 de abril.

 
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quinta-feira, 29/05/2025    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 29 de maio de 2025 (quinta-feira), pelas 14:30h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pelo Mestre Renier Cavalcanti Dantas.
Título da tese: "Os Conteúdos da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio Integrado no IFRN: Contributos para uma Organização e Sistematização Curricular”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais:

Doutora Ana Maria Carneiro Costa e Silva, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor Carlos Manuel Ribeiro da Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientador);

Doutora Diana Isabel de Araújo Mesquita, Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa;

Doutora Eva Maria Lopes Fernandes, Investigadora Doutorada de Nível Inicial do Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor Antonino Manuel D`Almeida Pereira, Professor Coordenador com Agregação do Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu;

Doutora Martha Maria Prata Linhares, Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.

Resumo:
Os desafios enfrentados pelas escolas são diversos devido à presença de vários grupos sociais e culturais com necessidades únicas. Nesse contexto, a Educação Física é considerada um componente obrigatório e fundamental para a educação holística dos estudantes. No entanto, ela enfrenta dificuldades na sistematização e é frequentemente influenciada por conceitos orientados para o esporte e metodologias tradicionais. Além disso, o desafio institucional resultante da expansão da Rede Federal de Educação Técnica e Superior, no Brasil, tem proporcionado a democratização do acesso à educação pública, mas também requer soluções adequadas para públicos diversos e projetos educacionais contínuos, incluindo a atenção especial à Educação de Jovens e Adultos implementada pelo PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. A pesquisa intitulada "Os Conteúdos da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio Integrado no IFRN: Contributos para uma Organização e Sistematização Curricular" surgiu nesse contexto e foi submetida ao Instituto de Educação da Universidade do Minho para obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação, na especialização em Desenvolvimento Curricular. O objetivo geral da pesquisa é o de entender o seguinte: 1) analisar os conteúdos da disciplina de Educação Física no Ensino Médio Integrado na modalidade EJA no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, com ênfase na Cultura do Movimento Corporal; 2) investigar os critérios para a organização dos conteúdos na modalidade EJA, sob a perspectiva dos professores e alunos; e 3) examinar a proposta de organização dos conteúdos da disciplina de Educação Física para a EJA. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa selecionou três campi que oferecem atualmente cursos técnicos de nível médio na modalidade EJA: Campus Santa Cruz, Campus Natal-Zona Norte e Campus Ipanguaçu. O estudo envolveu a realização de questionários com cento e trinta e nove (139) alunos do sexo masculino e feminino, entrevistas com três (3) professores e análise documental do PTDEN – Proposta de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio de Educação Física. Essa estratégia de pesquisa emprega uma metodologia de estudo de caso dentro dos paradigmas de pesquisa qualitativa e quantitativa para buscar uma compreensão abrangente do fenômeno relevante e possibilitar uma análise minuciosa e rigorosa dos dados obtidos. Apesar dos desafios enfrentados, o estudo proporcionou uma experiência valiosa que permitiu aos estudantes e professores do PROEJA interagirem e compartilharem diversos conhecimentos relacionados aos conteúdos da Cultura do Movimento Corporal. Tornou-se evidente que o conteúdo dos livros didáticos de Educação Física precisa ser modificado para acomodar os procedimentos didático-pedagógicos usados nos cursos técnicos de nível médio ministrados na modalidade EJA.


Palavras-chave:
Conteúdo, Currículo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Física.
Contactos:
Doutoramento em Ciências da Educação
Tel: +351 253 60 12 87
e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
 
quinta-feira, 29/05/2025
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular
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Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 29 de maio de 2025 (quinta-feira), pelas 14:30h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pelo Mestre Renier Cavalcanti Dantas.
Título da tese: "Os Conteúdos da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio Integrado no IFRN: Contributos para uma Organização e Sistematização Curricular”.

 
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quinta-feira, 08/05/2025    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 8 de maio 2025, às 14h30, na sala 0.13 do IE, as provas de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, requeridas por Filipe Alberto Peixoto Lima.
Título do Relatório de Estágio: "Resolução de problemas de Programação Linear com o uso do GeoGebra no 10º ano do ensino profissional.".
Composição do Júri:
Presidente: Doutor Floriano Augusto Veiga Viseu, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais: Doutor Pedro Manuel Baptista Palhares, Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador);

Doutora Maria Alexandra Oliveira Gomes, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor José Joaquim Martins Oliveira, Professor Auxiliar da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

Resumo do Relatório de Estágio: O presente estudo incide na resolução de problemas de Programação Linear com o uso do GeoGebra, e resulta de uma intervenção pedagógica com alunos de uma turma do 10.º ano do ensino profissional do curso de Mecatrónica, durante a lecionação do módulo Programação Linear. Este estudo teve como questão principal compreender as dificuldades sentidas pelos alunos durante a intervenção pedagógica e como utilizam o GeoGebra enquanto trabalham em pares. Desta forma, foram formuladas três questões de investigação: (1) Como é que os alunos utilizam o GeoGebra na resolução de problemas de Programação Linear?; (2) Quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos na aprendizagem da Programação Linear durante a construção e resolução dos problemas?; e (3) Quais as vantagens e desvantagens de resolver problemas de Programação Linear em trabalho de pares?.
Para conseguir dar resposta a estas questões foram utilizados diferentes instrumentos de recolha de dados: através da observação das interações dos alunos, da gravação de áudios e vídeos, das produções dos alunos, da aplicação de dois questionários, um inicial e outro final, e uma entrevista a cada grupo.
Os resultados indicam que a utilização do GeoGebra contribuiu significativamente para a compreensão dos conceitos da Programação Linear, promovendo uma melhor associação entre as representações algébrica e gráfica. Os alunos utilizaram esta ferramenta para representar as restrições, a interseção das retas para a construção da região admissível e a visualização dos vértices do polígono. As principais dificuldades durante a resolução dos problemas residiram na matematização, ou seja, na tradução correta do modelo Real para o modelo Matemático, principalmente na identificação correta das variáveis, da função objetivo e das restrições, bem como na utilização de terminologia rigorosa e adequada.
Além disso, verificou-se que o trabalho de pares foi extremamente benéfico, favorecendo a troca de ideias, a motivação dos alunos, a colaboração entre eles, o desenvolvimento do pensamento crítico e uma melhor compreensão dos conceitos. Para atenuar as desvantagens é necessária uma orientação por parte do professor para a criação destes pares. Este estudo reforça a importância da integração de tecnologias e metodologias colaborativas no ensino da Matemática, destacando-se como uma abordagem promissora para a aprendizagem da Programação Linear no ensino profissional.

Palavras-chave: Ensino profissional; GeoGebra; programação linear; resolução de problemas; trabalho de pares.
Mestrados em Ensino
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
 
quinta-feira, 08/05/2025
Provas de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
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Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 8 de maio 2025, às 14h30, na sala 0.13 do IE, as provas de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, requeridas por Filipe Alberto Peixoto Lima.
Título do Relatório de Estágio: "Resolução de problemas de Programação Linear com o uso do GeoGebra no 10º ano do ensino profissional.".

 
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quinta-feira, 24/04/2025    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 24 de abril 2025, às 15h00, na sala 0.13 do IE, as provas de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, requeridas por Joana Oliveira de Castro Nunes.
Título do Relatório de Estágio: “A utilização da metodologia Inquiry 5E no Ensino da Biologia: uma abordagem centrada no tema Evolução Biológica do 11.º ano de escolaridade.”.
Composição do Júri:
Presidente: Doutor José Luís de Jesus Coelho da Silva, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais: Doutora Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Ana Cristina Gomes Cunha, Professora Auxiliar da Escola de Ciências da Universidade do Minho;

Doutor Luís Dourado Pereira Gonzaga, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador).

Resumo do Relatório de Estágio: As atuais perspetivas para o ensino das Ciências destacam a importância de promover a participação ativa e o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. Nesse contexto, emerge a metodologia Inquiry 5E como uma estratégia inovadora, estruturada em cinco etapas – Engage, Explore, Explain, Elaborate e Evaluate que estimulam a curiosidade natural dos alunos e promovem a construção ativa do conhecimento.
A intervenção pedagógica, descrita no presente relatório de estágio, incidiu na lecionação do tema Evolução Biológica na disciplina de Biologia e Geologia no 11.º ano de escolaridade, no contexto do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Envolveu uma turma constituída por 19 alunos que exploraram três atividades de aprendizagem. A investigação associada à intervenção pedagógica, descrita neste relatório, teve como principal objetivo avaliar o impacto da utilização da metodologia Inquiry 5E na aprendizagem da temática científica. Desse modo, foi desenvolvido um questionário de conhecimentos, aplicado no início e no fim da intervenção. A comparação das respostas entre os dois momentos permitiu concluir que ocorreu uma evolução do conhecimento substantivo dos alunos, tendo-se corrigido conceções alternativas e promovido a (re)construção do conhecimento científico acerca das Evidências da Evolução, das Teorias Evolutivas e dos Fatores de Microevolução.
Foi ainda desenvolvido um questionário de opinião, aplicado também no final da intervenção, com o objetivo de: a) averiguar as opiniões dos alunos relativamente à operacionalização da metodologia Inquiry 5E; b) identificar vantagens educativas da operacionalização da metodologia Inquiry 5E; c) identificar fatores de constrangimento à operacionalização da metodologia Inquiry 5E. Os resultados desta investigação sugerem que a intervenção pedagógica teve um impacto positivo no desenvolvimento de competências transversais nos alunos, na sua motivação e na promoção da sua aprendizagem. A metodologia foi, no geral, bem recebida pelos alunos, que parecem considerá-la uma estratégia eficaz, dinâmica, interessante e inovadora, não tendo apontado constrangimentos graves que pudessem comprometer a perceção globalmente positiva da intervenção. Estes dados foram corroborados por breves questionários que os alunos realizaram após cada atividade de aprendizagem.

Palavras-chave: Biologia; Educação em Ciências; Evolução Biológica; Inquiry 5E.
Mestrados em Ensino
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
 
quinta-feira, 24/04/2025
Provas de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
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Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 24 de abril 2025, às 15h00, na sala 0.13 do IE, as provas de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, requeridas por Joana Oliveira de Castro Nunes.
Título do Relatório de Estágio: “A utilização da metodologia Inquiry 5E no Ensino da Biologia: uma abordagem centrada no tema Evolução Biológica do 11.º ano de escolaridade.”.

 
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terça-feira, 22/04/2025    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 22 de abril de 2025 (terça-feira), pelas 14:30h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação em Ciências, requeridas pela Mestre Luísa Maria dos Santos Carvalho.
Título da tese: "Educação para a ecoética: das conceções às necessidades formativas de professores de Biologia e Geologia”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais:

Doutor Pedro Guilherme Rocha dos Reis, Professor Catedrático do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa;

Doutor José Alberto Gomes Precioso, Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Associada do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor Luís Gonzaga Pereira Dourado, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientador);

Doutora María Esther Cascarosa Salillas, Profesora Titular do Departamento de Didácticas Específicas da Facultad de Educación da Universidad de Zaragoza (Espanha).

Resumo:
A ecoética estuda a relação moral dos seres humanos com o ambiente e corresponde a uma reflexão racional sobre qual deve ser essa relação. A educação para a ecoética pressupõe uma reflexão sobre como viver, como fazer escolhas ambientais e como pensar nas consequências das atividades humanas. Professores que educam para a ecoética têm a possibilidade de formar cidadãos reflexivos, críticos e dinâmicos, que se sintam parte integrante do ambiente e que sejam capazes de avaliar argumentos sobre a melhor forma de agir em relação ao mesmo. Para promover esta reflexão, os professores devem estar aptos a lecionar assuntos relacionados com ecoética nas suas disciplinas, necessitando de ter, para isso, uma formação adequada neste domínio. Deste modo, considerou-se pertinente investigar se os professores de Biologia e Geologia, que lecionam no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, estão, ou não, predispostos e preparados para lecionar assuntos relacionados com ecoética. Para esse efeito, foi realizado um estudo com professores de Biologia e Geologia, em exercício de funções, a lecionar em Escolas/Agrupamentos de Escolas públicos de Portugal continental. Para recolher os dados, foi elaborado um questionário, destinado ao público-alvo mencionado, ao qual responderam 293 professores. Com o intuito de aprofundar os resultados obtidos com a aplicação do referido questionário, foram realizadas, também, entrevistas a 10 professores com as mesmas caraterísticas. Os resultados obtidos sugerem que, embora estes professores, na generalidade, pareçam considerar como relevantes vários problemas ambientais atuais, a sua maioria tem um conhecimento pouco aprofundado sobre o conceito de ecoética. Além disso, ainda que a maioria dos professores considere que aborda problemas ambientais em perspetiva ética nas aulas, admitem, de modo geral, que a ecoética é pouco enfatizada nos cursos de formação inicial e contínua de professores de Biologia e Geologia. Consideram, ainda, que os alunos terminam os estudos com formação insuficiente para o exercício de uma cidadania ambientalmente responsável, sugerindo alterações ao nível dos documentos curriculares e da formação inicial e contínua de professores para colmatar esta lacuna e reforçar a inclusão destes assuntos. Estes resultados podem contribuir para a melhoria da formação de professores de Biologia e Geologia, em assuntos relacionados com ecoética, para que estes possam, de forma indireta, dar o seu contributo para a resolução dos problemas ambientais.


Palavras-chave:
conceções sobre ecoética; necessidades formativas em ecoética; opiniões sobre educação para a ecoética; professores de Biologia e Geologia; representações de práticas no ensino de ecoética
Contactos:
Doutoramento em Ciências da Educação
Tel: +351 253 60 12 87
e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
 
terça-feira, 22/04/2025
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação em Ciências
Logo IE
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 22 de abril de 2025 (terça-feira), pelas 14:30h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação em Ciências, requeridas pela Mestre Luísa Maria dos Santos Carvalho.
Título da tese: "Educação para a ecoética: das conceções às necessidades formativas de professores de Biologia e Geologia”.

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