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terça-feira, 01/10/2024    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 01 de outubro de 2024 (terça-feira), pelas 14:30h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português, requeridas pelo Mestre Abel Vidente Luemba.

Título da tese:
"Configurações e Operacionalização de Atividades de Escrita em Aulas de Português Língua Materna num Contexto Multilingue Angolano: o caso de Cabinda ".
Composição do júri:

Presidente:

Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutor José António Brandão Soares de Carvalho, Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Íris Susana Pires Pereira, Professora Associada do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor António Carvalho Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientador);

Doutora Maria Madalena Teles de Vasconcelos Leite Dias Ferreira e Teixeira, Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro;

Doutora Maria Adelina Ferreira Castelo, Professora Auxiliar do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta.

Resumo:
A escrita é uma competência, hoje, exigida a todos os falantes de uma língua que se queiram integrar a diferentes níveis numa comunidade. E é a escola, além de outras instituições, que tem a missão de fazer adquirir saberes que permitem ao aluno exprimir-se por meio da escrita. Assim, este estudo pretende analisar como está configurada e como é operacionalizada a atividade de escrita nas aulas de Português Língua Materna num contexto multilingue, no caso particular de Cabinda, com alunos da 9.ª Classe do 1.º Ciclo do Ensino Secundário. Este é um estudo de natureza qualitativa que, para a recolha de informações, se baseou na verificação das configurações dos normativos Programa de Língua Portuguesa do 1.º Ciclo do Ensino Secundário e do Manual do Aluno de Língua Portuguesa – 9.ª Classe, aplicando ainda uma ficha sociolinguística e análises de narrativas – ‘estórias’ ou episódios para a produção escrita. Os resultados obtidos, tratados com a técnica de análise de conteúdo, indicam que os alunos de zonas urbanas usam apenas o Português em casa, na escola, fora da escola e que esta é a única língua usada para comunicar noutros ambientes. Os dados também demonstram, por um lado, a existência de desencontros nas orientações presentes nos normativos e, por outro, que a coesão textual, a pontuação e as marcas da sequência textual (narrativa) são os principais elementos com implicações na produção escrita dos escreventes.

Palavras-Chave:
Atividades de Escrita; Configurações da Escrita; Multilinguismo; Português Língua Materna.
Contactos:
Doutoramento em Ciências da Educação
Tel: +351 253 60 12 87
e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
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terça-feira, 01/10/2024
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português
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Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 01 de outubro de 2024 (terça-feira), pelas 14:30h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português, requeridas pelo Mestre Abel Vidente Luemba.

Título da tese:
"Configurações e Operacionalização de Atividades de Escrita em Aulas de Português Língua Materna num Contexto Multilingue Angolano: o caso de Cabinda ".

 
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segunda-feira, 30/09/2024    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 30 de setembro de 2024 (segunda-feira), pelas 14:30h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa, requeridas pela Mestre Maria Benildes Uchôa de Araújo.

Título da tese:
"PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL (Padin): perspectivas e desafios para uma política de inclusão na educação infantil na zona rural do Estado do Ceará/Brasil".
Composição do júri:

Presidente:

Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutor Fernando Ilídio Silva Ferreira, Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor Manuel António Ferreira da Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação do instituto de educação da Universidade do Minho;

Doutora Maria Emília Pinto Vilarinho Rodrigues Barros Zão, Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutora Sandra Marlene Mendes Barra, Professor Convidado equiparado a Prof. Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Maria João Cardona Correia Antunes, Professora Coordenadora com agregação do Departamento de Educação e Currículo da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém;

Doutora Lenira Haddad, Professora Titular Aposentada da Universidade Federal de Alagoas.

Resumo:
A visitação domiciliar é uma metodologia bastante difundida e com resultados positivos, especialmente, nas políticas de atenção básica da saúde e da assistência social. Na educação, essa metodologia foi introduzida sob a influência de organismos multilaterais, nos países subdesenvolvidos, amparados por estudos científicos que defendem a promoção do desenvolvimento infantil como um potente investimento de combate à pobreza e a melhoria do desempenho acadêmico das crianças. Militantes da educação infantil manifestam forte resistência na adoção desses programas alegando de ser um caminho para a desresponsabilização e precarização da oferta da educação infantil, por parte dos governos. Buscando compreender como essa metodologia pode apontar elementos que colaborem para a diminuição do impacto da ausência de creche na zona rural, esse estudo se propõe a investigar a implementação e execução do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin), buscando compreender, por meio do estudo de caso, quais movimentos, benefícios e desafios o programa trouxe para as famílias atendidas, comunidade e para a gestão municipal. A investigação se propôs refletir sobre os interesses das organizações multilaterais em financiar programas com esse desenho metodológico. O estudo sobre a histórica da Política de Educação Infantil no Brasil e os enormes desafios quando se trata da garantia do direito à educação as crianças que se encontram em situação de exclusão do sistema educacional. O resultado da pesquisa de campo realizada, alinhada ao estudo bibliográfico, apontou a necessidade e a possibilidade de integração do Padin à Política de Educação Infantil implementada no Ceará com forte capacidade de promover mais equidade e qualidade no atendimento às crianças não contempladas com as creches.


Palavras-Chave:
Criança, Educação, Exclusão, Integração
Contactos:

Doutoramento em Ciências da Educação
Tel: +351 253 60 12 87
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segunda-feira, 30/09/2024
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa
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Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 30 de setembro de 2024 (segunda-feira), pelas 14:30h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa, requeridas pela Mestre Maria Benildes Uchôa de Araújo.

Título da tese:
"PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL (Padin): perspectivas e desafios para uma política de inclusão na educação infantil na zona rural do Estado do Ceará/Brasil".

 
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sexta-feira, 20/09/2024    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 20 de setembro de 2024 (sexta-feira), pelas 14:30h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica, requeridas pelo Mestre Fernando Rogério Manuel Ngio.

Título da tese:
" Potencialidades da formação para a cocriação de um Guia de Ação para o Estágio Pedagógico: um estudo com professores acompanhantes de Escolas de Magistério em Malanje, Angola ".
Composição do júri:

Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais:

Doutora Maria Helena Ribeiro dos Santos Silva, Professora Associada do Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

Doutora Ana Alexandra Valente Rodrigues, Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro;

Doutor Luís Gonzaga Pereira Dourado, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutor José Luís de Jesus Coelho da Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo:
É cada vez mais evidente que muitos professores acompanhantes do estágio pedagógico nas Escolas de Magistério em Angola encontram enormes dificuldades em supervisionar o estágio pedagógico, por falta de formação em supervisão pedagógica. Deste modo, este estudo visa analisar quais são as potencialidades de uma ação de formação em supervisão pedagógica baseada no contexto, para a cocriação pelos professores coordenadores e professores acompanhantes de Escolas de Magistério de um Guia de Ação para o Estágio Pedagógico. A investigação-ação iniciou com uma análise documental da legislação nacional do Ministério de Educação de Angola e dos documentos estruturantes dos Gabinetes Provinciais de Educação e do estágio pedagógico das Escolas de Formação de Professores. Com base nesses resultados realizou-se uma entrevista a um representante do Departamento de Inspeção e Supervisão do Gabinete Provincial de Educação de Malanje, a professores coordenadores de estágios pedagógicos das escolas de Magistério em Malanje (n=3), professores acompanhantes de estágio (PA) (n=13), e professores tutores (PT) (n=15) das escolas de aplicação. Nesta fase, foi ainda aplicado um questionário a uma amostra aleatória de estagiários de três Magistérios de Malanje (n=120). Com base nestes resultados implementou-se uma ação de formação para cocriar um Guia de Ação Para o Estágio, que envolveu os PA (n=13) que participaram no estudo dois e três coordenadores de estágios pedagógicos. Os dados foram recolhidos através da observação participante com elaboração de diários de bordo e uma entrevista de grupo focal aos formandos. Os resultados mostraram que a supervisão do estágio pedagógico nestes Magistérios enfrenta algumas dificuldades e desafios relacionados com a falta de formação em supervisão pedagógica dos professores coordenadores e PA; a seleção aleatória de professores para a supervisão de estágio; o elevado número de estagiários por PA; falta de acompanhamento regular do estagiário; ausência de colaboração entre os PA e PT. A ação de formação em supervisão pedagógica teve resultados positivos na elaboração de um Guia de Ação para o Estágio Pedagógico mais em consonância com as teorias atuais. Estes resultados terão implicações na melhoria das práticas de supervisão dos estágios e poderão inspirar as políticas locais e nacionais relacionadas.


Palavras-Chave:
Angola; Estágios Pedagógicos; Formação Contínua; Professores Acompanhantes de Estágio; Supervisão Pedagógica
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sexta-feira, 20/09/2024
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica
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Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 20 de setembro de 2024 (sexta-feira), pelas 14:30h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica, requeridas pelo Mestre Fernando Rogério Manuel Ngio.

Título da tese:
" Potencialidades da formação para a cocriação de um Guia de Ação para o Estágio Pedagógico: um estudo com professores acompanhantes de Escolas de Magistério em Malanje, Angola ".

 
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terça-feira, 17/09/2024    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 17 de setembro de 2024 (terça-feira), pelas 14:30h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português, requeridas pela Licenciada Mayara Priscila Reis da Costa.
Título da tese:
" Promoção do Bilinguismo na Educação Infantil: uma proposta de formação continuada para professores de crianças indígenas em escolas urbanas da Amazônia brasileira".
Composição do júri:

Presidente:

Doutor José Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:

Doutora Ana Isabel de Oliveira Andrade, Professora Catedrática do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro;

Doutora Íris Susana Pires Pereira, Professora Associada do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutora Maria Alfredo Ferreira Freitas Lopes Moreira, Professora Associada do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Maria Cristina Cristo Parente, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Chantal Victoria Medaets, Professora Doutora do Departamento de Ciências Sociais na Educação da Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Resumo:
Esta tese apresenta a delimitação dos conhecimentos de base da docência sobre como promover o bilinguismo infantil de crianças indígenas matriculadas nas escolas urbanas da Amazônia brasileira. Para o efeito, foi desenhado um curso teórico de formação continuada para professores da educação infantil que atuam em contextos escolares urbanos linguísticos e culturais diversificados. A implementação do modelo de formação ocorreu durante oito semanas, envolvendo nove professoras de um desses contextos (Oiapoque, Amapá, Brasil). Trata-se de um estudo de caso exploratório, que começa descrevendo o cenário da diversidade indígena brasileira e os dispositivos curriculares para a sua promoção nas escolas urbanas. Depois, discute concepções centrais sobre o processo de aquisição e desenvolvimento de uma língua (não) materna, problematizando o caso das crianças indígenas que vivem em dois ambientes linguísticos diferentes, o de casa e o da escola urbana, com a finalidade de apresentar o Método Linguistically Appropriate Practice (LAP), de Roma Chumak-Horbatsch, como abordagem pedagógica para promoção do seu bilinguismo (emergente) na educação infantil. Sistematizam-se, em seguida, os fundamentos e os elementos de uma formação continuada, com enfoque no conhecimento de base para a docência proposto por Lee S. Shulman e na reflexão como motor de aprendizagem em Donald A. Shön e Cristopher Day, bem como se apresenta o cenário político da formação docente no Brasil. A análise de conteúdo dos dados coletados permitiu constatar a construção de conhecimento das participantes em todas as dimensões categorizadas por Shulman, assim como a valorização da reflexão e de outras condições metodológicas nesse aprendizado. A discussão dos resultados permite concluir a potencial adequação dos conteúdos e dos procedimentos adotados no modelo de formação, o qual se oferece como estratégia de desenvolvimento profissional de professores que atuam nos contextos identificados. Finaliza com a identificação das limitações, implicações e propostas de trabalho futuro. A tese encontra-se enquadrada na temática da formação de professores, particularmente na dimensão do conhecimento profissional, conforme estipulado pelas políticas de formação docente no contexto brasileiro.


Palavras-Chave:
Bilinguismo; Criança Indígena; Escola Urbana; Educação Infantil; Formação de
Professores.
Contactos:

Doutoramento em Ciências da Educação
Tel: +351 253 60 12 87
e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
 
terça-feira, 17/09/2024
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português
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Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 17 de setembro de 2024 (terça-feira), pelas 14:30h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português, requeridas pela Licenciada Mayara Priscila Reis da Costa.
Título da tese:
" Promoção do Bilinguismo na Educação Infantil: uma proposta de formação continuada para professores de crianças indígenas em escolas urbanas da Amazônia brasileira".

 
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04/09/2024 - 06/09/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Universidade do Minho (UMinho) realizarão a 3.ª edição do Congresso Internacional de Ensino (CONIEN) entre os dias 4 e 6 de setembro de 2024, na UMinho – Campus de Gualtar, Braga, Portugal.
O CONIEN é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, que oferta os cursos de mestrado e doutorado profissionais na Área de Ensino. As edições anteriores foram realizadas nos anos de 2017 e 2019, no Campus da UENP de Cornélio Procópio (Paraná, Brasil), em parceria com o Instituto de Educação da UMinho.
Em 2024 a UENP e a UMinho novamente unirão forças para a realização de mais uma edição do evento, a primeira fora do Brasil.
Por isso, as referidas Instituições convidam investigadores, professores e toda a comunidade académica para o III CONIEN, um evento organizado para discutir, problematizar e divulgar pesquisas sobre a docência.

O objetivo será promover interlocuções entre a academia e o contexto profissional da docência, cujas necessidades didático-pedagógicas enfrentam constantes transformações, a fim de contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, nos diferentes níveis educacionais, mediante a partilha de experiências de ensino, pesquisa e extensão. O evento será destinado a professores, estudantes de cursos de licenciatura, mestrado, doutorado e pós-doutorado interessados em temáticas de pesquisa relacionadas à formação e à prática docente.

O III CONIEN será realizado no formato híbrido e organizado a partir de cinco eixos que fundamentam a temática “Pesquisas na Área de Ensino – impactos, cooperações e visibilidade”, tendo o intuito de evidenciar a riqueza e a diversidade de investigações que promovem parcerias entre o universo académico e o cotidiano escolar/universitário, gerando resultados positivos que necessitam ser conhecidos, revistos e replicados.

PROGRAMA - https://eventos.uenp.edu.br/conien/iii-conien/programacao/

PRAZOS/INSCRIÇÕES
Submissões
  • Prazo para a submissão de artigos: até 31 de março de 2024.
  • Os artigos aprovados e apresentados no III CONIEN serão publicados em um número especial da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE) ISSN 2526-9542.
  • As normas, os procedimentos de submissão e os critérios de avaliação dos manuscritos encontram-se disponíveis em seção própria da revista (https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe). Será necessário que os autores se cadastrem no periódico e procedam com os passos de submissão. Maiores informações serão divulgadas em circular específica.
Inscrições
  • Valor de inscrições antecipadas (até 30 de junho/2024): 40€
  • Valor após 1 de julho/2024: 70€
  • Obs.: no caso de artigos em coautoria, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento;
  • O recolhimento da taxa de inscrição será operacionalizado via sistema de pagamento da UMinho, disponível no link: http://store.uminho.pt/pt/conien
Clique aqui para se inscrever no III CONIEN – Braga (PT) 2024.
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Campus de Gualtar - Braga
Portugal
+351253604240
e-mail: conien@uenp.edu.br
 
04/09/2024 - 06/09/2024
Congresso Internacional de Ensino - Pesquisas na área de Ensino. Impactos, Cooperações e Visibilidade
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Instituto de Educação da Universidade do Minho
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Universidade do Minho (UMinho) realizarão a 3.ª edição do Congresso Internacional de Ensino (CONIEN) entre os dias 4 e 6 de setembro de 2024, na UMinho – Campus de Gualtar, Braga, Portugal.
O CONIEN é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, que oferta os cursos de mestrado e doutorado profissionais na Área de Ensino. As edições anteriores foram realizadas nos anos de 2017 e 2019, no Campus da UENP de Cornélio Procópio (Paraná, Brasil), em parceria com o Instituto de Educação da UMinho.

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