terça-feira, 01/10/2024
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 01 de outubro de 2024 (terça-feira), pelas 14:30h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias
e Ensino do Português, requeridas pelo Mestre Abel Vidente Luemba.
Título da tese: "Configurações e Operacionalização
de Atividades de Escrita em Aulas de Português Língua Materna num Contexto
Multilingue Angolano: o caso de Cabinda ".
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais:
Doutor José António Brandão Soares de Carvalho, Professor Associado com
Agregação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e
Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutora Íris Susana Pires Pereira, Professora Associada do Departamento de
Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação
da Universidade do Minho;
Doutor António Carvalho Silva, Professor Auxiliar do Departamento de
Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação
da Universidade do Minho (orientador);
Doutora Maria Madalena Teles de Vasconcelos Leite Dias Ferreira e Teixeira,
Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Educação e Psicologia da
Universidade de Aveiro;
Doutora Maria Adelina Ferreira Castelo, Professora Auxiliar do Departamento
de Humanidades da Universidade Aberta.
Resumo: A escrita é uma competência, hoje, exigida a todos os
falantes de uma língua que se queiram integrar a diferentes níveis numa
comunidade. E é a escola, além de outras instituições, que tem a missão de
fazer adquirir saberes que permitem ao aluno exprimir-se por meio da escrita.
Assim, este estudo pretende analisar como está configurada e como é
operacionalizada a atividade de escrita nas aulas de Português Língua Materna
num contexto multilingue, no caso particular de Cabinda, com alunos da 9.ª
Classe do 1.º Ciclo do Ensino Secundário. Este é um estudo de natureza
qualitativa que, para a recolha de informações, se baseou na verificação das
configurações dos normativos Programa de Língua Portuguesa do 1.º Ciclo do
Ensino Secundário e do Manual do Aluno de Língua Portuguesa – 9.ª Classe,
aplicando ainda uma ficha sociolinguística e análises de narrativas –
‘estórias’ ou episódios para a produção escrita. Os resultados obtidos,
tratados com a técnica de análise de conteúdo, indicam que os alunos de zonas
urbanas usam apenas o Português em casa, na escola, fora da escola e que esta é
a única língua usada para comunicar noutros ambientes. Os dados também
demonstram, por um lado, a existência de desencontros nas orientações presentes
nos normativos e, por outro, que a coesão textual, a pontuação e as marcas da
sequência textual (narrativa) são os principais elementos com implicações na
produção escrita dos escreventes.
Palavras-Chave: Atividades de Escrita; Configurações da Escrita; Multilinguismo;
Português Língua Materna.
Contactos: Doutoramento em Ciências da Educação Tel: +351 253 60 12 87 e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt
Conselho Pedagógico Tel: +351 253 601287 e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
terça-feira, 01/10/2024
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 01 de outubro de 2024 (terça-feira), pelas 14:30h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias
e Ensino do Português, requeridas pelo Mestre Abel Vidente Luemba.
Título da tese: "Configurações e Operacionalização
de Atividades de Escrita em Aulas de Português Língua Materna num Contexto
Multilingue Angolano: o caso de Cabinda ".
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segunda-feira, 30/09/2024
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 30 de setembro de 2024 (segunda-feira), pelas 14:30h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Sociologia
da Educação e Política Educativa, requeridas pela Mestre Maria
Benildes Uchôa de Araújo.
Título da tese: "PROGRAMA DE APOIO AO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL (Padin): perspectivas e desafios para uma política de
inclusão na educação infantil na zona rural do Estado do Ceará/Brasil".
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais:
Doutor
Fernando Ilídio Silva Ferreira, Professor Associado do Departamento de Ciências
Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutor Manuel António Ferreira da Silva, Professor Auxiliar do Departamento
de Ciências Sociais da Educação do instituto de educação da Universidade do
Minho;
Doutora Maria Emília Pinto Vilarinho Rodrigues Barros Zão, Professora
Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de
Educação da Universidade do Minho (orientadora);
Doutora Sandra Marlene Mendes Barra, Professor Convidado equiparado a Prof.
Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de
Educação da Universidade do Minho;
Doutora Maria João Cardona Correia Antunes, Professora Coordenadora com
agregação do Departamento de Educação e Currículo da Escola Superior de
Educação do Instituto Politécnico de Santarém;
Doutora Lenira Haddad, Professora Titular Aposentada da Universidade
Federal de Alagoas.
Resumo: A visitação domiciliar é uma metodologia bastante difundida
e com resultados positivos, especialmente, nas políticas de atenção básica da
saúde e da assistência social. Na educação, essa metodologia foi introduzida
sob a influência de organismos multilaterais, nos países subdesenvolvidos,
amparados por estudos científicos que defendem a promoção do desenvolvimento
infantil como um potente investimento de combate à pobreza e a melhoria do
desempenho acadêmico das crianças. Militantes da educação infantil manifestam
forte resistência na adoção desses programas alegando de ser um caminho para a
desresponsabilização e precarização da oferta da educação infantil, por parte
dos governos. Buscando compreender como essa metodologia pode apontar elementos
que colaborem para a diminuição do impacto da ausência de creche na zona rural,
esse estudo se propõe a investigar a implementação e execução do Programa de
Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin), buscando compreender, por meio do
estudo de caso, quais movimentos, benefícios e desafios o programa trouxe para
as famílias atendidas, comunidade e para a gestão municipal. A investigação se
propôs refletir sobre os interesses das organizações multilaterais em financiar
programas com esse desenho metodológico. O estudo sobre a histórica da Política
de Educação Infantil no Brasil e os enormes desafios quando se trata da
garantia do direito à educação as crianças que se encontram em situação de
exclusão do sistema educacional. O resultado da pesquisa de campo realizada, alinhada
ao estudo bibliográfico, apontou a necessidade e a possibilidade de integração
do Padin à Política de Educação Infantil implementada no Ceará com forte
capacidade de promover mais equidade e qualidade no atendimento às crianças não
contempladas com as creches.
Palavras-Chave:
Criança, Educação, Exclusão, Integração
Contactos:
Doutoramento em Ciências da Educação Tel: +351 253 60 12 87 e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt
Conselho Pedagógico Tel: +351 253 601287 e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
segunda-feira, 30/09/2024
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 30 de setembro de 2024 (segunda-feira), pelas 14:30h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Sociologia
da Educação e Política Educativa, requeridas pela Mestre Maria
Benildes Uchôa de Araújo.
Título da tese: "PROGRAMA DE APOIO AO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL (Padin): perspectivas e desafios para uma política de
inclusão na educação infantil na zona rural do Estado do Ceará/Brasil".
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sexta-feira, 20/09/2024
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 20 de setembro de 2024 (sexta-feira), pelas 14:30h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão
Pedagógica, requeridas pelo Mestre Fernando Rogério Manuel Ngio.
Título da tese: " Potencialidades
da formação para a cocriação de um Guia de Ação para o Estágio Pedagógico: um
estudo com professores acompanhantes de Escolas de Magistério em Malanje,
Angola ".
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora
Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão
do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Vogais:
Doutora Maria Helena Ribeiro dos Santos Silva, Professora Associada do
Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais
da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
Doutora Ana Alexandra Valente Rodrigues, Professora Auxiliar do
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro;
Doutor Luís Gonzaga Pereira Dourado, Professor Auxiliar do Departamento de
Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação
da Universidade do Minho;
Doutora Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Auxiliar do Departamento de
Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação
da Universidade do Minho (orientadora);
Doutor José Luís de Jesus Coelho da Silva, Professor Auxiliar do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Resumo: É cada vez mais evidente que muitos professores
acompanhantes do estágio pedagógico nas Escolas de Magistério em Angola encontram
enormes dificuldades em supervisionar o estágio pedagógico, por falta de
formação em supervisão pedagógica. Deste modo, este estudo visa analisar quais
são as potencialidades de uma ação de formação em supervisão pedagógica baseada
no contexto, para a cocriação pelos professores coordenadores e professores
acompanhantes de Escolas de Magistério de um Guia de Ação para o Estágio
Pedagógico. A investigação-ação iniciou com uma análise documental da
legislação nacional do Ministério de Educação de Angola e dos documentos
estruturantes dos Gabinetes Provinciais de Educação e do estágio pedagógico das
Escolas de Formação de Professores. Com base nesses resultados realizou-se uma
entrevista a um representante do Departamento de Inspeção e Supervisão do Gabinete
Provincial de Educação de Malanje, a professores coordenadores de estágios
pedagógicos das escolas de Magistério em Malanje (n=3), professores
acompanhantes de estágio (PA) (n=13), e professores tutores (PT) (n=15) das
escolas de aplicação. Nesta fase, foi ainda aplicado um questionário a uma
amostra aleatória de estagiários de três Magistérios de Malanje (n=120). Com
base nestes resultados implementou-se uma ação de formação para cocriar um Guia
de Ação Para o Estágio, que envolveu os PA (n=13) que participaram no estudo
dois e três coordenadores de estágios pedagógicos. Os dados foram recolhidos
através da observação participante com elaboração de diários de bordo e uma
entrevista de grupo focal aos formandos. Os resultados mostraram que a
supervisão do estágio pedagógico nestes Magistérios enfrenta algumas
dificuldades e desafios relacionados com a falta de formação em supervisão
pedagógica dos professores coordenadores e PA; a seleção aleatória de
professores para a supervisão de estágio; o elevado número de estagiários por
PA; falta de acompanhamento regular do estagiário; ausência de colaboração
entre os PA e PT. A ação de formação em supervisão pedagógica teve resultados
positivos na elaboração de um Guia de Ação para o Estágio Pedagógico mais em consonância
com as teorias atuais. Estes resultados terão implicações na melhoria das
práticas de supervisão dos estágios e poderão inspirar as políticas locais e
nacionais relacionadas.
Palavras-Chave: Angola; Estágios Pedagógicos; Formação Contínua; Professores
Acompanhantes de Estágio; Supervisão Pedagógica
Contactos:
Doutoramento em Ciências da Educação Tel: +351 253 60 12 87 e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt
Conselho Pedagógico Tel: +351 253 601287 e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
sexta-feira, 20/09/2024
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 20 de setembro de 2024 (sexta-feira), pelas 14:30h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão
Pedagógica, requeridas pelo Mestre Fernando Rogério Manuel Ngio.
Título da tese: " Potencialidades
da formação para a cocriação de um Guia de Ação para o Estágio Pedagógico: um
estudo com professores acompanhantes de Escolas de Magistério em Malanje,
Angola ".
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terça-feira, 17/09/2024
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 17 de setembro de 2024 (terça-feira), pelas 14:30h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias
e Ensino do Português, requeridas pela Licenciada Mayara Priscila
Reis da Costa. Título da tese: " Promoção
do Bilinguismo na Educação Infantil: uma proposta de formação continuada para
professores de crianças indígenas em escolas urbanas da Amazônia brasileira".
Composição do júri:
Presidente:
Doutor José Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático do Departamento
de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da
Universidade do Minho.
Vogais:
Doutora Ana Isabel de Oliveira Andrade, Professora Catedrática do
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro;
Doutora Íris Susana Pires Pereira, Professora Associada do Departamento de
Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação
da Universidade do Minho (orientadora);
Doutora Maria Alfredo Ferreira Freitas Lopes Moreira, Professora Associada
do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutora Maria Cristina Cristo Parente, Professora Auxiliar do Departamento
de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de
Educação da Universidade do Minho;
Doutora Chantal Victoria Medaets, Professora Doutora do Departamento de Ciências
Sociais na Educação da Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp).
Resumo: Esta tese apresenta a delimitação dos conhecimentos de base
da docência sobre como promover o bilinguismo infantil de crianças indígenas
matriculadas nas escolas urbanas da Amazônia brasileira. Para o efeito, foi
desenhado um curso teórico de formação continuada para professores da educação
infantil que atuam em contextos escolares urbanos linguísticos e culturais
diversificados. A implementação do modelo de formação ocorreu durante oito
semanas, envolvendo nove professoras de um desses contextos (Oiapoque, Amapá,
Brasil). Trata-se de um estudo de caso exploratório, que começa descrevendo o
cenário da diversidade indígena brasileira e os dispositivos curriculares para
a sua promoção nas escolas urbanas. Depois, discute concepções centrais sobre o
processo de aquisição e desenvolvimento de uma língua (não) materna,
problematizando o caso das crianças indígenas que vivem em dois ambientes
linguísticos diferentes, o de casa e o da escola urbana, com a finalidade de
apresentar o Método Linguistically Appropriate Practice (LAP), de Roma
Chumak-Horbatsch, como abordagem pedagógica para promoção do seu bilinguismo
(emergente) na educação infantil. Sistematizam-se, em seguida, os fundamentos e
os elementos de uma formação continuada, com enfoque no conhecimento de base
para a docência proposto por Lee S. Shulman e na reflexão como motor de
aprendizagem em Donald A. Shön e Cristopher Day, bem como se apresenta o
cenário político da formação docente no Brasil. A análise de conteúdo dos dados
coletados permitiu constatar a construção de conhecimento das participantes em
todas as dimensões categorizadas por Shulman, assim como a valorização da
reflexão e de outras condições metodológicas nesse aprendizado. A discussão dos
resultados permite concluir a potencial adequação dos conteúdos e dos
procedimentos adotados no modelo de formação, o qual se oferece como estratégia
de desenvolvimento profissional de professores que atuam nos contextos
identificados. Finaliza com a identificação das limitações, implicações e
propostas de trabalho futuro. A tese encontra-se enquadrada na temática da
formação de professores, particularmente na dimensão do conhecimento
profissional, conforme estipulado pelas políticas de formação docente no
contexto brasileiro.
Palavras-Chave: Bilinguismo; Criança Indígena; Escola Urbana; Educação Infantil;
Formação de
Professores.
Contactos:
Doutoramento em Ciências da Educação Tel: +351 253 60 12 87 e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt
Conselho Pedagógico Tel: +351 253 601287 e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
terça-feira, 17/09/2024
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 17 de setembro de 2024 (terça-feira), pelas 14:30h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias
e Ensino do Português, requeridas pela Licenciada Mayara Priscila
Reis da Costa. Título da tese: " Promoção
do Bilinguismo na Educação Infantil: uma proposta de formação continuada para
professores de crianças indígenas em escolas urbanas da Amazônia brasileira".
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04/09/2024 - 06/09/2024
Instituto de Educação da Universidade do Minho
A Universidade Estadual do Norte do
Paraná (UENP) e a Universidade do Minho (UMinho) realizarão a 3.ª edição
do Congresso Internacional de Ensino (CONIEN) entre os dias 4 e 6 de
setembro de 2024, na UMinho – Campus de Gualtar, Braga, Portugal.
O CONIEN é uma iniciativa do Programa de
Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, que oferta os cursos de
mestrado e doutorado profissionais na Área de Ensino. As edições
anteriores foram realizadas nos anos de 2017 e 2019, no Campus da UENP
de Cornélio Procópio (Paraná, Brasil), em parceria com o Instituto de
Educação da UMinho.
Em 2024 a UENP e a UMinho novamente
unirão forças para a realização de mais uma edição do evento, a primeira
fora do Brasil. Por isso, as referidas Instituições convidam
investigadores, professores e toda a comunidade académica para o III
CONIEN, um evento organizado para discutir, problematizar e divulgar
pesquisas sobre a docência.
O objetivo será promover interlocuções
entre a academia e o contexto profissional da docência, cujas
necessidades didático-pedagógicas enfrentam constantes transformações, a
fim de contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de
aprendizagem, nos diferentes níveis educacionais, mediante a partilha de
experiências de ensino, pesquisa e extensão.
O evento será destinado a professores,
estudantes de cursos de licenciatura, mestrado, doutorado e
pós-doutorado interessados em temáticas de pesquisa relacionadas à
formação e à prática docente.
O III CONIEN será realizado no formato
híbrido e organizado a partir de cinco eixos que fundamentam a temática
“Pesquisas na Área de Ensino – impactos, cooperações e visibilidade”,
tendo o intuito de evidenciar a riqueza e a diversidade de investigações
que promovem parcerias entre o universo académico e o cotidiano
escolar/universitário, gerando resultados positivos que necessitam ser
conhecidos, revistos e replicados.
PROGRAMA - https://eventos.uenp.edu.br/conien/iii-conien/programacao/
PRAZOS/INSCRIÇÕES
Submissões
-
Prazo para a submissão de artigos: até 31 de março de 2024.
-
Os artigos aprovados e apresentados
no III CONIEN serão publicados em um número especial da Revista de
Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE) ISSN 2526-9542.
-
As normas, os procedimentos de
submissão e os critérios de avaliação dos manuscritos encontram-se
disponíveis em seção própria da revista
(https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe). Será necessário que os
autores se cadastrem no periódico e procedam com os passos de submissão.
Maiores informações serão divulgadas em circular específica.
Inscrições
-
Valor de inscrições antecipadas (até 30 de junho/2024): 40€
-
Valor após 1 de julho/2024: 70€
-
Obs.: no caso de artigos em coautoria, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento;
-
O recolhimento da taxa de inscrição será operacionalizado via sistema de pagamento da UMinho, disponível no link: http://store.uminho.pt/pt/conien
Clique aqui para se inscrever no III CONIEN – Braga (PT) 2024.
Universidade do Minho Instituto de Educação Campus de Gualtar - Braga Portugal +351253604240 e-mail: conien@uenp.edu.br
04/09/2024 - 06/09/2024
Congresso Internacional de Ensino - Pesquisas na área de Ensino. Impactos, Cooperações e Visibilidade
Instituto de Educação da Universidade do Minho
A Universidade Estadual do Norte do
Paraná (UENP) e a Universidade do Minho (UMinho) realizarão a 3.ª edição
do Congresso Internacional de Ensino (CONIEN) entre os dias 4 e 6 de
setembro de 2024, na UMinho – Campus de Gualtar, Braga, Portugal.
O CONIEN é uma iniciativa do Programa de
Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, que oferta os cursos de
mestrado e doutorado profissionais na Área de Ensino. As edições
anteriores foram realizadas nos anos de 2017 e 2019, no Campus da UENP
de Cornélio Procópio (Paraná, Brasil), em parceria com o Instituto de
Educação da UMinho.
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