Tendo presente a missão e objetivos da Universidade do Minho e do Instituto de Educação, o Departamento de “Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa” assume como missão o desenvolvimento d​​e projetos inovadores de ensino, de investigação e de interação com a sociedade nestes dois domínios científicos, procurando articulações entre si e com outros campos, de modo a contribuir para a qualidade da investigação e da oferta formativa do Instituto. Estes dois domínios desenvolvem as suas atividades nos diversos contextos educativos e formativos e em todas as etapas de aprendizagem e desenvolvimento humano, atravé​s de valências próprias e de interface com outros departamentos do Instituto.​

Domínios científicos próprios
O domínio dos Estudos Curriculares tem como objeto a conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos curriculares integrados, concretizados na gestão de processos de educação e formação promotores de aprendizagens e enquadrados na análise da Teoria do Currículo, das políticas curriculares e dos diversos contextos educativos. ​
O domínio da Tecnologia Educativa tem como objeto a conceção, desenvolvimento e avaliação de sistemas, processos e ambientes de aprendizagem, envolvendo dimensões de inovação científica e tecnológica, de abordagens comunicacionais e de construção do conhecimentos, suportadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.
O diálogo entre estes dois domínios é construído nos contextos, projetos e práticas de educação, formação e mediação, sustentado no pensamento crítico sobre as teorias curriculares, a comunicação e a inovação educacional e operacionalizada nos dispositivos de aprendizagem, suportados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, indispensáveis para promover novas formas de acesso ao conhecimento e à construção dos saberes.
Assim, o Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa assume como valências nucleares do seu referencial científico:

 i) a Teoria e Desenvolvimento Curricular;

 ii) a Inovação e Mudança Educativa e Curricular;

iii) a Integração Curricular das TIC;

 iv) a Tecnologia e Comunicação Educacional;

  v) o E-learning​ e Educação a Distância.

Domínios científicos de Interface
São campos prioritários de interface com outros Departamentos: i) a Supervisão Integrada da Prática Pedagógica; ii) a Avaliação Curricular e suas relações com outras dimensões, tais como: avaliação institucional, de projetos programas, profissional, e da aprendizagem; iii) o Desenvolvimento e Identidades Profissionais; iv) a Mediação Educacional; v) a Metodologia de Investigação em Educação.