Tendo presente a missão e objetivos da Universidade do Minho e do Instituto de Educação, o Departamento de “Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa” assume como missão o desenvolvimento de projetos inovadores de ensino, de investigação e de interação com a sociedade nestes dois domínios científicos, procurando articulações entre si e com outros campos, de modo a contribuir para a qualidade da investigação e da oferta formativa do Instituto. Estes dois domínios desenvolvem as suas atividades nos diversos contextos educativos e formativos e em todas as etapas de aprendizagem e desenvolvimento humano, através de valências próprias e de interface com outros departamentos do Instituto.
Domínios científicos próprios
O domínio dos Estudos Curriculares
tem como objeto a conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos
curriculares integrados, concretizados na gestão de processos de
educação e formação promotores de aprendizagens e enquadrados na análise
da Teoria do Currículo, das políticas curriculares e dos diversos
contextos educativos.
O domínio da Tecnologia Educativa tem como objeto a conceção,
desenvolvimento e avaliação de sistemas, processos e ambientes de
aprendizagem, envolvendo dimensões de inovação científica e tecnológica,
de abordagens comunicacionais e de construção do conhecimentos,
suportadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.
O diálogo entre estes dois domínios é construído nos contextos,
projetos e práticas de educação, formação e mediação, sustentado no
pensamento crítico sobre as teorias curriculares, a comunicação e a
inovação educacional e operacionalizada nos dispositivos de
aprendizagem, suportados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação,
indispensáveis para promover novas formas de acesso ao conhecimento e à
construção dos saberes.
Assim, o Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa
assume como valências nucleares do seu referencial científico:
i) a Teoria e Desenvolvimento Curricular;
ii) a Inovação e Mudança
Educativa e Curricular;
iii) a Integração Curricular das TIC;
iv) a
Tecnologia e Comunicação Educacional;
v) o E-learning e Educação a
Distância.
Domínios científicos de Interface
São campos prioritários de interface com outros Departamentos: i) a
Supervisão Integrada da Prática Pedagógica; ii) a Avaliação Curricular e
suas relações com outras dimensões, tais como: avaliação institucional,
de projetos programas, profissional, e da aprendizagem; iii) o
Desenvolvimento e Identidades Profissionais; iv) a Mediação Educacional;
v) a Metodologia de Investigação em Educação.