O DPEEE é constituído por dois grupos científicos: Psicologia da Educação e Educação Especial. 

A Psicologia da Educação, no quadro do Instituto de Educação da UMinho, tem como missão o estudo dos processos e a formação de profissionais que servem o Sistema Educativo e a rede não formal e informal de educação, nomeadamente em termos de aprendizagem, sucesso educativo, desenvolvimento psicossocial e bem-estar e realização pessoal.  O seu foco de estudo e de intervenção está nos agentes, nos contextos e nas instituições que medeiam a educação, a aprendizagem e o desenvolvimento humano, tomando o ciclo vital dos indivíduos. 

A Educação Especial tem como missão a produção e a difusão de conhecimentos que possam melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com Necessidades Especiais e das suas famílias, bem como o desempenho dos profissionais da área. Neste quadro, agrega ações que enfatizam o comprometimento com a inovação, a tecnologia, a produção e a disseminação de conhecimento, a integração dos resultados de investigação na resolução de problemas de relevância comunitária, a defesa dos direitos das populações especiais, a formação inicial, pós-graduada e contínua de professores e educadores regulares, bem como formação especializada em Educação Especial dirigida a psicólogos, profissionais de reabilitação, técnicos de serviço social e de saúde, bem como encarregados de educação, tendo como referencial práticas recomendadas e baseadas na evidência, resultantes da investigação nacional e internacional.

A missão do DPEEE consubstancia-se em projetos de formação graduada e pós-graduada (mestrados e doutoramentos), em linhas de investigação de âmbito nacional e internacional, assim como em projetos de interação com a sociedade, em parceria com outras Unidades Orgânicas da UMinho e outras instituições nacionais ou estrangeiras. Os principais domínios de investigação, formação e intervenção reportam-se à Psicologia do Desenvolvimento (ao longo da vida), Psicologia da Instrução, Psicologia da Aprendizagem, Educação Parental, Avaliação Psicoeducacional, Inclusão, Intervenção Precoce, Dificuldades de Aprendizagem Específicas, Perturbações do Espectro do Autismo, Problemas de Comunicação, Dificuldades Intelectuais, Práticas Centradas na Família, Transição e Rastreio, Avaliação e Programação. Os seus membros integram corpos editoriais de revistas da especialidade, nacionais e estrangeiras, integram os órgãos dirigentes de associações científico-profissionais e pertencem a redes nacionais e internacionais de investigação. A par das publicações, em revistas ou livros, destaca-se a construção, adaptação e validação de instrumentos de avaliação e de programas de intervenção junto da população portuguesa.


MESTRADO em EDUCAÇÃO ESPECIAL do INST​ITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO MINHO

https://www.ie.uminho.pt/pt/Ensino/mestrados/Paginas/Mestra​dos-em-Educacao-Especial.aspx​