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    Des​dobrável Info​rmativo - M​​es​t​rad​os A​​​c​a​d​e​micos​ 2019 | ​2020​​ ( Educação Especial)   

Este Mestrado de aprof​undamento/formação contínua integra as se​guintes áreas de especialização:​

INTERVENÇÃO PRECOCE 

Coordenadora: Doutora Ana Paula Pereira 

Vagas: 20 | Regime/Horário: Normal / quinta (17h - 20h) e sexta (todo o dia) 


NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DO DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR  (não abre 3ªfase)

Coordenadora: Doutora Anabela Cruz dos Santos 

Vagas: 20 | Regim​e/Horário: Normal / quinta (das 17h às 20h) sexta-feira (todo o dia) 


O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação Especial - Área de Especialização em Intervenção Precoce visa preparar os mestrandos para adotarem modelos e práticas inovadoras ao nível da Intervenção Precoce.

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de ​Mestre em Educação Especial – Área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais d​o Domínio Cognitivo e Motor, pretende, de uma f​orma inovadora, aprofundar as competências dos formandos na área científica do Mestrado, habilitando-os com conhecimentos relativos: aos fundamentos (filosofia, leis, historial, família, etc.) que levaram ao aparecimento e fortalecimento das Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE).

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DE NATUREZA ACADÉMICA

 Curso

2019/2020

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Educação Especial

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: 253604240 Fax: 253604659
    E-Mail: sec@ie.uminho.pt; lmsantos@ie.uminho.pt
    URL: https://www.ie.uminho.pt

Descrição


O curso de mestrado em Educação Especial (EE) tem como foco principal a atualização e o aprofundamento de conhecimentos e competências em Educação Especial, bem como o desenvolvimento de práticas recomendadas e baseadas na evidencia, resultantes da investigação realizada neste domínio. Este curso alicerça-se numa perspetiva interdisciplinar, visível na composição dos seus estudantes e docentes que advém de diferentes áreas disciplinares: ciências da educação, psicologia, sociologia da infância, saúde e ação social.
A estrutura curricular do Mestrado em EE está organizada em duas áreas de especialização: Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo-Motor e Intervenção Precoce e integra duas áreas cientificas: Ciências da Educação e Educação Especial.
O curso decorre em 4 semestres curriculares (2 anos) que perfazem um total de 120 créditos. Os dois primeiros semestres incluem 8 unidades curriculares (UC) com 60 créditos que atribuem o grau de especialização em Educação Especial. Os restantes 60 créditos estão distribuídos pelo 3º e 4º semestre nas UC: Seminário de Apoio à Dissertação e Desenvolvimento do Projeto de Dissertação. A frequência do 1º ano curricular confere o grau de especialização em Educação Especial.
Neste curso são valorizadas várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente, Ensino direto (expositivo), trabalho de pequeno grupo e de pares, tutorias, trabalho independente e trabalho de campo orientado.
As metodologias de ensino-aprendizagem trabalho procuram aproximar o aluno de contextos reais de intervenção/apoio e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento da componente de formação orientada para o projeto, que se concretiza na UC Estudo de Caso, e através da elaboração e concretização de projetos de investigação em temáticas internacionalmente reconhecidas como alicerçantes da qualidade das práticas de apoio a crianças e jovens com necessidades especiais e suas famílias.

Resultados de aprendizagem


1. Proporcionar a atualização e o aprofundamento de conhecimentos e competências em Educação Especial;
2. Preparar os mestrandos para intervirem, em termos académicos, socioemocionais e comportamentais, na construção de programações educativas eficazes destinadas a prevenir, minimizar ou suprimir os obstáculos à aprendizagem e à participação ativa na escola, na família e na comunidade;
3. Munir os mestrandos de métodos, técnicas específicas e de materiais especializados que permitam o desenvolvimento de competências académicas, socioemocionais e comportamentais dos alunos com necessidades educativas especiais, de modo a maximizar o seu sucesso em contextos escolares, familiares e comunitários;
4. Contribuir para a melhoria das competências de comunicação, trabalho de equipa, e adaptação a novas tecnologias, no quadro de uma aprendizagem ao longo da vida;
5. Promover a realização de investigação neste domínio.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).

Saídas profissionais


Este curso confere uma habilitação especializada em conformidade com as recentes políticas Portuguesas de Educação Especial/Intervenção Precoce definidas no Decreto-Lei n.° 54/2018, de 18 de Julho e no Decreto-lei 281/2009 de 6 de outubro.

O Curso cumpre igualmente as exigências de formação e recrutamento de educadores e professores especializados em Educação Especial criadas pela deliberação da Secção de Formação Especializada do Conselho Científico Pedagógico da Formação contínua, sobre a acreditação de cursos na Área de Educação Especial.

Acesso


40

Vagas

24

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


Para se candidatar ao curso de Mestrado em Educação Especial é necessário possuir os seguintes pré-requisitos:
- Licenciatura, ou habilitação equivalente, em Educação, em Ensino, em Psicologia, em Educação Especial e Reabilitação, técnicos de serviço social, terapia da fala, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem ou em áreas afins;
- Candidatos, nacionais ou estrangeiros, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico do IE como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
20-10-2016
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2491/2011/AL01
Data de Registo:
14-07-2017
Validade:
19-10-2022