Apoio Secretariado
Celeste Ferreira
e-mail: sec-mee@ie.uminho.pt  | Tel. 253 60 12 80
e
Candidatura - Prazos 2024
Prazo de candidatura 
24 de maio a 3 de junho 2024
​Divulgação dos resultados (Portal Académico)
17 de junho de 2024
​Prazos de Matrícula 
21 a 27 de junho de 2024
​Inscrição (plano de estudos e UC opcionais)
2 a 4 de setembro de 2024

Todas as candidaturas a Mestrado serão realizadas on-line através do >>>>>> Porta​l Académico


Propinas | 2023 - 2024
Estudante Nacional
​Estudante (Países da CPLP)
​Estudante (outros países)
​1.500,00 €
​​1.875,00 €
​4.500,00€



Este Mestrado de aprof​undamento/formação contínua integra a​s se​guintes áreas de especialização:

Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor - não abre vagas no ano letivo 2024-2025 

>> Curso de Formação Especializada em Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor (consultar  página do curso)

Intervenção Precoce na Infância


INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA

Coordenadora: Doutora Ana Maria Serrano

Vagas: 20 | Regim​e/Horário: Normal / quinta (das 17h às 20h) sexta-feira (todo o dia) 

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação Especial, Área de Especialização em Intervenção Precoce na Infância visa preparar os mestrandos para adotarem modelos e práticas inovadoras ao nível da Intervenção Precoce. Com este Mestrado pretende-se que os formandos, não só desenvolvam competências na área da Intervenção Precoce, mas também fiquem habilitados a intervir nas práticas que dizem respeito ao atendimento a crianças com NEE ou em risco e suas famílias, dotando-os de conhecimentos relativos: à avaliação de crianças e famílias; à compreensão e conhecimento de práticas de intervenção precoce recomendadas e baseadas na evidência, para crianças com NEE e em risco dos 0 aos 6 anos de idade, e suas famílias; à prática de trabalho em equipa transdisciplinar; ao trabalho centrado na família; à elaboração, aplicação e avaliação de Planos Individuais de Intervenção Precoce (PIIP) e de Planos Educativos Individuais (PEI); à prática de investigação pedagógica e à gestão e coordenação de serviços de cariz transdisciplinar, à supervisão e à formação contínua. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Educação Especial, domínio da Intervenção Precoce na Infância. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Educação Especial.

Anualmente é requerida a acreditação no âmbito da formação especializada ao Conselho Científico Pedagógico Formação Contínua no domínio da Intervenção Precoce na Infância.


Mestrado em Educação Especial - Intervenção Precoce na Infância

2024/2025

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Educação Especial

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O curso de mestrado em Educação Especial (EE) tem como foco principal a atualização e o aprofundamento de conhecimentos e competências em Educação Especial, bem como o desenvolvimento de práticas recomendadas e baseadas na evidencia, resultantes da investigação realizada neste domínio. Este curso alicerça-se numa perspetiva interdisciplinar, visível na composição dos seus estudantes e docentes que advém de diferentes áreas disciplinares: ciências da educação, psicologia, sociologia da infância, saúde e ação social.
A estrutura curricular do Mestrado em EE está organizada em duas áreas de especialização: Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo-Motor e Intervenção Precoce e integra duas áreas cientificas: Ciências da Educação e Educação Especial.
O curso decorre em 4 semestres curriculares (2 anos) que perfazem um total de 120 créditos. Os dois primeiros semestres incluem 8 unidades curriculares (UC) com 60 créditos que atribuem o grau de especialização em Educação Especial. Os restantes 60 créditos estão distribuídos pelo 3º e 4º semestre nas UC: Seminário de Apoio à Dissertação e Desenvolvimento do Projeto de Dissertação. A frequência do 1º ano curricular confere o grau de especialização em Educação Especial.
Neste curso são valorizadas várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente, Ensino direto (expositivo), trabalho de pequeno grupo e de pares, tutorias, trabalho independente e trabalho de campo orientado.
As metodologias de ensino-aprendizagem trabalho procuram aproximar o aluno de contextos reais de intervenção/apoio e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento da componente de formação orientada para o projeto, que se concretiza na UC Estudo de Caso, e através da elaboração e concretização de projetos de investigação em temáticas internacionalmente reconhecidas como alicerçantes da qualidade das práticas de apoio a crianças e jovens com necessidades especiais e suas famílias.

Quem completar com sucesso um dos planos de estudos do curso poderá requerer um Diploma e uma Carta de Curso. Consoante a Área de Especialização frequentada, o grau atribuído e registado nos referidos documentos terá uma das seguintes designações:
- Mestre em Educação Especial, Área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor
- Mestre em Educação Especial, Área de Especialização em Intervenção Precoce

Resultados de aprendizagem


1. Proporcionar a atualização e o aprofundamento de conhecimentos e competências em Educação Especial;
2. Preparar os mestrandos para intervirem, em termos académicos, socioemocionais e comportamentais, na construção de programações educativas eficazes destinadas a prevenir, minimizar ou suprimir os obstáculos à aprendizagem e à participação ativa na escola, na família e na comunidade;
3. Munir os mestrandos de métodos, técnicas específicas e de materiais especializados que permitam o desenvolvimento de competências académicas, socioemocionais e comportamentais dos alunos com necessidades educativas especiais, de modo a maximizar o seu sucesso em contextos escolares, familiares e comunitários;
4. Contribuir para a melhoria das competências de comunicação, trabalho de equipa, e adaptação a novas tecnologias, no quadro de uma aprendizagem ao longo da vida;
5. Promover a realização de investigação neste domínio.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).

Saídas profissionais


Este curso confere uma habilitação especializada em conformidade com as recentes políticas Portuguesas de Educação Especial/Intervenção Precoce definidas no Decreto-Lei n.° 54/2018, de 18 de Julho e no Decreto-lei 281/2009 de 6 de outubro.

O Curso cumpre igualmente as exigências de formação e recrutamento de educadores e professores especializados em Educação Especial criadas pela deliberação da Secção de Formação Especializada do Conselho Científico Pedagógico da Formação contínua, sobre a acreditação de cursos na Área de Educação Especial.

Acesso


20

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

A linguagem do curso é o Português.

Pré-requisitos formais


São admitidos à candidatura à matrícula no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação Especial:
- titulares de licenciatura, ou habilitação equivalente, em educação, em ensino, em psicologia, em educação especial e reabilitação, técnicos de serviço social, terapia da fala, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem ou em áreas afins;
- candidatos, nacionais ou estrangeiros, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico do IE como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
28-10-2021
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2491/2011/AL02
Data de Registo:
17-01-2022
Validade:
30-07-2027