Apoio Secretariado
2.ª fase de Candidatura - não abre vagas
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Prazo de candidatura
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Divulgação dos resultados (Portal Académico)
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Prazos de Matrícula
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Todas as candidaturas a Mestrado serão realizadas on-line através do >>>>>> Portal Académico
Estudante Nacional
| Estudante (Países da CPLP)
| Estudante (outros países)
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1.500,00 €
| 1.875,00 €
| 4.500,00€
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Este Mestrado de aprofundamento/formação contínua integra as seguintes áreas de especialização:
Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor - não abre vagas no ano letivo 2024-2025
>> Curso de Formação Especializada em Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor (consultar página do curso)
Intervenção Precoce na Infância
INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA
Coordenadora: Doutora Ana Maria Serrano
Vagas: 20 | Regime/Horário: Normal / quinta (das 17h às 20h) sexta-feira
(todo o dia)
O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação Especial, Área de Especialização em Intervenção Precoce na Infância visa preparar os mestrandos para adotarem modelos e práticas inovadoras ao nível da Intervenção Precoce. Com este Mestrado pretende-se que os formandos, não só desenvolvam competências na área da Intervenção Precoce, mas também fiquem habilitados a intervir nas práticas que dizem respeito ao atendimento a crianças com NEE ou em risco e suas famílias, dotando-os de conhecimentos relativos: à avaliação de crianças e famílias; à compreensão e conhecimento de práticas de intervenção precoce recomendadas e baseadas na evidência, para crianças com NEE e em risco dos 0 aos 6 anos de idade, e suas famílias; à prática de trabalho em equipa transdisciplinar; ao trabalho centrado na família; à elaboração, aplicação e avaliação de Planos Individuais de Intervenção Precoce (PIIP) e de Planos Educativos Individuais (PEI); à prática de investigação pedagógica e à gestão e coordenação de serviços de cariz transdisciplinar, à supervisão e à formação contínua. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Educação Especial, domínio da Intervenção Precoce na Infância. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Educação Especial.
Anualmente é requerida a acreditação no âmbito da formação especializada ao Conselho Científico Pedagógico Formação Contínua no domínio da Intervenção Precoce na Infância.
Mestrado em Educação Especial - Intervenção Precoce na Infância
2024/2025
Duração:
4 semestres letivos
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
Contactos
Instituto de Educação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel:
+351 253604240
Fax:
+351 253604659
E-Mail:
cpedagogico@ie.uminho.pt
URL:
http://www.ie.uminho.pt
Descrição
O curso de mestrado em Educação Especial (EE) tem como foco principal a atualização e o aprofundamento de conhecimentos e competências em Educação Especial, bem como o desenvolvimento de práticas recomendadas e baseadas na evidencia, resultantes da investigação realizada neste domínio. Este curso alicerça-se numa perspetiva interdisciplinar, visível na composição dos seus estudantes e docentes que advém de diferentes áreas disciplinares: ciências da educação, psicologia, sociologia da infância, saúde e ação social.
A estrutura curricular do Mestrado em EE está organizada em duas áreas de especialização: Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo-Motor e Intervenção Precoce e integra duas áreas cientificas: Ciências da Educação e Educação Especial.
O curso decorre em 4 semestres curriculares (2 anos) que perfazem um total de 120 créditos. Os dois primeiros semestres incluem 8 unidades curriculares (UC) com 60 créditos que atribuem o grau de especialização em Educação Especial. Os restantes 60 créditos estão distribuídos pelo 3º e 4º semestre nas UC: Seminário de Apoio à Dissertação e Desenvolvimento do Projeto de Dissertação. A frequência do 1º ano curricular confere o grau de especialização em Educação Especial.
Neste curso são valorizadas várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente, Ensino direto (expositivo), trabalho de pequeno grupo e de pares, tutorias, trabalho independente e trabalho de campo orientado.
As metodologias de ensino-aprendizagem trabalho procuram aproximar o aluno de contextos reais de intervenção/apoio e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento da componente de formação orientada para o projeto, que se concretiza na UC Estudo de Caso, e através da elaboração e concretização de projetos de investigação em temáticas internacionalmente reconhecidas como alicerçantes da qualidade das práticas de apoio a crianças e jovens com necessidades especiais e suas famílias.
Quem completar com sucesso um dos planos de estudos do curso poderá requerer um Diploma e uma Carta de Curso. Consoante a Área de Especialização frequentada, o grau atribuído e registado nos referidos documentos terá uma das seguintes designações:
- Mestre em Educação Especial, Área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor
- Mestre em Educação Especial, Área de Especialização em Intervenção Precoce
Resultados de aprendizagem
1. Proporcionar a atualização e o aprofundamento de conhecimentos e competências em Educação Especial;
2. Preparar os mestrandos para intervirem, em termos académicos, socioemocionais e comportamentais, na construção de programações educativas eficazes destinadas a prevenir, minimizar ou suprimir os obstáculos à aprendizagem e à participação ativa na escola, na família e na comunidade;
3. Munir os mestrandos de métodos, técnicas específicas e de materiais especializados que permitam o desenvolvimento de competências académicas, socioemocionais e comportamentais dos alunos com necessidades educativas especiais, de modo a maximizar o seu sucesso em contextos escolares, familiares e comunitários;
4. Contribuir para a melhoria das competências de comunicação, trabalho de equipa, e adaptação a novas tecnologias, no quadro de uma aprendizagem ao longo da vida;
5. Promover a realização de investigação neste domínio.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).
Saídas profissionais
Este curso confere uma habilitação especializada em conformidade com as recentes políticas Portuguesas de Educação Especial/Intervenção Precoce definidas no Decreto-Lei n.° 54/2018, de 18 de Julho e no Decreto-lei 281/2009 de 6 de outubro.
O Curso cumpre igualmente as exigências de formação e recrutamento de educadores e professores especializados em Educação Especial criadas pela deliberação da Secção de Formação Especializada do Conselho Científico Pedagógico da Formação contínua, sobre a acreditação de cursos na Área de Educação Especial.
Nos cursos que incluem opções, anualmente, são indicadas as unidades curriculares opcionais a disponibilizar, bem como as respetivas condições de inscrição e número de vagas.
Regime
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Unidade Curricular
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Área Cient.
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ECTS |
S1
|
Educação Inclusiva e Necessidades Especiais
|
EE
|
7,5
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S1
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Metodologia de Investigação em Educação
|
CEd
|
7,5
|
S1
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Práticas Centradas na Família em Intervenção Precoce na Infância
|
EE
|
7,5
|
S1
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Opção
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|
7,5
|
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Currículo e Diferenciação
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CEd
|
7,5
|
|
Tecnologias de Informação e Comunicação
|
CEd
|
7,5
|
S2
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A Criança em Risco: Perspetivas Sociais e Psicopedagógicas
|
EE
|
7,5
|
S2
|
Aspetos Clínicos e Desenvolvimentais das Crianças com Necessidades Especiais
|
EE
|
7,5
|
S2
|
Estágio em Intervenção Precoce na Infância
|
EE
|
7,5
|
S2
|
Modelos e Técnicas Específicas de Avaliação em Intervenção Precoce na Infância
|
EE
|
7,5
|
A
|
Dissertação
|
EE
|
45
|
S1
|
Seminário em Intervenção Precoce na Infância
|
EE
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15
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Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
28-10-2021
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2491/2011/AL02
Data de Registo:
17-01-2022
Oferta de Unidades Curriculares opcionais em 2024-2025
Mestrado em Educação Especial - Área de Especialização em Intervenção Precoce na Infância
Plano de Estudos aprovado pelo Despacho RT/C-03/2022
Nota: As Unidades Curriculares Opcionais funcionarão com um número mínimo de 15 estudantes inscritos.
Opção | Designação UC | Semestre | UOIE/Departamento | Número de Horas da UC |
Opção | Tecnologias de Informação e Comunicação | S1 | IE| DECTE | 30 |
| Currículo e Diferenciação | S1 | IE| DECTE | 30
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