O Ciclo de Estudos Co​nducente ao Grau de Dou​tor em Estudos da Criança tem a duração de 3 anos (em ​regime de tempo inteiro), o que corresponde a 180 ECTS. Este Ciclo de Estudos visa​, essenci​almente, o desenvolvimento de: capacidades de compreensão sistemática num domínio científico de estudo; competências, aptidões e métodos de i​nvestigação ass​ociados a um domínio científico; capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa, respeitando as exigências impostas pelos padrões ​de qualidade ​e integridade académicas. Este Ciclo de Estudos integra: uma componente curricular que combina unidades curriculares comuns às diversas es​pecialidades de doutoramento com​ unidades curriculares específicas de cada especialidade e com unidades curriculares transversais; a elaboração de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento e da especialidade de doutoramento. ​

      Especialidades     

     Descritores     

Educação Artística
Não abre vagas na 3ª fase (candidaturas de 26 de agosto a 04 de set. 2019)

Educação Musical

Educação Dramática

Comunicação Visual e Expressão Plástica

Educação Especial​ 

Inclusão e Necessidades Educativas Especiais 

Interv​enção precoce

Educação Física e Saúde Infantil

 ​

Educação Física e Lazer

Saúde Infantil

Infância, Cultura e Sociedade

Não abre vagas na 3ª fase (candidaturas de 26 de agosto a 04 de set. 2019)

Sociologia da infância
Direitos da criança
Políticas Públicas para a Infância
Literatura para a Infância​

Infância, Desenvolvimento e Aprendizagem​

Matemática Elementar

​Metodologia e Supervisão em Educação de Infância

Psicologia do desenvolvimento e da educação


PERGUNTAS FREQUENTES

Qual é o valor da propina d​o curso de doutoramento?

Pagamento anual (propina) -2750 euros mas poderá ser parcelado em 6 pr​estações. Duração do curso: a tempo integral 3 anos e 5 a tempo parcial.

Existe alguma bolsa de Estudos da Universidade?

Não existe bolsa de estudos da universidade, os candidatos devem solicitar a bolsa a entidades no seu país de origem.

PERÍODO DE FUNCIO​NAMENTO DO CURSO?

O período de funcionamento do curso é de 3 anos. O ano letivo é de setembro a julho do ano seguinte. O 1º  semestre vai de setembro a janeiro e o 2​º semestre de fevereiro a julho.

Como é feita a candidatura, é com entrevista ou documental?

A candidatura é feita só online com envio de toda a documentação digitalizada e não tem prova presencial. Os elementos para seriação dos candidatos são o CV e a proposta de projeto a desenvolver .

O curso é reconhecido em Portugal?

Sim, o curso está publicado no Diário da República e é avaliado pela Comissão A3ES.​


Calendário Escolar e Letivo ​do Conselho Pedagógico do IE - 1º, 2º e 3º Ciclos

 ​
Contacto do Secretariado do Doutoramento 
Tel: +351 253 60 12 87​
e-mail: sec-dout-ec​@ie.u​minho.pt​​
​​​​​​
2019/2020

Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Estudos da Criança

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: 253604240 Fax: 253604659
    E-Mail: sec@ie.uminho.pt; lmsantos@ie.uminho.pt
    URL: https://www.ie.uminho.pt

Descrição


O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Doutor em Estudos da Criança tem a duração de 3 anos (em regime de tempo inteiro, com 6 semestres curriculares) e de 5 anos (em tempo parcial para estudantes-trabalhadores), num total de 180 ECTS.
Apresenta, de acordo com a legislação em vigor, uma estrutura curricular em 5 áreas de especialização:
- Educação Física e Saúde Infantil (Educação Física e Lazer, Saúde Infantil)
- Infância, Desenvolvimento e Aprendizagens (Matemática Elementar, Metodologia e Supervisão em Educação de Infância, Psicologia do Desenvolvimento e da Educação)
- Educação Artística (Educação Musical, Educação Dramática, Comunicação Visual e Expressão Plástica)
- Educação Especial (Inclusão e Necessidades Educativas Especiais, Intervenção Precoce)
- Infância, Culturas e Sociedade (Sociologia da Infância, Direitos da Criança, Políticas Públicas para a Infância, Literatura para a Infância). 

Este Ciclo de Estudos visa, essencialmente, o desenvolvimento de: capacidades de compreensão sistemática num domínio científico de estudo; competências, aptidões e métodos de investigação associados a um domínio científico; capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas.

Resultados de aprendizagem


1. Utilizar quadros conceptuais e metodológicos no âmbito das ciências que concorrem para o campo inter/multidisciplinar dos Estudos da Criança em função de um objecto de investigação preciso, aplicando-os numa investigação original, pertinente e socialmente relevante;
2. Contribuir para a inovação no campo conceptual e do conhecimento aplicado no domínio dos Estudos da Criança;
3. Contribuir criticamente para a análise e discussão de questões relativas às condições individuais e sociais de vida e aprendizagem das crianças, nos planos do desenvolvimento físico, psicológico, sociomotor, social e moral, da intervenção educativa, da ação institucional, das práticas culturais e artísticas e das políticas públicas;
4. Desenvolver competências investigativas, éticas e formativas;
5. Equacionar e interpretar problemas científico-tecnológicos, culturais, sociais, educacionais, económicos e políticos contemporâneos;
6. Promover investigação avançada em Estudos da Criança, nas diferentes especialidades;
7. Formar investigadores em Estudos da Criança, de acordo com as áreas de especialidade do próprio curso;
8. Consolidar o campo de investigação na área Científica de Estudos da Criança, atendendo às especificações de cada especialidade.

Acesso a estudos superiores


Uma vez que este curso é de 3º Ciclo, ele confere capacidade técnico-científica para acesso a outros cursos, nomeadamente a formação de Pós-Doc e a Provas de Agregação.

Saídas profissionais


O ciclo de estudos confere o grau de Doutor em Estudos da Criança, de acordo com a área da especialidade, desenvolve saberes e competências que capacitam para o exercício de diversas funções profissionais, em especial aquelas que exigem o grau de Doutor, tais como a lecionação e investigação no Ensino Superior.
O Doutoramento em Estudos da Criança contribui para promover o desenvolvimento profissional e académico dos investigadores e para qualificar profissionais de diferentes formações. Além disso releva para efeitos de progressão na carreira, nos termos do artº 54 do Decreto-Lei nº 75/2010, de 23 de Junho (Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário).
Este ciclo de estudos possui como sectores de potencial empregabilidade os seguintes: Professores e Investigadores do Ensino Superior, Quadros das Direções de Ensino, Agências governamentais, ONG, etc.

Acesso


30

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura no Instituto de Educação da Universidade do Minho. 

A candidatura online (www.ie.uminho.pt) requer a anexação dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado; cópias dos certificados de habilitações; domínio a investigar, com formulação das intenções da investigação; indicação do ramo e especialidade a que se candidata. 

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho, publicado no Despacho n.º 10593/2014, Diário da República, 2.ª série, N.º 156, de 14 de agosto de 2014.

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se ao Doutoramento em Estudos da Criança: os titulares de grau de Mestre em Estudos da Criança ou áreas afins; os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante que seja reconhecido pelo Conselho Científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste Ciclo de Estudos.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ie.uminho.pt/pt/Ensino/Doutoramentos/Paginas/candidaturasdoutoramentos2018.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ie.uminho.pt/pt/Ensino/Doutoramentos/Paginas/candidaturasdoutoramentos2018.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado condicionalmente
Data de publicação da decisão:
29-09-2016
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2401/2011/AL02
Data de Registo:
31-10-2017
Validade:
28-09-2019

​​