Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico Voltar

terça-feira, 09/12/2025    Instituto de Educação da Universidade do MInho
Realizam-se no dia 09 de dezembro de 2025 às 14h30, na sala 0.13 do IE, as provas de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, requeridas por Juliana Filipa Couto da Silva.
Título “O contributo da leitura dialogada para a formação de leitores críticos e a promoção da ecoliteracia nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Presidente: Doutora Iris Susana Pires Pereira, Professora Associada Com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais: Doutor Rui Manuel Nascimento Lima Ramos, Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientador); Doutora Celda Maria Gonçalves Morgado, Professora Coordenadora da Escola Superior da Educação do Instituto Politécnico do Porto, (arguente).
Resumo de Relatório de Estágio: O presente documento retrata o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O tema central consistiu em compreender de que forma a leitura dialogada contribui para a formação de leitores críticos e para a promoção da ecoliteracia, através da exploração de dois livrosálbum de literatura infantil focados no questionamento da relação do ser humano com o meio ambiente e com o mundo que nos rodeia. Para tal, foi necessário desenvolver uma intervenção em dois contextos, no 1.º Ciclo e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde se concretizou a leitura de duas obras destinadas ao público infantil, utilizando a técnica de leitura dialogada. Para além de sensibilizar os alunos a nível ecológico, pretendeuse também desenvolver as suas competências de leitura. A metodologia utilizada no decorrer do projeto foi o trabalho projeto, seguindo as etapas da investigação-ação. É, ainda, importante referir que, apesar do projeto incidir principalmente na disciplina de Português, este foi desenvolvido de forma a garantir a interdisciplinaridade, permitindo que os alunos desenvolvessem competências em diversas áreas do saber. A recolha de dados foi realizada através de vídeos e fotografias, registos de áudio, notas de campo, produções realizadas pelos alunos e formulários. Após a conclusão do projeto e as próprias reflexões, considera-se que os objetivos delineados foram alcançados, permitindo, juntamente com as crianças, o desenvolvimento de novas aprendizagens, da consciência ecológica e da valorização da leitura.
Palavra-Chave: Ecoliteracia, Literatura Infantil, Leitura Dialogada, Meio ambiente, Interdisciplinaridade
saudáveis Tel: +351 253 601280
e-mail: sec-mce-ac@ie.uminho.pt

Conselho PedagógicoTel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
log