terça-feira, 09/12/2025
Instituto de Educação da Universidade do MInho
Realizam-se no dia 09 de dezembro de 2025 às 14h30, na sala 0.13 do IE, as provas de
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino
Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino
Básico, requeridas por Juliana Filipa Couto da Silva.
Título
“O
contributo da leitura dialogada para a formação de leitores críticos e a promoção
da ecoliteracia nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Presidente: Doutora Iris Susana Pires Pereira,
Professora Associada Com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do
Minho.
Vogais: Doutor Rui Manuel Nascimento Lima
Ramos, Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade do Minho
(orientador);
Doutora Celda Maria
Gonçalves Morgado, Professora Coordenadora da Escola Superior da Educação do
Instituto Politécnico do Porto, (arguente).
Resumo de Relatório
de Estágio:
O presente documento retrata o trabalho desenvolvido no âmbito da
Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino
Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino
Básico. O tema central consistiu em compreender de que forma a leitura
dialogada contribui para a formação de leitores críticos e para a promoção da
ecoliteracia, através da exploração de dois livrosálbum de literatura infantil
focados no questionamento da relação do ser humano com o meio ambiente e com o
mundo que nos rodeia. Para tal, foi necessário desenvolver uma intervenção em
dois contextos, no 1.º Ciclo e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde se
concretizou a leitura de duas obras destinadas ao público infantil, utilizando
a técnica de leitura dialogada. Para além de sensibilizar os alunos a nível
ecológico, pretendeuse também desenvolver as suas competências de leitura. A
metodologia utilizada no decorrer do projeto foi o trabalho projeto, seguindo
as etapas da investigação-ação. É, ainda, importante referir que, apesar do
projeto incidir principalmente na disciplina de Português, este foi
desenvolvido de forma a garantir a interdisciplinaridade, permitindo que os
alunos desenvolvessem competências em diversas áreas do saber. A recolha de
dados foi realizada através de vídeos e fotografias, registos de áudio, notas
de campo, produções realizadas pelos alunos e formulários. Após a conclusão do
projeto e as próprias reflexões, considera-se que os objetivos delineados foram
alcançados, permitindo, juntamente com as crianças, o desenvolvimento de novas
aprendizagens, da consciência ecológica e da valorização da leitura.
Palavra-Chave: Ecoliteracia, Literatura Infantil, Leitura
Dialogada, Meio ambiente, Interdisciplinaridade
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