segunda-feira, 27/10/2025
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 27 de outubro de
2025 (segunda-feira), pelas 9h30, as Provas
de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pela Mestre Sílvia Marina
Silva Cunha.
Título da tese: “Educação
de Qualidade: contributos da convivência e mediação em contextos educativos
formais”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves
Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Vogais:
Doutora
Maria Assunção Flores Fernandes, Professora Associada com Agregação do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de
Educação da Universidade do Minho;
Doutora Ana
Sofia Martins Silva Freire dos Santos Raposo, Professora Auxiliar do Instituto
de Educação da Universidade de Lisboa;
Doutora Ana
Maria Carneiro da Costa e Silva, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos
Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do
Minho (orientadora).
Doutor
Carlos Manuel Ribeiro da Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos
Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do
Minho;
Doutora
Elisabete Pinto da Costa, Professora Auxiliar da Universidade Lusófona, Centro
Universitário do Porto;
Doutor
Carlos Monge Lopez, Professor Titular do Departamento de Didáctica,
Organización Escolar y dd. Especiales da Facultad de Educación da Universidad
Nacional de Educación a Distancia - UNED, Espanha.
Resumo: Esta investigação
visa aprofundar possibilidades e configurações curriculares potenciadoras de
respostas adequadas aos desafios societais do século XXI. Nestes desafios
incluem-se as abordagens educacionais que promovam a Educação de Qualidade, um
dos objetivos definidos pela ONU para o Desenvolvimento Sustentável até 2030.
Outro objetivo identificado na cimeira da ONU de 2015 é o da Paz, Justiça e
Instituições Eficazes, reconhecendo-se a relevância da paz e da justiça nas
sociedades contemporâneas. As instituições educativas e, entre elas, as
instituições escolares, têm responsabilidades fundamentais na promoção da
educação de qualidade e da convivência. O presente estudo tem como objetivos
conhecer as estruturas de convivência e o seu papel nos contextos educativos
formais; contribuir para o aprofundamento teórico do conceito de educação de
qualidade, explorando as suas múltiplas dimensões e analisar o potencial das
estruturas de convivência enquanto promotoras de uma educação de qualidade.
Através de uma metodologia mista de natureza quali-quantitativa, a investigação
focou-se no método de estudo de casos, recorrendo a várias técnicas de recolha
de dados, nomeadamente a revisão de literatura e análise documental,
entrevistas semiestruturadas e inquérito por questionário. A investigação
realizada procurou conhecer, analisar e aprofundar o trabalho desenvolvido por
instituições escolares de Portugal e Espanha, nomeadamente na implementação de
programas de convivência e mediação, e respetivas perceções e efeitos na
promoção de uma educação de qualidade. Dos resultados deste estudo, salientamos
a validação das estruturas de convivência pelos participantes na investigação,
reconhecendo-as como úteis e necessárias aos contextos educativos, com
benefícios amplos ao nível pessoal, social, institucional e académico. Para
além disso, são várias as dimensões da convivência que influenciam e ampliam a
educação de qualidade, das quais se destacam o ambiente educativo, a
comunicação, a participação e a promoção da equidade e justiça na escola. As perceções
dos respondentes validam a complexidade em concetualizar uma educação de
qualidade, embora se distanciem de associações estritas relativas aos
resultados académicos e se aproximem com robustez a uma educação que promove
uma formação integral, que valoriza os valores e bem-estar dos indivíduos.
Palavras-chave: convivência,
desenvolvimento curricular, educação de qualidade, mediação.
Contactos:
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