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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular Voltar

segunda-feira, 27/10/2025    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 27 de outubro de 2025 (segunda-feira), pelas 9h30, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pela Mestre Sílvia Marina Silva Cunha.
Título da tese: “Educação de Qualidade: contributos da convivência e mediação em contextos educativos formais”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais:
Doutora Maria Assunção Flores Fernandes, Professora Associada com Agregação do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Ana Sofia Martins Silva Freire dos Santos Raposo, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa;

Doutora Ana Maria Carneiro da Costa e Silva, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora).

Doutor Carlos Manuel Ribeiro da Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Elisabete Pinto da Costa, Professora Auxiliar da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto;

Doutor Carlos Monge Lopez, Professor Titular do Departamento de Didáctica, Organización Escolar y dd. Especiales da Facultad de Educación da Universidad Nacional de Educación a Distancia - UNED, Espanha.

Resumo:
Esta investigação visa aprofundar possibilidades e configurações curriculares potenciadoras de respostas adequadas aos desafios societais do século XXI. Nestes desafios incluem-se as abordagens educacionais que promovam a Educação de Qualidade, um dos objetivos definidos pela ONU para o Desenvolvimento Sustentável até 2030. Outro objetivo identificado na cimeira da ONU de 2015 é o da Paz, Justiça e Instituições Eficazes, reconhecendo-se a relevância da paz e da justiça nas sociedades contemporâneas. As instituições educativas e, entre elas, as instituições escolares, têm responsabilidades fundamentais na promoção da educação de qualidade e da convivência. O presente estudo tem como objetivos conhecer as estruturas de convivência e o seu papel nos contextos educativos formais; contribuir para o aprofundamento teórico do conceito de educação de qualidade, explorando as suas múltiplas dimensões e analisar o potencial das estruturas de convivência enquanto promotoras de uma educação de qualidade. Através de uma metodologia mista de natureza quali-quantitativa, a investigação focou-se no método de estudo de casos, recorrendo a várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente a revisão de literatura e análise documental, entrevistas semiestruturadas e inquérito por questionário. A investigação realizada procurou conhecer, analisar e aprofundar o trabalho desenvolvido por instituições escolares de Portugal e Espanha, nomeadamente na implementação de programas de convivência e mediação, e respetivas perceções e efeitos na promoção de uma educação de qualidade. Dos resultados deste estudo, salientamos a validação das estruturas de convivência pelos participantes na investigação, reconhecendo-as como úteis e necessárias aos contextos educativos, com benefícios amplos ao nível pessoal, social, institucional e académico. Para além disso, são várias as dimensões da convivência que influenciam e ampliam a educação de qualidade, das quais se destacam o ambiente educativo, a comunicação, a participação e a promoção da equidade e justiça na escola. As perceções dos respondentes validam a complexidade em concetualizar uma educação de qualidade, embora se distanciem de associações estritas relativas aos resultados académicos e se aproximem com robustez a uma educação que promove uma formação integral, que valoriza os valores e bem-estar dos indivíduos.


Palavras-chave: convivência, desenvolvimento curricular, educação de qualidade, mediação.
Contactos:
Doutoramento em Ciências da Educação
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