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13/03/2024 - 31/05/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Nomeação de júri de Reconhecimento de Nível ao grau de Mestre e conversão de classificação final, requerido por Rossilene Milhomem Jardim Costa.
Atendendo ao despacho VRT-ECF-49/2022, de 8 de setembro de 2022, nomeio o seguinte júri para análise do pedido de reconhecimento de nível ao grau de mestre e conversão de classificação final, requerido por Rossilene Milhomem Jardim Costa;

Composição do Júri:

Presidente: Doutora Maria Graça Ferreira Simões Carvalho, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais: Doutora Rute Marina Roberto Santos, Professora Associada com Agregação do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutora Maria Cristina Cristo Parente, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
 
13/03/2024 - 31/05/2024
Reconhecimento de Nível ao Grau de Mestre e conversão da classificação final, requerido por Rossilene Milhomem Jardim Costa
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Nomeação de júri de Reconhecimento de Nível ao grau de Mestre e conversão de classificação final, requerido por Rossilene Milhomem Jardim Costa.

 
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18/03/2024 - 31/05/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Despacho de nomeação de júri de Reconhecimento de Nível ao grau de Licenciado, requerido por Maria Helena Caseiro da Silva.
Atendendo ao despacho VRT-ECF-49/2022, de 8 de setembro de 2022, nomeio o seguinte júri para análise do pedido de reconhecimento de nível ao grau de Licenciado, requerido por Maria Helena Caseiro da Silva:

Presidente: Doutora Maria Conceição Pinto Antunes, Professora Associada do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais: Doutora Maria Fátima Morais Silva, Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutora Daniela Andrade Vilaverde Silva, Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Todos os elementos foram contactados e aceitaram fazer parte do Júri.
 
18/03/2024 - 31/05/2024
Reconhecimento de Nível ao grau de Licenciado, requerido por Maria Helena Caseiro da Silva.
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Despacho de nomeação de júri de Reconhecimento de Nível ao grau de Licenciado, requerido por Maria Helena Caseiro da Silva.

 
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16/04/2024 - 31/08/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Proposta de júri de Reconhecimento Específico de Habilitações Estrangeiras ao Grau de Mestre em Ciências da Educação, requerido por João Pontes Vieira Branco.
Atendendo ao despacho VRT-ECF-49/2022, de 8 de setembro de
2022, nomeio o seguinte júri para análise do pedido de reconhecimento específico ao grau de
Mestre – Ciências da Educação, requerido por João Pontes Vieira Branco:

Presidente:
Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do Departamento de
Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão do Instituto de Educação da
Universidade do Minho.

Vogais:
Doutor Luís Gonzaga Pereira Dourado, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos
Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão do Instituto de Educação da
Universidade do Minho.
Doutor José Augusto Branco Palhares, Professor Auxiliar do Departamento de Ciências
Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Todos os elementos foram contactados e aceitaram fazer parte do Júri.
Instituto de Educação
Universidade do Minho
Campus de Gualtar, Braga
sec@ie.uminho.pt
 
16/04/2024 - 31/08/2024
Reconhecimento Específico de Habilitações Estrangeiras ao Grau de Mestre requerido por João Pontes Vieira Branco
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Proposta de júri de Reconhecimento Específico de Habilitações Estrangeiras ao Grau de Mestre em Ciências da Educação, requerido por João Pontes Vieira Branco.

 
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23/04/2024 - 31/10/2024    Instituto de Educação da UMinho
Proposta de júri de Reconhecimento Específico de Habilitações Estrangeiras ao Grau de Mestre - Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico, requerido por David de Bragança Morais.
Atendendo ao despacho VRT-ECF-49/2022, de 8 de setembro de 2022, nomeio o seguinte júri para análise do pedido de reconhecimento específico ao grau de Mestre – Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico, requerido por David de Bragança Morais:

Presidente:
Doutora Maria Graça Ferreira Simões Carvalho, Professora Catedrática do Departamento
de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutora Maria Teresa Jacinto Sarmento Pereira, Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutora Sara Raquel Duarte Reis Silva, Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Didáctica e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Todos os elementos foram contactados e aceitaram fazer parte do Júri.
Instituto de Educação
Universidade do Minho
Campus de Gualtar, Braga, Portugal
sec@ie.uminho.pt
 
23/04/2024 - 31/10/2024
Reconhecimento Específico de Habilitações Estrangeiras ao Grau de Mestre requerido por David de Bragança Morais
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Proposta de júri de Reconhecimento Específico de Habilitações Estrangeiras ao Grau de Mestre - Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico, requerido por David de Bragança Morais.

 
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quinta-feira, 02/05/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 2 de maio 2024, às 14h30, na sala 0.13 do IE, as provas de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, requeridas por Cátia Sofia Carvalho Ferreira.
Título do Relatório de Estágio: "Desenvolver capacidades de pensamento crítico: Uma abordagem em Biologia no 10º ano de escolaridade".
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais: Doutora Fernanda Maria Fraga Mimoso Gouveia Cássio, Professora Catedrática da Escola de Ciências da Universidade do Minho;

Doutor José Luís de Jesus Coelho da Silva, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador);

Doutor Luís Gonzaga Pereira Dourado, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo do Relatório de Estágio: O pensamento crítico é apresentado como parte integrante do processo educativo pelos documentos oficiais orientadores dos processos de ensino e de aprendizagem, como por exemplo o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. É neste sentido, que se equacionou uma intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, assente no desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico, em articulação com a abordagem de conhecimentos científicos na área da Biologia.
A intervenção pedagógica envolveu uma turma de 23 alunos do 10.º ano de escolaridade e esteve alicerçada nos seguintes objetivos de aprendizagem: 1) Promover a (re)construção dos conhecimentos científicos acerca da constituição das células procariótica, eucariótica vegetal e eucariótica animal; 2) Promover a (re)construção dos conhecimentos científicos acerca da estrutura e função dos constituintes da célula e 3) Promover o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico. A intervenção pedagógica operacionalizou-se em dois momentos principais. O primeiro momento consistiu na aplicação de um questionário de avaliação de pensamento crítico. O segundo momento incluiu uma reflexão inicial sobre as atividades de aprendizagem a desenvolver, a exploração do conhecimento científico e uma reflexão global sobre as atividades e as aprendizagens desenvolvidas.
A avaliação da intervenção pedagógica incidiu na identificação da relevância educativa apontada pelos alunos à atividade de aprendizagem focalizada na operacionalização do Princípio Pedagógico da Transparência, na avaliação do impacto da intervenção pedagógica na aprendizagem dos alunos e na identificação das dificuldades sentidas pelos alunos na realização de atividades de aprendizagem orientadas para o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico. Os resultados obtidos mostram que a estratégia de intervenção pedagógica contribui para a (re)construção do conhecimento científico e potencia o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico. Todavia, é fundamental que a sua implementação seja realizada de forma sistemática, uma vez que só assim se poderá avaliar a sua mobilização efetiva.

Palavras-chave: Educação em Ciências; Pensamento Crítico; Aprendizagem Cooperativa; Reflexão.
Mestrados em Ensino
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
 
quinta-feira, 02/05/2024
Provas de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
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Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 2 de maio 2024, às 14h30, na sala 0.13 do IE, as provas de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, requeridas por Cátia Sofia Carvalho Ferreira.
Título do Relatório de Estágio: "Desenvolver capacidades de pensamento crítico: Uma abordagem em Biologia no 10º ano de escolaridade".

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