13/03/2024 - 31/05/2024
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Nomeação de júri de
Reconhecimento de
Nível ao grau de
Mestre e conversão
de classificação final,
requerido por
Rossilene Milhomem
Jardim Costa.
Atendendo ao despacho VRT-ECF-49/2022, de 8 de setembro de 2022, nomeio o seguinte júri para análise do pedido de reconhecimento de nível ao grau de mestre e conversão de classificação final, requerido por Rossilene Milhomem Jardim Costa;
Composição do Júri: Presidente: Doutora Maria Graça Ferreira Simões Carvalho, Professora Catedrática do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão do Instituto de
Educação da Universidade do Minho.
Vogais:
Doutora Rute Marina Roberto Santos, Professora Associada com Agregação do
Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de
Educação da Universidade do Minho.
Doutora Maria Cristina Cristo Parente, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos
Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão do Instituto de Educação da
Universidade do Minho.
13/03/2024 - 31/05/2024
Reconhecimento de Nível ao Grau de Mestre e conversão da classificação final, requerido por Rossilene Milhomem Jardim Costa
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Nomeação de júri de
Reconhecimento de
Nível ao grau de
Mestre e conversão
de classificação final,
requerido por
Rossilene Milhomem
Jardim Costa.
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18/03/2024 - 31/05/2024
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Despacho de
nomeação de júri de
Reconhecimento de
Nível ao grau de
Licenciado, requerido
por Maria Helena
Caseiro da Silva.
Atendendo ao despacho VRT-ECF-49/2022, de 8 de setembro de
2022, nomeio o seguinte júri para análise do pedido de reconhecimento de nível ao grau de
Licenciado, requerido por Maria Helena Caseiro da Silva:
Presidente: Doutora Maria Conceição Pinto Antunes, Professora Associada do Departamento de
Teoria da Educação e Educação Artística do Instituto de Educação da Universidade do
Minho.
Vogais:
Doutora Maria Fátima Morais Silva, Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia
da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Doutora Daniela Andrade Vilaverde Silva, Professora Auxiliar do Departamento de
Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Todos os elementos foram contactados e aceitaram fazer parte do Júri.
18/03/2024 - 31/05/2024
Reconhecimento de Nível ao grau de Licenciado, requerido por Maria Helena Caseiro da Silva.
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Despacho de
nomeação de júri de
Reconhecimento de
Nível ao grau de
Licenciado, requerido
por Maria Helena
Caseiro da Silva.
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16/04/2024 - 31/08/2024
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Proposta de júri de Reconhecimento Específico de Habilitações Estrangeiras ao Grau de Mestre em Ciências da Educação, requerido por João Pontes Vieira Branco.
Atendendo ao despacho VRT-ECF-49/2022, de 8 de setembro de 2022, nomeio o seguinte júri para análise do pedido de reconhecimento específico ao grau de Mestre – Ciências da Educação, requerido por João Pontes Vieira Branco: Presidente:
Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais: Doutor Luís Gonzaga Pereira Dourado, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutor José Augusto Branco Palhares, Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Todos os elementos foram contactados e aceitaram fazer parte do Júri.
Instituto de Educação Universidade do Minho Campus de Gualtar, Braga sec@ie.uminho.pt
16/04/2024 - 31/08/2024
Reconhecimento Específico de Habilitações Estrangeiras ao Grau de Mestre requerido por João Pontes Vieira Branco
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Proposta de júri de Reconhecimento Específico de Habilitações Estrangeiras ao Grau de Mestre em Ciências da Educação, requerido por João Pontes Vieira Branco.
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23/04/2024 - 31/10/2024
Instituto de Educação da UMinho
Proposta de júri de Reconhecimento Específico de Habilitações Estrangeiras ao Grau de Mestre - Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico, requerido por David de Bragança Morais.
Atendendo ao despacho VRT-ECF-49/2022, de 8 de setembro de 2022, nomeio o seguinte júri para análise do pedido de reconhecimento específico ao grau de Mestre – Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico, requerido por David de Bragança Morais: Presidente:
Doutora Maria Graça Ferreira Simões Carvalho, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais: Doutora Maria Teresa Jacinto Sarmento Pereira, Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Doutora Sara Raquel Duarte Reis Silva, Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Didáctica e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Todos os elementos foram contactados e aceitaram fazer parte do Júri.
Instituto de Educação Universidade do Minho Campus de Gualtar, Braga, Portugal sec@ie.uminho.pt
23/04/2024 - 31/10/2024
Reconhecimento Específico de Habilitações Estrangeiras ao Grau de Mestre requerido por David de Bragança Morais
Instituto de Educação da UMinho
Proposta de júri de Reconhecimento Específico de Habilitações Estrangeiras ao Grau de Mestre - Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico, requerido por David de Bragança Morais.
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quinta-feira, 02/05/2024
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 2 de maio
2024, às 14h30, na sala 0.13 do
IE, as provas de Mestrado em Ensino de
Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário,
requeridas por Cátia Sofia Carvalho
Ferreira. Título
do Relatório de Estágio: "Desenvolver
capacidades de pensamento crítico: Uma abordagem em Biologia no 10º ano de
escolaridade".
Composição do Júri: Presidente: Doutora Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais: Doutora Fernanda Maria Fraga Mimoso Gouveia Cássio, Professora Catedrática da Escola de Ciências da Universidade do Minho;
Doutor José Luís de Jesus Coelho da Silva, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador);
Doutor Luís Gonzaga Pereira Dourado, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Resumo do Relatório de Estágio: O pensamento crítico é apresentado como parte integrante do processo educativo pelos documentos oficiais orientadores dos processos de ensino e de aprendizagem, como por exemplo o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. É neste sentido, que se equacionou uma intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, assente no desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico, em articulação com a abordagem de conhecimentos científicos na área da Biologia. A intervenção pedagógica envolveu uma turma de 23 alunos do 10.º ano de escolaridade e esteve alicerçada nos seguintes objetivos de aprendizagem: 1) Promover a (re)construção dos conhecimentos científicos acerca da constituição das células procariótica, eucariótica vegetal e eucariótica animal; 2) Promover a (re)construção dos conhecimentos científicos acerca da estrutura e função dos constituintes da célula e 3) Promover o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico. A intervenção pedagógica operacionalizou-se em dois momentos principais. O primeiro momento consistiu na aplicação de um questionário de avaliação de pensamento crítico. O segundo momento incluiu uma reflexão inicial sobre as atividades de aprendizagem a desenvolver, a exploração do conhecimento científico e uma reflexão global sobre as atividades e as aprendizagens desenvolvidas. A avaliação da intervenção pedagógica incidiu na identificação da relevância educativa apontada pelos alunos à atividade de aprendizagem focalizada na operacionalização do Princípio Pedagógico da Transparência, na avaliação do impacto da intervenção pedagógica na aprendizagem dos alunos e na identificação das dificuldades sentidas pelos alunos na realização de atividades de aprendizagem orientadas para o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico. Os resultados obtidos mostram que a estratégia de intervenção pedagógica contribui para a (re)construção do conhecimento científico e potencia o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico. Todavia, é fundamental que a sua implementação seja realizada de forma sistemática, uma vez que só assim se poderá avaliar a sua mobilização efetiva.
Palavras-chave: Educação em Ciências; Pensamento Crítico; Aprendizagem Cooperativa; Reflexão.
Mestrados em Ensino Tel: +351 253 604679 e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt
Conselho Pedagógico Tel: +351 253 601287 e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
quinta-feira, 02/05/2024
Provas de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 2 de maio
2024, às 14h30, na sala 0.13 do
IE, as provas de Mestrado em Ensino de
Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário,
requeridas por Cátia Sofia Carvalho
Ferreira. Título
do Relatório de Estágio: "Desenvolver
capacidades de pensamento crítico: Uma abordagem em Biologia no 10º ano de
escolaridade".
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