O bullying e a vitimização são fenómenos universais que são reconhecidos e estudados internacionalmente por investigadores preocupados com estes comportamentos e com o seu impacto na sociedade. Neste contexto, as finalidades do curso são desenvolver competências nos profissionais de educação para observar, registar e definir projetos de intervenção, tendo em atenção os níveis macro, meso e micro de intervenção com o envolvimento de participantes diversos nomeadamente docentes, não docentes, alunos e encarregados de educação.



Prazo de Candidaturas: 
---
​Divulgação dos resultados:
---
Inscrições:
---
Funcionamento:
​---
Destinatários:
Licenciatura/ Mestrado em Educação de Infância, Ensino (Professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e Ensino Básico e Secundário de todas as áreas disciplinares), Mediação, Educação Social, Animação Sociocultural, Assistência Social, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Terapia da Fala e outros interessados que demonstrem possuir formação e/ou experiência profissional adequadas à frequência do curso.
​Nível:
Especialização
Duração:
15 semanas-45h de contacto (online/pós-laboral)
​N.º de créditos ECTS
7,5
​N.º de vagas:
​20
​Propina: 
250 euros
​Início:  16 fevereiro de 2023

Término: 25 de maio de 2023




 Curso Breve Creditado

2023/2024

Geral


Grau Académico:
  • Não Aplicável
ECTS:
7
Duração:
15 semanas
Regime:
Pós-laboral
Local:
Nenhum
Área científica predominante:
  • Educação Física
  • Saúde Infantil

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O bullying e a vitimização são fenómenos universais que são reconhecidos e estudados internacionalmente. Investigadores em todo o mundo, preocupados com estes comportamentos e com o seu impacto na sociedade, conduzem investigações no sentido de clarificar causas, concomitantes e consequências destes comportamentos.
Neste contexto, as finalidades do curso são desenvolver competências nos profissionais de educação para observar, registar e definir projetos de intervenção, tendo em atenção os níveis macro, meso e micro de intervenção com o envolvimento de participantes diversos nomeadamente docentes, não docentes, alunos e encarregados de educação.

Resultados de aprendizagem


- Conhecer os conceitos e problemáticas relacionadas ao bullying e comportamentos desafiantes na escola;
- Conhecer os efeitos dos comportamentos desafiantes ao longo do ciclo de vida;
- Ser capaz de observar e realizar registos sobre os comportamentos de bullying;
- Ser capaz de diferenciar os comportamentos de bullying de outros comportamentos que fazem parte do desenvolvimento da criança e adolescente;
- Apresentar competências psicopedagógicas que permitam desenhar uma intervenção com vista à prevenção ou redução de comportamentos de bullying e comportamentos desafiantes.

Acesso


20

Vagas

8

Mínimo

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se ao Curso educadores de infância, professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino básico e secundário e áreas disciplinares, mediadores, educadores sociais, animadores socioculturais, assistentes sociais e profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas da fala) e outros interessados que demonstrem possuir formação e/ou experiência profissional adequada à frequência do curso.

Pré-requisitos recomendados


A seriação dos candidatos será feita com base na sua avaliação curricular, sendo dada prioridade de acesso às vagas a candidatos provenientes de empresas e parceiros industriais associadas ao projeto “Aliança de Pós-Graduação - Competências para o Futuro” da Universidade do Minho.

Prazos de candidatura


As candidaturas têm lugar na página: https://www.alianca.uminho.pt/pt/

Informação Adiccional


Observações


Curso inserido no Portefólio de Cursos do projeto “Aliança de Pós-Graduação” (Impulso Adultos – PRR).

O número de créditos ECTS necessário à obtenção do diploma é de 7,5.

Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Data de publicação da decisão:
Deliberação da A3ES:
Número de Registo:
Data de Registo:
Validade: