Desenvolvimento
de projetos de intervenção em gerontologia educativa
O aumento exponencial do envelhecimento da população transformou a Gerontologia Educativa não só numa área de formação prioritária mas, também, numa área de formação com grande expectativa de procura e desenvolvimento. Atualmente, são muitos os profissionais que trabalham nesta área, não possuindo formação adequada à função profissional que exercem, quer porque são portadores de formação noutras áreas das ciências socias e humanas, quer porque a formação de que são portadores já não responde ao perfil profissional que o trabalho de educação e intervenção nesta área hoje exige.
Prazo de Candidaturas:
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| Nível:
| Especialização
| Duração:
| 16 semanas (Diurno)
| N.º de créditos ECTS
| 13
| N.º de vagas:
| 20
| Propina:
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| Início: ---
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| Término: ---
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Curso Breve Creditado
2024/2025
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
Contactos
Instituto de Educação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel:
+351 253604240
Fax:
+351 253604659
E-Mail:
cpedagogico@ie.uminho.pt
URL:
http://www.ie.uminho.pt
Descrição
O aumento exponencial do envelhecimento da população transformou a Gerontologia Educativa não só numa área de formação prioritária mas, também, numa área de formação com grande expectativa de procura e desenvolvimento. Atualmente, são muitos os profissionais que trabalham nesta área, não possuindo formação adequada à função profissional que exercem, quer porque são portadores de formação noutras áreas das ciências socias e humanas, quer porque a formação de que são portadores já não responde ao perfil profissional que o trabalho de educação e intervenção nesta área hoje exige. As ofertas formativas existentes no campo da Gerontologia Educativa não respondem a muitas das necessidades de formação, especialmente quando se trata de formação continuada, que decorrem das situações acima enunciadas, tornando-se urgente a criação de cursos breves que promovam um referencial teórico mais atual e metodologias adequadas à intervenção educativa na área dos adultos idosos. É com este propósito que se propõe o presente curso, que tem como principal finalidade a promoção de conhecimentos teóricos e metodológicos que habilitem para o exercício de funções de conceção, gestão, implementação e avaliação de atividades e projetos de educação e formação de pessoas adultas e adultas idosas com vista a um envelhecimento bem-sucedido, numa perspetiva de educação permanente e desenvolvimento humano. Estas atividades e projetos desenvolvem-se em contextos diversificados, tais como centros de dia, centros de convívio, estruturas residenciais para pessoas idosas, centros de saúde, hospitais, centros e serviços de cultura e lazer, estabelecimentos prisionais, universidades de terceira idade, projetos comunitários, escolas e universidades, organizações educativas e de reinserção social, IPPS, ONG, entre outros.
Resultados de aprendizagem
Identificar as dimensões biopsicossociais e as problemáticas multidimensionais subjacentes ao processo do envelhecimento; Diagnosticar necessidades e potencialidades de intervenção educativa em diferentes contextos comunitários; Operacionalizar conhecimentos científicos, metodológicos e técnicos para desenvolver propostas educativas promotoras de envelhecimento bem-sucedido; Conceber, implementar e avaliar programas e projetos de gerontologia educativa.
Pré-requisitos recomendados
A seriação dos candidatos será feita com base na sua avaliação curricular, sendo dada prioridade de acesso às vagas a candidatos provenientes de empresas e parceiros industriais associadas ao projeto “Aliança de Pós-Graduação - Competências para o Futuro” da Universidade do Minho.
Prazos de candidatura
As candidaturas têm lugar entre 10 e 28 de fevereiro de 2025, na página: https://www.alianca.uminho.pt/pt/ A divulgação dos resultados das candidaturas decorre até ao dia 5 de março de 2025.
Prazos de inscrição
As inscrições decorrem entre os dias 5 de março e 10 de março de 2025.
Observações
Curso inserido no Portefólio de Cursos do projeto “Aliança de Pós-Graduação” (Impulso Adultos – PRR).
O número de ECTS necessário à obtenção do diploma é de 13,5.
Nos cursos que incluem opções, anualmente, são indicadas as unidades curriculares opcionais a disponibilizar, bem como as respetivas condições de inscrição e número de vagas.
Estado de acreditação pela A3ES:
Data de publicação da decisão:
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