Desenvolvimento de projetos de intervenção em gerontologia educativa

O aumento exponencial do envelhecimento da população transformou a Gerontologia Educativa não só numa área de formação prioritária mas, também, numa área de formação com grande expectativa de procura e desenvolvimento. Atualmente, são muitos os profissionais que trabalham nesta área, não possuindo formação adequada à função profissional que exercem, quer porque são portadores de formação noutras áreas das ciências socias e humanas, quer porque a formação de que são portadores já não responde ao perfil profissional que o trabalho de educação e intervenção nesta área hoje exige.

Prazo de Candidaturas: 
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​Divulgação dos resultados:
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Inscrições:
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Funcionamento:
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Destinatários:
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​Nível:
Especialização
Duração:
16 semanas (Diurno)
​N.º de créditos ECTS
13
​N.º de vagas:
​20
​Propina: 
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​Início:  ---

Término: ---





Curso Breve Creditado

2024/2025

Geral


Grau Académico:
  • Não Aplicável
ECTS:
13
Duração:
16 semanas
Regime:
Pós-laboral
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Gerontologia Educativa

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O aumento exponencial do envelhecimento da população transformou a Gerontologia Educativa não só numa área de formação prioritária mas, também, numa área de formação com grande expectativa de procura e desenvolvimento. Atualmente, são muitos os profissionais que trabalham nesta área, não possuindo formação adequada à função profissional que exercem, quer porque são portadores de formação noutras áreas das ciências socias e humanas, quer porque a formação de que são portadores já não responde ao perfil profissional que o trabalho de educação e intervenção nesta área hoje exige.
As ofertas formativas existentes no campo da Gerontologia Educativa não respondem a muitas das necessidades de formação, especialmente quando se trata de formação continuada, que decorrem das situações acima enunciadas, tornando-se urgente a criação de cursos breves que promovam um referencial teórico mais atual e metodologias adequadas à intervenção educativa na área dos adultos idosos. É com este propósito que se propõe o presente curso, que tem como principal finalidade a promoção de conhecimentos teóricos e metodológicos que habilitem para o exercício de funções de conceção, gestão, implementação e avaliação de atividades e projetos de educação e formação de pessoas adultas e adultas idosas com vista a um envelhecimento bem-sucedido, numa perspetiva de educação permanente e desenvolvimento humano.
Estas atividades e projetos desenvolvem-se em contextos diversificados, tais como centros de dia, centros de convívio, estruturas residenciais para pessoas idosas, centros de saúde, hospitais, centros e serviços de cultura e lazer, estabelecimentos prisionais, universidades de terceira idade, projetos comunitários, escolas e universidades, organizações educativas e de reinserção social, IPPS, ONG, entre outros.

Resultados de aprendizagem


Identificar as dimensões biopsicossociais e as problemáticas multidimensionais subjacentes ao processo do envelhecimento;
Diagnosticar necessidades e potencialidades de intervenção educativa em diferentes contextos comunitários;
Operacionalizar conhecimentos científicos, metodológicos e técnicos para desenvolver propostas educativas promotoras de envelhecimento bem-sucedido; 
Conceber, implementar e avaliar programas e projetos de gerontologia educativa.

Acesso


20

Vagas

8

Mínimo

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se ao curso licenciados que sejam técnicos superiores a exercer funções em IPSS e outros contextos de apoio à população idosa; técnicos superiores de educação e de saúde no âmbito da intervenção comunitária; técnicos de ação social (educação, ciências da educação, serviço social, política social, educação social); cuidadores; técnicos a desenvolver atividades de intervenção em gerontologia e/ou atividades educativas intergeracionais e outros interessados que demonstrem possuir formação e/ou experiência profissional adequadas à frequência e finalidade do curso.

Pré-requisitos recomendados


A seriação dos candidatos será feita com base na sua avaliação curricular, sendo dada prioridade de acesso às vagas a candidatos provenientes de empresas e parceiros industriais associadas ao projeto “Aliança de Pós-Graduação - Competências para o Futuro” da Universidade do Minho.

Prazos de candidatura


As candidaturas têm lugar entre 10 e 28 de fevereiro de 2025, na página: https://www.alianca.uminho.pt/pt/
A divulgação dos resultados das candidaturas decorre até ao dia 5 de março de 2025.

Prazos de inscrição


As inscrições decorrem entre os dias 5 de março e 10 de março de 2025.

Informação Adiccional


Observações


Curso inserido no Portefólio de Cursos do projeto “Aliança de Pós-Graduação” (Impulso Adultos – PRR).

O número de ECTS necessário à obtenção do diploma é de 13,5.

Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 13,5
S1 Intervenção Comunitária e Envelhecimento EAIC 6
S1 Projeto de Intervenção em Gerontologia Educativa GEdu 7,5

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Data de publicação da decisão:
Deliberação da A3ES:
Número de Registo:
Data de Registo:
Validade: