A população escolar portuguesa caracteriza-se pela grande diversidade cultural, fenotípica e de classe, apresentando elevadas percentagens de alunos de diversas nacionalidades e pertenças étnico-culturais. Todavia, esta diversidade não tem sido traduzida em elevados níveis de sucesso por parte dos alunos/as provenientes de minorias e de meios sociais desfavorecidos, sendo fundamental desenvolver estratégias de incremento do sucesso escolar, num trabalho de proximidade com as famílias e as comunidades. Partindo sobretudo da identificação destas fragilidades por parte dos/as formandos/as tendo em atenção os seus contextos profissionais, este curso tem como finalidade potenciar a intervenção naqueles contextos numa perspetiva de inclusão de todos/as e no assegurar, o mais possível, o sucesso daqueles alunos/as.
Prazo de Candidaturas:
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Divulgação dos resultados:
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Inscrições:
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Funcionamento:
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Destinatários:
| Licenciatura/Mestrado (Professores de diversos níveis de ensino e áreas disciplinares) Psicologia Sociologia, Educação e Assistência Social (de Escolas e Agrupamentos de Escolas bem como de Organizações Não Governamentais).
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Nível:
| Especialização
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Duração:
| 15 semanas-45h de contacto (presencial das 17h30 às 20h00)
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N.º de créditos ECTS
| 7,5
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N.º de vagas:
| 30
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Propina:
| 250 euros
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Início: ---
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Término: ---
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Curso Breve Creditado
2023/2024
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
Contactos
Instituto de Educação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel:
+351 253604240
Fax:
+351 253604659
E-Mail:
cpedagogico@ie.uminho.pt
URL:
http://www.ie.uminho.pt
Descrição
Embora os contextos sociais e educativos, de um modo geral, tenham um papel determinante na qualidade das aprendizagens realizadas pelos alunos/as em idade escolar, os/as professores/as, principalmente através das expetativas que desenvolvem em relação aos seus alunos e alunas, mas também através das suas práticas, têm um papel crucial no combate a formas de discriminação e de exclusão nas escolas. A sua prática é fundamental à determinação do sucesso ou insucesso escolar, nomeadamente no modo como o currículo oficial é desenvolvido em contexto de sala de aula e das opções pedagógico-didáticas tomadas.
A população escolar portuguesa caracteriza-se pela grande diversidade cultural, heterogeneidade fenotípica e de pertença de classe, apresentando elevadas percentagens de alunos de diversas nacionalidades e pertenças étnico-culturais. Todavia, esta diversidade nem sempre tem sido traduzida em elevados níveis de sucesso escolar por parte dos alunos/as provenientes de minorias e de meios sociais desfavorecidos, sendo fundamental desenvolver estratégias de incremento do sucesso escolar, sobretudo no trabalho de proximidade com as famílias e as comunidades. Os níveis de retenção, absentismo e sucesso escolar de minorias e classes de menor estatuto social ainda não são satisfatórios no plano nacional, sendo que muitas destas crianças partilham o insucesso escolar com situações de precariedade do tecido socioeconómico e com a fragilidade financeira das famílias, o que exige uma atenção redobrada de todos os atores escolares, em assegurar melhores condições de promoção de sucesso dos alunos e das alunas em situação mais vulnerável.
Partindo sobretudo da identificação destas fragilidades por parte dos/as formandos/as tendo em atenção os seus contextos específicos, este curso tem como finalidade potenciar a intervenção naqueles contextos numa perspetiva de inclusão de todos e de todas e no assegurar, o mais possível, o sucesso escolar daqueles alunos/as.
Objetivos gerais do curso:
- Proporcionar conhecimento científico no campo das Ciências Sociais da Educação e da Sociologia Crítica;
- Identificar variáveis sociais condicionadoras do sucesso e do insucesso escolares;
- Identificar fatores escolares e académicos associados à qualidade das aprendizagens e ao sucesso escolar no currículo oficial de alunos/as de origem social, económica e cultural heterogénea;
- Refletir sobre a influência das expectativas e das práticas dos/as professores/as e de outros profissionais na natureza das aprendizagens dos/as alunos/as;
- Desenvolver dispositivos pedagógicos;
- Implementar procedimentos de reflexão colaborativa sobre as práticas profissionais.
Pré-requisitos recomendados
A seriação dos candidatos será feita com base na sua avaliação curricular, sendo dada prioridade de acesso às vagas a candidatos provenientes de empresas e parceiros industriais associadas ao projeto “Aliança de pós-graduação Competências para o Futuro” da Universidade do Minho.
Prazos de candidatura
As candidaturas têm lugar entre 1 e 15 de setembro de 2022 na página: https://www.alianca.uminho.pt/pt
A divulgação dos resultados das candidaturas decorre até ao dia 20 de setembro de 2022.
Prazos de inscrição
As inscrições decorrem entre os dias 22 e 30 de setembro de 2022.
Observações
Curso inserido no Portefólio de Cursos do projeto “Aliança de Pós-Graduação” (Impulso Adultos – PRR).
O número de créditos ECTS necessário à obtenção do diploma é de 7,5.
Nos cursos que incluem opções, anualmente, são indicadas as unidades curriculares opcionais a disponibilizar, bem como as respetivas condições de inscrição e número de vagas.
Estado de acreditação pela A3ES:
Data de publicação da decisão:
