A população escolar portuguesa caracteriza-se pela grande diversidade cultural, fenotípica e de classe, apresentando elevadas percentagens de alunos de diversas nacionalidades e pertenças étnico-culturais. Todavia, esta diversidade não tem sido traduzida em elevados níveis de sucesso por parte dos alunos/as provenientes de minorias e de meios sociais desfavorecidos, sendo fundamental desenvolver estratégias de incremento do sucesso escolar, num trabalho de proximidade com as famílias e as comunidades. Partindo sobretudo da identificação destas fragilidades por parte dos/as formandos/as tendo em atenção os seus contextos profissionais, este curso tem como finalidade potenciar a intervenção naqueles contextos numa perspetiva de inclusão de todos/as e no assegurar, o mais possível, o sucesso daqueles alunos/as.

CANDIDATURAS FECHADAS:  https://candidaturaalianca.uminho.pt/


Prazo de Candidaturas: 
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​Divulgação dos resultados:
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Inscrições:
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Funcionamento:
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Destinatários:
Licenciatura/Mestrado (Professores de diversos níveis de ensino e áreas disciplinares) Psicologia Sociologia, Educação e Assistência Social (de Escolas e Agrupamentos de Escolas bem como de Organizações Não Governamentais).
​Nível:
Especialização
Duração:
15 semanas-45h de contacto (presencial das 17h30 às 20h00)
​N.º de créditos ECTS
7,5
​N.º de vagas:
​30
​Propina: 
250 euros
​Início:  ---

Término: ---




 Curso Breve Creditado

2023/2024

Geral


Grau Académico:
  • Não Aplicável
ECTS:
7
Duração:
15 semanas
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Ciências da Educação

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


Embora os contextos sociais e educativos, de um modo geral, tenham um papel determinante na qualidade das aprendizagens realizadas pelos alunos/as em idade escolar, os/as professores/as, principalmente através das expetativas que desenvolvem em relação aos seus alunos e alunas, mas também através das suas práticas, têm um papel crucial no combate a formas de discriminação e de exclusão nas escolas. A sua prática é fundamental à determinação do sucesso ou insucesso escolar, nomeadamente no modo como o currículo oficial é desenvolvido em contexto de sala de aula e das opções pedagógico-didáticas tomadas.
A população escolar portuguesa caracteriza-se pela grande diversidade cultural, heterogeneidade fenotípica e de pertença de classe, apresentando elevadas percentagens de alunos de diversas nacionalidades e pertenças étnico-culturais. Todavia, esta diversidade nem sempre tem sido traduzida em elevados níveis de sucesso escolar por parte dos alunos/as provenientes de minorias e de meios sociais desfavorecidos, sendo fundamental desenvolver estratégias de incremento do sucesso escolar, sobretudo no trabalho de proximidade com as famílias e as comunidades. Os níveis de retenção, absentismo e sucesso escolar de minorias e classes de menor estatuto social ainda não são satisfatórios no plano nacional, sendo que muitas destas crianças partilham o insucesso escolar com situações de precariedade do tecido socioeconómico e com a fragilidade financeira das famílias, o que exige uma atenção redobrada de todos os atores escolares, em assegurar melhores condições de promoção de sucesso dos alunos e das alunas em situação mais vulnerável.
Partindo sobretudo da identificação destas fragilidades por parte dos/as formandos/as tendo em atenção os seus contextos específicos, este curso tem como finalidade potenciar a intervenção naqueles contextos numa perspetiva de inclusão de todos e de todas e no assegurar, o mais possível, o sucesso escolar daqueles alunos/as.
Objetivos gerais do curso:
- Proporcionar conhecimento científico no campo das Ciências Sociais da Educação e da Sociologia Crítica;
- Identificar variáveis sociais condicionadoras do sucesso e do insucesso escolares;
- Identificar fatores escolares e académicos associados à qualidade das aprendizagens e ao sucesso escolar no currículo oficial de alunos/as de origem social, económica e cultural heterogénea;
- Refletir sobre a influência das expectativas e das práticas dos/as professores/as e de outros profissionais na natureza das aprendizagens dos/as alunos/as;
- Desenvolver dispositivos pedagógicos;
- Implementar procedimentos de reflexão colaborativa sobre as práticas profissionais.

Acesso


30

Vagas

8

Mínimo

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se à inscrição no curso professores/as dos vários níveis de ensino (1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário); Psicólogos/as, Sociólogos/as, Educadores/as e Assistentes Sociais de Escolas e Agrupamentos de Escolas, bem como de Organizações Não Governamentais.
A seriação dos/as candidatos/as será feita pela Coordenadora do Curso, de acordo com os seguintes parâmetros:
(1) Habilitações académicas:
a) habilitação académica de Licenciatura/ Mestrado em ensino (4 pontos);
b) classificação académica, em valores, majorada em 0,5 pontos se a classificação for igual ou superior a 16;
c) outras habilitações académicas: doutoramento (3 pontos); outros mestrados (2 pontos); especialização de 60 ECTS (1 ponto); especialização de 30 ECTS (0,5 pontos);
(2) Currículo profissional:
a) tempo de serviço em anos (0,1 ponto por cada ano);
b) funções/cargos desempenhados no local de trabalho ou em outras organizações educativas, relevantes para a área do curso (0,5 por cada função/ cargo);
c) participação ativa em projetos de científicos e/ou técnicos na área do curso ou em áreas afins (0-3 pontos);
d) produção científica e/ou técnica (0-3 pontos);
e) orador/a em encontros científicos e profissionais (0-3 pontos);
f) dinamização de cursos breves/ ações de formação na área do curso ou em áreas afins (0-2 pontos);
g) frequência de cursos breves/ações de formação acreditadas na área do curso ou em áreas afins (0-2 pontos);
h) assistência a encontros científicos e profissionais (0-2 pontos).

Pré-requisitos recomendados


A seriação dos candidatos será feita com base na sua avaliação curricular, sendo dada prioridade de acesso às vagas a candidatos provenientes de empresas e parceiros industriais associadas ao projeto “Aliança de pós-graduação Competências para o Futuro” da Universidade do Minho.

Prazos de candidatura


As candidaturas têm lugar entre 1 e 15 de setembro de 2022 na página: https://www.alianca.uminho.pt/pt
A divulgação dos resultados das candidaturas decorre até ao dia 20 de setembro de 2022.

Prazos de inscrição


As inscrições decorrem entre os dias 22 e 30 de setembro de 2022.

Informação Adiccional


Observações


Curso inserido no Portefólio de Cursos do projeto “Aliança de Pós-Graduação” (Impulso Adultos – PRR).
O número de créditos ECTS necessário à obtenção do diploma é de 7,5.

Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Data de publicação da decisão:
Deliberação da A3ES:
Número de Registo:
Data de Registo:
Validade:



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