Numa altura em que se assiste à complexificação e reconfiguração do sistema escolar, as questões da liderança ganham uma centralidade acrescida na regulação das organizações escolares e dos processos educativos. A racionalização da rede escolar, em particular, a constituição dos agrupamentos de escolas e as múltiplas formas de controlo e prestação de contas a que estas organizações estão submetidas, requerem processos de gestão e liderança plurais e mais articulados com os projetos
político-educativos de âmbito organizacional e local.

Prazo de Candidaturas: 
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​Divulgação dos resultados:
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Inscrições:
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Funcionamento:
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Destinatários:
Licenciatura/ Mestrado em Ensino (Professores dos diversos níveis de ensino e áreas disciplinares, Profissionais da estrutura diretiva dos agrupamentos de escolas e de escolas não agrupadas públicas e privadas - presidentes de conselhos gerais, diretores, subdiretores, adjuntos, assessores - diretores de Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), gestores intermédios das escolas/agrupamentos - coordenadores de departamento, coordenadores dos diretores de turma, diretores de turma, coordenadores de ciclos, coordenadores de estabelecimento, coordenadores de ano, coordenadores de projetos, coordenadores da autoavaliação, mediadores - estruturas representativas das escolas e dos diretores escolares), e outros interessados que demonstrem possuir formação e/ou experiência profissional adequadas à frequência do curso.
​Nível:
Especialização
Duração:
15 semanas-45h de contacto (presencial misto - diurno/pós-laboral)
​N.º de créditos ECTS
7,5
​N.º de vagas:
​20
​Propina: 
250 euros
​Início:  ---

Término: ---




Curso Breve Creditado

2023/2024

Geral


Grau Académico:
  • Não Aplicável
ECTS:
7
Duração:
15 semanas
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Ciências da Educação

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


Numa altura em que se assiste à complexificação e reconfiguração do sistema escolar, as questões da liderança ganham uma centralidade acrescida na regulação das organizações escolares e dos processos educativos. A racionalização da rede escolar, em particular, a constituição dos agrupamentos de escolas e as múltiplas formas de controlo e prestação de contas a que estas organizações estão submetidas, requerem processos de gestão e liderança plurais e mais articulados com os projetos político-educativos de âmbito organizacional e local.
Atendendo a que as ofertas de formação especializada nesta área são insuficientes face às atuais exigências profissionais, em muitos casos vertidas em meros tópicos de unidades curriculares de formações de 2º ciclo, a realização deste curso constitui uma oportunidade para aprofundar e alargar a abordagem das lideranças escolares às diversas escalas, contextos e níveis de análise, em diálogo com resultados de pesquisas recentes sobre a realidade educativa portuguesa e internacional.
O curso breve “Lideranças Escolares” apresenta como principal objetivo desenvolver competências no domínio da gestão e liderança das organizações escolares, tendo como referência o enquadramento político do sistema educativo nos seus diversos patamares (transnacional, nacional, regional e local) e as especificidades culturais e organizacionais das escolas e agrupamentos de escolas. A contextualização política, cultural e organizacional revela-se fundamental à compreensão das condições do exercício da liderança nas suas múltiplas expressões (direção e gestão de escolas/agrupamentos, coordenação pedagógica, dinamização de projetos, liderança de equipas) e ao seu papel no desenvolvimento democrático da educação.

Resultados de aprendizagem


A formação facultada pelo curso visa desenvolver capacidades de análise crítica dos processos de liderança e suas relações com o poder, a democracia, a cidadania e a justiça. Para além de proporcionar uma leitura holística e contextualizada das lideranças, o curso privilegia a exploração da relação entre as especificidades culturais e simbólicas da organização escolar e os processos de gestão e liderança no quadro do desenvolvimento democrático da escola. Neste sentido, a aprovação no curso dependerá da obtenção dos seguintes resultados de aprendizagem:
i) Caracterizar o modo como as instâncias supranacionais de produção de políticas públicas têm vindo a influenciar os modelos e processos de governação, gestão e liderança da escola pública;
ii) Identificar os diferentes modelos de governação e liderança das escolas e a sua estreita dependência de princípios, valores, políticas e teorias em articulação com estilos de gestão e liderança;
iii) Identificar a relevância das dimensões culturais da liderança no desenvolvimento democrático da escola;
iv) Estabelecer relações entre a liderança, o poder (autonomia, autoridade, disciplina), a democracia, a cidadania e a justiça.

Acesso


20

Vagas

8

Mínimo

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se ao curso profissionais da estrutura diretiva dos agrupamentos de escolas e de escolas não agrupadas públicas e privadas (presidentes de conselhos gerais, diretores, subdiretores, adjuntos, assessores), diretores de Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), gestores intermédios das escolas/agrupamentos (coordenadores de departamento, coordenadores dos diretores de turma, diretores de turma, coordenadores de ciclos, coordenadores de estabelecimento, coordenadores de ano, coordenadores de projetos, coordenadores da autoavaliação, mediadores), estruturas representativas das escolas e dos diretores escolares, e outros interessados que demonstrem possuir formação e/ou experiência profissional adequadas à frequência do curso.

Pré-requisitos recomendados


A seriação dos candidatos será feita com base na sua avaliação curricular, sendo dada prioridade de acesso às vagas a candidatos provenientes de empresas e parceiros industriais associadas ao projeto “Aliança de pós-graduação Competências para o Futuro” da Universidade do Minho.

Prazos de candidatura


As candidaturas têm lugar entre 2 de janeiro de 2023 e 16 de janeiro de 2023 na página: https://www.alianca.uminho.pt/pt

Prazos de inscrição


As inscrições decorrem entre os dias 30 de janeiro de 2023 a 3 de fevereiro de 2023.

Informação Adiccional


Observações


Curso inserido no Portefólio de Cursos do projeto “Aliança de Pós-Graduação” (Impulso Adultos – PRR). 
O número de créditos ECTS necessário à obtenção do diploma é de 7,5.

Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Data de publicação da decisão:
Deliberação da A3ES:
Número de Registo:
Data de Registo:
Validade:



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