PROMOÇÃO DA SAÚDE E ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEL

 promoção da saúde é um domínio de formação cada vez mais necessário ao exercício profissional em várias áreas da saúde, educação e serviço social. Este Curso prepara para o desempenho de funções na “Promoção da Saúde e de Estilos de Vida Saudáveis”. Diferencia-se de atuais ofertas existentes de formação pós-graduada
nesta área, por ter como finalidade desenvolver competências nos estudantes para planear, implementar e avaliar processos de cocriação interprofissionais e interorganizacionais desenvolvidos no âmbito da promoção e educação para a saúde.

CANDIDATURAS FECHADAS:  https://candidaturaalianca.uminho.pt/

Prazo de Candidaturas: 
---
​Divulgação dos resultados:
---
Inscrições:
---
Funcionamento:
​---
Destinatários:
Licenciados/ Mestres em Educação de Infância, Ensino (Professores dos diversos níveis de ensino e áreas disciplinares), Mediação, Educação Social, Animação Sociocultural, Assistência Social, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Terapia da Fala, Fisioterapia, Nutrição) e outros interessados que demonstrem possuir formação e/ou experiência profissional adequadas à frequência do curso.
​Nível:
Especialização
Duração:
16 semanas-45h de contacto síncrono (online/pós-laboral)
​N.º de créditos ECTS
7,5
​N.º de vagas:
​20
​Propina: 
250 euros
​Início:  ---

Término: ---




Curso Breve Creditado

2023/2024

Geral


Grau Académico:
ECTS:
7
Duração:
16 semanas
Regime:
Diurno
Local:
Nenhum
Área científica predominante:
  • Promoção e Educação para a Saúde

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


Atualmente, a promoção da saúde é um domínio de formação cada vez mais necessário ao exercício profissional em várias áreas da saúde, educação e serviço social. Permitir que as pessoas aumentem o controlo sobre a sua saúde e os seus determinantes está no centro da promoção da saúde. Assim, a promoção da saúde é muito importante no contexto de pandemia por COVID-19, pois muitas das medidas que agora são tomadas para evitar que profissionais de saúde e cidadãos sejam infetados implicam mudanças de comportamento e estilos de vida. Como tal, a promoção da saúde torna-se mais relevante que nunca neste momento de crise, pois pode contribuir para enfrentar a ameaça do SARS CoV-2 a nível da mudança de estilos de vida individuais, a nível de intervenções que afetam organizações e comunidades, e por meio de políticas informativas que afetam a população. Simultaneamente, as doenças crónicas não transmissíveis, incluindo as doenças do foro mental, estão a ameaçar o futuro dos sistemas de saúde e da segurança social de muitos países, bem como das suas economias, tal como sublinham os objetivos do Plano de Ação Global da Organização Mundial de Saúde para a Prevenção e Controlo das Doenças Crónicas não Transmissíveis, 2013-2020. Assim, este curso abordará a promoção e educação para a saúde a partir de situações concretas relacionadas com a alimentação e exercício físico, consumo de substâncias psicoativas, sexualidade e bem-estar, doenças crónicas não transmissíveis e a relação dos determinantes da saúde com as doenças num contexto epidemiológico e de saúde pública, com especial ênfase na Covid-19.
Neste contexto, o curso tem como finalidade desenvolver competências nos estudantes para planear, implementar e avaliar processos de cocriação interprofissionais (integrando profissionais de diversos setores) e interorganizacionais (integrando instituições diversas) desenvolvidos no âmbito da promoção e educação para a saúde.

Resultados de aprendizagem


Para os estudantes obterem aprovação no curso devem atingir os seguintes resultados de aprendizagem:
i) identificar e aplicar modelos e abordagens em promoção e educação para saúde;
ii) enunciar os objetivos, valores e ética em promoção e educação para a saúde;
iii) criticar fundamentadamente os conceitos de literacia em saúde;
iv) identificar os determinantes da saúde;
v) criar estratégias para identificar as necessidades e prioridades de promoção da saúde; iv) aplicar métodos e técnicas para o desenvolvimento de competências socio emocionais eficazes na promoção de saúde e estilos de vida saudáveis;
vi) aplicar processos de cocriação interprofissionais e interorganizacionais na conceção, implementação e avaliação em promoção e educação para a saúde em áreas específicas (exemplo, alimentação e exercício físico, consumo de substâncias psicoativas, sexualidade e bem-estar, doenças crónicas não transmissíveis, Covid-19).

Acesso


20

Vagas

8

Mínimo

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se à inscrição no curso profissionais com Licenciatura/ Mestrado em Educação de Infância, Ensino (Professor dos diversos níveis de ensino e áreas disciplinares), Mediação, Educação Social, Animação Sociocultural, Assistência Social, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Terapia da Fala, Fisioterapia, Nutrição) e outros interessados que demonstrem possuir formação e/ou experiência profissional adequadas à frequência do curso.

Pré-requisitos recomendados


A seriação dos candidatos será feita com base na sua avaliação curricular, sendo dada prioridade de acesso às vagas a candidatos provenientes de empresas e parceiros industriais associadas ao projeto “Aliança de Pós-Graduação - Competências para o Futuro” da Universidade do Minho.

Prazos de candidatura


As candidaturas têm lugar entre 7 e 15 de julho de 2022 na página: https://www.alianca.uminho.pt/pt

Prazos de inscrição


As inscrições decorrem entre os dias 25 e 29 de julho de 2022.

Informação Adiccional


Observações


Curso inserido no Portefólio de Cursos do projeto “Aliança de Pós-Graduação” (Impulso Adultos – PRR).

O número de créditos ECTS necessário à obtenção de diploma é de 7,5.

Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Data de publicação da decisão:
Deliberação da A3ES:
Número de Registo:
Data de Registo:
Validade:



Formacao_Continua_Fotos-Portal-NEW-IE_abertura_FINAL_350_Aliança_LOGO.png