Pan​fleto ​da Licenc​iatu​ra​ ​em ​Ed​ucação    ​​

A ​Licenciatura em Educação, com a duração de 3​ anos, forma profissionai​s com o estatuto de técnicos superiores de Educação/Formação capazes de intervir em diversos contextos educativos, ​dotando-os com saberes e competências que lhes permitem: observar e an​alisar contextos socioeducativos, de organizações com valências educativas e formativas e de atividade​s onde existam dimensões de educação, de formação e de aprendizagem ao longo da vida; desempenhar funções de apoio na identificação de problemas educaciona​is, no desenho curricular de cursos, na planificação, organização, gestão e avaliação de programas e projetos, na formação de educadores e agentes de desenvolvimento local, na ​animação socioeducati​va, na intervenção comunitária e na mediação. Este ​Ciclo de Estudos confere ao licenciado em Educação saberes e competências que o capacitam para atuar dentro e fora do Sistema Educativo, designadamente ao nível da Educação, da Formação, da Gestão da Formação, da intervenção Sociocomunitária e da Mediação Educacional.  ​

O acesso à Licenciatura em Educação faz-se mediante: i) exames nacionais do 12º ano numa das seguintes disciplinas: História (11) ou Português (18) ou Biologia e Geologia (02).

​PORQUE ESCOLHER A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO

 
 
  

 

2024/2025

Geral


Grau Académico:
  • Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Educação

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


A Licenciatura em Educação forma profissionais ou técnicos superiores de educação com competências para atuarem dentro e fora do sistema educativo, em todos os seus níveis e compreendendo diversas modalidades de intervenção (educação, formação, gestão da formação, mediação, etc).
Assim, o licenciado em Educação desenvolve competências para desempenhar, entre outras, funções ao nível de:
- educação e formação para a cidadania;
- formação (pedagógica) de formadores, conceção de projetos e de programas de formação e de intervenção socioeducativa;
- formação em desenvolvimento pessoal, profissional e social, educação e formação de adultos, educação comunitária e animação cultural;
- intervenção socioeducativa junto de grupos de risco, integração social e mediação;
- direção, coordenação e supervisão em organismos ou entidades, públicas e privadas, ligadas à educação, formação, animação e desenvolvimento comunitário, o que inclui o caso dos centros sociais e da Segurança Social.
A Licenciatura em Educação está estruturada em três áreas Científicas: Ciências Básicas da Educação, Metodologias da Investigação e da Intervenção em Educação e Iniciação à Prática Profissional, promovendo uma sólida formação humana, nas suas dimensões ética, cultural, científica, artística, técnica e profissional, através de um plano curricular de base, complementado com um conjunto diversificado de opções e oferecendo aos estudantes, desde o primeiro ano do curso, a oportunidade de contacto com contextos de potencial inserção profissional.

Resultados de aprendizagem


1. Proporcionar um conhecimento amplo dos fenómenos educativos e formativos em seus contextos políticos, sociais e comunitários, a partir dos contributos das diferentes disciplinas básicas da Educação;
2. contribuir para a análise crítica das instituições educativas, das organizações e dos sistemas de formação e intervenção socioeducativa, ao nível das suas políticas e objetivos, dos seus contextos e processos;
3. dotar os estudantes dos métodos e das técnicas de investigação em educação capazes de apoiarem a realização de estudos de caracterização, de trabalhos de diagnóstico e de identificação de necessidades;
4. habilitar os estudantes para o exercício de funções básicas de planificação, organização, gestão e avaliação de programas e projetos de educação e formação;
5. fornecer métodos e técnicas de apoio ao desenho curricular de ações de formação;
6. fornecer métodos e técnicas de apoio à tomada de decisões pedagógicas e sua avaliação;
7. mobilizar metodologias da educação e da formação em contextos socioeducativos diversos;
8. assegurar uma adequada iniciação à prática profissional por forma a promover a inserção dos licenciados no mercado de trabalho, através de atividades de contacto e observação, de reflexão e análise, e de intervenção educativa em contextos de trabalho, estas sob
adequada orientação.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte: Mestrado.

Saídas profissionais


De acordo com o perfil de competências do curso, o licenciado está apto a intervir em contextos socioeducativos e em instituições de caráter educativo e formativo, nomeadamente, instituições escolares, instituições de acolhimento e prestação de cuidados inscritos no sistema de proteção social, centros de saúde, de dia e de atendimento de retaguarda, tribunal de família e menores, centros culturais e serviços educativos de museus, fundações e bibliotecas, centros de educação especial, de reeducação e de reinserção social, serviços de educação de adultos e educação permanente, serviços autárquicos de cultura e ação social, associações culturais, recreativas e desportivas, empresas de consultoria e formação, centros de formação profissional, entre outros.

Acesso


75

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos pode ser efetuado através de uma das seguintes formas:
- Concurso Nacional de acesso e ingresso ao Ensino Superior Público;
- Regimes Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Locais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

A linguagem do curso é o Português. 

Pré-requisitos formais


Provas de ingresso

02 Biologia e Geologia
ou
11 História
ou
18 Português

Esta informação deve ser verificada em
http://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9353&code=1000

Informação Adiccional


Observações


Este Ciclo de Estudos inclui uma componente de iniciação à prática profissional, que ocorre em contexto organizacional externo à Universidade e que visa assegurar uma adequada aproximação dos alunos a contextos profissionais, numa das seguintes áreas: Formação e Gestão de Recursos Humanos; Educação de Adultos e Intervenção Comunitária; Dispositivos e Metodologias de Formação e Mediação.

Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Contextos Profissionais de Educação e Formação PP 5
S1 Correntes da Pedagogia Contemporânea TEd 5
S1 Educação e Desenvolvimento Sustentável CEd 5
S1 Introdução às Ciências da Educação CEd 5
S1 Sociologia da Educação I SE 5
S1 Tecnologia e Comunicação Educacional I TE 5
S2 Filosofia da Educação TEd 5
S2 Introdução à Metodologia da Investigação em Educação MIE 5
S2 Perfis Profissionais em Educação e formação PP 5
S2 Sociologia da Educação II SE 5
S2 Tecnologia e Comunicação Educacional II TE 5
S2 Opção UMinho 5
Ambiente e Energia ENG 6
Bioética ECS 6
Colaboração para um Desenvolvimento Sustentável na Era da Digitalização EGI 6
Competências Sociais e Empregabilidade Psi 6
Criação de Negócios G 6
Crime, Desvio e Controlo SOC 6
Desporto e Saúde EF 6
Edifícios Verdes ENG 6
Educação e Desenvolvimento Interpessoal em Contexto Universitário CEd 6
Fundamentos e Práticas de Primeiros Socorros ENF 6
Gestão de Ativos EC 6
Governação e Parcerias Público-Privadas CA 6
Introdução à Língua e Cultura Alemã ELG 6
Introdução à Língua e Cultura Espanhola ELG 6
Leitura e Escrita para a Produção de Conhecimento Académico LEP 6
Liderança e Empreendedorismo EIS 6
Língua e Cultura Galegas LLC 6
Literacia Fotográfica da Física à Mensagem Fis 6
Matemática das Coisas M 6
Metodologias de Investigação Científica IDP 6
Preparando a Geração Z para além das Tecnologias ENG 6
Princípios de Economia E 6
Psicologia do Envelhecimento e Comunicação Psi 6
Segurança e Saúde do Trabalho EH 6
Temas Políticos de História do Tempo Presente H 6
Ano 2 60
S1 Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos Educativos I MIE 5
S1 Métodos Quantitativos de Análise MIE 5
S1 Projetos de Educação e Formação PP 5
S1 Psicologia da Educação I PSI-EDU 5
S1 Teoria e Desenvolvimento Curricular I DC 5
S1 Opção I 5
Educação para a Saúde CEd 5
Materiais Educativos Multimédia TE 5
Pedagogias Críticas TEd 5
S2 Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos Educativos II MIE 5
S2 Métodos e Técnicas da Educação e da Formação PP 5
S2 Métodos Qualitativos de Análise MIE 5
S2 Psicologia da Educação II PSI-EDU 5
S2 Teoria e Desenvolvimento Curricular II DC 5
S2 Opção II 5
Educação e Literacias CEd 5
Modelos e Práticas de Educação a Distância TE 5
Sociologia da Educação não Escolar SE 5
Ano 3 60
S1 Metodologias da Educação e da Formação CEd 5
S1 Organizações Educativas e Administração Educacional I OAE 5
S1 Políticas Educativas PolE 5
S1 Opção III 5
Comunicação e Mediação na Formação PP 5
Formação e Gestão de Recursos Humanos PP 5
Pedagogia da Educação de Adultos PP 5
S1 Opção IV 10
Dispositivos e Metodologias de Formação e Mediação I PP 10
Educação de Adultos em Contextos Sociocomunitários I PP 10
Gestão da Formação em Contexto Organizacional I PP 10
S2 Epistemologia das Ciências da Educação TEd 5
S2 Organizações Educativas e Administração Educacional II OAE 5
S2 Teoria e Práticas de Avaliação da Formação DC 5
S2 Opção V 5
Animação Socioeducativa e Intervenção Comunitária PP 5
Educação e Trabalho PP 5
Supervisão da Educação e da Formação PP 5
S2 Opção VI 10
Dispositivos e Metodologias de Formação e Mediação II PP 10
Educação de Adultos em Contextos Sociocomunitários II PP 10
Gestão da Formação em Contexto Organizacional II PP 10

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
28-10-2021
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2423/2011/AL01
Data de Registo:
17-01-2022
Validade:
31-07-2027

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Oferta de Unidades Curriculares opcionais em 2024-2025 

Nota: As Unidades Curriculares Opcionais funcionarão com um número mínimo de 15 estudantes inscritos.

Licenciatura em Educação (Laboral e Pós-Laboral)

Plano de Estudos aprovado pelo Despacho RT/C-02/2022

OpçãoDesignação UCSemestreUOIE/DepartamentoNúmero de Horas da UC
Opção 1Educação para a SaúdeS1IE | DEILDS45
Pedagogias CríticasS1IE | DTEEAF45
Opção 2Sociologia da Educação Não EscolarS2IE | DCSE45
Educação e LiteraciasS2IE | DEILDS45
Opção 3Formação e Gestão de Recursos Humanos S1IE | DCSE45
Pedagogia da Educação de AdultosS1IE | DTEEAF45
Comunicação e Mediação na FormaçãoS1IE | DECTE45
Opção 4Gestão da Formação em Contexto Organizacional IS1IE | DCSE45
 Educação de Adultos em Contextos Sociocomunitários IS1IE | DTEEAF45
Dispositivos e Metodologias de Formação e Mediação IS1IE | DECTE | DEILDS45
Opção 5Educação e TrabalhoS2IE | DCSE45
Animação Socioeducativa e Intervenção ComunitáriaS2IE | DTEEAF45
Supervisão da Educação e da FormaçãoS2IE | DEILDS45
Opção 6Gestão da Formação em Contexto Organizacional IS2IE | DCSE45
Educação de Adultos em Contextos Sociocomunitários IS2IE | DTEEAF45
Dispositivos e Metodologias de Formação e Mediação IS2IE | DECTE | DEILDS45