Panfleto da Licenciatura em Educação
A Licenciatura em Educação, com a duração de 3 anos, forma profissionais com o estatuto de técnicos superiores de Educação/Formação capazes de intervir em diversos contextos educativos, dotando-os com saberes e competências que lhes permitem: observar e analisar contextos socioeducativos, de organizações com valências educativas e formativas e de atividades onde existam dimensões de educação, de formação e de aprendizagem ao longo da vida; desempenhar funções de apoio na identificação de problemas educacionais, no desenho curricular de cursos, na planificação, organização, gestão e avaliação de programas e projetos, na formação de educadores e agentes de desenvolvimento local, na animação socioeducativa, na intervenção comunitária e na mediação. Este Ciclo de Estudos confere ao licenciado em Educação saberes e competências que o capacitam para atuar dentro e fora do Sistema Educativo, designadamente ao nível da Educação, da Formação, da Gestão da Formação, da intervenção Sociocomunitária e da Mediação Educacional.
O acesso à Licenciatura em Educação faz-se mediante: i) exames nacionais do 12º ano numa das seguintes disciplinas: História (11) ou Português (18) ou Biologia e Geologia (02).
2024/2025
Duração:
6 semestres letivos
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
Contactos
Diretor de Curso
Daniela Andrade Vilaverde Silva
dsilva@ie.uminho.pt
Tel:
253604630
Coordenador Académico de Mobilidade
Fernando José Fraga Azevedo
fraga@ie.uminho.pt
Tel:
+351253604634
Instituto de Educação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel:
+351 253604240
Fax:
+351 253604659
E-Mail:
cpedagogico@ie.uminho.pt
URL:
http://www.ie.uminho.pt
Descrição
A Licenciatura em Educação forma profissionais ou técnicos superiores de educação com competências para atuarem dentro e fora do sistema educativo, em todos os seus níveis e compreendendo diversas modalidades de intervenção (educação, formação, gestão da formação, mediação, etc).
Assim, o licenciado em Educação desenvolve competências para desempenhar, entre outras, funções ao nível de:
- educação e formação para a cidadania;
- formação (pedagógica) de formadores, conceção de projetos e de programas de formação e de intervenção socioeducativa;
- formação em desenvolvimento pessoal, profissional e social, educação e formação de adultos, educação comunitária e animação cultural;
- intervenção socioeducativa junto de grupos de risco, integração social e mediação;
- direção, coordenação e supervisão em organismos ou entidades, públicas e privadas, ligadas à educação, formação, animação e desenvolvimento comunitário, o que inclui o caso dos centros sociais e da Segurança Social.
A Licenciatura em Educação está estruturada em três áreas Científicas: Ciências Básicas da Educação, Metodologias da Investigação e da Intervenção em Educação e Iniciação à Prática Profissional, promovendo uma sólida formação humana, nas suas dimensões ética, cultural, científica, artística, técnica e profissional, através de um plano curricular de base, complementado com um conjunto diversificado de opções e oferecendo aos estudantes, desde o primeiro ano do curso, a oportunidade de contacto com contextos de potencial inserção profissional.
Resultados de aprendizagem
1. Proporcionar um conhecimento amplo dos fenómenos educativos e formativos em seus contextos políticos, sociais e comunitários, a partir dos contributos das diferentes disciplinas básicas da Educação;
2. contribuir para a análise crítica das instituições educativas, das organizações e dos sistemas de formação e intervenção socioeducativa, ao nível das suas políticas e objetivos, dos seus contextos e processos;
3. dotar os estudantes dos métodos e das técnicas de investigação em educação capazes de apoiarem a realização de estudos de caracterização, de trabalhos de diagnóstico e de identificação de necessidades;
4. habilitar os estudantes para o exercício de funções básicas de planificação, organização, gestão e avaliação de programas e projetos de educação e formação;
5. fornecer métodos e técnicas de apoio ao desenho curricular de ações de formação;
6. fornecer métodos e técnicas de apoio à tomada de decisões pedagógicas e sua avaliação;
7. mobilizar metodologias da educação e da formação em contextos socioeducativos diversos;
8. assegurar uma adequada iniciação à prática profissional por forma a promover a inserção dos licenciados no mercado de trabalho, através de atividades de contacto e observação, de reflexão e análise, e de intervenção educativa em contextos de trabalho, estas sob
adequada orientação.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte: Mestrado.
Saídas profissionais
De acordo com o perfil de competências do curso, o licenciado está apto a intervir em contextos socioeducativos e em instituições de caráter educativo e formativo, nomeadamente, instituições escolares, instituições de acolhimento e prestação de cuidados inscritos no sistema de proteção social, centros de saúde, de dia e de atendimento de retaguarda, tribunal de família e menores, centros culturais e serviços educativos de museus, fundações e bibliotecas, centros de educação especial, de reeducação e de reinserção social, serviços de educação de adultos e educação permanente, serviços autárquicos de cultura e ação social, associações culturais, recreativas e desportivas, empresas de consultoria e formação, centros de formação profissional, entre outros.
Observações
Este Ciclo de Estudos inclui uma componente de iniciação à prática profissional, que ocorre em contexto organizacional externo à Universidade e que visa assegurar uma adequada aproximação dos alunos a contextos profissionais, numa das seguintes áreas: Formação e Gestão de Recursos Humanos; Educação de Adultos e Intervenção Comunitária; Dispositivos e Metodologias de Formação e Mediação.
Nos cursos que incluem opções, anualmente, são indicadas as unidades curriculares opcionais a disponibilizar, bem como as respetivas condições de inscrição e número de vagas.
Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
28-10-2021
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2423/2011/AL01
Data de Registo:
17-01-2022
Oferta de Unidades Curriculares opcionais em 2024-2025
Nota: As Unidades Curriculares Opcionais funcionarão com um número mínimo de 15 estudantes inscritos.
Licenciatura em Educação (Laboral e Pós-Laboral)
Plano de Estudos aprovado pelo Despacho RT/C-02/2022
Opção | Designação UC | Semestre | UOIE/Departamento | Número de Horas da UC |
Opção 1 | Educação para a Saúde | S1 | IE | DEILDS | 45 |
| Pedagogias Críticas | S1 | IE | DTEEAF | 45 |
Opção 2 | Sociologia da Educação Não Escolar | S2 | IE | DCSE | 45 |
| Educação e Literacias | S2 | IE | DEILDS | 45 |
Opção 3 | Formação e Gestão de Recursos Humanos | S1 | IE | DCSE | 45 |
| Pedagogia da Educação de Adultos | S1 | IE | DTEEAF | 45 |
| Comunicação e Mediação na Formação | S1 | IE | DECTE | 45 |
Opção 4 | Gestão da Formação em Contexto Organizacional I | S1 | IE | DCSE | 45 |
| Educação de Adultos em Contextos Sociocomunitários I | S1 | IE | DTEEAF | 45 |
| Dispositivos e Metodologias de Formação e Mediação I | S1 | IE | DECTE | DEILDS | 45 |
Opção 5 | Educação e Trabalho | S2 | IE | DCSE | 45 |
| Animação Socioeducativa e Intervenção Comunitária | S2 | IE | DTEEAF | 45 |
| Supervisão da Educação e da Formação | S2 | IE | DEILDS | 45 |
Opção 6 | Gestão da Formação em Contexto Organizacional I | S2 | IE | DCSE | 45 |
| Educação de Adultos em Contextos Sociocomunitários I | S2 | IE | DTEEAF | 45 |
| Dispositivos e Metodologias de Formação e Mediação I | S2 | IE | DECTE | DEILDS | 45
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