O Mestrado em Ciências​ da Educação de aprofundamento/formação contínua integ​ra as seguintes​ áreas de especialização no ano letivo 2019-2020​​: ​
ESPECIALIDADE:​
Ad​​​min​​​istraçãoEduc​aciona​l ___________________________________________________________
​Sociologia da Educação e Políticas Educativas ______________________________________
Educação Matemática  _______________________________________________________________
Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas  ___________________________________
Superv​isão Pedagógica na​ Educação em Ciências  __________________________________
Tecnologia Educativa _________________________________________________________________
REGIME / HORÁRIO​
normal (sexta-feira - todo o dia) 
misto /​ b-learnin​g (quinta e  sexta - tarde)
misto / edi​çã​o a dis​tância   
misto / edição a distân​cia (atividades síncronas: pós-laboral)
misto / edição a distância (atividades síncrona​s: pós-laboral)
misto /​ b-learnin​g (sexta - tarde) ​
De NATUREZA ACADÉMICA​

2019/2020

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Ciências da Educação

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: 253604240 Fax: 253604659
    E-Mail: sec@ie.uminho.pt; lmsantos@ie.uminho.pt
    URL: https://www.ie.uminho.pt

Descrição


O mestrado em Ciências da Educação é um mestrado académico que se centra na área de científica de Ciências da Educação. O curso visa a especialização de profissionais em diversos domínios do âmbito das Ciências da Educação, bem como a iniciação à investigação nesses mesmos domínios.
O curso, com 120 ECTS e dois anos de duração, organiza-se em sete domínios de conhecimento do âmbito das Ciências da Educação que correspondem a sete áreas de especialização: Administração Educacional; Desenvolvimento Curricular e Avaliação; Educação Matemática; Sociologia da Educação e Políticas Educativas; Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências; Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas; Tecnologia Educativa. O primeiro ano é um ano curricular destinado ao aprofundamento de conhecimentos e à familiarização com investigação no domínio de especialização. O segundo ano é integralmente destinado ao desenvolvimento de um projeto de investigação, sob supervisão de um docente da UMinho (especialista na temática em que incide a investigação), conducente à dissertação de mestrado, a defender perante um júri no final do ano.
Em cada área de especialização, o curso adota metodologias de ensino ativas, centradas no aluno, que fomentam a interligação entre a teoria e a prática, e cujas caraterísticas especificas dependem, em parte, do respetivo regime de funcionamento (presencial e/ou a distância). Recorre à plataforma de e-learning Blackboard, e às bibliotecas físicas e digitais da UMinho, sendo de realçar respetivamente, a biblioteca de Ciências da Educação e a Biblioteca Digital (b-On) e o RepositoriUM.

Resultados de aprendizagem


1. Aprofundar conhecimentos no domínio das Ciências da Educação, em geral, e da sua área de especialização em particular;
2. Aplicar conhecimentos na resolução de problemas educativos do âmbito da sua área de especialização;
3. Integrar conhecimentos de modo a poder intervir em contextos multidisciplinares, mesmo que indiretamente relacionados com a sua área de especialização;
4. Desenvolver capacidades necessárias para o envolvimento em contexto de investigação empírica e/ou de desenvolvimento;
5. Elaborar projetos de investigação pertinentes e relevantes para a sua área de especialização;
6. Implementar projetos de investigação que contribuam para a evolução de conhecimento na sua área de especialização;
7. Comunicar conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
8. Desenvolver competências de aprendizagem ao longo da vida, de um modo autónomo, na sua área de especialização;
9. Pronunciar-se fundamentadamente sobre questões educacionais;
10. Apreciar implicações éticas e sociais de métodos, processos e medidas educativas.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).

Saídas profissionais


O curso destina-se, prioritariamente, a profissionais que pretendem aprofundar a sua formação e/ou especializar-se num dado domínio das Ciências da Educação. Por isso, releva para efeitos de progressão na carreira docente, nos termos previstos no Estatuto da Carreira Docente dos Educadores e Professores do Ensino Básico e Secundário. Algumas das suas áreas de especialização habilitam para o exercício de cargos e funções especializadas em Agrupamentos de Escolas e em Escolas Básicas e Secundárias (como Diretor de Agrupamento/Escola, Coordenador de Departamento ou Supervisor). Além disso, o Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua reconhece algumas das áreas de especialização, bem como das suas unidades curriculares, para efeitos de formação contínua.

Acesso


150

Vagas

72

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se a uma dada área de especialização do Mestrado em Ciências da Educação os detentores dos seguintes pré-requisitos:

Administração Educacional
a) Titulares de Licenciatura em Educação/Ciências da Educação ou áreas afins, Educadores de Infância, Professores profissionalizados do ensino básico ou secundário, Inspetores da Educação, e Docentes do ensino superior;
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12

Desenvolvimento Curricular e Avaliação
a) Titulares de Licenciatura em Ensino, ou habilitação equivalente, com habilitações profissionais para a docência na educação de infância, no ensino básico e no ensino secundário; mestrado em Ensino, com habilitações profissionais para a docência na educação de infância, ensino básico e ensino secundário; licenciatura, ou habilitação equivalente, em Educação, Ciências da Educação ou áreas afins;
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12

Educação Matemática
a) Titulares de Mestrado em Ensino, Licenciatura em Ensino, ou habilitação equivalente, com habilitação profissional para a docência nos seguintes grupos de recrutamento: 230 (Matemática e Ciências da Natureza), do 2.º ciclo do Ensino Básico; 500 (Matemática), do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário;
b) Titulares de mestrado, licenciatura, ou habilitação legalmente equivalente, que confira habilitação profissional para a docência na Educação pré-escolar e/ou no 1º Ciclo do Ensino Básico (grupos de recrutamento: 100 e 110);
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação, como adequado para a docência nos grupos mencionados em a) e b);
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12

Sociologia da Educação e Políticas Educativas
a) Titulares de Licenciatura, ou equivalente, em Educação, Ciências da Educação ou Sociologia; Educadores de infância, professores profissionalizados dos ensinos básico ou secundário, ou docentes do ensino superior.
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12

Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências
a) Titulares de Mestrado em Ensino, Licenciatura em Ensino, ou habilitação equivalente, com habilitação profissional para a docência nos seguintes grupos de recrutamento: 230 (Matemática e Ciências da Natureza), do 2.º ciclo do Ensino Básico; 510 (Física e Química) e 520 (Biologia e Geologia), do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário;
b) Titulares de mestrado, licenciatura, ou habilitação legalmente equivalente, que confira habilitação profissional para a docência na Educação pré-escolar e/ou no 1º Ciclo do Ensino Básico (grupos de recrutamento: 100 e 110);
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação, como adequado para a docência nos grupos mencionados em a) e b);
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12

Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas
a) Titulares de Mestrado em Ensino, Licenciatura em Ensino, ou habilitação equivalente, com habilitação profissional para a docência nos seguintes grupos de recrutamento: 200 (Português e Estudos Sociais/História), 210 (Português e Francês), 220 (Português e Inglês) do 2º ciclo do Ensino Básico; 300 (Português), 310 (Latim e Grego), 320 (Francês), 330 (Inglês), 340 (Alemão) e 350 (Espanhol), do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário;
b) Titulares de mestrado, licenciatura, ou habilitação legalmente equivalente, que confira habilitação profissional para a docência na Educação pré-escolar e/ou no 1º Ciclo do Ensino Básico (grupos de recrutamento: 100 e 110);
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12

Tecnologia Educativa
a) Titulares de Licenciatura, ou equivalente, em Ensino, que confira habilitação profissional para a docência na educação de infância, no ensino básico e no ensino secundário; titulares de Mestrado em Ensino (D.L. nº 43/2007); titulares de licenciatura, ou habilitação equivalente, em Educação/Ciências da Educação ou áreas afins;
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado condicionalmente
Data de publicação da decisão:
29-09-2016
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2454/2011/AL02
Data de Registo:
11-08-2017
Validade:
28-09-2022