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O Mestrado em Ciências​ da Educação de aprofundamento/formação contínua integ​ra as seguintes​ áreas de especialização no ano letivo 2019-2020​​: ​
ESPECIALIDADE:​
Ad​​​min​​​istraçãoEduc​aciona​l ___________________________________________________________
​Sociologia da Educação e Políticas Educativas ______________________________________
Educação Matemática  _______________________________________________________________
Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas  ___________________________________
Superv​isão Pedagógica na​ Educação em Ciências  __________________________________
Tecnologia Educativa _________________________________________________________________
REGIME / HORÁRIO​
normal (sexta-feira - todo o dia) 
misto /​ b-learnin​g (quinta e  sexta - tarde)
misto / edi​çã​o a dis​tância
misto / edição a distân​cia (atividades síncronas: pós-laboral)
misto / edição a distância (atividades síncrona​s: pós-laboral)
misto /​ b-learnin​g (sexta - tarde)
De NATUREZA ACADÉMICA​

2019/2020

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Ciências da Educação

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: 253604240 Fax: 253604659
    E-Mail: sec@ie.uminho.pt; lmsantos@ie.uminho.pt
    URL: https://www.ie.uminho.pt

Descrição


O mestrado em Ciências da Educação é um mestrado académico que se centra na área de científica de Ciências da Educação. O curso visa a especialização de profissionais em diversos domínios do âmbito das Ciências da Educação, bem como a iniciação à investigação nesses mesmos domínios.
O curso, com 120 ECTS e dois anos de duração, organiza-se em sete domínios de conhecimento do âmbito das Ciências da Educação que correspondem a sete áreas de especialização: Administração Educacional; Desenvolvimento Curricular e Avaliação; Educação Matemática; Sociologia da Educação e Políticas Educativas; Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências; Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas; Tecnologia Educativa. O primeiro ano é um ano curricular destinado ao aprofundamento de conhecimentos e à familiarização com investigação no domínio de especialização. O segundo ano é integralmente destinado ao desenvolvimento de um projeto de investigação, sob supervisão de um docente da UMinho (especialista na temática em que incide a investigação), conducente à dissertação de mestrado, a defender perante um júri no final do ano.
Em cada área de especialização, o curso adota metodologias de ensino ativas, centradas no aluno, que fomentam a interligação entre a teoria e a prática, e cujas caraterísticas especificas dependem, em parte, do respetivo regime de funcionamento (presencial e/ou a distância). Recorre à plataforma de e-learning Blackboard, e às bibliotecas físicas e digitais da UMinho, sendo de realçar respetivamente, a biblioteca de Ciências da Educação e a Biblioteca Digital (b-On) e o RepositoriUM.

Resultados de aprendizagem


1. Aprofundar conhecimentos no domínio das Ciências da Educação, em geral, e da sua área de especialização em particular;
2. Aplicar conhecimentos na resolução de problemas educativos do âmbito da sua área de especialização;
3. Integrar conhecimentos de modo a poder intervir em contextos multidisciplinares, mesmo que indiretamente relacionados com a sua área de especialização;
4. Desenvolver capacidades necessárias para o envolvimento em contexto de investigação empírica e/ou de desenvolvimento;
5. Elaborar projetos de investigação pertinentes e relevantes para a sua área de especialização;
6. Implementar projetos de investigação que contribuam para a evolução de conhecimento na sua área de especialização;
7. Comunicar conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
8. Desenvolver competências de aprendizagem ao longo da vida, de um modo autónomo, na sua área de especialização;
9. Pronunciar-se fundamentadamente sobre questões educacionais;
10. Apreciar implicações éticas e sociais de métodos, processos e medidas educativas.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).

Saídas profissionais


O curso destina-se, prioritariamente, a profissionais que pretendem aprofundar a sua formação e/ou especializar-se num dado domínio das Ciências da Educação. Por isso, releva para efeitos de progressão na carreira docente, nos termos previstos no Estatuto da Carreira Docente dos Educadores e Professores do Ensino Básico e Secundário. Algumas das suas áreas de especialização habilitam para o exercício de cargos e funções especializadas em Agrupamentos de Escolas e em Escolas Básicas e Secundárias (como Diretor de Agrupamento/Escola, Coordenador de Departamento ou Supervisor). Além disso, o Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua reconhece algumas das áreas de especialização, bem como das suas unidades curriculares, para efeitos de formação contínua.

Acesso


150

Vagas

72

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se a uma dada área de especialização do Mestrado em Ciências da Educação os detentores dos seguintes pré-requisitos: 

Administração Educacional
a) Titulares de Licenciatura em Educação/Ciências da Educação ou áreas afins, Educadores de Infância, Professores profissionalizados do ensino básico ou secundário, Inspetores da Educação, e Docentes do ensino superior;
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12

Desenvolvimento Curricular e Avaliação
a) Titulares de Licenciatura em Ensino, ou habilitação equivalente, com habilitações profissionais para a docência na educação de infância, no ensino básico e no ensino secundário; mestrado em Ensino, com habilitações profissionais para a docência na educação de infância, ensino básico e ensino secundário; licenciatura, ou habilitação equivalente, em Educação, Ciências da Educação ou áreas afins;
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12 

Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas
a) Titulares de Mestrado em Ensino, Licenciatura em Ensino, ou habilitação equivalente, com habilitação profissional para a docência nos seguintes grupos de recrutamento: 200 (Português e Estudos Sociais/História), 210 (Português e Francês), 220 (Português e Inglês) do 2º ciclo do Ensino Básico; 300 (Português), 310 (Latim e Grego), 320 (Francês), 330 (Inglês), 340 (Alemão) e 350 (Espanhol), do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário;
b) Titulares de mestrado, licenciatura, ou habilitação legalmente equivalente, que confira habilitação profissional para a docência na Educação pré-escolar e/ou no 1º Ciclo do Ensino Básico (grupos de recrutamento: 100 e 110);
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12 

Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências
a) Titulares de Mestrado em Ensino, Licenciatura em Ensino, ou habilitação equivalente, com habilitação profissional para a docência nos seguintes grupos de recrutamento: 230 (Matemática e Ciências da Natureza), do 2.º ciclo do Ensino Básico; 510 (Física e Química) e 520 (Biologia e Geologia), do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário;
b) Titulares de mestrado, licenciatura, ou habilitação legalmente equivalente, que confira habilitação profissional para a docência na Educação pré-escolar e/ou no 1º Ciclo do Ensino Básico (grupos de recrutamento: 100 e 110);
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação, como adequado para a docência nos grupos mencionados em a) e b);
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12 

Educação Matemática
a) Titulares de Mestrado em Ensino, Licenciatura em Ensino, ou habilitação equivalente, com habilitação profissional para a docência nos seguintes grupos de recrutamento: 230 (Matemática e Ciências da Natureza), do 2.º ciclo do Ensino Básico; 500 (Matemática), do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário;
b) Titulares de mestrado, licenciatura, ou habilitação legalmente equivalente, que confira habilitação profissional para a docência na Educação pré-escolar e/ou no 1º Ciclo do Ensino Básico (grupos de recrutamento: 100 e 110);
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação, como adequado para a docência nos grupos mencionados em a) e b);
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12 

Tecnologia Educativa
a) Titulares de Licenciatura, ou equivalente, em Ensino, que confira habilitação profissional para a docência na educação de infância, no ensino básico e no ensino secundário; titulares de Mestrado em Ensino (D.L. nº 43/2007); titulares de licenciatura, ou habilitação equivalente, em Educação/Ciências da Educação ou áreas afins;
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado condicionalmente
Data de publicação da decisão:
29-09-2016
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2454/2011/AL02
Data de Registo:
11-08-2017
Validade:
28-09-2022