Este Mestrado de natureza profissionalizante integra as seguintes áreas de especialização:
Educação de Adultos e Intervenção Comunitária 
Coordenadora: Doutor José António Martin Moreno Afonso
Vagas: 30​
Regime/Horário: Misto (segunda, terça,quarta após as 17h00)​

Formação, Trabalho e Recursos Humanos  (não abre 3ªfase)
Coordenadora:  Doutora Maria Emília Pinto Vilarinho R. B. Zão
Vagas: Diurno - 25 | Pós-Laboral​ - 20
Horário Diurno: segunda e terça de tarde até às 20h.
Horário Pós Laboral: segunda, terça e quarta (a partir das 18horas) 

Mediação Educacional   (não abre 3ªfase)
Coordenadora: Doutora Ana Maria Carneiro Costa e Silva
Vagas: 15 | Regime/Horário: M​isto - segunda, terça e quarta (a partir das 17h00)


O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação - Área de Especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária 
Este Mestrado tem como objetivos: desenvolver competências de identificação, reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens não formais e informais de educação/formação ao longo da vida; fornecer um quadro teórico-conceptual operacionalizado ao nível dos princípios, dos modelos e das manifestações temporais da educação de adultos e intervenção comunitária; proporcionar o conhecimento de um conjunto de métodos, técnicas e estratégias aplicáveis no campo da educação de adultos e intervenção comunitária; possibilitar uma adaptação operatória às exigências de mediação e avaliação em contextos profissionais de educação de adultos e intervenção comunitária; dinamizar processos de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em situações concretas de educação de adultos, animação e intervenção comunitária; e desenvolver competências de investigação no âmbito da educação de adultos e intervenção comunitária.

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação - Área de Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos 
Este Mestrado tem como objetivos: desenvolver competências de análise crítica de instituições educativas, organizações, contextos não formais, departamentos de formação e de gestão de recursos humanos, entre outros, com incidência particular nas políticas e práticas de formação, no trabalho e na gestão de recursos humanos; fornecer modelos conceptuais e metodológicos alternativos que contribuam para a atribuição de outros sentidos às experiências formativas, laborais e de gestão e para a construção de projetos originais e teoricamente consolidados; desenvolver competências de direção de programas e projetos assim como de depa​rtamentos de educação e formação e de gestão de recursos humanos e, ainda, competências de identificação, reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens não formais e informais de formação ao longo da vida; e desenvolver competências investigativas no domínio da formação, do trabalho e da gestão de recursos humanos.

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação - Área de Especialização em Mediação Educacional
Este Mestrado tem como objetivos: desen​volver competências para o exercício profissional em mediação educacional em diversos contextos socioeducativos, públicos ou privados; proporcionar um conhecimento fundamentado sobre teorias e práticas de mediação educacional; oferecer recursos teóricos e metodológicos e técnicas específicas de mediação educacional e supervisão da formação e da mediação; desenvolver metodologias de investigação em educação ajustadas ao estudo e à intervenção em processos de mediação educacional; desenvolver capacidades de conceção, gestão e supervisão de projetos e programas de mediação educacional.


DE NATUREZA PROFISSIONAL​

 Curso

2019/2020

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Educação

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: 253604240 Fax: 253604659
    E-Mail: sec@ie.uminho.pt; lmsantos@ie.uminho.pt
    URL: https://www.ie.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Educação é um mestrado de natureza profissionalizante, cuja área científica predominante é a Educação. O curso tem como objetivos gerais:
i) Preparar profissionais capazes de investigar, compreender e refletir criticamente acerca das necessidades, orientações teóricas e praxeológicas concernentes aos fenómenos educativos entendidos numa perspetiva de educação ao longo da vida;
ii) Habilitar profissionais capazes de diagnosticar, identificar, conceber, implementar, gerir e avaliar Programas e Projetos Educativos, de Formação e Mediação em contextos organizacionais e comunitários potenciadores de emancipação e (trans)formação de condições e qualidade de vida.
O curso com 120 ECTS tem dois anos de duração e integra três áreas de especialização: Educação de Adultos e Intervenção Comunitária; Formação, Trabalho e Recursos Humanos e Mediação Educacional. O primeiro ano é um ano curricular (60 ECTS) destinado ao aprofundamento de conhecimentos e metodologias; à integração em contextos passíveis de intervenção socioeducativa e à familiarização com investigação no domínio específico da área de especialização. O segundo ano (60 ECTS) é integralmente dedicado à realização de um estágio em contexto profissional e elaboração do respetivo relatório a ser discutido em provas públicas perante um júri. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização na área de especialização do curso frequentada. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Educação.
O curso adota procedimentos promotores da construção colaborativa do conhecimento com base na aprendizagem centrada no aluno e em metodologias ativas e participativas.
Os estudantes contam com um diversificado sistema de apoio ao acesso a informação e documentação necessária como: disponibilização por parte dos docentes de material de apoio; Plataforma de e-learning Blackboard; Biblioteca de Ciências da Educação; Biblioteca Digital (b-On) e RepositoriUM.

Resultados de aprendizagem


No sentido de melhor se adequar a estrutura da formação dos mestrandos às diferentes necessidades e contextos de intervenção, o Mestrado em Educação tem três áreas de especialização focadas no desenvolvimento de competências orientadas à sua área de especialização como a seguir se enunciam:
1. Compreender as problemáticas fundamentais subjacentes à área de especialização e capacidade de refletir criticamente sobre as orientações teóricas, políticas e praxeológicas vigentes;
2. Diagnosticar e identificar necessidades de intervenção educativa no âmbito da área de especialização em diferentes contextos organizacionais e comunitários;
3. Conceber, implementar, gerir e avaliar, programas e projetos no âmbito da área de especialização,
4. Operacionalizar conhecimentos científicos, metodológicos e técnicos para intervir e responder a necessidades e exigências educativas emergentes, promotores de participação, emancipação e (trans)formação individual/coletiva com vista à melhoria das condições de vida das populações;
5. Conceber propostas educativas ou de carreira/projetos de vida com base na identificação, reconhecimento, validação e certificação de conhecimentos e aprendizagens não formais e informais;
6. Investigar temáticas, processos e práticas no âmbito da área de especialização;
7. Refletir sobre implicações éticas e sociais dos processos de investigação e intervenção educativa.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).

Saídas profissionais


O curso destina-se, fundamentalmente, à formação de educadores, formadores e mediadores habilitados a desempenhar funções educativas em todas as instituições da sociedade civil onde as questões educativas se revelem importantes, tais como:
- IPSS's de resposta à Infância, População Jovem, Adulta e Sénior
- Escolas
- Centros de Atendimento a Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais
- Bairros social e economicamente degradados
- Centros Distritais e Regionais de Segurança Social
- Gabinetes de Mediação
- Bibliotecas
- Museus e Casas de Cultura
- Hospitais e Unidades de Saúde Familiar
- Municípios e Juntas de Freguesia
- Lares de Infância e Juventude
- Comissões de Proteção de Crianças e Jovens
- Estabelecimentos Prisionais de Jovens e Adultos
- Centros Cívicos e Comunitários
- Centros e Empresas de Formação
- ONG's

Acesso


90

Vagas

48

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


São admitidos à candidatura à matrícula no Ciclo de Estudo:

Área de Especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária:
- os titulares de uma Licenciatura na área de Educação/Ciências da Educação ou cursos afins;
- os titulares de uma Licenciatura em Ciências Sociais e Humanas;
- os titulares de outra Licenciatura;
- os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º Ciclo de Estudos em Educação, Ciências da Educação ou áreas afins;
- os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Educação, Ciências da Educação ou áreas afins, pelo Conselho Científico do IE;
- os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do Ciclo de Estudos pelo mesmo Conselho Científico.
Número de vagas: 30
Número mínimo de inscrições: 12

Área de Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos:
- os titulares de uma Licenciatura na área de Educação, Ciências da Educação ou cursos afins;
- os titulares de uma Licenciatura em Ciências Sociais e Humanas;
- os titulares de outra Licenciatura;
- os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º Ciclo de Estudos em Educação, Ciências da Educação ou áreas afins;
- os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Educação, Ciências da Educação ou áreas afins, pelo Conselho Científico do IE;
- os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do Ciclo de Estudos pelo mesmo Conselho Científico.
Regime Normal:
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12 
Regime Pós-Laboral
Número de vagas: 20
Número mínimo de inscrições: 12

Área de Especialização em Mediação Educacional:
- os titulares de uma Licenciatura, ou equivalente, na área de Educação, Ciências da Educação ou cursos afins;
- os titulares de uma Licenciatura em Ciências Sociais e Humanas;
- os titulares de outra Licenciatura;
- os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º Ciclo de Estudos em Educação, Ciências da Educação ou áreas afins;
- os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Educação, Ciências da Educação ou áreas afins, pelo Conselho Científico do IE;
- os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do Ciclo de Estudos pelo mesmo Conselho Científico. 
Número de vagas: 15
Número mínimo de inscrições: 12

Pré-requisitos recomendados


Não se aplica.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
29-09-2016
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2487/2011/AL01
Data de Registo:
06-03-2018
Validade:
28-09-2022