Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
Coordenadora: Doutor José António Martin Moreno Afonso
Vagas: 30
Regime/Horário: Misto (segunda, terça,quarta após as 17h00)
Formação, Trabalho e Recursos Humanos Coordenadora: Doutora Maria Emília Pinto Vilarinho R. B. Zão
Vagas: Diurno - 25 | Pós-Laboral - 20
Horário Diurno: segunda e terça de tarde até às 20h.
Horário Pós Laboral: segunda, terça e quarta (a partir das 18horas)
Mediação Educacional Coordenadora: Doutora Ana Maria Carneiro Costa e Silva
Vagas: 15 | Regime/Horário: Misto - segunda, terça e quarta (a partir das 17h00)
O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação - Área de Especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
Este Mestrado tem como objetivos: desenvolver competências de identificação, reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens não formais e informais de educação/formação ao longo da vida; fornecer um quadro teórico-conceptual operacionalizado ao nível dos princípios, dos modelos e das manifestações temporais da educação de adultos e intervenção comunitária; proporcionar o conhecimento de um conjunto de métodos, técnicas e estratégias aplicáveis no campo da educação de adultos e intervenção comunitária; possibilitar uma adaptação operatória às exigências de mediação e avaliação em contextos profissionais de educação de adultos e intervenção comunitária; dinamizar processos de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em situações concretas de educação de adultos, animação e intervenção comunitária; e desenvolver competências de investigação no âmbito da educação de adultos e intervenção comunitária.
O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação - Área de Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos
Este Mestrado tem como objetivos: desenvolver competências de análise crítica de instituições educativas, organizações, contextos não formais, departamentos de formação e de gestão de recursos humanos, entre outros, com incidência particular nas políticas e práticas de formação, no trabalho e na gestão de recursos humanos; fornecer modelos conceptuais e metodológicos alternativos que contribuam para a atribuição de outros sentidos às experiências formativas, laborais e de gestão e para a construção de projetos originais e teoricamente consolidados; desenvolver competências de direção de programas e projetos assim como de departamentos de educação e formação e de gestão de recursos humanos e, ainda, competências de identificação, reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens não formais e informais de formação ao longo da vida; e desenvolver competências investigativas no domínio da formação, do trabalho e da gestão de recursos humanos.
O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação - Área de Especialização em Mediação Educacional
Este Mestrado tem como objetivos: desenvolver competências para o exercício profissional em mediação educacional em diversos contextos socioeducativos, públicos ou privados; proporcionar um conhecimento fundamentado sobre teorias e práticas de mediação educacional; oferecer recursos teóricos e metodológicos e técnicas específicas de mediação educacional e supervisão da formação e da mediação; desenvolver metodologias de investigação em educação ajustadas ao estudo e à intervenção em processos de mediação educacional; desenvolver capacidades de conceção, gestão e supervisão de projetos e programas de mediação educacional.
DE NATUREZA PROFISSIONAL
Curso
2020/2021
Duração:
4 semestres letivos
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
Contactos
Instituto de Educação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel:
+351 253604240
Fax:
+351 253604659
E-Mail:
cpedagogico@ie.uminho.pt
URL:
http://www.ie.uminho.pt
Descrição
O Mestrado em Educação é um mestrado de natureza profissionalizante, cuja área científica predominante é a Educação. O curso tem como objetivos gerais:
i) Preparar profissionais capazes de investigar, compreender e refletir criticamente acerca das necessidades, orientações teóricas e praxeológicas concernentes aos fenómenos educativos entendidos numa perspetiva de educação ao longo da vida;
ii) Habilitar profissionais capazes de diagnosticar, identificar, conceber, implementar, gerir e avaliar Programas e Projetos Educativos, de Formação e Mediação em contextos organizacionais e comunitários potenciadores de emancipação e (trans)formação de condições e qualidade de vida.
O curso com 120 ECTS tem dois anos de duração e integra três áreas de especialização: Educação de Adultos e Intervenção Comunitária; Formação, Trabalho e Recursos Humanos e Mediação Educacional. O primeiro ano é um ano curricular (60 ECTS) destinado ao aprofundamento de conhecimentos e metodologias; à integração em contextos passíveis de intervenção socioeducativa e à familiarização com investigação no domínio específico da área de especialização. O segundo ano (60 ECTS) é integralmente dedicado à realização de um estágio em contexto profissional e elaboração do respetivo relatório a ser discutido em provas públicas perante um júri. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização na área de especialização do curso frequentada. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Educação.
O curso adota procedimentos promotores da construção colaborativa do conhecimento com base na aprendizagem centrada no aluno e em metodologias ativas e participativas.
Os estudantes contam com um diversificado sistema de apoio ao acesso a informação e documentação necessária como: disponibilização por parte dos docentes de material de apoio; Plataforma de e-learning Blackboard; Biblioteca de Ciências da Educação; Biblioteca Digital (b-On) e RepositoriUM.
Quem completar com sucesso um dos planos de estudos do curso poderá requerer um Diploma e uma Carta de Curso. Consoante a Área de Especialização frequentada, o grau atribuído e registado nos referidos documentos terá uma das seguintes designações:
- Mestre em Educação, Área de Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos
- Mestre em Educação, Área de Especialização em Mediação Educacional
- Mestre em Educação, Área de Especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
Resultados de aprendizagem
No sentido de melhor se adequar a estrutura da formação dos mestrandos às diferentes necessidades e contextos de intervenção, o Mestrado em Educação tem três áreas de especialização focadas no desenvolvimento de competências orientadas à sua área de especialização como a seguir se enunciam:
1. Compreender as problemáticas fundamentais subjacentes à área de especialização e capacidade de refletir criticamente sobre as orientações teóricas, políticas e praxeológicas vigentes;
2. Diagnosticar e identificar necessidades de intervenção educativa no âmbito da área de especialização em diferentes contextos organizacionais e comunitários;
3. Conceber, implementar, gerir e avaliar, programas e projetos no âmbito da área de especialização,
4. Operacionalizar conhecimentos científicos, metodológicos e técnicos para intervir e responder a necessidades e exigências educativas emergentes, promotores de participação, emancipação e (trans)formação individual/coletiva com vista à melhoria das condições de vida das populações;
5. Conceber propostas educativas ou de carreira/projetos de vida com base na identificação, reconhecimento, validação e certificação de conhecimentos e aprendizagens não formais e informais;
6. Investigar temáticas, processos e práticas no âmbito da área de especialização;
7. Refletir sobre implicações éticas e sociais dos processos de investigação e intervenção educativa.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).
Saídas profissionais
O curso destina-se, fundamentalmente, à formação de educadores, formadores e mediadores habilitados a desempenhar funções educativas em todas as instituições da sociedade civil onde as questões educativas se revelem importantes, tais como:
- IPSS's de resposta à Infância, População Jovem, Adulta e Sénior
- Escolas
- Centros de Atendimento a Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais
- Bairros social e economicamente degradados
- Centros Distritais e Regionais de Segurança Social
- Gabinetes de Mediação
- Bibliotecas
- Museus e Casas de Cultura
- Hospitais e Unidades de Saúde Familiar
- Municípios e Juntas de Freguesia
- Lares de Infância e Juventude
- Comissões de Proteção de Crianças e Jovens
- Estabelecimentos Prisionais de Jovens e Adultos
- Centros Cívicos e Comunitários
- Centros e Empresas de Formação
- ONG's
Nos cursos que incluem opções, anualmente, são indicadas as unidades curriculares opcionais a disponibilizar, bem como as respetivas condições de inscrição e número de vagas.
Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
29-09-2016
Número de Registo:
R/A-Ef 2487/2011/AL01
Data de Registo:
06-03-2018