​​​    D​esdobrável Informativ​o -  Mestrad​os ​A​c​ad​​em​ic​os 2019 | 20​20​ ​(Estudos da Criança)         

​O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Estudos da Criança integra as seguntes áreas de especialização:​

Área de Especialização Protection and Promotion on Children´s Rights   (não abre 3ªfase)

Coordenador: Doutora Natália Fernandes​
Vagas: 15 | Regime/Horário: ​​misto / b-learning - sexta (t​arde) e sábado (manhã)


- Área de Especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias   (não abre 3ªfase)

Coordenadora: Doutora Ana Maria Tomás de Almeida
Vagas: 15 | Regime/Horário: ​misto / b-learning - sexta (tarde) e sábado (manhã)​

 Mestrado em Estudos da Criança

2019/2020

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Ciências da Educação da Criança

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: 253604240 Fax: 253604659
    E-Mail: sec@ie.uminho.pt; lmsantos@ie.uminho.pt
    URL: https://www.ie.uminho.pt

Descrição


Este Mestrado de aprofundamento/formação contínua integra as seguintes áreas de especialização:
- Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias
- Proteção e Promoção dos Direitos da Criança
- Sociologia da Infância e Direitos da Criança
- Supervisão, Pedagogia e Interculturalidade Infância

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Estudos da Criança visa:
- Promover o desenvolvimento da investigação avançada sobre a infância como categoria social e sobre os mundos sociais, culturais e individuais das crianças.
- Formar investigadores em Estudos da Criança capazes de contribuir, nos planos da docência no ensino superior, da intervenção social, e de outras áreas de ação profissional qualificada, para o desenvolvimento do conhecimento sobre a infância em Portugal e para a promoção do bem-estar social e individual das crianças.
- Criar as condições de melhoria da intervenção qualificada junto das crianças, nos planos nacional, local e institucional nos domínios da promoção dos direitos, da intervenção familiar, da proteção face ao risco e ao perigo, da educação e da política social. 
- Consolidar o campo científico dos Estudos da Criança, enquanto área inovadora de estudo multidisciplinar das crianças e da infância. 

A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Estudos da Criança. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Estudos da Criança.
O Mestrado constitui uma iniciativa pioneira na Universidade portuguesa, é uma referência no espaço da língua portuguesa e abre-se á comunidade científica internacional com uma especialidade totalmente lecionada em língua inglesa.
Este Mestrado releva para efeitos de progressão na carreira docente, nos termos do artº 54 do Decreto-Lei nº 75/2010, de 23 de Junho (Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário). Poderá ser requerida a frequência do Mestrado em regime de tempo parcial.

Resultados de aprendizagem


O Mestrado procura fundamentar uma elevada capacidade de interpretação, análise, diagnóstico e intervenção dos estudantes nos mundos de vida coletivos e individuais das crianças.
Nesse sentido, os seus diplomados deverão ser capazes de:
1. Mobilizar os saberes multidisciplinares pertinentes, formular os quadros teóricos e as categorias interpretativas específicas para compreender como a sociedade constrói os mundos
sociais em que as crianças vivem e como estas estabelecem as suas identidades pessoais e
sociais e as suas culturas próprias.
2. Identificar os contributos investigativos mais importantes que, no plano nacional e
internacional, têm sido realizados no âmbito dos estudos da criança.
3. Adquirir as competências específicas para, enquanto profissionais que lidam com crianças,
qualificar a sua ação, mobilizando sempre o conhecimento científico pertinente.
4. Aplicar as metodologias de investigação e de intervenção mais apropriadas no
conhecimento e na ação com crianças e famílias.
5. Conhecer as condições de realização da intervenção educativa e social em contexto
institucional, dispondo para tanto de conhecimentos, ferramentas cognitivas e instrumentos
metodológicos.

Acesso a estudos superiores


Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo (Doutoramento) na mesma área científica, ou em outras áreas.

Saídas profissionais


O Mestrado em Estudos da Criança contribui poderosamente para promover o desenvolvimento profissional e académico de investigadores e professores em estudos da criança e para qualificar profissionais de diferentes formações (educadores e professores; sociólogos; psicólogos; assistentes sociais; juristas; educadores sociais e animadores comunitários, etc.) que atuam nas comissões de proteção de crianças e jovens, nos serviços públicos orientados para a infância, nas instituições particulares de solidariedade social, nas escolas e jardins-de-infância, nos serviços educativos e sociais dos municípios, na rede social, nos projetos de intervenção pela inclusão social, nos espaços de lazer e tempos livres e em todos os contextos de intervenção social com crianças.

Acesso


30

Vagas

24

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


São admitidos à candidatura à matrícula no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Estudos da Criança os possuidores de:

Área de Especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias
-
Licenciatura, ou equivalente, em Educação, Ensino, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Enfermagem, Direito ou outras áreas que capacitem para o exercício profissional junto de/ou orientado para crianças.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
29-09-2016
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2515/2011/AL02
Data de Registo:
06-03-2018
Validade:
28-09-2022

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