Todas as candidaturas ao Mestrado serão realizadas on-line através do >>>> Porta​l Académico

Apoio Secretariado
Dra. Maria José Carneiro | Tel. +351 253 60 13 92
e-mail: sec-me-pf@ie.uminho.pt

Candidaturas 2.ª fase - PRAZOS​
Prazo de candidatura - 1.​ª fase
6 a 9 de setembro de 2022
​Divulgação dos resultados (Portal Académico)
até 16 de setembro de 2022
​Prazos de Matrícula - 1.ª fase
21 a 23 de setembro de 2022
​Inscrição (plano de estudos e UC opcionais)
06 a 08 de setembro 2022


Este Mestrado de natureza profissionalizante integra as seguintes áreas de especialização:
Educação de Adultos e Intervenção Comunitária 
Coordenadora: Doutor José António Martin Moreno Afonso
Vagas: 30​
Regime/Horário: Misto (segunda, terça,quarta após as 17h00)​

Formação, Trabalho e Recursos Humanos
Coordenadora:  Doutora Maria Emília Pinto Vilarinho R. B. Zão
Vaga​s: Diurno - 25 | Pós-Laboral​ - 20
Horário Diurno: segunda e terça de tarde até às 20h.   NÃO ABRE VAGAS NA 2.ª FASE
Horário Pós Laboral: segunda, terça e quarta (a partir das 18horas) 

Mediação Educacional
Coordenadora: Doutora Ana Maria Carneiro Costa e Silva
Vagas: 15 | Regime/Horário: M​isto - segunda, terça e quarta (a partir das 17h00)


O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação - Área de Especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária 
Este Mestrado tem como objetivos: desenvolver competências de identificação, reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens não formais e informais de educação/formação ao longo da vida; fornecer um quadro teórico-conceptual operacionalizado ao nível dos princípios, dos modelos e das manifestações temporais da educação de adultos e intervenção comunitária; proporcionar o conhecimento de um conjunto de métodos, técnicas e estratégias aplicáveis no campo da educação de adultos e intervenção comunitária; possibilitar uma adaptação operatória às exigências de mediação e avaliação em contextos profissionais de educação de adultos e intervenção comunitária; dinamizar processos de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em situações concretas de educação de adultos, animação e intervenção comunitária; e desenvolver competências de investigação no âmbito da educação de adultos e intervenção comunitária.

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação - Área de Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos 
Este Mestrado tem como objetivos: desenvolver competências de análise crítica de instituições educativas, organizações, contextos não formais, departamentos de formação e de gestão de recursos humanos, entre outros, com incidência particular nas políticas e práticas de formação, no trabalho e na gestão de recursos humanos; fornecer modelos conceptuais e metodológicos alternativos que contribuam para a atribuição de outros sentidos às experiências formativas, laborais e de gestão e para a construção de projetos originais e teoricamente consolidados; desenvolver competências de direção de programas e projetos assim como de depa​rtamentos de educação e formação e de gestão de recursos humanos e, ainda, competências de identificação, reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens não formais e informais de formação ao longo da vida; e desenvolver competências investigativas no domínio da formação, do trabalho e da gestão de recursos humanos.

O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação - Área de Especialização em Mediação Educacional
Este Mestrado tem como objetivos: desen​volver competências para o exercício profissional em mediação educacional em diversos contextos socioeducativos, públicos ou privados; proporcionar um conhecimento fundamentado sobre teorias e práticas de mediação educacional; oferecer recursos teóricos e metodológicos e técnicas específicas de mediação educacional e supervisão da formação e da mediação; desenvolver metodologias de investigação em educação ajustadas ao estudo e à intervenção em processos de mediação educacional; desenvolver capacidades de conceção, gestão e supervisão de projetos e programas de mediação educacional.

PLANO DE ESTUDOS
DE NATUREZA PROFISSIONAL

 Curso

2022/2023

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Educação

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O curso de Mestrado em Educação destina-se a candidatos que possuam Licenciatura em Educação, Ciências da Educação e Licenciaturas na área das Ciências Sociais e Humanas e outras áreas afins que pretendam desenvolver e/ou aprofundar conhecimentos e capacidades para uma ação educativa qualificada no âmbito da intervenção socioeducativa e comunitária, da formação e da mediação com população jovem, adulta e idosa.

Objetivos gerais do curso:
- Formar profissionais capazes de investigar, compreender e refletir criticamente acerca das necessidades, orientações teóricas e praxeológicas concernentes aos fenómenos educativos entendidos numa perspetiva de educação ao longo da vida.
- Habilitar profissionais capazes de diagnosticar, identificar, conceber, implementar, gerir e avaliar Programas e Projetos Educativos, de Formação e Mediação em contextos organizacionais e comunitários potenciadores de emancipação e (trans)formação de condições e qualidade de vida.
- Capacitar para a conceção de propostas educativas e ou de carreira/projetos de vida com base na identificação, reconhecimento, validação e certificação de conhecimentos e aprendizagens não formais e informais.
- Promover o desenvolvimento de investigação avançada e intervenção qualificada no âmbito da educação.
- Proporcionar conhecimentos para a reflexão das implicações éticas e sociais dos processos de investigação e intervenção educativa.

Resultados de aprendizagem


1. Compreender as problemáticas fundamentais subjacentes à área de especialização e capacidade de refletir criticamente sobre as orientações políticas, teóricas e praxeológicas vigentes.
2. Diagnosticar e identificar necessidades de intervenção educativa no âmbito da área de especialização em diferentes contextos organizacionais e comunitários.
3. Conceber, implementar, gerir e avaliar, programas e projetos no âmbito da área de especialização.
4. Operacionalizar conhecimentos científicos, metodológicos e técnicos para intervir e responder a necessidades e exigências educativas emergentes, promotores de participação, emancipação e (trans)formação individual/coletiva com vista à melhoria das condições de vida das populações.
5. Conceber propostas educativas ou de carreira/projetos de vida com base na identificação, reconhecimento, validação e certificação de conhecimentos e aprendizagens não formais e informais.
6. Investigar temáticas, processos e práticas, bem como proceder a intervenções qualificadas na área de especialização.
7. Refletir acerca das implicações éticas e sociais dos processos de investigação e intervenção educativa.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos de Doutoramento, nomeadamente nas áreas de Educação/Ciências da Educação, Ciências Sociais e Humanas, entre outras.

Saídas profissionais


O Mestrado em Educação promove a formação de profissionais habilitados a desempenhar funções técnicas educativas especializadas no âmbito da intervenção socioeducativa e comunitária, da gestão da formação de recursos humanos e da mediação com população jovem, adulta e idosa em diferentes entidades: Centros e Empresas de Formação; Empresas; Autarquias; Centros Distritais de Segurança Social; Gabinetes de Mediação; Bibliotecas; Casas da Cultura; Hospitais; Unidades de Cuidados Continuados e Unidades de Saúde Familiar; Lares de Infância e Juventude; Centros de Atendimento a Crianças e Jovens com NEE; Estabelecimentos Prisionais; Instituições de Apoio à População Jovem, Adulta e Idosa; Escolas; Bairros Sociais; Centros Cívicos e Comunitários; ONG; CPCJ; ERPI; IPSS; etc.

Acesso


90

Vagas

48

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


- Licenciatura na área de Educação/Ciências da Educação, Licenciaturas na área das Ciências Sociais e Humanas, outras Licenciaturas ou cursos afins;
- Grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º Ciclo de Estudos em Educação/ Ciências da Educação, em Ciências Sociais e Humanas ou áreas afins;
- Grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Educação, Ciências da Educação ou na área das Ciências Sociais e Humanas ou áreas afins, pelo Conselho Científico do IE; e
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do Ciclo de Estudos pelo mesmo Conselho Científico.
Os candidatos que reúnam pelo menos uma destas condições, são submetidos a seriação, com base no seu CV, tendo por critério de seriação a ficha de seleção de candidatos todos os anos aprovada em Conselho Científico.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Educação de Adultos e Intervenção Comunitária EAIC 6
S1 História e Fundamentos da Educação de Adultos EAIC 6
S1 Investigação em Educação e Desenvolvimento de Projetos MIE 6
S1 Políticas de Educação e Formação ao Longo da Vida PolE 6
S1 Opção I 6
Carreira e Projetos de Vida PSI-EDU 6
Expressões Artísticas na Educação de Adultos EduA 6
S2 Contextos e Práticas de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária EAIC 6
S2 Educação para a Autonomia e a Participação TEd 6
S2 Métodos e Técnicas de Animação e Intervenção Comunitária EAIC 6
S2 Psicologia do Adulto e do Idoso PSI-EDU 6
S2 Opção II 6
Intervenção Comunitária e Envelhecimento EAIC 6
Intervenção e Cidadania em Ambientes Digitais TE 6
Ano 2 60
A Estágio EAIC 60

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
10-01-2022
Número de Registo:
R/A-Ef 2487/2011/AL02
Data de Registo:
16-05-2022
Validade:
30-07-2027