Educação de Adultos e Intervenção Comunitária - abre vagas para candidatura na 2.ª fase, de 3 a 6 de setembro 2024
Coordenador: Doutor José António Martin Moreno Afonso
Vagas: 30
Regime/Horário: Misto (segunda, terça,quarta após as 17h00)
Formação, Trabalho e Recursos Humanos - não abre vagas na 2.ª fase 2024/2025
Coordenadora: Doutora Maria José Manso Casa Nova
Vagas: Diurno - 30
Horário Diurno: segunda e terça de tarde até às 20h.
Mediação Educacional - abre vagas para candidatura na 2.ª fase, de 3 a 6 de setembro 2024
Coordenadora: Doutora Isabel Maria Torre Carvalho Viana
Vagas: 20 | Regime/Horário: Misto - segunda, terça e quarta (a partir das 17h00)
O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação - Área de Especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
Este Mestrado tem como objetivos: desenvolver competências de identificação, reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens não formais e informais de educação/formação ao longo da vida; fornecer um quadro teórico-conceptual operacionalizado ao nível dos princípios, dos modelos e das manifestações temporais da educação de adultos e intervenção comunitária; proporcionar o conhecimento de um conjunto de métodos, técnicas e estratégias aplicáveis no campo da educação de adultos e intervenção comunitária; possibilitar uma adaptação operatória às exigências de mediação e avaliação em contextos profissionais de educação de adultos e intervenção comunitária; dinamizar processos de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em situações concretas de educação de adultos, animação e intervenção comunitária; e desenvolver competências de investigação no âmbito da educação de adultos e intervenção comunitária.
O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação - Área de Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos
Este Mestrado tem como objetivos: desenvolver competências de análise crítica de instituições educativas, organizações, contextos não formais, departamentos de formação e de gestão de recursos humanos, entre outros, com incidência particular nas políticas e práticas de formação, no trabalho e na gestão de recursos humanos; fornecer modelos conceptuais e metodológicos alternativos que contribuam para a atribuição de outros sentidos às experiências formativas, laborais e de gestão e para a construção de projetos originais e teoricamente consolidados; desenvolver competências de direção de programas e projetos assim como de departamentos de educação e formação e de gestão de recursos humanos e, ainda, competências de identificação, reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens não formais e informais de formação ao longo da vida; e desenvolver competências investigativas no domínio da formação, do trabalho e da gestão de recursos humanos.
O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação - Área de Especialização em Mediação Educacional
Este Mestrado tem como objetivos: desenvolver competências para o exercício profissional em mediação educacional em diversos contextos socioeducativos, públicos ou privados; proporcionar um conhecimento fundamentado sobre teorias e práticas de mediação educacional; oferecer recursos teóricos e metodológicos e técnicas específicas de mediação educacional e supervisão da formação e da mediação; desenvolver metodologias de investigação em educação ajustadas ao estudo e à intervenção em processos de mediação educacional; desenvolver capacidades de conceção, gestão e supervisão de projetos e programas de mediação educacional.
Estudante Nacional
| Estudante (Países da CPLP)
| Estudante (outros países)
|
1375,00 €
| 1875,00 €
| 4500,00€ |
PLANO DE ESTUDOS
DE NATUREZA PROFISSIONAL
Mestrado em Educação
2024/2025
Duração:
4 semestres letivos
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
Contactos
Instituto de Educação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel:
+351 253604240
Fax:
+351 253604659
E-Mail:
cpedagogico@ie.uminho.pt
URL:
http://www.ie.uminho.pt
Descrição
O curso de Mestrado em Educação destina-se a candidatos que possuam Licenciatura em Educação, Ciências da Educação e Licenciaturas na área das Ciências Sociais e Humanas e outras áreas afins que pretendam desenvolver e/ou aprofundar conhecimentos e capacidades para uma ação educativa qualificada no âmbito da intervenção socioeducativa e comunitária, da formação e da mediação com população jovem, adulta e idosa.
Objetivos gerais do curso:
- Formar profissionais capazes de investigar, compreender e refletir criticamente acerca das necessidades, orientações teóricas e praxeológicas concernentes aos fenómenos educativos entendidos numa perspetiva de educação ao longo da vida.
- Habilitar profissionais capazes de diagnosticar, identificar, conceber, implementar, gerir e avaliar Programas e Projetos Educativos, de Formação e Mediação em contextos organizacionais e comunitários potenciadores de emancipação e (trans)formação de condições e qualidade de vida.
- Capacitar para a conceção de propostas educativas e ou de carreira/projetos de vida com base na identificação, reconhecimento, validação e certificação de conhecimentos e aprendizagens não formais e informais.
- Promover o desenvolvimento de investigação avançada e intervenção qualificada no âmbito da educação.
- Proporcionar conhecimentos para a reflexão das implicações éticas e sociais dos processos de investigação e intervenção educativa.
Resultados de aprendizagem
1. Compreender as problemáticas fundamentais subjacentes à área de especialização e capacidade de refletir criticamente sobre as orientações políticas, teóricas e praxeológicas vigentes.
2. Diagnosticar e identificar necessidades de intervenção educativa no âmbito da área de especialização em diferentes contextos organizacionais e comunitários.
3. Conceber, implementar, gerir e avaliar, programas e projetos no âmbito da área de especialização.
4. Operacionalizar conhecimentos científicos, metodológicos e técnicos para intervir e responder a necessidades e exigências educativas emergentes, promotores de participação, emancipação e (trans)formação individual/coletiva com vista à melhoria das condições de vida das populações.
5. Conceber propostas educativas ou de carreira/projetos de vida com base na identificação, reconhecimento, validação e certificação de conhecimentos e aprendizagens não formais e informais.
6. Investigar temáticas, processos e práticas, bem como proceder a intervenções qualificadas na área de especialização.
7. Refletir acerca das implicações éticas e sociais dos processos de investigação e intervenção educativa.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos de Doutoramento, nomeadamente nas áreas de Educação/Ciências da Educação, Ciências Sociais e Humanas, entre outras.
Saídas profissionais
O Mestrado em Educação promove a formação de profissionais habilitados a desempenhar funções técnicas educativas especializadas no âmbito da intervenção socioeducativa e comunitária, da gestão da formação de recursos humanos e da mediação com população jovem, adulta e idosa em diferentes entidades: Centros e Empresas de Formação; Empresas; Autarquias; Centros Distritais de Segurança Social; Gabinetes de Mediação; Bibliotecas; Casas da Cultura; Hospitais; Unidades de Cuidados Continuados e Unidades de Saúde Familiar; Lares de Infância e Juventude; Centros de Atendimento a Crianças e Jovens com NEE; Estabelecimentos Prisionais; Instituições de Apoio à População Jovem, Adulta e Idosa; Escolas; Bairros Sociais; Centros Cívicos e Comunitários; ONG; CPCJ; ERPI; IPSS; etc.
Nos cursos que incluem opções, anualmente, são indicadas as unidades curriculares opcionais a disponibilizar, bem como as respetivas condições de inscrição e número de vagas.
Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
10-01-2022
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2487/2011/AL02
Data de Registo:
16-05-2022
Oferta de Unidades Curriculares opcionais em 2024-2025
Nota: As Unidades Curriculares Opcionais funcionarão com um número mínimo de 15 estudantes inscritos.
Mestrado em Educação, área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
Plano de Estudos aprovado pelo Despacho RT/C-58/2022
Opção | Designação UC | Semestre | UOIE/Departamento | Número de Horas da UC |
Opção 1 | Expressões Artísticas na Educação de Adultos | S1 | IE | DTEEAF | 30 |
Opção 2 | Intervenção Comunitária e Envelhecimento | S2 | IE | DTEEAF | 30
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Mestrado em Educação, área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Laboral)
Plano de Estudos aprovado pelo Despacho RT/C-58/2022
Opção | Designação UC | Semestre | UOIE/Departamento | Número de Horas da UC |
Opção 1 | Segurança e Saúde no Trabalho | S1 | EE|DPS | 30 |
| Temas de Direito do Trabalho | S1 | ED|DCJPR | 30 |
Opção 2 | Avaliação Institucional e Qualidade em Educação | S2 | IE | DCSE | 30
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Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional
Plano de Estudos aprovado pelo Despacho RT/C-58/2022
Opção | Designação UC | Semestre | UOIE/Departamento | Número de Horas da UC |
Opção 1 | Processos de Comunicação e Mediação Online | S1 | IE | DECTE | 30 |
Opção 2 | Educação Intermulticultural | S2 | IE| DCSE | 30
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