Mestrados em Ensino
Secretariado
Rui Silva
Tel: +351 253 604679
e-mail:
sec-mfip@ie.uminho.pt
Todas as candidaturas a Mestrado serão realizadas on-line - clicar aqui >>>Portal Académico
2.ª fase de Candidaturas - PRAZOS
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Prazo de candidatura
| 3 a 6 de setembro de 2024
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Divulgação dos resultados (Portal Académico)
| até 13 de setembro de 2024
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Prazos de Matrícula
| 18 a 20 de setembro de 2024
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O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado no âmbito da implementação do processo de Bolonha, confere habilitação profissional para a docência em vários domínios, nos termos previstos pelo Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensino Básico e Secundário (Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio e declaração de retificação nº 32/2014).
Este Ciclo de Estudos dá continuidade à formação obtida na Licenciatura em Educação Básica e visa, sobretudo, capacitar profissionais para o desempenho de funções docentes em creche e jardim-de-infância. No entanto, prepara também para o desempenho de funções educativas em ATL e em outros contextos educativos e de cuidados, que têm sido historicamente contextos de atuação dos educadores de infância.
Mestrado em Educação Pré-Escolar
2024/2025
Duração:
3 semestres letivos
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
Contactos
Instituto de Educação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel:
+351 253604240
Fax:
+351 253604659
E-Mail:
cpedagogico@ie.uminho.pt
URL:
http://www.ie.uminho.pt
Descrição
O Mestrado em Educação Pré-Escolar é um mestrado em ensino, destinado a licenciados em Educação Básica que pretendam adquirir habilitação profissional como educadores de infância, nos termos previstos pelo Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário (Decreto-Lei 79/2014).
O curso visa a formação de educadores de infância para o desempenho da profissão, em contextos de creche e de jardim de infância, garantindo a aquisição de competências profissionais (saberes, atitudes, capacidades e predisposições), pedagógicas, de reflexão e investigação que permitam dar resposta às características e desafios das situações singulares da prática docente em função das especificidades das crianças e dos contextos em que atuam.
Resultados de aprendizagem
1. Analisar a problemática da infância na sociedade contemporânea;
2. Equacionar a educação de infância como serviço educativo à criança e serviço social à família, integrando políticas educativas e políticas familiares;
3. Promover o conhecimento dos diferentes modelos pedagógicos de educação em creche e jardim de infância;
4. Fundamentar a necessidade de providenciar contextos, ambientes e momentos de jogo e de atividades ao ar livre que permitam a interação social e o contacto direto com o mundo natural;
5. Promover conhecimentos sobre a organização do ambiente educativo na sala de atividades de modo a desenvolver a aprendizagem ativa e significativa das crianças;
6. Fundamentar a necessidade do envolvimento parental e comunitário na aprendizagem e no quotidiano dos contextos educativos sustentada na necessidade de continuidade educativa entre escola e família e ao longo do percurso educativo das crianças.
Acesso a estudos superiores
Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo, nas áreas de Doutoramento em Estudos da Criança e Doutoramento em Ciências da Educação.
Saídas profissionais
O curso dá continuidade à formação obtida na Licenciatura em Educação Básica e visa, sobretudo, capacitar profissionais para o desempenho de funções docentes em creche e jardim de infância, nos termos do Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário (Decreto-Lei 79/2014), assim como, para o exercício de papeis e funções na Educação de Infância em serviços e instituições de atendimento não- formal à infância (bibliotecas, museus, hospitais, atividades de apoio à família, atividades de animação).
Nos cursos que incluem opções, anualmente, são indicadas as unidades curriculares opcionais a disponibilizar, bem como as respetivas condições de inscrição e número de vagas.
Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
01-04-2022
Número de Registo:
R/A-Cr 106/2015/AL01
Data de Registo:
30-05-2022
Oferta de Unidades Curriculares opcionais em 2024-2025
Nota: As Unidades Curriculares Opcionais funcionarão com um número mínimo de 15 estudantes inscritos.
Mestrado em Educação Pré-Escolar
Plano de Estudos aprovado pelo Despacho RT/C-78/2022
Opção | Designação UC | Semestre | UOIE/Departamento | Número de Horas da UC |
Opção | Organização e Gestão da Educação Básica | S1 | IE| DCSE | 45
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