O ​ Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado no âmbito da implementação do processo de Bolonha, confere habilitação profissional para a docência em vários domínios, nos termos previstos pelo Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensino Básico e Secund​ário (Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio e declaração de retificação nº 32/2014).

Este Ciclo de Estudos dá continuidade à formação obtida na Licenciatura em Educação Básica e visa, sobretudo, capacitar profissionais para o desempenho de funções docentes em creche e jar​dim-de-infância. No entanto, prepara também para o desempenho de funções educativas em ATL e em outros contextos educativos e de cuidados, que têm sido historicamente contextos de atuação dos educadores de infância.


 Curso

2019/2020

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
90
Duração:
3 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Formação de Professores

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: 253604240 Fax: 253604659
    E-Mail: sec@ie.uminho.pt; lmsantos@ie.uminho.pt
    URL: https://www.ie.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Educação Pré-Escolar é um mestrado em ensino, destinado a licenciados em Educação Básica que pretendam adquirir habilitação profissional como educadores de infância. O curso visa a formação de educadores de infância para o desempenho da profissão, em contextos de creche e de jardim de infância, garantindo a aquisição de competências profissionais (saberes, atitudes, capacidades e predisposições), pedagógicas, de reflexão e investigação que permitam dar resposta às características e desafios das situações singulares da prática docente em função das especificidades das crianças e dos contextos em que atuam.
O curso, com 90 ECTS e duração de três semestres, integra as componentes de formação educacional geral, formação na área da docência, didáticas específicas e prática de ensino supervisionada. Os estudantes realizam o estágio em creche e em jardim de infância, em Instituições de educação de infância com as quais a Universidade do Minho estabelece protocolos de cooperação.
O curso adota metodologias de ensino ativas, centradas no estudante e que favorecem a articulação entre a teoria e a prática. Possui um corpo docente especializado nas áreas de investigação em estudos da criança, na formação de professores e supervisores com experiência e investigação em educação de infância e supervisão pedagógica.

Resultados de aprendizagem


1. Compreender a problemática social e pedagógica dos diferentes enquadramentos normativos e organizacionais de educação e apoio às crianças e às famílias;
2. Conhecer diferentes abordagens e modelos pedagógicos de educação em creche e jardim de infância;
3. Construir conhecimento sobre a organização de ambientes educativos promotores da aprendizagem ativa e significativa das crianças;
4. Providenciar contextos, ambientes e momentos de jogo e de atividade ao ar livre que permitam a interação social e o contacto direto com o mundo natural;
5. Construir conhecimento e competências necessárias à conceção e desenvolvimento de um currículo integrado, no âmbito de áreas e domínios de aprendizagem da criança;
6. Utilizar modalidades de avaliação com recurso a diversas estratégias e instrumentos, envolvendo a criança na regulação do processo de aprender;
7. Propor estratégias de diferenciação pedagógica em função da diversidade das crianças a fim de garantir o seu direito a aprender.

Acesso a estudos superiores


Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo (Doutoramento).

Saídas profissionais


O curso dá continuidade à formação obtida na Licenciatura em Educação Básica e visa, sobretudo, capacitar profissionais para o desempenho de funções docentes em creche e jardim de infância, assim como, para o desempenho em ATL e outros contextos educativos e de cuidados que têm sido historicamente contextos de atuação dos educadores de infância.

Acesso


25

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


Para se candidatar ao curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, é necessário possuir Licenciatura em Educação Básica. É, ainda, condição de acesso ao Mestrado o domínio escrito e oral da Língua Portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, que serão objeto de avaliação nos termos definidos pelo órgão legal e estatutariamente competente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, de acordo com o previsto no art.º 17º do Decreto-lei nº 79/2014.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
19-05-2015
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Cr 106/2015
Data de Registo:
16-07-2015
Validade:
18-05-2021

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