Mestrados em Ensino
Secretariado
Rui Silva
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

Todas as candidaturas a Mestrado serão realizadas on-line - clicar aqui  >>>Porta​l Académico


2.ª Fase de Candidaturas 2025-2026  - PRAZOS​
Prazo de candidatura 
não abre vagas na 2.ª fase
​Divulgação dos resultados (Portal Académico)
-
​Prazos de Matrícula 
-


O ​ Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado no âmbito da implementação do processo de Bolonha, confere habilitação profissional para a docência em vários domínios, nos termos previstos pelo Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensino Básico e Secund​ário (Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio e declaração de retificação nº 32/2014).

Este Ciclo de Estudos dá continuidade à formação obtida na Licenciatura em Educação Básica e visa, sobretudo, capacitar profissionais para o desempenho de funções docentes em creche e jar​dim-de-infância. No entanto, prepara também para o desempenho de funções educativas em ATL e em outros contextos educativos e de cuidados, que têm sido historicamente contextos de atuação dos educadores de infância.


Mestrado em Educação Pré-Escolar

2025/2026

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
90
Duração:
3 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Prática de Ensino Supervisionada

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Educação Pré-Escolar é um mestrado em ensino, destinado a licenciados em Educação Básica que pretendam adquirir habilitação profissional como educadores de infância, nos termos previstos pelo Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário (Decreto-Lei 79/2014).
O curso visa a formação de educadores de infância para o desempenho da profissão, em contextos de creche e de jardim de infância, garantindo a aquisição de competências profissionais (saberes, atitudes, capacidades e predisposições), pedagógicas, de reflexão e investigação que permitam dar resposta às características e desafios das situações singulares da prática docente em função das especificidades das crianças e dos contextos em que atuam.

Resultados de aprendizagem


1. Analisar a problemática da infância na sociedade contemporânea;
2. Equacionar a educação de infância como serviço educativo à criança e serviço social à família, integrando políticas educativas e políticas familiares;
3. Promover o conhecimento dos diferentes modelos pedagógicos de educação em creche e jardim de infância;
4. Fundamentar a necessidade de providenciar contextos, ambientes e momentos de jogo e de atividades ao ar livre que permitam a interação social e o contacto direto com o mundo natural;
5. Promover conhecimentos sobre a organização do ambiente educativo na sala de atividades de modo a desenvolver a aprendizagem ativa e significativa das crianças;
6. Fundamentar a necessidade do envolvimento parental e comunitário na aprendizagem e no quotidiano dos contextos educativos sustentada na necessidade de continuidade educativa entre escola e família e ao longo do percurso educativo das crianças.

Acesso a estudos superiores


Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo, nas áreas de Doutoramento em Estudos da Criança e Doutoramento em Ciências da Educação.

Saídas profissionais


O curso dá continuidade à formação obtida na Licenciatura em Educação Básica e visa, sobretudo, capacitar profissionais para o desempenho de funções docentes em creche e jardim de infância, nos termos do Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário (Decreto-Lei 79/2014), assim como, para o exercício de papeis e funções na Educação de Infância em serviços e instituições de atendimento não- formal à infância (bibliotecas, museus, hospitais, atividades de apoio à família, atividades de animação).

Acesso


20

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

O curso é lecionado em Português.

Pré-requisitos formais


As condições de ingresso seguem o disposto no artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 9-A/2025. Os candidatos devem possuir Licenciatura em Educação Básica ou ser titulares de outras Licenciaturas, desde que satisfaçam os requisitos de créditos mínimos de formação, tal como definidos no anexo do referido decreto-lei. Podem também candidatar-se ao curso os candidatos que tenham concluído pelo menos 75% dos créditos dos requisitos mínimos de formação fixados para o acesso ao ciclo de estudos, nas condições estabelecidas nos pontos n.º 7 e n.º 8 do artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 9-A/2025. É ainda condição de acesso ao Mestrado a aprovação numa prova de proficiência escrita e oral em Língua Portuguesa. A realização da prova oral requer a aprovação na prova escrita e é obrigatória a aprovação em ambas as provas.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Data de publicação da decisão:
Deliberação da A3ES:
Número de Registo:
Data de Registo:
Validade:

​​