Mestrados em Ensino
Secretariado
Rui Silva
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

Todas as candidaturas a Mestrado serão realizadas on-line - clicar aqui  >>>Porta​l Académico


2.ª fase de Candidaturas - PRAZOS​
Prazo de candidatura 
3 a 6 de setembro de 2024
​Divulgação dos resultados (Portal Académico)
até 13 de setembro de 2024
​Prazos de Matrícula 
18 a 20 de setembro de 2024
​Inscrição (plano de estudos e UC opcionais)
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O ​ Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado no âmbito da implementação do processo de Bolonha, confere habilitação profissional para a docência em vários domínios, nos termos previstos pelo Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensino Básico e Secund​ário (Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio e declaração de retificação nº 32/2014).

Este Ciclo de Estudos dá continuidade à formação obtida na Licenciatura em Educação Básica e visa, sobretudo, capacitar profissionais para o desempenho de funções docentes em creche e jar​dim-de-infância. No entanto, prepara também para o desempenho de funções educativas em ATL e em outros contextos educativos e de cuidados, que têm sido historicamente contextos de atuação dos educadores de infância.


 Mestrado em Educação Pré-Escolar

2024/2025

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
90
Duração:
3 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Formação de Professores

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Educação Pré-Escolar é um mestrado em ensino, destinado a licenciados em Educação Básica que pretendam adquirir habilitação profissional como educadores de infância, nos termos previstos pelo Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário (Decreto-Lei 79/2014).
O curso visa a formação de educadores de infância para o desempenho da profissão, em contextos de creche e de jardim de infância, garantindo a aquisição de competências profissionais (saberes, atitudes, capacidades e predisposições), pedagógicas, de reflexão e investigação que permitam dar resposta às características e desafios das situações singulares da prática docente em função das especificidades das crianças e dos contextos em que atuam.

Resultados de aprendizagem


1. Analisar a problemática da infância na sociedade contemporânea;
2. Equacionar a educação de infância como serviço educativo à criança e serviço social à família, integrando políticas educativas e políticas familiares;
3. Promover o conhecimento dos diferentes modelos pedagógicos de educação em creche e jardim de infância;
4. Fundamentar a necessidade de providenciar contextos, ambientes e momentos de jogo e de atividades ao ar livre que permitam a interação social e o contacto direto com o mundo natural;
5. Promover conhecimentos sobre a organização do ambiente educativo na sala de atividades de modo a desenvolver a aprendizagem ativa e significativa das crianças;
6. Fundamentar a necessidade do envolvimento parental e comunitário na aprendizagem e no quotidiano dos contextos educativos sustentada na necessidade de continuidade educativa entre escola e família e ao longo do percurso educativo das crianças.

Acesso a estudos superiores


Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo, nas áreas de Doutoramento em Estudos da Criança e Doutoramento em Ciências da Educação.

Saídas profissionais


O curso dá continuidade à formação obtida na Licenciatura em Educação Básica e visa, sobretudo, capacitar profissionais para o desempenho de funções docentes em creche e jardim de infância, nos termos do Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário (Decreto-Lei 79/2014), assim como, para o exercício de papeis e funções na Educação de Infância em serviços e instituições de atendimento não- formal à infância (bibliotecas, museus, hospitais, atividades de apoio à família, atividades de animação).

Acesso


25

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

A linguagem do curso é o Português.

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se ao ingresso neste ciclo de estudos os titulares da licenciatura em Educação Básica (de acordo com o Artigo 18º , do Decreto-Lei n.º 79/2014).
É ainda condição de acesso ao Mestrado a aprovação numa prova de domínio escrito e oral da Língua Portuguesa, de acordo com o previsto no art.º 17º do Decreto-Lei nº 79/2014.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
01-04-2022
Número de Registo:
R/A-Cr 106/2015/AL01
Data de Registo:
30-05-2022
Validade:
31-07-2024

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Oferta de Unidades Curriculares opcionais em 2024-2025 

Nota: As Unidades Curriculares Opcionais funcionarão com um número mínimo de 15 estudantes inscritos.

Mestrado em Educação Pré-Escolar

Plano de Estudos aprovado pelo Despacho RT/C-78/2022

OpçãoDesignação UCSemestreUOIE/DepartamentoNúmero de Horas da UC
Opção Organização e Gestão da Educação BásicaS1IE| DCSE45