Est​e Ciclo de Estudos dá continuidade à formação obtida na Licenciatura em Educação Básica e possibilita uma aproximação e articulação entre as práticas docentes ao nível da Educação de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Acresce que, ao habilitar para a docência nestes dois níveis, o Mestrado tira partido da formação específica relevante para cada um deles, potenciando o desenvolvimento de um perfil profissional integrado, que representa uma mais-valia para a educação das crianças. (não abre 3ªfase)

Este Mestrado profissionaliza para a docência (Formação Inicial de Educadores de Infância e Professores) e inclui um estágio, a realizar em contexto profissional, sobre o qual será elaborado um relatório, a defender em provas públicas.


 Curso

2019/2020

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Formação de Professores

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: 253604240 Fax: 253604659
    E-Mail: sec@ie.uminho.pt; lmsantos@ie.uminho.pt
    URL: https://www.ie.uminho.pt

Descrição


O Mestrado visa capacitar professores para o desempenho no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico , possibilitando uma aproximação e articulação entre as práticas destes dois níveis, aproveitando as mais valias em termos de enriquecimento mútuo que este perfil pode representar para facilitar a transição na educação das crianças. Pretende-se que o curso desenvolva competências nas seguintes dimensões: dimensão profissional, social e ética; dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; dimensão da participação na escola e de relação com a comunidade; dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, nas quais se valoriza a formação como elemento constitutivo da prática profissional, construída a partir da observação, da intervenção e da avaliação envolvendo, neste processo, o recurso constante à investigação e à reflexão critica.

Resultados de aprendizagem


1. Conhecer diferentes modelos curriculares e pedagógicos na educação básica;
2. Demonstrar conhecimentos nas diferentes áreas de docência e as suas didáticas;
3. Participar de forma criteriosa e ativa na construção do projeto educativo da escola;
4. Utilizar competências de ação que permitam a mobilização dos saberes na integração de cuidados e educação no quotidiano profissional;
5. Construir projetos curriculares a nível de escola/centro educativo e de turma/classe numa perspetiva integradora e flexível;
6. Organizar ambientes de aprendizagem de qualidade;
7. Atender à diferenciação pedagógica como resposta aos problemas da diversidade e multiculturalidade numa perspetiva de escola inclusiva;
8. Adotar formas de trabalho colaborativo na construção, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos e curriculares adequados às necessidades dos contextos;
9. Evidenciar atitudes e estratégias investigativas, eticamente sustentadas, que capacitem para uma intervenção fundamentada e criteriosa.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).

Saídas profissionais


Habilitação profissional para a docência na Educação Pré Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. 

Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo (Doutoramento) na mesma área científica, ou em outras áreas.

Acesso


25

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


Para se candidatar ao curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico é necessário possuir Licenciatura em Educação Básica. É ainda condição de acesso ao Mestrado o domínio escrito e oral da Língua Portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, que serão objeto de avaliação nos termos definidos pelo órgão legal e estatutariamente competente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, de acordo com o previsto no art.º 17º do Decreto-lei nº 79/2014.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
25-05-2015
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Cr 124/2015
Data de Registo:
21-07-2015
Validade:
24-05-2021