Mestrados em Ensino
Secretariado
Rui Silva
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

Todas as candidaturas a Mestrado serão realizadas on-line - clicar aqui  >>>Porta​l Académico

2.ª Fase de Candidaturas 2025-2026  - PRAZOS​
Prazo de candidatura 
não abre vagas na 2.ª fase
​Divulgação dos resultados (Portal Académico)
-
​Prazos de Matrícula 
-


Est​e Ciclo de Estudos dá continuidade à formação obtida na Licenciatura em Educação Básica e possibilita uma aproximação e articulação entre as práticas docentes ao nível da Educação de Infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Acresce que, ao habilitar para a docência nestes dois níveis, o Mestrado tira partido da formação específica relevante para cada um deles, potenciando o desenvolvimento de um perfil profissional integrado, que representa uma mais-valia para a educação das crianças. ​


Este Mestrado profissionaliza para a docência (Formação Inicial de Educadores de Infância e Professores) e inclui um estágio, a realizar em contexto profissional, sobre o qual será elaborado um relatório, a defender em provas públicas.


Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

2025/2026

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Prática de Ensino Supervisionada

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


Este é um mestrado em ensino, destinado a licenciados em Educação Básica que pretendam adquirir habilitação profissional como Educadores de Infância e como professores do 1.º ciclo do Ensino Básico.
O Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico tem em vista formar docentes com o duplo perfil de Educadoras de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico de acordo com o Perfil de Desenvolvimento Profissional, definido pelo INAFOP, em 2001 (Decreto-Lei n.º 240/2001 de 30 de agosto) e com os objetivos definidos pelo Regime Jurídico de Habilitação Profissional para a Docência (Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio), e de acordo com as perspetivas científicas internacionais de formação de professores valorizadores do professor reflexivo e critico, com elevada formação académica e forte sentido ético.

Resultados de aprendizagem


1. Capacitar professores para o desempenho no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico, possibilitando uma aproximação e articulação entre as práticas destes dois níveis, aproveitando as mais valias em termos de enriquecimento mútuo que este perfil pode representar para facilitar a transição na educação das crianças.
2. Promover o desenvolvimento de competências nas seguintes dimensões: dimensão profissional, social e ética; dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; dimensão da participação na escola e de relação com a comunidade; dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida.- Desenvolver o conhecimento dos futuros educadores e professores nas diferentes áreas de docência e as suas didáticas;
3. Promover o desenvolvimento de competências de ação que permitam a mobilização dos saberes na integração de cuidados e educação no quotidiano profissional;
4. Preparar os estudantes para a construção de projetos curriculares a nível de escola/centro educativo e de turma/classe numa perspetiva integradora e flexível;
5. Desenvolver o sentido critico e reflexivo dos próximos educadores/professores;
6. Apoiar o desenvolvimento de atitudes e estratégias investigativas, eticamente sustentadas, que capacitem para uma intervenção profissional fundamentada e criteriosa.

Acesso a estudos superiores


Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo, nas áreas de Doutoramento em Estudos da Criança e Doutoramento em Ciências da Educação.

Saídas profissionais


O Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico habilita para o acompanhamento educativo de crianças dos três aos seis anos de idade, bem como para a docência do 1º Ciclo da Educação Básica, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Acesso


28

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

O curso é lecionado em Português.

Pré-requisitos formais


As condições de ingresso seguem o disposto no artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 9-A/2025. Os candidatos têm que possuir Licenciatura em Educação Básica ou ser titulares de outras Licenciaturas, desde que satisfaçam os requisitos de créditos mínimos de formação, tal como definidos no anexo do referido decreto-lei. Podem também candidatar-se ao curso os candidatos que tenham concluído pelo menos 75% dos créditos dos requisitos mínimos de formação fixados para o acesso ao ciclo de estudos, nas condições estabelecidas nos pontos n.º 7 e n.º 8 do artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 9-A/2025. É ainda condição de acesso ao Mestrado a aprovação numa prova de proficiência escrita e oral em Língua Portuguesa. A realização da prova oral requer a aprovação prévia na prova escrita e é obrigatória a aprovação em ambas as provas.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Data de publicação da decisão:
Deliberação da A3ES:
Número de Registo:
Data de Registo:
Validade: