Mestrados em Ensino
Secretariado
Rui Silva
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

Todas as candidaturas a Mestrado serão realizadas on-line - clicar aqui  >>>Porta​l Académico

Fase de Candidaturas 2025-2026  - PRAZOS​
Prazo de candidatura 
04 a 15 de julho de 2025
​Divulgação dos resultados (Portal Académico)
até 29 de julho de 2025
​Prazos de Matrícula 
04 a 11 de agosto de 2025


Est​e Ciclo de Estudos dá continuidade à formação obtida na Licenciatura em Educação Básica e possibilita uma aproximação e articulação entre as práticas docentes ao nível da Educação de Infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Acresce que, ao habilitar para a docência nestes dois níveis, o Mestrado tira partido da formação específica relevante para cada um deles, potenciando o desenvolvimento de um perfil profissional integrado, que representa uma mais-valia para a educação das crianças. ​


Este Mestrado profissionaliza para a docência (Formação Inicial de Educadores de Infância e Professores) e inclui um estágio, a realizar em contexto profissional, sobre o qual será elaborado um relatório, a defender em provas públicas.


Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

2025/2026

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Formação de Professores

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


Este é um mestrado em ensino, destinado a licenciados em Educação Básica que pretendam adquirir habilitação profissional como Educadores de Infância e como professores do 1.º ciclo do Ensino Básico.
O Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico tem em vista formar docentes com o duplo perfil de Educadoras de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico de acordo com o Perfil de Desenvolvimento Profissional, definido pelo INAFOP, em 2001 (Decreto-Lei n.º 240/2001 de 30 de agosto) e com os objetivos definidos pelo Regime Jurídico de Habilitação Profissional para a Docência (Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio), e de acordo com as perspetivas científicas internacionais de formação de professores valorizadores do professor reflexivo e critico, com elevada formação académica e forte sentido ético.

Resultados de aprendizagem


1. Capacitar professores para o desempenho no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico, possibilitando uma aproximação e articulação entre as práticas destes dois níveis, aproveitando as mais valias em termos de enriquecimento mútuo que este perfil pode representar para facilitar a transição na educação das crianças.
2. Promover o desenvolvimento de competências nas seguintes dimensões: dimensão profissional, social e ética; dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; dimensão da participação na escola e de relação com a comunidade; dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida.- Desenvolver o conhecimento dos futuros educadores e professores nas diferentes áreas de docência e as suas didáticas;
3. Promover o desenvolvimento de competências de ação que permitam a mobilização dos saberes na integração de cuidados e educação no quotidiano profissional;
4. Preparar os estudantes para a construção de projetos curriculares a nível de escola/centro educativo e de turma/classe numa perspetiva integradora e flexível;
5. Desenvolver o sentido critico e reflexivo dos próximos educadores/professores;
6. Apoiar o desenvolvimento de atitudes e estratégias investigativas, eticamente sustentadas, que capacitem para uma intervenção profissional fundamentada e criteriosa.

Acesso a estudos superiores


Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo, nas áreas de Doutoramento em Estudos da Criança e Doutoramento em Ciências da Educação.

Saídas profissionais


O Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico habilita para o acompanhamento educativo de crianças dos três aos seis anos de idade, bem como para a docência do 1º Ciclo da Educação Básica, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Acesso


28

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

A linguagem do curso é o Português.

Pré-requisitos formais


Apenas se podem candidatar ao ingresso neste ciclo de estudos os titulares da licenciatura em Educação Básica (de acordo com o Artigo 18º , do Decreto-Lei n.º 79/2014).
É ainda condição de acesso ao Mestrado a aprovação numa prova de domínio escrito e oral da Língua Portuguesa, de acordo com o previsto no art.º 17º do Decreto-Lei nº 79/2014.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Complementos de Matemática e de Ciências para a Infância AD 5
S1 Didática da Educação Visual, Musical, Dramática e Físico-Motora DEsp 5
S1 Discursos, Textos e Estratégias Interpretativas AD 5
S1 Educação Visual, Musical, Dramática e Físico-Motora AD 5
S1 Inclusão e Necessidades Educativas Especiais ED 5
S1 Metodologia da Educação de Infância DEsp 5
S2 Abordagens Curriculares Integradas na Educação Básica DEsp 5
S2 Complementos de Didática da Língua Portuguesa para a Educação Básica DEsp 5
S2 Didática da História e da Geografia para a Educação Básica DEsp 5
S2 Didática da Literatura para a Educação Básica DEsp 5
S2 Didática da Matemática dos 4 aos 10 anos DEsp 5
S2 Didática das Ciências para a Educação Básica DEsp 5
Ano 2 60
A Estágio PP 50
S1 Temas de Pedagogia na Educação de Infância AD 5
S2 Opção 5
Educação, Cidadania e Infância ED 5
Organização e Gestão da Educação Básica ED 5

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
01-04-2022
Número de Registo:
R/A-Cr 124/2015/AL01
Data de Registo:
29-06-2022
Validade:
31-07-2024