Este Ciclo de Estudos visa formar Professores de Filosofia para o Ensino Secundário que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de: reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida; estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade; incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto direção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.
Este Mestrado profissionaliza para a docência (Formação Inicial de Professores) e inclui um estágio, a realizar em contexto profissional, sobre o qual será elaborado um relatório, a defender em provas públicas.
Mestrados em Ensino
Secretariado
Rui Silva
Tel: +351 253 604679
e-mail:
sec-mfip@ie.uminho.pt
Para fazer a candidatura on-line - clicar aqui >>>Portal Académico
2.ª fase de Candidaturas - PRAZOS
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Prazo de candidatura
| 3 a 6 de setembro de 2024
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Divulgação dos resultados (Portal Académico)
| até 13 de setembro de 2024
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Prazos de Matrícula
| 18 a 20 de setembro de 2024
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Curso
2024/2025
Duração:
4 semestres letivos
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
Contactos
Instituto de Educação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel:
+351 253604240
Fax:
+351 253604659
E-Mail:
cpedagogico@ie.uminho.pt
URL:
http://www.ie.uminho.pt
Descrição
Este curso na área de formação de professores é de natureza profissionalizante e habilita para a docência de Filosofia no Ensino Secundário. Tem a duração de quatro semestres (dois anos), correspondentes a 120 ECTS. Não tem ramos, nem áreas de especialização. apresenta uma estrutura curricular em que se evidencia o foco no trabalho do aluno, a construção da autonomia formativa e o desenvolvimento do sentido crítico e interventivo. Surge na sequência de um primeiro ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha. O mestrado visa diretamente a habilitação profissional para a docência integrando as seguintes componentes: Formação educacional geral; Formação na área da docência; Didáticas específicas e Prática de ensino supervisionada. Abrange um conjunto de UC em que se abordam teoricamente materiais centrais para o conhecimento do Professor de Filosofia no Ensino Secundário e integra de forma transversal, aspetos das componentes da formação cultural, Social e Ética e de Metodologias de Investigação educacional, facultando aos futuros professores uma visão ampla das problemáticas e contextos nos quais irão exercer a sua atividade profissional.
Subjacente a todas as UC encontra-se valorizada a perspetiva de ensino e aprendizagem socio-construtivista, valorizando-se várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente a aprendizagem individual e colaborativa, trabalho de projeto, métodos de discussão e portefólio.
As metodologias procuram aproximar o aluno de contextos reais de trabalho e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento de tarefas de pesquisa, observação e análise.
Resultados de aprendizagem
1. Propiciar a formação de profissionais/professores de Filosofia para o Ensino Secundário
2. Ajudar a reconstruir e atualizar o pensamento de cada estudante
3. Capacitar para a monitorização e avaliação de aprendizagens
4. Promover a inclusão dos indivíduos na escola e na sociedade
5. Incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, inovação e criatividade
6. Desenvolver ações conscientes e responsáveis nos contextos da Prática Profissional
7. Conferir lugar de destaque à investigação científica na área da formação da educação filosófica
Acesso a estudos superiores
Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de terceiro ciclo (doutoramento) na mesma área científica ou áreas afins.
Saídas profissionais
Professor de Filosofia no Ensino Secundário - estatal e particular - e áreas afins de ensino e educação.
Pré-requisitos recomendados
Licenciatura em Filosofia
Nos cursos que incluem opções, anualmente, são indicadas as unidades curriculares opcionais a disponibilizar, bem como as respetivas condições de inscrição e número de vagas.
Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
01-09-2020
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2500/2011/AL02
Data de Registo:
05-05-2017