Este Ciclo de Estudos visa formar Professores de Filosofia para o Ensino Secundário que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de: reconstruir o seu pensamento e ação ao long​o da vida; estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade; incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto direção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional. ​

Este Mestrado profissionaliza para a docência (Formação Inicial de Professores) e inclui um estágio, a realizar em contexto profissional, sobre o qual será elaborado um relatório, a defender em provas públicas.

Mestrados em Ensino

Secretariado
Rui Silva
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

Candidaturas  - PRAZOS​
Prazo de candidatura 
4 a 15 de julho de 2024
​Divulgação dos resultados (Portal Académico)
29 de julho de 2024
​Prazos de Matrícula 
5 a 12 de agosto de 2024
​Inscrição (plano de estudos e UC opcionais)
2 a 4 de setembro de 2024

Curso

2024/2025

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Formação de Professores

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


Este curso na área de formação de professores é de natureza profissionalizante e habilita para a docência de Filosofia no Ensino Secundário. Tem a duração de quatro semestres (dois anos), correspondentes a 120 ECTS. Não tem ramos, nem áreas de especialização. apresenta uma estrutura curricular em que se evidencia o foco no trabalho do aluno, a construção da autonomia formativa e o desenvolvimento do sentido crítico e interventivo. Surge na sequência de um primeiro ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha. O mestrado visa diretamente a habilitação profissional para a docência integrando as seguintes componentes: Formação educacional geral; Formação na área da docência; Didáticas específicas e Prática de ensino supervisionada. Abrange um conjunto de UC em que se abordam teoricamente materiais centrais para o conhecimento do Professor de Filosofia no Ensino Secundário e integra de forma transversal, aspetos das componentes da formação cultural, Social e Ética e de Metodologias de Investigação educacional, facultando aos futuros professores uma visão ampla das problemáticas e contextos nos quais irão exercer a sua atividade profissional.
Subjacente a todas as UC encontra-se valorizada a perspetiva de ensino e aprendizagem socio-construtivista, valorizando-se várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente a aprendizagem individual e colaborativa, trabalho de projeto, métodos de discussão e portefólio.
As metodologias procuram aproximar o aluno de contextos reais de trabalho e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento de tarefas de pesquisa, observação e análise.

Resultados de aprendizagem


1. Propiciar a formação de profissionais/professores de Filosofia para o Ensino Secundário
2. Ajudar a reconstruir e atualizar o pensamento de cada estudante
3. Capacitar para a monitorização e avaliação de aprendizagens
4. Promover a inclusão dos indivíduos na escola e na sociedade
5. Incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, inovação e criatividade
6. Desenvolver ações conscientes e responsáveis nos contextos da Prática Profissional
7. Conferir lugar de destaque à investigação científica na área da formação da educação filosófica

Acesso a estudos superiores


Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de terceiro ciclo (doutoramento) na mesma área científica ou áreas afins.

Saídas profissionais


Professor de Filosofia no Ensino Secundário - estatal e particular - e áreas afins de ensino e educação.

Acesso


20

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

A linguagem do curso é o Português.

Pré-requisitos formais


Para se candidatar ao curso de Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário é necessário possuir os seguintes pré-requisitos:
- Licenciatura ou habilitação equivalente e 120 créditos em Filosofia, obtidos no ensino superior;
- Podem ainda candidatar-se ao curso quem possui apenas 75% dos créditos. A inscrição nas unidades curriculares das componentes de didáticas específicas e de iniciação à prática profissional, incluindo a prática de ensino supervisionada, fica condicionada à obtenção dos créditos em falta;
- É condição de acesso ao Mestrado o domínio escrito e oral da Língua Portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, que serão objeto de avaliação nos termos definidos pelo órgão legal e estatutariamente competente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, de acordo com o previsto no art.º 17º do Decreto-lei nº 79/2014 - prova escrita e oral de língua portuguesa.

Pré-requisitos recomendados


Licenciatura em Filosofia

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
01-09-2020
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2500/2011/AL02
Data de Registo:
05-05-2017
Validade:
30-07-2026