Este Ciclo de​ Estudos visa formar Professores de Física e de Química para o 3.º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de: reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida; estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade; incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto-direção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional. 

Este Mestrado profissionaliza para a docência (Formação Inicial de Professores) e inclui um estágio, a realizar em contexto profissional, sobre o qual será elaborado um relatório, a defender em provas públicas

Mestrados em Ensino
Secretariado
Rui Silva
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

Para fazer a candidatura on-line - clicar aqui  >>>Porta​l Académico


2.ª Fase de Candidaturas 2025-2026  - PRAZOS​
Prazo de candidatura 
3 a 8 de setembro de 2025
​Divulgação dos resultados (Portal Académico)
até 15 de setembro de 2025
​Prazos de Matrícula 
17 a 19 de setembro de 2025


Ensino de Física e de Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

2025/2026

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Iniciação à Prática Profissional

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O curso é de natureza profissionalizante e habilita para a docência de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário. Tem a duração de 2 anos/4 semestres e 120 ECTS. Não tem ramos, áreas de especialização ou percursos alternativos. Apresenta uma estrutura curricular em que se evidenciam as oportunidades de mobilidade dos alunos, um grande foco no seu trabalho, a construção da autonomia formativa e o desenvolvimento do sentido crítico e interventivo.

Surge na sequência de primeiros ciclos de estudos em Química (minor Física) ou em Física (minor Química), organizados de acordo com os princípios do Processo de Bolonha. No 1.º ciclo de estudos completa-se uma licenciatura e adquirem-se créditos em Física e Química; na segunda etapa, o mestrado visa a habilitação profissional para a docência, integrando as seguintes componentes: Formação educacional geral; Formação na área de docência; Didáticas específicas e Prática de Ensino Supervisionada. Estas componentes abrangem um conjunto de UC, em que se abordam teoricamente matérias centrais para o conhecimento do professor de Física e Química e integram de forma transversal, aspetos das componentes de Formação Cultural, Social e Ética e de Metodologias de Investigação Educacional.

Procura-se responder às exigências profissionais que os futuros mestres irão enfrentar, facultando-lhes uma visão ampla das problemáticas e contextos nos quais irão exercer a sua atividade profissional. Subjacente a todas as UC do curso encontra-se valorizada a perspetiva de ensino aprendizagem socio-construtivista. São valorizadas várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente, a aprendizagem individual e colaborativa, trabalho de projeto, métodos de discussão, ou o portefólio. As metodologias procuram aproximar o aluno de contextos reais de trabalho e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento de tarefas de pesquisa e de análise/observação.

Resultados de aprendizagem


Este Ciclo de Estudos visa formar Professores de Física e de Química para o 3.º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário que sejam:
1. profissionais informados, críticos e atuantes;
2. capazes de reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida;
3. capazes de estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade;
4. capazes de incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto-direção, criatividade e inovação;
5. conhecedores e capazes de compreender o lugar da investigação como modo de desenvolver ações informadas nos contextos da prática profissional;
6. competentes para intervir e desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional;
7. capazes de desenvolver aprendizagens ao longo da vida com elevado grau de autonomia;
8. competentes para comunicar informação, ideias, problemas e soluções a públicos constituídos por especialistas e não especialistas e aos pares.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento) na mesma área científica ou áreas afins.

Saídas profissionais


O curso de mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário confere habilitações profissionais para a docência para o grupo de recrutamento 510. As principais entidades empregadoras são o Ministério da Educação e os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. O estatuto da carreira docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Decreto-Lei nº 41/2012 de 21 de fevereiro, regula as funções docentes no âmbito dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação.

Acesso


20

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

O curso é lecionado em Português.

Pré-requisitos formais


As condições de ingresso seguem o disposto no artigo 18º do Decreto-Lei n.º 9-A/2025. Os candidatos devem possuir Licenciatura ou habilitação equivalente e 120 créditos no conjunto das duas áreas disciplinares (Física e Química) e nenhuma com menos de 30 créditos, obtidos no ensino superior. Podem candidatar-se ao curso com apenas 75% dos créditos, nas condições estabelecidas nos pontos n.º 7 e n.º 8 do artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 9-A/2025. É ainda condição de acesso ao Mestrado a aprovação numa prova de domínio escrito e oral da Língua Portuguesa, no que respeita ao domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica. A prova é realizada em dois momentos: prova de leitura e escrita (1.º momento) e prova oral perante um júri (2.º momento). A realização da prova oral requer a aprovação na prova escrita e é obrigatória a aprovação em ambas as provas.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Data de publicação da decisão:
Deliberação da A3ES:
Número de Registo:
Data de Registo:
Validade: