Este Ciclo de Estudos visa formar professores de História que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida; estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade; incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto-direção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.
Mestrados em Ensino
Secretariado
Rui Silva
Tel: +351 253 604679
e-mail:
sec-mfip@ie.uminho.pt
Para fazer a candidatura on-line - clicar aqui >>>Portal Académico
1.ª Fase de Candidatura 2025-2026 - PRAZOS
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Prazo de candidatura
| 04 a 15 de julho de 2025
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Divulgação dos resultados (Portal Académico)
| até 29 de julho de 2025
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Prazos de Matrícula
| 04 a 11 de agosto de 2025
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Ensino de História no 3.ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
2025/2026
Duração:
4 semestres letivos
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
Contactos
Diretor de Curso
Maria Glória Parra Santos Solé
gsole@ie.uminho.pt
Tel:
253601353
Coordenador Académico de Mobilidade
Fernando José Fraga Azevedo
fraga@ie.uminho.pt
Tel:
+351253604634
Instituto de Educação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel:
+351 253604240
Fax:
+351 253604659
E-Mail:
cpedagogico@ie.uminho.pt
URL:
http://www.ie.uminho.pt
Descrição
O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário confere habilitação profissional para a docência da disciplina de História nesses ciclos. Tem a duração de 2 anos/ 4 semestres e 120 ECTS. Inclui um estágio profissional, sobre o qual será elaborado um relatório, a defender em provas públicas. Ele inclui unidades curriculares nas áreas científicas da Educação, História, Didática da História, sendo mais relevante as UC adstritas à da História e da Didática da História, permitindo assim aprofundar a reflexão sobre o conhecimento histórico e os desafios que a contemporaneidade coloca à sua docência e aprendizagem.
Tem como finalidade principal formar professores que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de:
- Reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida; estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade;
- Incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, autodireção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.
Subjacente a todas as UC encontra-se valorizada a perspetiva de ensino aprendizagem sócio-construtivista, daí que as metodologias de ensino predominantes mobilizem atividades como a leitura e discussão de textos; pequenos trabalhos práticos e de investigação (em pequeno grupo, pares), de modo a permitir a construção da autonomia e no desenvolvimento do sentido crítico e pró-ativo dos alunos.
Resultados de aprendizagem
Este mestrado profissionaliza para a docência da História nos ciclos referidos no seu título. Epera-se, pois, que sejam desenvolvidas pelos alunos (futuros professores) os seguintes objetivos:
1. Equacionar as implicações socioeconómicas, políticas, científico-tecnológicas e culturais da educação histórica na sociedade contemporânea, e perspetivar pedagogicamente tais implicações.
2. Revelar conhecimento de perspectivas atuais da educação histórica, associadas à investigação realizada nestes domínios.
3. Dominar os saberes académicos relevantes para o exercício profissional no domínio de docência.
4. Analisar criteriosamente os programas e os materiais curriculares da disciplina de História, tendo presente o conhecimento disponível nas disciplinas de referência.
5. Promover aprendizagens significativas no quadro da educação histórica, adoptando procedimentos adequados.
6. Promover uma utilização adequada dos recursos em educação histórica, fomentando competências de aprendizagem autónoma e criativa.
7. Desenvolver modalidades de aprendizagem colaborativa, através da utilização de metodologias participativas.
8. Diversificar as estratégias de avaliação, tornando-as sensíveis às competências fundamentais da educação histórica .
9. Investigar situações contextualizadas de educação histórica, no sentido da sua compreensão, aplicação e disseminação.
Acesso a estudos superiores
Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º ciclo - Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Educação em História e Ciências Sociais.
Saídas profissionais
O curso de mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário confere habilitações profissionais para a docência para o grupo de recrutamento 40 (Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de Maio).
Nos cursos que incluem opções, anualmente, são indicadas as unidades curriculares opcionais a disponibilizar, bem como as respetivas condições de inscrição e número de vagas.
Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
01-09-2020
Número de Registo:
R/A-Ef 2502/2011/AL02
Data de Registo:
05-05-2017