Este Ciclo de Estudos visa formar professores de História que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida; estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade; incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto-direção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.​ (não abre 3ªfase)

 Curso

2019/2020

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Formação de Professores

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: 253604240 Fax: 253604659
    E-Mail: sec@ie.uminho.pt; lmsantos@ie.uminho.pt
    URL: https://www.ie.uminho.pt

Descrição


O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário confere habilitação profissional para a docência da disciplina de História nesses ciclos. Tem a duração de 2 anos/ 4 semestres e 120 ECTS. Inclui um estágio profissional, sobre o qual será elaborado um relatório, a defender em provas públicas. Ele inclui unidades curriculares nas áreas científicas da Educação, História, Didática da História, sendo mais relevante as UC adstritas à da História e da Didática da História, permitindo assim aprofundar a reflexão sobre o conhecimento histórico e os desafios que a contemporaneidade coloca à sua docência e aprendizagem.
Tem como finalidade principal formar professores que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de:
- Reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida; estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade;
- Incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, autodireção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.
Subjacente a todas as UC encontra-se valorizada a perspetiva de ensino aprendizagem sócio-construtivista, daí que as metodologias de ensino predominantes mobilizem atividades como a leitura e discussão de textos; pequenos trabalhos práticos e de investigação (em pequeno grupo, pares), de modo a permitir a construção da autonomia e no desenvolvimento do sentido crítico e pró-ativo dos alunos.

Resultados de aprendizagem


Este mestrado profissionaliza para a docência da História nos ciclos referidos no seu título. Epera-se, pois, que sejam desenvolvidas pelos alunos (futuros professores) os seguintes objetivos:
1. Equacionar as implicações socioeconómicas, políticas, científico-tecnológicas e culturais da educação histórica na sociedade contemporânea, e perspetivar pedagogicamente tais implicações.
2. Revelar conhecimento de perspectivas atuais da educação histórica, associadas à investigação realizada nestes domínios.
3. Dominar os saberes académicos relevantes para o exercício profissional no domínio de docência.
4. Analisar criteriosamente os programas e os materiais curriculares da disciplina de História, tendo presente o conhecimento disponível nas disciplinas de referência.
5. Promover aprendizagens significativas no quadro da educação histórica, adoptando procedimentos adequados.
6. Promover uma utilização adequada dos recursos em educação histórica, fomentando competências de aprendizagem autónoma e criativa.
7. Desenvolver modalidades de aprendizagem colaborativa, através da utilização de metodologias participativas.
8. Diversificar as estratégias de avaliação, tornando-as sensíveis às competências fundamentais da educação histórica .
9. Investigar situações contextualizadas de educação histórica, no sentido da sua compreensão, aplicação e disseminação.

Acesso a estudos superiores


Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º ciclo - Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Educação em História e Ciências Sociais.

Saídas profissionais


O curso de mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário confere habilitações profissionais para a docência para o grupo de recrutamento 40 (Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de Maio).

Acesso


20

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


Licenciatura ou habilitação equivalente e 120 créditos em História, obtidos no ensino superior.
Podem ainda candidatar-se ao curso quem possui apenas 75% dos créditos.
É ainda condição de acesso ao Mestrado o domínio escrito e oral da Língua Portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, que serão objeto de avaliação nos termos definidos pelo órgão legal e estatutariamente competente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, de acordo com o previsto no art.º 17º do Decreto-Lei nº 79/2014.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
04-03-2015
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2502/2011/AL02
Data de Registo:
05-05-2017
Validade:
03-03-2021