Este Ciclo de Estudos visa formar Professores de Informática que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de: reconstruir o seu pensa​​mento e ação ao longo da vida; estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade da informação; incorpora​r metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, a​uto direção, criatividade e inovação,​ conferindo lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional. 

Este Mestrado profissionaliza para a docência (Formação Inicial de Professores) e inclui um estágio, a realizar em contexto profissional, sobre o qual será elaborado um relatório, a defender em provas públicas.


Mestrados em Ensino
Secretariado
Rui Silva
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt


2021/2022

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Formação de Professores - Ensino de Informática

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O curso, na área da formação de professores, é de natureza profissionalizante e habilita para a docência de Informática. Tem a duração de 2 anos (4 semestres e 120 ECTS). Não tem ramos, áreas de especialização ou percursos alternativos.
Apresenta uma estrutura curricular em que se evidenciam as oportunidades de mobilidade, um grande foco no trabalho do estudante, a construção da autonomia formativa e o desenvolvimento do sentido crítico e interventivo. Surge na sequência de um primeiro ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha. No 1.º ciclo de estudos realiza-se uma licenciatura e a obtenção de créditos em Informática; na segunda etapa, o mestrado visa diretamente a habilitação profissional para a docência, integrando as seguintes componentes: Formação educacional geral; Formação na área de docência; Didáticas específicas e Prática de Ensino Supervisionada. Estas componentes abrangem um conjunto de UC, em que se abordam teoricamente matérias centrais para o conhecimento do professor de Informática e integram de forma transversal, aspetos das componentes de Formação Cultural, Social e Ética e de Metodologias de Investigação Educacional. Procura-se responder às exigências profissionais que os futuros mestres irão enfrentar, facultando-lhes uma visão ampla das problemáticas e contextos nos quais irão exercer a sua atividade profissional.
Subjacente a todas as UC do curso encontra-se valorizada a perspetiva de ensino aprendizagem socioconstrutivista. São valorizadas várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente, a aprendizagem individual e colaborativa, o trabalho de projeto, os métodos de discussão, ou o portefólio. As metodologias procuram aproximar o aluno de contextos reais de trabalho e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento de tarefas de pesquisa e de observação e análise.

Resultados de aprendizagem


1. Aprofundar conhecimentos na área da Informática, da sua didáctica, da filosofia e das ciências da educação pertinentes para o desempenho profissional e para a formação cultural dos alunos;
2. Desenvolver a capacidade crítica de forma a tomar opções fundamentadas e ajustadas aos contextos pedagógicos;
3. Obter conhecimentos teóricos e técnicos para a construção de projectos de ensino e aprendizagem adequados às escolas e às turmas;
4. Desenvolver estratégias significativas de diferenciação pedagógica em função da diversidade dos alunos;
5. Selecionar metodologias e recursos diversificados para a gestão dos processos pedagógicos;
6. Utilizar diferentes modalidades de avaliação do ensino e da aprendizagem da Informática, envolvendo os alunos na regulação sistemática do processo de aprender;
7. Preparar-se para a participação activa em projectos escolares, locais e nacionais relativos ao ensino da Informática.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento)

Saídas profissionais


O curso de mestrado em Ensino de Informática confere habilitação profissional para a docência para o grupo de recrutamento 550. As principais entidades empregadoras são o Ministério da Educação e os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. O estatuto da carreira docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Decreto-Lei n.º 41/2012 de 21 de fevereiro, regula as funções docentes no âmbito dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação.

Acesso


20

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se ao ingresso neste ciclo de estudos os titulares de Licenciatura ou habilitação equivalente e 120 créditos em Informática, obtidos no ensino superior. É ainda condição de acesso ao Mestrado a aprovação numa prova de domínio escrito e oral da Língua Portuguesa.
Tal como previsto na legislação aplicável, podem igualmente candidatar-se ao ingresso aqueles que apenas tenham obtido 75% dos créditos dos requisitos mínimos de formação, situação em que a inscrição nas unidades curriculares das componentes de didáticas específicas e de iniciação à prática profissional, incluindo a prática de ensino supervisionada fica condicionada à obtenção dos créditos em falta.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Currículo e Avaliação ED 5
S1 Metodologia do Ensino da Informática I DI 10
S1 Psicologia do Desenvolvimento ED 5
S1 Opção I - Informática
Qualquer unidade curricular de 2.º ciclo no domínio da Informática oferecida pelos Departamentos de Informática e de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da UMinho.
5
Paradigmas de Programação I I 5
S1 Opção II - Informática
Qualquer unidade curricular de 2.º ciclo no domínio da Informática oferecida pelos Departamentos de Informática e de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da UMinho.
5
Sistemas de Dados I I 5
S2 A Escola como Organização Educativa ED 5
S2 Metodologia do Ensino da Informática II DI 10
S2 Tecnologia Educativa ED 5
S2 Opção III - Informática
Qualquer unidade curricular de 2.º ciclo no domínio da Informática oferecida pelos Departamentos de Informática e de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da UMinho.
5
Paradigmas de Programação II I 5
S2 Opção IV - Informática
Qualquer unidade curricular de 2.º ciclo no domínio da Informática oferecida pelos Departamentos de Informática e de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da UMinho.
5
Sistemas de Dados II I 5
Ano 2 60
A Estágio Profissional PP 45
S1 Avaliação e Conceção de Materiais Didáticos de Informática DI 10
S1 Opção V 5
Correntes Fundamentais da Pedagogia ED 5
Gestão da Sala de Aula ED 5
Inclusão e Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor ED 5
Processos Cognitivos e Aprendizagem ED 5

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
01-09-2020
Número de Registo:
R/A-Cr 39/2011/AL02
Data de Registo:
13-04-2018
Validade:
30-07-2026