Este Ciclo de Estudos visa formar Professores de Informática que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de: reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida; estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade da informação; incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto direção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.
Este Mestrado profissionaliza para a docência (Formação Inicial de Professores) e inclui um estágio, a realizar em contexto profissional, sobre o qual será elaborado um relatório, a defender em provas públicas.
Mestrados em Ensino
Secretariado
Rui Silva
Tel: +351 253 604679
e-mail:
sec-mfip@ie.uminho.pt
Para fazer a candidatura on-line - clicar aqui >>>Portal Académico
>> EDITAL (1.ª fase) - brevemente disponível
1.ª Fase de Candidatura 2025-2026 - PRAZOS
|
Prazo de candidatura
| 04 a 15 de julho de 2025
|
Divulgação dos resultados (Portal Académico)
| até 29 de julho de 2025
|
Prazos de Matrícula
| 04 a 11 de agosto de 2025
|
2025/2026
Duração:
4 semestres letivos
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
-
Formação de Professores - Ensino de Informática
Contactos
Diretor de Curso
José Alberto Lencastre Freitas Borges Araújo
d5956@ie.uminho.pt
Tel:
253604222
Coordenador Académico de Mobilidade
Fernando José Fraga Azevedo
fraga@ie.uminho.pt
Tel:
+351253604634
Instituto de Educação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel:
+351 253604240
Fax:
+351 253604659
E-Mail:
cpedagogico@ie.uminho.pt
URL:
http://www.ie.uminho.pt
Descrição
O curso, na área da formação de professores, é de natureza profissionalizante e habilita para a docência de Informática. Tem a duração de 2 anos (4 semestres e 120 ECTS). Não tem ramos, áreas de especialização ou percursos alternativos.
Apresenta uma estrutura curricular em que se evidenciam as oportunidades de mobilidade, um grande foco no trabalho do estudante, a construção da autonomia formativa e o desenvolvimento do sentido crítico e interventivo. Surge na sequência de um primeiro ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha. No 1.º ciclo de estudos realiza-se uma licenciatura e a obtenção de créditos em Informática; na segunda etapa, o mestrado visa diretamente a habilitação profissional para a docência, integrando as seguintes componentes: Formação educacional geral; Formação na área de docência; Didáticas específicas e Prática de Ensino Supervisionada. Estas componentes abrangem um conjunto de UC, em que se abordam teoricamente matérias centrais para o conhecimento do professor de Informática e integram de forma transversal, aspetos das componentes de Formação Cultural, Social e Ética e de Metodologias de Investigação Educacional. Procura-se responder às exigências profissionais que os futuros mestres irão enfrentar, facultando-lhes uma visão ampla das problemáticas e contextos nos quais irão exercer a sua atividade profissional.
Subjacente a todas as UC do curso encontra-se valorizada a perspetiva de ensino aprendizagem socioconstrutivista. São valorizadas várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente, a aprendizagem individual e colaborativa, o trabalho de projeto, os métodos de discussão, ou o portefólio. As metodologias procuram aproximar o aluno de contextos reais de trabalho e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento de tarefas de pesquisa e de observação e análise.
Resultados de aprendizagem
1. Aprofundar conhecimentos na área da Informática, da sua didáctica, da filosofia e das ciências da educação pertinentes para o desempenho profissional e para a formação cultural dos alunos;
2. Desenvolver a capacidade crítica de forma a tomar opções fundamentadas e ajustadas aos contextos pedagógicos;
3. Obter conhecimentos teóricos e técnicos para a construção de projectos de ensino e aprendizagem adequados às escolas e às turmas;
4. Desenvolver estratégias significativas de diferenciação pedagógica em função da diversidade dos alunos;
5. Selecionar metodologias e recursos diversificados para a gestão dos processos pedagógicos;
6. Utilizar diferentes modalidades de avaliação do ensino e da aprendizagem da Informática, envolvendo os alunos na regulação sistemática do processo de aprender;
7. Preparar-se para a participação activa em projectos escolares, locais e nacionais relativos ao ensino da Informática.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento)
Saídas profissionais
O curso de mestrado em Ensino de Informática confere habilitação profissional para a docência para o grupo de recrutamento 550. As principais entidades empregadoras são o Ministério da Educação e os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. O estatuto da carreira docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Decreto-Lei n.º 41/2012 de 21 de fevereiro, regula as funções docentes no âmbito dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação.
Nos cursos que incluem opções, anualmente, são indicadas as unidades curriculares opcionais a disponibilizar, bem como as respetivas condições de inscrição e número de vagas.
Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
01-09-2020
Número de Registo:
R/A-Cr 39/2011/AL02
Data de Registo:
13-04-2018