Este Ciclo de Estudos visa formar Professores de Matemática para o 3.º Ciclo do Ensino Básico e para o Secundário que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de: reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida; estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade; incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto-direção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional. 

Este Mestrado profissionaliza para a docência (Formação Inicial de Professores) e inclui um estágio, a realizar em contexto profissional, sobre o qual será elaborado um relatório, a defender em provas públicas.

Candidaturas 2.ª fase - PRAZOS​
Prazo de candidatura - 1.​ª fase
6 a 9 de setembro de 2022
​Divulgação dos resultados (Portal Académico)
até 16 de setembro de 2022
​Prazos de Matrícula - 1.ª fase
21 a 23 de setembro de 2022
​Inscrição (plano de estudos e UC opcionais)
06 a 08 de setembro 2022


Mestrados em Ensino
Secretariado
Rui Silva
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

 Curso

2022/2023

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Formação de Professores

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O curso, na área da formação de professores, é de natureza profissionalizante e habilita para a docência de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário. Tem a duração de 2 anos/4 semestres e 120 ECTS. Não tem ramos, áreas de especialização ou percursos alternativos.
Apresenta uma estrutura curricular em que se evidenciam as oportunidades de mobilidade dos alunos, um grande foco no trabalho do aluno, a construção da autonomia formativa e o desenvolvimento do sentido crítico e interventivo. Surge na sequência de um primeiro ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha. No 1.º ciclo de estudos realiza-se uma licenciatura e posse de créditos a Matemática; na segunda etapa, o mestrado visa diretamente a habilitação profissional para a docência, integrando as seguintes componentes: Formação educacional geral; Formação na área de docência; Didáticas específicas e Prática de Ensino Supervisionada. Estas componentes abrangem um conjunto de UC, em que se abordam teoricamente matérias centrais para o conhecimento do professor de Matemática do Ensino Básico e Secundário e integram de forma transversal, aspetos das componentes de Formação Cultural, Social e Ética e de Metodologias de Investigação Educacional. Procura-se responder às exigências profissionais que os futuros mestres irão enfrentar, facultando-lhes uma visão ampla das problemáticas e contextos nos quais irão exercer a sua atividade profissional.
Subjacente a todas as UC do curso encontra-se valorizada a perspetiva de ensino aprendizagem socioconstrutivista. São valorizadas várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente, a aprendizagem individual e colaborativa, trabalho de projeto, métodos de discussão, ou o portefólio. As metodologias procuram aproximar o aluno de contextos reais de trabalho e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento de tarefas de pesquisa e de análise/observação.

Resultados de aprendizagem


Este Ciclo de Estudos visa formar Professores de Matemática para o 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de:
1. reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida;
2. estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade;
3. incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto-direção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir;
4. desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.

Acesso a estudos superiores


Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º ciclo (Doutoramento) na mesma área científica ou áreas afins.

Saídas profissionais


O curso de mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo no Ensino Básico e no Ensino Secundário confere habilitações profissionais para a docência para o grupo de recrutamento 500. As principais entidades empregadoras são o Ministério da Educação e os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. O estatuto da carreira docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Decreto-Lei nº 41/2012 de 21 de fevereiro, regula as funções docentes no âmbito dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação.

Acesso


20

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


Para se candidatar ao curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário é necessário possuir os seguintes pré-requisitos:
- Licenciatura ou habilitação equivalente e 120 créditos em Matemática, obtidos no ensino superior;
- Aprovação numa prova de domínio escrito e oral da Língua Portuguesa, prevista no artigo 10º do Decreto-Lei nº 79/2014, 14 maio. 
Nota: Podem ainda candidatar-se ao curso quem possui apenas 75% dos créditos. A inscrição nas unidades curriculares das componentes de didáticas específicas e de iniciação à prática profissional, incluindo a prática de ensino supervisionada, fica condicionada à obtenção dos créditos em falta.

Pré-requisitos recomendados


Licenciatura em Matemática

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
01-09-2020
Número de Registo:
R/A-Ef 2504/2011/AL02
Data de Registo:
05-05-2017
Validade:
30-07-2026