Este Ciclo de Estudos visa formar Professores de Português para o 3.º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de: reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida; estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade; incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto direção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.

Mestrados em Ensino
Secretariado
Rui Silva
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

Para fazer a candidatura on-line - clicar aqui  >>>Porta​l Académico
Candidatura - PRAZOS​
Prazo de candidatura 
4 a 15 de julho de 2024
​Divulgação dos resultados (Portal Académico)
29 de julho de 2024
​Prazos de Matrícula 
5 a 12 de agosto de 2024
​Inscrição (plano de estudos e UC opcionais)
2 a 4 de setembro de 2024


 Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

2024/2025

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Formação de Professores

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O curso, na área da formação de professores, é de natureza profissionalizante e habilita para a docência de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Tem a duração de 2 anos/4 semestres e 120 ECTS. Não tem ramos, áreas de especialização ou percursos alternativos.
Apresenta uma estrutura curricular em que se evidenciam as oportunidades de mobilidade dos alunos, um grande foco no trabalho do aluno, a construção da autonomia formativa e o desenvolvimento do sentido crítico e interventivo. Surge na sequência de um primeiro ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha. No 1.º ciclo de estudos realiza-se uma licenciatura e posse de créditos na área do Português na segunda etapa, o mestrado visa diretamente a habilitação profissional para a docência, integrando as seguintes componentes: Formação educacional geral; Formação na área de docência; Didáticas específicas e Prática de Ensino Supervisionada. Estas componentes abrangem um conjunto de UC, em que se abordam teoricamente matérias centrais para o conhecimento do professor de Português do Ensino Básico e Secundário e integram, de forma transversal, aspetos das componentes de Formação Cultural, Social e Ética e de Metodologias de Investigação Educacional. Procura-se responder às exigências profissionais que os futuros mestres irão enfrentar, facultando-lhes uma visão ampla das problemáticas e contextos nos quais irão exercer a sua atividade profissional.
Subjacente a todas as UC do curso encontra-se valorizada uma perspetiva de ensino aprendizagem socioconstrutivista. São valorizadas várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente, a aprendizagem individual e colaborativa, trabalho de projeto, métodos de discussão, ou o portefólio. As metodologias procuram aproximar o aluno de contextos reais de trabalho e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento de tarefas de pesquisa e de análise/observação.

Resultados de aprendizagem


1. Aprofundar conhecimentos na área do Português, da sua didática, da filosofia e das ciências da educação pertinentes para o desempenho profissional e para a formação cultural dos alunos;
2. Desenvolver a capacidade crítica de forma a tomar opções fundamentadas e ajustadas aos contextos pedagógicos;
3. Obter conhecimentos teóricos e técnicos para a construção de projetos de ensino e aprendizagem adequados às escolas e às turmas;
4. Desenvolver estratégias significativas de diferenciação pedagógica em função da diversidade dos alunos;
5. Selecionar metodologias e recursos diversificados para a gestão dos processos pedagógicos;
6. Utilizar diferentes modalidades de avaliação do ensino e da aprendizagem do Português, envolvendo os alunos na regulação sistemática do processo de aprender;
7. Preparar-se para a participação ativa em projetos escolares, locais e nacionais relativos ao ensino do Português.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).

Saídas profissionais


O curso de mestrado em Ensino Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário confere habilitações profissionais para a docência para o grupo de recrutamento 300. As principais entidades empregadoras são o Ministério da Educação e os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. O estatuto da carreira docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Decreto-Lei nº 41/2012 de 21 de fevereiro, regula as funções no âmbito dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação.

Acesso


25

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

A linguagem do curso é o Português.

Pré-requisitos formais


Para se candidatar ao curso de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário é necessário possuir as seguintes condições: Licenciatura ou habilitação equivalente e 120 créditos na área do Português, obtidos no ensino superior. Pode ainda candidatar-se ao curso quem possui apenas 75% dos créditos. A inscrição em unidades curriculares das componentes das Didáticas específicas e da iniciação à prática profissional, incluindo a prática de ensino supervisionada, fica condicionada à obtenção dos créditos em falta. É ainda condição de acesso ao Mestrado o domínio escrito e oral da Língua Portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, que serão objeto de uma prova de avaliação de acordo com o previsto no art.º 17º do Decreto-lei nº 79/2014.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
01-09-2020
Número de Registo:
R/A-Cr 298/2015/AL01
Data de Registo:
05-05-2017
Validade:
30-07-2026

Oferta de Unidades Curriculares opcionais em 2023-2024

Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

 

OpçãoDesignação UCSemestreUOIE/DepartamentoNúmero de Horas da UC
Opção Correntes Fundamentais da PedagogiaS1IE| DTEEAF45
Inclusão e Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e MotorS1IE | DPEEE45

Gestão da Sala de AulaS1IE| DCSE | DPEEE45