O Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico visa formar professores de Inglês para o 1º Ciclo do Ensino Básico que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de: reconstruir o seu pensamento e ação profissional ao longo da vida; planear, monitorizar e avaliar aprendizagens relevantes do ponto de vista linguístico, cultural e social, numa perspetiva democrática e humanista da educação básica; mobilizar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto direção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação no ensino de Inglês a crianças, não só como fonte de conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.

​​​​

 Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico

2018/2019

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
90
Duração:
3 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Formação de Professores

Contactos


    Diretor de Curso
    Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira
    flaviav@ie.uminho.pt
    Tel: 253604669

    Coordenador Académico


    Tel:

    Coordenador ECTS
    Natália Fernandes
    natfs@ie.uminho.pt
    Tel: 253 604 634

    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: 253604240 Fax: 253604659
    E-Mail: sec@ie.uminho.pt; lmsantos@ie.uminho.pt
    URL: https://www.ie.uminho.pt

Descrição


O curso habilita para a docência de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, visando formar profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de: reconstruir o seu pensamento e ação profissionais ao longo da vida; planear, monitorizar e avaliar aprendizagens relevantes do ponto de vista linguístico, cultural e social, numa perspetiva democrática e humanista da educação básica; mobilizar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, autodireção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação no ensino de Inglês a crianças, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.

O curso integra 11 UC ao longo de 3 semestres (90 ECTS), nas seguintes componentes de formação: área de docência (20 ECTS), formação educacional geral (15 ECTS), didática específica (22,5 ECTS) e Prática de Ensino Supervisionada /Estágio (32,5 ECTS).
As metodologias de formação são variadas, privilegiando-se abordagens reflexivas e experienciais, assim como atividades de iniciação à investigação. O Estágio articula investigação e ensino através do desenho, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada, o qual é objeto de um relatório final defendido em provas públicas.
O desenvolvimento do curso apoia-se em recursos diversos, incluindo a plataforma de e-learning Blackboard e as bibliotecas físicas e digitais da UMinho.

Resultados de aprendizagem


1. Conhecer políticas educativas e linguísticas nacionais e europeias
2. Conhecer perspetivas teóricas e abordagens curriculares e didáticas relevantes à compreensão crítica dos fenómenos educativos, com incidência na educação em línguas estrangeiras para crianças
3. Desenvolver competências de comunicação e conhecimentos (linguísticos, literários e culturais) de suporte à educação em línguas estrangeiras, com incidência no ensino de Inglês a crianças
4. Usar instrumentos teóricos e metodológicos para a construção de projetos pedagógicos adequados ao ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, promovendo as competências de comunicação, de aprendizagem, sociais e interculturais das crianças
5. Mobilizar metodologias e recursos diversificados em processos de ensino, aprendizagem e avaliação do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
6. Criar ambientes educativos de qualidade, promovendo aprendizagens holísticas e significativas
7. Desenvolver competências de investigação pedagógica ao serviço da qualidade do ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
8. Desenhar, desenvolver, avaliar e narrar projetos de intervenção pedagógica supervisionada

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).

Saídas profissionais


O curso habilita para a docência de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico do sistema educativo português (grupo de recrutamento 120).

Acesso


20

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


As condições de ingresso seguem o disposto no artigo 7º do Decreto-lei 176/2014 em articulação com o disposto no n.º 3 do artigo 18.º do Decreto-lei 79/2014. Os candidatos devem possuir Licenciatura ou habilitação equivalente e 80 a 100 créditos em Inglês, obtidos no Ensino Superior.
Podem ainda candidatar-se ao curso quem possui apenas 75% dos créditos.
É igualmente condição de acesso ao Mestrado o domínio escrito e oral da Língua Portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, que serão objeto de avaliação nos termos definidos pelo órgão legal e estatutariamente competente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, de acordo com o previsto no art.º 17º do Decreto-lei nº 79/2014.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
28-07-2015
Número de Registo:
R/A-Cr 266/2015
Data de Registo:
17-09-2015
Validade:
27-07-2021

​​