O Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico visa formar professores de Inglês para o 1º Ciclo do Ensino Básico que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de: reconstruir o seu pensamento e ação profissional ao longo da vida; planear, monitorizar e avaliar aprendizagens relevantes do ponto de vista linguístico, cultural e social, numa perspetiva democrática e humanista da educação básica; mobilizar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto direção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação no ensino de Inglês a crianças, não só como fonte de conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.
Mestrados em Ensino
Secretariado
Rui Silva
Tel: +351 253 604679
e-mail:
sec-mfip@ie.uminho.pt
Para fazer a candidatura on-line - clicar aqui >>>Portal Académico
Candidaturas Mestrados em Ensino - PRAZOS
|
Prazo de candidatura
| 4 a 15 de julho de 2024
|
Divulgação dos resultados (Portal Académico)
| 29 de julho de 2024
|
Prazos de Matrícula
| 5 a 12 de agosto de 2024
|
Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico
2024/2025
Duração:
3 semestres letivos
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
Contactos
Diretor de Curso
Maria Alfredo Ferreira Freitas Lopes Moreira
malfredo@ie.uminho.pt
Tel:
253604635
Coordenador Académico de Mobilidade
Fernando José Fraga Azevedo
fraga@ie.uminho.pt
Tel:
+351253604634
Instituto de Educação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel:
+351 253604240
Fax:
+351 253604659
E-Mail:
cpedagogico@ie.uminho.pt
URL:
http://www.ie.uminho.pt
Descrição
O curso habilita para a docência de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, visando formar profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de: reconstruir o seu pensamento e ação profissionais ao longo da vida; planear, monitorizar e avaliar aprendizagens relevantes do ponto de vista linguístico, cultural e social, numa perspetiva democrática e humanista da educação básica; mobilizar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, autodireção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação no ensino de Inglês a crianças, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.
O curso integra 11 UC ao longo de 3 semestres (90 ECTS), nas seguintes componentes de formação: área de docência (20 ECTS), formação educacional geral (15 ECTS), didática específica (22,5 ECTS) e Prática de Ensino Supervisionada /Estágio (32,5 ECTS).
As metodologias de formação são variadas, privilegiando-se abordagens reflexivas e experienciais, assim como atividades de iniciação à investigação. O Estágio articula investigação e ensino através do desenho, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada, o qual é objeto de um relatório final defendido em provas públicas.
O desenvolvimento do curso apoia-se em recursos diversos, incluindo a plataforma de e-learning Blackboard e as bibliotecas físicas e digitais da UMinho.
Resultados de aprendizagem
1. Conhecer políticas educativas e linguísticas nacionais e europeias
2. Conhecer perspetivas teóricas e abordagens curriculares e didáticas relevantes à compreensão crítica dos fenómenos educativos, com incidência na educação em línguas estrangeiras para crianças
3. Desenvolver competências de comunicação e conhecimentos (linguísticos, literários e culturais) de suporte à educação em línguas estrangeiras, com incidência no ensino de Inglês a crianças
4. Usar instrumentos teóricos e metodológicos para a construção de projetos pedagógicos adequados ao ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, promovendo as competências de comunicação, de aprendizagem, sociais e interculturais das crianças
5. Mobilizar metodologias e recursos diversificados em processos de ensino, aprendizagem e avaliação do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
6. Criar ambientes educativos de qualidade, promovendo aprendizagens holísticas e significativas
7. Desenvolver competências de investigação pedagógica ao serviço da qualidade do ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
8. Desenhar, desenvolver, avaliar e narrar projetos de intervenção pedagógica supervisionada
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).
Saídas profissionais
O curso habilita para a docência de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico do sistema educativo português (grupo de recrutamento 120).
Nos cursos que incluem opções, anualmente, são indicadas as unidades curriculares opcionais a disponibilizar, bem como as respetivas condições de inscrição e número de vagas.
Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
21-03-2022
Número de Registo:
R/A-Cr 266/2015/AL01
Data de Registo:
30-06-2022
Oferta de Unidades Curriculares opcionais em 2024-2025
Nota: As Unidades Curriculares Opcionais funcionarão com um número mínimo de 15 estudantes inscritos.
Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Plano de Estudos aprovado pelo Despacho RT/C-113/2022
Opção | Designação UC | Semestre | UOIE/Departamento | Número de Horas da UC |
Opção | Organização e Gestão da Educação Básica | S1 | IE| DCSE | 45
|