O Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico visa formar professores de Inglês para o 1º Ciclo do Ensino Básico que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de: reconstruir o seu pensamento e ação profissional ao longo da vida; planear, monitorizar e avaliar aprendizagens relevantes do ponto de vista linguístico, cultural e social, numa perspetiva democrática e humanista da educação básica; mobilizar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto direção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação no ensino de Inglês a crianças, não só como fonte de conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.

​​​​
Mestrados em Ensino
Secretariado
Rui Silva
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt
Candidaturas - fase
Prazo de candidatura 
2023
​Divulgação dos resultados (Portal Académico)
2023
​Prazos de Matrícula 
2023
​Inscrição (plano de estudos e UC opcionais)
2023

EDITAL

 Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico

2022/2023

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
90
Duração:
3 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Formação de Professores

Contactos


    Diretor de Curso
    Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira
    flaviav@ie.uminho.pt
    Tel: 253604669

    Coordenador Académico de Mobilidade
    Fernando José Fraga Azevedo
    fraga@ie.uminho.pt
    Tel: +351253604634

    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O curso habilita para a docência de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, visando formar profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de: reconstruir o seu pensamento e ação profissionais ao longo da vida; planear, monitorizar e avaliar aprendizagens relevantes do ponto de vista linguístico, cultural e social, numa perspetiva democrática e humanista da educação básica; mobilizar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, autodireção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação no ensino de Inglês a crianças, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.

O curso integra 11 UC ao longo de 3 semestres (90 ECTS), nas seguintes componentes de formação: área de docência (20 ECTS), formação educacional geral (15 ECTS), didática específica (22,5 ECTS) e Prática de Ensino Supervisionada /Estágio (32,5 ECTS).
As metodologias de formação são variadas, privilegiando-se abordagens reflexivas e experienciais, assim como atividades de iniciação à investigação. O Estágio articula investigação e ensino através do desenho, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada, o qual é objeto de um relatório final defendido em provas públicas.
O desenvolvimento do curso apoia-se em recursos diversos, incluindo a plataforma de e-learning Blackboard e as bibliotecas físicas e digitais da UMinho.

Resultados de aprendizagem


1. Conhecer políticas educativas e linguísticas nacionais e europeias
2. Conhecer perspetivas teóricas e abordagens curriculares e didáticas relevantes à compreensão crítica dos fenómenos educativos, com incidência na educação em línguas estrangeiras para crianças
3. Desenvolver competências de comunicação e conhecimentos (linguísticos, literários e culturais) de suporte à educação em línguas estrangeiras, com incidência no ensino de Inglês a crianças
4. Usar instrumentos teóricos e metodológicos para a construção de projetos pedagógicos adequados ao ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, promovendo as competências de comunicação, de aprendizagem, sociais e interculturais das crianças
5. Mobilizar metodologias e recursos diversificados em processos de ensino, aprendizagem e avaliação do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
6. Criar ambientes educativos de qualidade, promovendo aprendizagens holísticas e significativas
7. Desenvolver competências de investigação pedagógica ao serviço da qualidade do ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
8. Desenhar, desenvolver, avaliar e narrar projetos de intervenção pedagógica supervisionada

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).

Saídas profissionais


O curso habilita para a docência de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico do sistema educativo português (grupo de recrutamento 120).

Acesso


20

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


As condições de ingresso seguem o disposto no artigo 7º do Decreto-Lei 176/2014 em articulação com disposto no ponto n.º 3 do artigo 18.º do Decreto-Lei 79/2014. Os candidatos devem possuir Licenciatura ou habilitação equivalente e 80 a 100 créditos em Inglês, obtidos no ensino superior. Podem candidatar-se ao curso com apenas 75% dos créditos, nas condições estabelecidas no ponto n.º 3 do artigo 18.º do Decreto-Lei 79/2014.
É ainda condição de acesso ao Mestrado a aprovação numa prova de domínio escrito e oral da Língua Portuguesa. A prova é realizada em dois momentos: prova de leitura e escrita (1º momento) e prova oral perante um júri (2º momento). A realização da prova oral requer a aprovação na prova escrita e é obrigatória a aprovação em ambas as provas.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
21-03-2022
Número de Registo:
R/A-Cr 266/2015/AL01
Data de Registo:
30-06-2022
Validade:
30-07-2024

​​