Provas de Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico Voltar

terça-feira, 13/09/2022    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 13 de setembro 2022 (terça-feira), às 14h00, as provas de Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico requeridas por Cristiana Sofia Dores Andrade.
Título do Relatório de Estágio: "As Expressões Artísticas na Aprendizagem do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico”.
Presidente: Doutora Maria Alfredo Ferreira Freitas Lopes Moreira, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientadora)

Doutor Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz, Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Resumo do Relatório de Estágio: O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, visa documentar e analisar o projeto de investigação-ação denominado “As Expressões Artísticas na Aprendizagem do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico”. Este projeto foi desenvolvido numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa escola situada no concelho de Vila Nova de Famalicão, e tinha os seguintes objetivos: analisar atitudes e preferências dos alunos face à aprendizagem da língua inglesa e face ao uso das expressões artísticas em contexto de sala de aula; promover a aprendizagem da língua com recurso às expressões artísticas; promover a reflexão sobre a aprendizagem, através da autorregulação; avaliar o impacto do uso das expressões artísticas na aprendizagem da língua e nas atitudes face à aprendizagem. O projeto dividiu-se em três fases. A primeira fase correspondeu à análise inicial do contexto para o desenho do projeto; a fase intermédia traduziu-se no período de desenvolvimento de sequências didáticas focalizadas no uso de expressões artísticas, com recolha e análise de informação; na fase final, foi realizada uma apreciação global do impacto do projeto. A avaliação do projeto, baseada em informações recolhidas através da observação, diálogos, questionários de autorregulação e uma carta final escrita à professora, permitiu concluir que houve uma boa recetividade das crianças às atividades e que o uso de expressões artísticas, especialmente a expressão plástica, pode favorecer o ensino-aprendizagem do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. No que concerne a limitações sentidas, constatou-se que o recurso a expressões artísticas exige bastante tempo na planificação e desenvolvimento das atividades, o que pode condicionar a concretização das mesmas e afetar uma gestão proveitosa do tempo disponível. Todavia, os resultados sugerem que se trata de um recurso de enorme valor educativo, já que envolve os alunos e promove uma aprendizagem individualizada e única da língua, estimulando a sua criatividade.

Palavras-Chave
: Aprendizagem; criatividade; expressões artísticas; Inglês no 1º CEB.

Mestrados em Ensino
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt