Provas de Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico Voltar

terça-feira, 13/09/2022    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 13 de setembro 2022 (terça-feira), às 16h00, as provas de Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico requeridas por Maria José Peixoto Mesquita.
Título do Relatório de Estágio: "As Expressões Artísticas na Aprendizagem do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico”.
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Maria Alfredo Ferreira Freitas Lopes Moreira, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientadora)

Doutor Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz, Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Resumo do Relatório de Estágio: O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado descreve e analisa o projeto de investigação-ação intitulado “Expressão dramática e desenvolvimento da oralidade no ensino de Inglês a crianças”, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade do Minho. O projeto foi desenvolvido numa turma do 4º ano de escolaridade numa escola situada no concelho de Bragança e tinha os seguintes objetivos: conhecer as atitudes das crianças face à aprendizagem do inglês, a atividades associadas à oralidade e ao uso da expressão dramática; desenvolver competências orais através do uso da expressão dramática; promover a capacidade de autorregulação de atividades orais com recurso à expressão dramática; e avaliar o impacto do uso da expressão dramática em dimensões linguístico-comunicativas e socioafetivas da aprendizagem do inglês. A recolha de dados foi obtida através de um questionário inicial e questionários de autorregulação. Adicionalmente, a avaliação do projeto contou com informação recolhida através da observação de aulas, diálogos com as crianças, observação e análise de atividades orais com recurso à expressão dramática e um postal final dirigido à professora. Os resultados obtidos evidenciam que é possível promover a aprendizagem da oralidade através de atividades de expressão dramática. Estas atividades acentuam a dimensão lúdica, criativa e interativa da aprendizagem, fazendo com que as crianças se sintam mais envolvidas e motivadas na aprendizagem e contribuindo para o seu desenvolvimento linguístico-comunicativo e social.

Palavras-Chave
: Competência oral; ensino do Inglês no 1º Ciclo Ensino Básico; expressão dramática; motivação na aprendizagem.

Mestrados em Ensino
Tel: +351 253 604679