terça-feira, 12/12/2023
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 12 de dezembro de 2023 (terça-feira), pelas 10h00, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação em Ciências, requeridas pela Mestre Érika Cruz Rocha.Título da tese: "Desenvolvimento
de metodologias teórico-práticas para o ensino de Biologia nos cursos técnicos
oferecidos na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Instituto
Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Brasil”.
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do Departamento
de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de
Educação da Universidade do Minho.
Vogais:
Doutora
Maria da Graça Ferreira Simões de Carvalho, Professora Catedrática do Departamento
de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação
da Universidade do Minho;
Doutora
Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados
de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do
Minho;
Doutor
Fernando Manuel Seixas Guimarães, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos
Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade
do Minho (orientador);
Doutor
Paulo Miguel Mafra Gonçalves, Professor Adjunto da Escola Superior de Educação
do Instituto Politécnico de Bragança;
Doutor
Rodrigo de Souza Poletto, Professor Associado da Universidade Estadual do Norte
do Paraná (UENP), Brasil.
Resumo
A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada
para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo,
ao ensino regular
na idade apropriada. Assim sendo, o público EJA necessita
de uma abordagem pedagógica diferenciada e específica para as suas necessidades.
Os estudos relacionados à construção de materiais didáticos para o ensino de
Biologia voltados ao público EJA são escassos e, quando encontrados, são
inadequados e descontextualizados. Em função disso, a tese se relaciona ao
desenvolvimento de um material didático contextualizado, utilizando
metodologias teórico- práticas para o ensino de Biologia na EJA para a facilitação e motivação dos estudantes. A fim de cumprir
este objetivo, foi escolhida uma investigação do tipo qualitativa por meio da
Investigação-Ação (IA). Para a construção deste material, foi utilizada uma abordagem andragógica, ou seja, composta
por elementos que privilegiem
o ensino-aprendizagem dos alunos adultos, e construtivista, onde os alunos
fossem capazes de construir o próprio conhecimento. Foram utilizadas também
metodologias ativas de aprendizagem, como a Aprendizagem Baseada
em Problemas (ABP),
o Ensino Híbrido,
a Construção de Modelos em 3D, a Dramatização e as
Aulas de Campo, sempre de maneira contextualizada. Os conteúdos selecionados
para a composição deste material, passaram por adequações, por meio da
transposição didática, a fim de promover aos alunos da EJA uma melhor compreensão do assunto. Como resultado, foi construído um modelo
de material didático composto pelo Manual do Aluno e o Guia do Professor. O
Manual do Aluno foi elaborado em seções, onde cada seção corresponde a um tipo
de atividade a ser desenvolvida pelos alunos, já o Guia do Professor, contém
todas as orientações necessárias para o(a) docente que irá aplicar
o Manual do Aluno com as suas turmas. O Manual do Aluno
foi testado com os alunos do curso de comércio na modalidade EJA do Campus do
IFRN - Natal Zona Norte e, após várias reflexões e ajustes, por meio da
investigação – ação, o material foi avaliado positivamente, se mostrando
potencialmente significativo, de modo a contribuir no processo de ensino-
aprendizagem de alunos da modalidade EJA.
Palavras
– chave: EJA, Ensino de Biologia, Investigação - ação, Materiais didáticos,
Metodologias ativas.
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