terça-feira, 19/12/2023
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 19 de dezembro de 2023 (terça-feira), na sala de atos do Instituto de Educação da Universidade do Minho, pelas 10h00, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação Matemática, requeridas pela Mestre Letícia Gabriela Baptista Martins.Título da tese: "A resolução de problemas e a escrita matemática: Um estudo com alunos
do ensino secundário”.
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Laurinda
Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do Departamento de Estudos
Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da
Universidade do Minho
Vogais: Doutor
Pedro Manuel Baptista Palhares, Professor Associado com Agregação do Departamento
de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de
Educação da Universidade do Minho;
Doutora
Maria Helena Silva Sousa Martinho, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos
Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade
do Minho (Orientadora);
Doutor
Floriano Augusto Veiga Viseu, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados
de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do
Minho;
Doutora
Hélia Maria da Venda Jacinto, Professora Auxiliar Convidada do Instituto de Educação
da Universidade de Lisboa;
Doutora
Josefa Perdomo-Diaz, Profesora Contratada, Doctor Tipo 1 do Departamento de
Análisis Matemático da Universidad de La Laguna, Espanha.
RESUMO
Este trabalho de investigação é
centrado na resolução de problemas (RP) e na comunicação escrita (CE), tendo como principal objetivo
Compreender os contributos mútuos
entre a RP e a CE. Para alcançar este
objetivo, foram formuladas quatro questões de investigação: 1) Quais as
estratégias utilizadas pelos alunos na RP e como as explicitam na escrita?; 2)
Como se caracteriza a CE dos alunos na resolução de um problema?; 3) Quais as
dificuldades sentidas pelos alunos na RP e na CE?; 4) Qual a influência mútua entre
a RP e a CE?. Para conseguir dar-lhes resposta, foi realizado um estudo com 29
alunos do 11.º ano do curso de Ciências e Tecnologias, durante o ano letivo
2020/21. Estes alunos tinham o mesmo professor de matemática, tendo participado
de forma voluntária neste projeto, em sessões virtuais de resolução de
problemas em grupo. Seguiu-se uma metodologia qualitativa, baseada num estudo
de caso instrumental, utilizando diferentes instrumentos de recolha
de dados. Na fase inicial do projeto, realizou-se uma ficha
de diagnóstico individual, um questionário ao qual todos os alunos responderam
e uma entrevista semiestrutura em grupos, com gravação vídeo e áudio (estes
três momentos repetiram-se na fase final do projeto). Durante o projeto, foram
realizadas 16 sessões de resolução de problemas em grupos (cujas resoluções
foram recolhidas), observação e gravação vídeo e áudio dessas sessões (em todos os grupos) e registo de notas de campo. No final do projeto, realizou-se ainda uma entrevista
semiestruturada ao professor de Matemática das turmas, também com gravação
vídeo e áudio. Estes instrumentos revelaram-se essenciais para alcançar os
resultados descritos neste trabalho. Os alunos recorreram maioritariamente às
estratégias de construção de esquemas, dedução, fórmulas e equacionar. Cinco dos seis grupos apresentaram resoluções corretas em mais de metade das sessões, colocando maioritariamente
respostas finais explicitas. O nível de justificação foi médio ou alto em pelo
menos metade das resoluções de quatro grupos, sendo que o nível nulo foi quase
inexistente. Os tipos de justificação e de representação foram todos utilizados pelo menos quatro
vezes, com exceção do tipo de justificação vago. Quanto às dificuldades, foram maioritariamente registadas a nível de escrita,
sendo que todos os grupos
apresentaram, pelo menos
uma vez, dificuldades de conversão, estruturação e conexão. Quanto à
influência entre RP e CE, percebemos que uma resolução incorreta está
maioritariamente relacionada com tipos de justificação baixos ou nulos, apesar
de também se poder encontrar resoluções incorretas com nível alto. Além disso,
parece existir uma relação entre a utilização dos três tipos de representação
em simultâneo, com o facto de se chegar a uma resolução correta.
Palavras-chave: comunicação
escrita; dificuldades; ensino secundário; resolução de problemas
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