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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação Matemática Voltar

terça-feira, 19/12/2023    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 19 de dezembro de 2023 (terça-feira), na sala de atos do Instituto de Educação da Universidade do Minho, pelas 10h00, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação Matemática, requeridas pela Mestre Letícia Gabriela Baptista Martins.
Título da tese: "A resolução de problemas e a escrita matemática: Um estudo com alunos do ensino secundário”.
URL para assistir às provas por videoconferência (não é permitida a gravação): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93251854699
ID da reunião: 932 5185 4699
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais: Doutor Pedro Manuel Baptista Palhares, Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Maria Helena Silva Sousa Martinho, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientadora);

Doutor Floriano Augusto Veiga Viseu, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Hélia Maria da Venda Jacinto, Professora Auxiliar Convidada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa;

Doutora Josefa Perdomo-Diaz, Profesora Contratada, Doctor Tipo 1 do Departamento de Análisis Matemático da Universidad de La Laguna, Espanha.

RESUMO
Este trabalho de investigação é centrado na resolução de problemas (RP) e na comunicação escrita (CE), tendo como principal objetivo Compreender os contributos mútuos entre a RP e a CE. Para alcançar este objetivo, foram formuladas quatro questões de investigação: 1) Quais as estratégias utilizadas pelos alunos na RP e como as explicitam na escrita?; 2) Como se caracteriza a CE dos alunos na resolução de um problema?; 3) Quais as dificuldades sentidas pelos alunos na RP e na CE?; 4) Qual a influência mútua entre a RP e a CE?. Para conseguir dar-lhes resposta, foi realizado um estudo com 29 alunos do 11.º ano do curso de Ciências e Tecnologias, durante o ano letivo 2020/21. Estes alunos tinham o mesmo professor de matemática, tendo participado de forma voluntária neste projeto, em sessões virtuais de resolução de problemas em grupo. Seguiu-se uma metodologia qualitativa, baseada num estudo de caso instrumental, utilizando diferentes instrumentos de recolha de dados. Na fase inicial do projeto, realizou-se uma ficha de diagnóstico individual, um questionário ao qual todos os alunos responderam e uma entrevista semiestrutura em grupos, com gravação vídeo e áudio (estes três momentos repetiram-se na fase final do projeto). Durante o projeto, foram realizadas 16 sessões de resolução de problemas em grupos (cujas resoluções foram recolhidas), observação e gravação vídeo e áudio dessas sessões (em todos os grupos) e registo de notas de campo. No final do projeto, realizou-se ainda uma entrevista semiestruturada ao professor de Matemática das turmas, também com gravação vídeo e áudio. Estes instrumentos revelaram-se essenciais para alcançar os resultados descritos neste trabalho. Os alunos recorreram maioritariamente às estratégias de construção de esquemas, dedução, fórmulas e equacionar. Cinco dos seis grupos apresentaram resoluções corretas em mais de metade das sessões, colocando maioritariamente respostas finais explicitas. O nível de justificação foi médio ou alto em pelo menos metade das resoluções de quatro grupos, sendo que o nível nulo foi quase inexistente. Os tipos de justificação e de representação foram todos utilizados pelo menos quatro vezes, com exceção do tipo de justificação vago. Quanto às dificuldades, foram maioritariamente registadas a nível de escrita, sendo que todos os grupos apresentaram, pelo menos uma vez, dificuldades de conversão, estruturação e conexão. Quanto à influência entre RP e CE, percebemos que uma resolução incorreta está maioritariamente relacionada com tipos de justificação baixos ou nulos, apesar de também se poder encontrar resoluções incorretas com nível alto. Além disso, parece existir uma relação entre a utilização dos três tipos de representação em simultâneo, com o facto de se chegar a uma resolução correta.

Palavras-chave:
comunicação escrita; dificuldades; ensino secundário; resolução de problemas

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
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Doutoramento em Ciências da Educação
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